Aurelino Leal – Campanha Novembro Azul mostra importância de teste do câncer de próstata

novembro-azu-390

Por Carlos Hagge

Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata.

Em Aurelino Leal, a prefeitura municipal e a Secretaria Municipal de Saúde também aderiram à Campanha Nacional e diante da importância do “Novembro Azul”, a secretaria de saúde do município estará realizando exames gratuitos de ultrassonografia para o público masculino, a partir desta sexta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde, Clóvis. S. Silva no centro da cidade. Inicialmente serão feitos 50 exames para os homens a partir de 40 anos.

A doença
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

COMPARTILHE