FILHOTE DE BALEIA JUBARTE É ENCONTRADA MORTA EM PRAIA NO SUL DA BAHIA

Anualmente as baleias migram para a região sul para terem filhotes. Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto em uma praia da orla norte de Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, na noite de segunda-feira (25), segundo informações do Instituto Pat Ecosmar. A baleia ficou encalhada na praia, localizada no distrito de Santo André, até a manhã desta terça-feira (26) e foi retirada pela Pat Ecosmar e pelo Instituto Baleia Jubarte. O filhote tinha dois meses e quatro metros de comprimento. Segundo Paolo Botticelli, coordenador das equipes de campo da Pat Ecosmar, o animal ainda tinha partes do cordão umbilical e, provavelmente, foi um dos primeiros nascidos na região sul da Bahia na temporada de 2011. Não foram encontrados ferimentos na baleia, que teve tecidos e órgãos coletados na tentativa de identificar as causas da morte do mamífero.

Botticelli informou ainda que este é o segundo filhote de baleia encontrado morto na região da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, em 2011. O coordenador das equipes de campo da Pat Ecosmar explica que anualmente, a partir do mês de julho, as baleias jubarte migram do hemisfério norte para regiões mais quentes, como o sul da Bahia, para ter filhotes.

“É comum que os filhotes nasçam nessas regiões. As mães migram para cá porque eles nascem com pouca gordura e não conseguem suportar o frio das águas do norte. Depois que ganham uma ‘capa’ os filhotes migram de volta para a região de origem, mais ou menos entre outubro e novembro”, finaliza.

O filhote de baleia jubarte encontrado morto na praia de Santa Cruz de Cabrália foi enterrado em uma área pouco movimentada da região, em uma profundidade de três a quatro metros, obedecendo às exigências sanitárias.

Informações do G1

Comente pelo Facebook
COMPARTILHE