Ubaitaba Urgente

UBAITABA: CAMPEÃO MUNDIAL, ISAQUIAS QUEIROZ DESABAFA E AMEAÇA LARGAR CANOAGEM

Isaquias Queiroz conquistou duas medalhas no Mundial deste ano (Foto: João Gabriel)
Isaquias Queiroz conquistou duas medalhas
no Mundial deste ano (Foto: João Gabriel)

Quase um mês depois de garantir um ouro e um bronze no Mundial de Canoagem Velocidade, disputado em Duisburg, na Alemanha, Isaquias Queiroz não mediu palavras ao criticar a Confederação Brasileira da modalidade. Através de seu perfil em uma rede social, o campeão da categoria 500m disse estar desmotivado com a falta de incentivo financeiro da entidade.

– Um amigo do Equador, César De Cesare, ganhou ouro na distância de 200m (em competição na Hungria em 2011) e como prêmio recebeu uma casa. Sem falar os valores em dinheiro. Equador é um país de 14 milhões de habitantes; em comparação, o gigante Brasil vira um anão na hora de reconhecer seus verdadeiros talentos e pagar para representá-los internacionalmente – desabafou o canoísta baiano de 19 anos.

Lembrando as conquistas em 2011, quando ganhou uma medalha de ouro e outra de prata no Mundial júnior em Brandesburg, também na Alemanha, Isaquias afirmou não ter recebido nenhum dinheiro por suas conquistas, apenas um lanche em uma rede de fast-food.

– Tenho um documento em mãos de quando ganhei o Mundial em 2011: meu ex-treinador ganhou 10 mil por medalha. Naquela ocasião ganhei duas. Foram 20 mil reais. Para mim, o presidente apenas me levou para comer no Mc Donalds. Duas medalhas inéditas do Mundial júnior tiveram o valor de 40 reais. Já vai fazer um mês do meu inédito título na Alemanha e mais uma vez a Confederação nada me deu e nada me dará – escreveu o canoísta em sua conta no Facebook.

Isaquias é categórico ao finalizar o texto divulgado na internet e deixa o seu futuro no esporte em aberto.

– Agora vou esperar a punição que a Confederação Brasileira me dará por dizer a verdade e vou ficar na eterna espera pelo reconhecimento em dinheiro das minhas medalhas. Estou pensando seriamente em abandonar a canoagem. Já não aguento mais apresentar bons resultados e não ter mudanças significativas em minha vida.

Isaquias Queiroz criticou a Confederação Brasileira de Canoagem (Foto: Divulgação)
Isaquias Queiroz criticou a Confederação Brasileira de Canoagem (Foto: Divulgação)

A Confedaração Brasileira de Canoagem (CBCa) afirmou que só vai se pronunciar sobre as críticas nesta quinta-feira, já que o presidente da entidade não está no Brasil.

Confira na íntegra o texto publicado por Isaquias Queiroz:

“DESABAFO DE UM CAMPEÃO TRISTE!

Boa noite, senhores não tenho medo de falar toda a verdade, no último mês fiz minha nação feliz e em especial minha sagrada terra Ubaitaba ao ganhar pela primeira vez um título de Campeão Mundial, primeira vez na categoria sênior, a medalha de bronze tem um valor mais que especial por que a prova dos 1000m metros é olímpica, amanhã darei inicio aos meus treinamentos, um novo ciclo que começa rumo ao Rio-2016, com uma miserável dor no peito, estou escrevendo a historia do meu país com o remo, meu remo é minha arma, com ele matei as drogas e a pobreza, não sou triste de ser pobre mais sou feliz por que estou derrubando todas as barreira.

Ainda não caiu a ficha de ser o atual campeão mundial e o terceiro melhor do mundo em uma prova olímpica por que não mudou nada em minha vida financeiramente falando, muitas pessoas me vêm como exemplo, mas na verdade estou com uma tristeza transfigurada, quase depressão, que às vezes sinto uma grande vontade de jogar tudo pro ar e voltar as ser aquele moleque travesso e feliz, é gente falei feliz… Uma tristeza na alma, todos me olham sorridente mas dentro do meu sorriso esconde a verdade que hoje irei compartilhar com todos vocês. Um repórter me perguntou qual foi minha sensação de ter ganhado o Mundo? E eu lhe respondi: Pensei no dia que voltaria pra casa pra rever meus amigos e familiares em especial minha guerreira mãe, mas na verdade por outro lado senti uma tristeza, uma enorme tristeza por que sabia que meu titulo não iria mudar em nada minha atual condição, que a Confederação Brasileira de canoagem não me daria nada como não me deu nada quando fui Campeão Mundial júnior, mais um titulo inédito para meu pais em agosto de 2011, pois é, todos pensam que essas medalhas que conquistei na Alemanha foi a primeira, mas na verdade já coleciono 4 medalhas mundiais com apenas 19 anos. Sem contar com o Festival Olímpico na Austrália 2 ouros em janeiro 2013 e 1 ouro e 1 prata na Copa do mundo Poznan Polônia, um fato curioso é que nessa mesma Etapa só que na Hungria um amigo do Equador Cesar de Cesare ganhou também 1 ouro na distancia de 200m e como prêmio recebeu uma casa sem falar os valores em dinheiro, Equador é um Pais de 14 milhões de habitantes, em comparação ao Nosso (Gigante) Brasil que vira um anão na hora de reconhecer seus verdadeiros talentos que tem que pagar para representar a nível Internacional como meus outros companheiros…

Isaquias Queiroz desabafou em rede social (Foto: Reprodução Facebook)
Isaquias Queiroz desabafou em rede social (Foto: Reprodução Facebook)

Agora tenho que assinar uns documentos da Confederação, pedem para dizer que tenho 2 remos que na verdade nunca chegou em minhas mãos, dedico minha vida inteira a canoagem e a Confederação nada faz por mim, tenho um documento em mãos que quando ganhei o mundial em 2011 meu ex-treinador ganhou 10 mil por medalha e naquela ocasião ganhei duas, na soma são 20mil reais e para mim o presidente me levou para comer no Mc Donald’s. Duas medalhas inéditas do Mundial Júnior têm o valor de 40 reais isso para mim que nada ganhei. Já vai fazer um mês do meu inédito titulo na Alemanha e mas uma vez a tal confederação nada me deu nada me dará… e como em nosso país tudo acaba em pizza, mas quero que meu esforço seja reconhecido como se deve meu suor é sangue o derramo todos os dias em busca de uma vida melhor para mim e para minha família, minha mãe tem 10 filhos, e antes dela partir quero fazê-la feliz, ter a oportunidade de dar tudo do bom e do melhor e quem sabe a sua sonhada casinha como ela merece, mas para isso necessito que nossos governantes façam chegar a fatia do bolo para quem realmente tem fome, porque nem os farelos estão deixando cair ao chão. Um fato mais, recebi uma multa de 1.000 reais por sair em uma foto que nem me dei conta que estava sem a blusa do patrocinador oficial da confederação injustamente mas minha pergunta é, por que não tive direito a defesa? Por que tiram o dinheiro que com esforço ganho para enviar todo mês para minha mãezinha, para me multar por que realmente esqueci a camisa do patrocinador foi rápido, cruel e fácil de me tirar 1.000 reais né? Agora para me pagar o que mereço pelas minhas conquistas nunca dar nunca tem…Já estou cansado de escutar tanta desculpas e falsas promessas. Fato semelhante que aconteceu com outro atleta da Bahia ele ganhou medalha de prata C2 1.000m nos Jogos pan-americano do Rio de Janeiro-2007 e com demais atletas, entre caiaques e Canoa, os atletas do sul receberam o pagamento por medalha e meu companheiro da Bahia não recebeu nada, mas a Confederação vai ter que engolir porque o primeiro campeão Mundial da história da canoagem não é do Sul e sim da Bahia, terra de todos os santos e nunca jamais vão poder apagar a história de que um baiano de Ubaitaba, nome Tupy Guarany que significa Cidade das Canoas.

Também já faz tempo que estou indignando com atual situação no Ct Guarapiranga, existem 40 atletas do caiaque com todas as categorias e a canoa que faz os resultados acontecerem quem sustenta a Confederação Brasileira, temos participações nas duas últimas edições dos jogos Olímpicos e só temos 12 atletas sem contar que noa são atletas da base, tenho meu companheiro Dalvan Luz que se classificou 2 vezes para estar concentrado e por duas vezes não o convocaram que vergonha que sinto dessa confederação e vejo atletas do caiaque que não apresentam resultado e permanecem na seleção, vejo atletas do caiaque menores de idade indo para baladas, bebendo, outro fato é que presenciei que 4 atletas do caiaque, duas meninas e dois meninos, foram para escolar e ao entrar para assistir aula estavam bebendo, resumindo as duas meninas por perseguição foram expulsas e os outros atletas masculinos que não apresentam nenhum resultado não foram punidos.

Agora vou esperar que punição a confederação Brasileira me dê por dizer a verdade e ficarei na eterna espera pelo reconhecimento em dinheiro das minhas medalhas. Aguardando resposta do meu querido Presidente Joao Tomasine, não estou batendo de frente com ninguém estou desabafando toda minha fúria. Estou pensando seriamente em abandonar a canoagem já não aguento mais apresentar bons resultados e não ter mudança significativas em minha vida.

Saudações Canoísticas

Isaquias Queiroz dos Santos

Campeão Mundial, 2011,2013.”