O Denatran informou nesta sexta-feira que motoristas detentores de habilitações nas categorias C, D e E, com vencimento entre março e junho de 2021 e que não estiverem em dia com o exame toxicológico, serão automaticamente multados a partir de 1º de julho. O valor a ser pago na infração será de R$ 1.467,35.
De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), cerca de 115 mil condutores que fazem parte do grupo ainda não realizaram seus exames toxicológicos periódicos e, portanto, terão até o dia 30 deste mês para fazer isso
Para regularizar a situação, os motoristas de vans, caminhões e ônibus devem comparecer a um posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo Denatran.
Além da multa, o motorista que não estiver em conformidade com a lei poderá ainda ter penalizações cumulativas. O flagrante é tido como infração gravíssima, com atribuição de 7 pontos à CNH e a suspensão do direito de dirigir por três meses. O motorista também só poderá voltar a dirigir com um exame toxicológico negativo.
Antes prevista para iniciar em 12 de abril deste ano, a fiscalização havia sido prorrogada pelas autoridades devido à pandemia. O novo calendário, divulgado em abril, foi escalonado conforme o vencimento da CNH e já está em vigor.
A lei diz que motoristas com habilitações nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, realizem o exame toxicológico com periodicidade de 2 anos e 6 meses, a contar da data de emissão ou renovação da CNH. Informações do UOL