Está no manual do veículo, mas poucos fazem: o rodízio garante mais tempo de uso para os pneus do carro – e até economiza combustível. Depende de cada fabricante, mas, em geral, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou de 6 em 6 meses, diz Anderson Leal, gerente da Excelsior Pneus.
“Os pneus da frente são os que tracionam, viram e freiam. Os de trás não sofrem nada disso”, explica. Então, a troca em paralelo (o pneu de trás da direita vem para a frente da direita e vice-versa) – a mais comum – serve para garantir um desgaste por igual das peças e aumentar a vida útil dos pneus. Isso muda no caso de carros com tração 4×4 ou o desenho do pneu. Por isso é importante procurar uma empresa especializada.
O rodízio vai sendo feito no prazo estabelecido até que chega a hora da troca definitiva dos pneus. Mas é importante lembrar que, a cada mudança, deve ser feita a geometria e o balanceamento do veículo. “Isso garante que os pneus ficarão sempre alinhados”, diz.