Ubaitaba Urgente

PROJETO VÍDEO POLÍCIA: POLICIAIS E VIATURAS TERÃO APARELHOS REMOTOS DE VIGILÂNCIA NA BAHIA

Foto: Alberto Maraux

Governador autoriza expansão de tecnologia a mais 77 cidades baianas

Setenta e sete cidades baianas passarão a contar com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, que integram o ‘Projeto Vídeo Polícia’, lançado em 2018, e que agora será ampliado para a Região Metropolitana e interior do estado. A ordem de serviço foi assinada, nesta terça-feira (27), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados pela Justiça.

O investimento, avaliado em aproximadamente R$ 665 milhões, inclui a prestação de serviço através do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos. Na primeira fase da expansão, a tecnologia chegará a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior até o final deste ano. Os demais municípios terão os sistemas implantados até o final de 2022.

“É a expansão de uma tecnologia em larga escala, sendo utilizada para localizar foragidos, socorrer pessoas e diria também para servir de apoio às funcionalidades das cidades em casos de atendimentos de emergência. Em 2018 tivemos o projeto piloto, agora, nessa expansão do reconhecimento Facial e de Placas, nosso foco inicial é direcionado para grandes cidades”, declarou o governador, Rui Costa.

A expansão do projeto prevê a instalação de 4.095 câmeras, priorizando a implantação nos municípios com maior quantidade de habitantes, índices criminais, entre outras condições. Diferentemente da primeira contratação, que foi feita com a aquisição das câmeras, a ampliação do sistema adotará a implantação de pontos de imagens, o que permite a atualização dos equipamentos à medida em que a tecnologia avance, sem novos custos para o Estado.

“Todo o processo licitatório foi acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado. Tomamos todas as medidas para garantir a lisura no processo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

O protocolo de atuação policial em casos de alerta continua o mesmo, com a confirmação da identificação pessoal e, em casos de confirmação, condução para unidade da Polícia Civil.

INOVAÇÃO

Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana. Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real.

Foto: Alberto Maraux

O equipamentos visam a diminuir o tempo-resposta na localização dos suspeitos alertados pelo sistema. Antes da expansão, apenas o Centro Integrado de Comunicações recebia o alerta e realizava acionamento da equipe mais próxima para ajudar a encontrar o procurado. Além de receber os alertas em tempo real, os rádios transceptores também permitem a gravação de imagens no momento das abordagens.

O superintendente de Telecomunicações, coronel Renato Lima, apresentou uma simulação em tempo real sobre o funcionamento dos sistemas de reconhecimento Facial e de Placas.

“Podemos afirmar que esse é o maior investimento em tecnologia em prol da segurança pública realizado pelo estado e, sem dúvidas, um dos maiores do país”, afirmou o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, coronel Marcos Oliveira.

Informações como a existência de mandados de prisão, foto e dados pessoais do foragido – cadastradas no banco de dados da Secretaria da Segurança Pública – chegarão no terminal, que pode ser instalado no painel da viatura ou disponibilizado de forma móvel.

Confira as cidades abrangidas em 2021 Municípios que serão abrangidos em 2022
  1. Salvador
  2. Camaçari
  3. Lauro de Freitas
  4. Simões Filho
  5. Candeias
  6. Dias D’Ávila
  7. Mata de São João
  8. São Sebastião do Passé
  9. Vera Cruz
  10. São Francisco do Conde
  11. Pojuca
  12. Itaparica
  13. Madre de Deus
  14. Feira de Santana
  15. Alagoinhas
  16. Santo Antônio de Jesus
  17. Vitória da Conquista
  18. Jequié
  19. Guanambi
  20. Brumado
  21. Juazeiro
  22. Paulo Afonso
  23. Jacobina
  24. Senhor do Bonfim
  25. Irecê
  26. Itaberaba
  27. Itabuna
  28. Ilhéus
  29. Teixeira de Freitas
  30. Porto Seguro
  31. Eunápolis
  32. Valença
  33. Itamaraju
  34. Barreiras
  35. Luís Eduardo Magalhães
  36. Bom Jesus da Lapa
  37. Santa Maria da Vitória
  38. Ibotirama
  39. Seabra
  1. Serrinha
  2. Cruz das Almas
  3. Santo Amaro
  4. Euclides da Cunha
  5. Catu
  6. Santo Estevão
  7. Maragogipe
  8. Entre Rios
  9. Amargosa
  10. Esplanada
  11. Cachoeira
  12. Olindina
  13. Ubaira
  14. Saubara
  15. São Miguel das Matas
  16. Nova Fátima
  17. Caetité
  18. Rio das Contas
  19. Itiruçu
  20. Érico Cardoso
  21. Jussiape
  22. Casa Nova
  23. Capim Grosso
  24. Pindobaçu
  25. Novo Triunfo
  26. Ponto Novo
  27. Prado
  28. Itacaré
  29. Ubatã
  30. Alcobaça
  31. Cairu
  32. Santana
  33. Serra Dourada
  34. Taboca do Velho Brejo
  35. Lapão
  36. Andaraí
  37. Lençóis
  38. Muncugê
  39. Vale do Capão (Caetê-Uçu/ Palmeiras)

Fonte: Ascom/SSP-BA