O Liverpool anunciou na manhã desta quarta-feira a contratação de Roberto Firmino. Em seu site oficial, os Reds informaram que concluíram o negócio para a transferência do jogador do alemão Hoffenheim e que está defendendo a seleção brasileira na Copa América disputada no Chile. Com o desfecho positivo das tratativas, a direção do Liverpool levou a melhor sobre dois rivais ingleses, o Manchester United e o City, ambos também interessados no jogador de 23 anos e que há quatro temporadas e meia defendia o Hoffenheim.
Na semana passada, o Liverpool surpreendeu ao entrar forte na concorrência com os rivais ingleses. O empresário do jogador chegou a confirmar um acerto com um clube inglês, mas sem mencionar os Reds. Na segunda-feira, o acerto de Firmino com o Liverpool já era tratado com certo até que foi concretizado nesta quarta-feira.
Segundo o jornal The Guardian e a BBC, da Inglaterra, o negócio custou 29 milhões de libras (cerca de R$140 milhões) aos cofres do Liverpool. No entanto, algumas publicações da imprensa inglesa divergem no valor e falam em cifras menores, em torno de 25 milhões de euros (cerca de R$86 milhões). O brasileiro assinou um contrato de cinco anos de duração com o novo clube.
Depois de iniciar a carreira no Figueirense, Firmino se transferiu em 2010 para o Hoffenheim. Ele fez sete gols e deu 10 assistências, em 33 partidas na Bundesliga da temporada 2014/2015. Ao todo, foram 153 jogos e 57 gols em seu antigo clube.