Estudante não tinha envolvimento com o crime l Foto: Ubaitaba Urgente
Um estudante de 16 anos foi assassinado por volta do meio dia desta quinta-feira (15/10), quando desceu de uma bicicleta para se encontrar com amigos, em frente ao CAIC, no bairro Jequiezinho. O menor Eudes Assis Valverde, havia deixado momentos antes a sala de aula no Colégio Stela Dubois, na Urbis III, indo ao encontro dos colegas. Elemento em uma motocicleta se aproximou do menor e fez os disparos. De acordo informações, a vítima residia na casa dos pais na Rua Ari Barroso, também no bairro Jequiézinho. A mãe do menor esteve no local fazendo o reconhecimento do corpo, que foi removido para o IML de Jequié. Segundo informações, o motivo do crime foi uma desavença entre adolescentes em uma festa. Com informações do Jequié Repórter.
No próximo domingo (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. O início da temporada 2015/2016 do horário de verão afetará os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre 18h e 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico. A assessoria de imprensa do ONS informou à Agência Brasil que a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado. O horário brasileiro de verão começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte. Apesar da pressão sofrida pelo trade turístico, mais uma vez o governo da Bahia decidiu não adotar o horário de verão.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Ibirapitanga realiza, a partir desta quarta-feira (14), o III Parque da Alegria, iniciativa em comemoração à Semana da Criança.
A programação começa nesta quarta em Camamuzinho; na quinta-feira (15) o Parque visita o distrito de Novo Horizonte; na sexta-feira (16) o distrito de Itamarati e já no sábado (17) a programação será em Ibirapitanga.
A Titular da Social, Cleude Barcelos, destacou a importância da iniciativa. “Contaremos com toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e levaremos aos distritos e Ibirapitanga o parque infantil e também muita alegria e diversão”, destacou Cleude, lembrando que a Pasta realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o Parque da Alegria. (Ubatã Notícias)
Um homem de 43 anos é suspeito de infectar de propósito mulheres com o vírus do HIV. Renato Peixoto Leal Filho é portador do vírus e teria tentado transmitir a doença para as mulheres com quem manteve relações sexuais. Uma das vítimas de Renato afirma que ele não mencionou, em nenhum momento, que era soro positivo. Em depoimento na delegacia, em setembro, o homem confirmou ser soropositivo e admitiu que transmitiu o vírus HIV para quatro mulheres, mas nega as ameaças. Ele não respondeu às tentativas de contato do G1. Segundo a vítima, o homem sempre manda para as mulheres com quem ele conversa uma foto com a filha pequena. “É para ganhar a confiança da maioria das mulheres. Ele seduz, se mostra carinhoso e gentil, e depois se transforma”, destacou. “O Renato é um sujeito com boa aparência, e a defesa não nega que ele tenha a doença. Depois do término de um relacionamento dele, ele começou a sofrer perseguições. Ele sempre teve uma vida sexual ativa, mas sempre se cuidou e nunca teve intenção de transmitir o vírus para ninguém”, disse Rafael. Para o advogado, Rafael Faria, Renato Leal acabou se tornando vítima de perseguição. Segundo o advogado, vários perfis falsos dele vem sendo criados. “Querem destruir a imagem dele”, afirmou. Caso a prisão de Renato seja pedida, segundo o delegado, o advogado afirmou que serão tomadas as medidas cabíveis. O artigo 130 do Código Penal prevê pena de 1 a 4 anos de prisão para quem transmite intencionalmente a outra pessoa uma doença grave da qual é acometido. (G1).
Depois que Chimbinha se empolgou e saiu dando entrevistas dizendo que vai continuar com o Calypso sem Joelma e que já teria até escolhido a nova vocalista (jovial, linda e afinada, segundo ele), a cantora acabou com a festa e divulgou em seu Facebook um documento, que mostra que ela é sócia majoritária da banda. Veja mais o que Joelma colocou na sua rede social: “Em resposta a declaração de Chimbinha sobre o futuro da Banda Calypso em 2016, Joelma informa que o contrato social da empresa J.C Shows LTDA., detentora do nome ‘Banda Calypso’, é divido em quotas no qual 60% pertencem a Joelma da Silva Mendes e 40% a Cledivan Almeida Farias. O fato da artista decidir construir uma carreira solo em 2016 não implica no fato dela abrir mão da empresa Banda Calypso. “Meu desejo e objetivo é deixar a banda como herança para os nossos filhos.”, comenta Joelma. E reitera “Torço muito para Chimbinha ter mais sucesso em sua nova etapa; ele é um grande artista da música brasileira e com muito talento.” Sendo assim, nenhuma definição e divulgação do futuro da banda podem ser feitas antes de qualquer decisão judicial”. (Fonte: Fabíola Reipert)
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) recorreu da decisão da Justiça Federal no Estado que colocou em liberdade Lidiane Rocha, ex-prefeita de Bom Jardim, município situado a 230 quilômetros da capital São Luís. A Procuradoria da República afirma que ‘Lidiane e seu grupo possuem grande capacidade de coagir testemunhas, pessoas humildes e de pouca instrução’. Investigação da Polícia Federal atribui à ex-prefeita desvios de R$ 15 milhões da verba de merenda escolar durante sua gestão. Segundo a Procuradoria, testemunhas ‘têm medo de colaborar em razão de ameaças’. Lidiane teve a prisão decretada em 20 de agosto. Ela ficou foragida 39 dias. Durante o período em que permaneceu escondida, Lidiane foi cassada pela Câmara dos vereadores de Bom Jardim. Acuada, acabou se entregando à Polícia Federal no final de setembro. Na última sexta-feira, 9, o juiz federal José Magno Linhares mandou soltar a ex-prefeita, com tornozeleira eletrônica. Em sua decisão, o juiz disse que ‘não é Hércules’. O juiz assinalou que os fundamentos que levaram ao decreto da prisão preventiva da ex-prefeita não existiam mais, ‘uma vez que, diante da cassação do mandato, Lidiane deixou de exercer o cargo de prefeita e os outros dois investigados – Humberto Dantas dos Santos e Antônio Gomes Cesarino -, foram exonerados, o que resultou na restrição de acesso do grupo à prefeitura, ‘afastando a possibilidade de destruição de provas e coação de testemunhas’.
Marcos Roberto foi morto e teve o corpo esquartejado por menores (Reprodução Agravo).
O corpo de um adolescente de 17 anos foi encontrado esquartejado em Ilhéus, no sul da Bahia. A vítima, Marcos Roberto Júnior, estava desaparecido havia dois dias. De acordo com a Polícia Civil, dois menores foram apreendidos e um adulto foi preso suspeitos de participação no crime. A principal suspeita é de que um deles (de 16 anos) tenha planejado o crime por ciúmes da namorada com Marcos Roberto. Outros dois jovens de 17 e 18 anos também são suspeitos de envolvimento no caso. Conforme o Correio, os acusados foram ouvidos e somente o rapaz de 17 anos confessou envolvimento no crime. Desaparecido desde o sábado (9), Marcos Roberto estava foi visto em uma festa no bairro de Nossa Senhora da Vitória. Pedaços do corpo do rapaz foram achados nesta terça-feira (13) em sacos plásticos em uma área de manguezal que liga o bairro onde ele sumiu a um distrito de Ilhéus. Ainda segundo a Polícia, ele teria sido atraído ao local em uma emboscada – o mentor do crime suspeitava que o rapaz estava envolvido com a namorada e pediu que ela marcasse um encontro com Marcos. Ao chegar, ele foi morto. A garota pode responder por participação caso se confirme que ela sabia da emboscada. A polícia também encontrou um facão que pode ser a arma do crime.
No momento do crime motorista estava em companhia de uma mulher l Foto: Ubaitaba Urgente.
Um homem foi assassinado por volta de 12h10 da última terça-feira (13/10), na Rua Professora Virgínia, bairro Jequezinho. A vítima dirigia o VW/Polo preto, placa DHV-0151, de Jequié, quando se aproximaram pelo lado direito do carro dois elementos em uma motocicleta fazendo vários disparos de arma de fogo. O motorista Jorge Maia Júnior, “Juninho”, 27 anos, morreu no local. Segundo informações de pessoas que observaram o crime, a vítima estava em companhia de uma mulher que logo após o ocorrido, seguiu para paradeiro ignorado. Desde a última sexta-feira, este é o terceiro assassinato que ocorre nas vias públicas de Jequié, nesses primeiros 13 dias do mês de outubro. Na sexta, por volta das 16h10, Thainan Azevedo Santos, 25 anos, trafegava em uma motocicleta pela Avenida Rio Branco, quando foi alvejado por elementos que lhe seguiam em outra moto. No sábado (11) à tarde, o mototaxista Joceir Dias Oliveira, conduzia um passageiro em sua moto, quando foi interceptado nas imediações da Praça da Bandeira, que fizeram disparos contra o passageiro. O mototaxista tentou fugir dirigindo-se ao Centro de Abastecimento Vicente Grilo, mas foi baleado e morreu após dar entrada na emergência do Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. O passageiro que teria sido o alvo principal dos criminosos, foi baleado na mão e permanece internado no hospital. Com informações do Jequié Repórter.
O estado de saúde do homem é grave (Foto:Giro em Ipiaú)
A polícia militar encontrou na tarde desta quarta-feira (14) numa casa abandonada próximo ao distrito do Japumirim, município de Itagibá, um homem ferido, com sinais de tortura na região do ânus. A vítima, com idade entre 40 e 45 anos, estava nu e deitado no chão. “A gente veio atender um chamado de um furto ocorrido nessa fazenda. Avistamos a casa abandonada e viemos até o local verificar se os meliantes estariam escondidos aqui. Quando entramos, sentimos um forte odor. Ao abrir a porta do quarto vimos o homem deitado no chão e centenas de moscas e bichos sobre o corpo dele”, contou um PM da Guarnição Alfa do 1º Pelotão. Uma equipe do Samu se deslocou até a Fazenda São Pedro e socorreu o homem identificado como Rosival Santana, encaminhando-o até o Hospital Geral de Ipiaú. O estado de saúde dele é grave. A polícia militar informou à reportagem do GIRO que o homem, morador do bairro Euclides Neto, em Ipiaú, passou um tempo preso, acusado de pedofilia. “Talvez os ferimentos tenham sido provocados por outros presos”, disse um PM. Em tempo, a polícia militar continuou em busca dos arrombadores da casa de um trabalhador rural. Os criminosos levaram uma TV Samsumg, LED, de 32 polegadas, um mini system Philco com as duas caixas e um receptor de parabólica. Até o fechamento desta matéria, os suspeitos não tinham sido localizados. Com informações do Giro em Ipiaú,
Edvaldo morava sozinho no bairro Londrina l Foto: Ubaitaba Urgente.
Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã encontrou morto, na tarde desta quarta-feira (14), no Bairro Londrina, em Ubatã, um homem identificado apenas pelo prenome de Edvaldo morto no fundo de uma residência. Segundo a PM, a guarnição chegou até a residência após denúncia anônima.
Duas perfurações a bala foram encontradas nas proximidades da orelha da vítima l Foto: Ubaitaba Urgente.
Edvaldo foi encontrado caído no quintal da casa onde morava sozinho e apresentava duas perfurações próxima a orelha, possivelmente causadas por arma de fogo. A Polícia Civil também esteve no local. O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié e um lado deve apontar a causa da morte. O delegado Adelino Loyola, da Delegacia Territorial de Ubatã, investigará o caso. Com informações do Ubatã Notícias.
Kinho foi encontrado com perfurações e sinais de tortura (Foto: Ubaitaba Urgente)
Um homem identificado apenas pelo prenome de Kinho, idade ignorada, foi encontrado morto no final da tarde desta quarta-feira (14) no fundo do quintal de uma residência da rua da Várzea, em Ubatã. Segundo informações da Polícia, populares avistaram o corpo e acionaram a PM, que se deslocou até o local e encontrou Kinho, que estava com pés e mãos amordaçadas e com sinais de tortura. No corpo da vítima havia diversas perfurações, provavelmente ocasionadas por armas de fogo. Kinho, que já cumpriu pena sob acusação de ter assassinado a própria mãe e deixou o presídio há poucos meses, era apontado como um dos líderes do tráfico na Várzea. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié foi acionado e realizará o levantamento cadavérico. Com os dois homicídios ocorridos nesta quarta, Ubatã já contabiliza 10 assassinatos em 2015. Em tempo, o delegado Adelino Loyola, da Delegacia Territorial de Ubatã, investiga o crime. (Ubatã Notícias).
O empresário Jorge Loiola (PT) esteve em Ubaitaba no último sábado revendo amigos e familiares. Apesar de ser ubaitabense e de família política e tradicional no município, Jorge se mudou para Itacaré onde resolveu montar um novo comércio e tocar sua vida longe da vida pública em Ubaitaba. Jorge Loiola foi dono de cinco farmácias em Ubaitaba, irmão da ex-primeira dama do município, Mary Loiola e cunhado do ex-prefeito Armando Uzêda. Segundo Jorge, ele foi um dos coordenadores da campanha em que Bêda se elegeu prefeito pela primeira vez no município.
“Sofri decepções políticas com o grupo que ai está, fiquei muito triste e arrependido em ter sido responsável pela vitória de Bêda em Ubaitaba. Após várias decepções resolvi passar um tempo em Itacaré, mais agora estou de volta disposto a recomeçar novamente um projeto político e ao mesmo tempo um sonho de ver minha terra trilhando caminhos diferentes”, disse Jorge ao radialista Jackson Cristiano.
Jorge andou pelo comércio e foi muito bem recebido pelo povo, por onde Jorge Loiola passava era chamado pelas pessoas, para cumprimentá-lo.
“Sou amigo particular do Governador Rui Costa (PT), e ele me quer pré candidato a prefeito do município em 2016, o povo tá pedindo muito e eu vou aceitar o convite, tenho muitos projetos e que em breve estarei divulgando através dos meios de comunicação”, disse Jorge Loiola.
Perguntado sobre sua desistência na eleição passada, Jorge respondeu que aquele não era seu momento.
“A hora é agora, vamos mudar o jogo, Ubaitaba precisa voltar a sorrir, o pobre, as crianças e os idosos precisam ser respeitados e valorizados, disse Jorge Loiola.
Dois acusados de cometerem assaltos no distrito de Alto Alegre, em Monte Santo, na região sisaleira, foram amarrados por moradores em uma árvore na praça principal da localidade. O fato ocorreu nesta terça-feira (13) e os suspeitos chegaram a ser agredidos. De acordo com o Calila Notícias, os moradores só libertaram a dupla depois da chegada da polícia. Segundo o site Monte Santo Net, uma guarnição da PM local se dirigiu até à praça onde estavam os acusados para evitar linchamentos. Os dois detidos – um jovem de 19 anos e outro menor de idade – foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Monte Santo. Um vídeo mostra a perseguição e a prisão dos jovens.
Um homem viu sua tentativa de assalto frustrada por uma caixa de ar-condicionado. Na madrugada da última segunda-feira (12), o criminoso tentou invadir uma vidraçaria em Manaus enquanto estava embriagado e vestindo apenas uma cueca. “Ele [suspeito] subiu em uma cadeira, empurrou o ar-condicionado para dentro da loja e tentou entrar. Como não conseguiu, tentou sair, mas acabou ficando entalado. Sem alternativa, ele começou a gritar e pedir socorro”, contou o dono da empresa, o empresário Adonias Oliveira de Lima. Adonias disse que recebeu um telefonema às 4h, após os vizinhos amarrarem a perna do acusado e chamarem a polícia. Para retirar o homem, foi necessário quebrar a caixa do ar-condicionado com um martelo. Os prejuízos, segundo o dono, chegaram a R$ 1,2 mil.
A cantora Li Martins deixou os telespectadores do reality ‘A Fazenda’ surpresos na noite da segunda-feira (12). Casada com o cantor Matheus Herriez, ela ficou inconformada por ter perdido a aliança e foi se consolar nos braços do modelo JP. Li chegou a chorar por conta da perda, minutos antes de se deitar com o modelo. Entre um carinho e outro, os dois chegaram a cruzar as pernas entre si e, sem hesitar, JP colocou o edredom sobre eles. Em recente conversa com as colegas no reality, Li revelou que está “praticamente solteira” desde dezembro do ano passado. O marido dela, no entanto, se mostrou surpreso com a declaração. “Caraca… To solteiro e nem sabia…”. Depois da repercussão negativa entre os fãs de Li no Twitter, Matheus resolveu apagar o tuíte e ainda se explicou. “Escrevi algo anteriormente, mas interpretaram errado. Sim, a Li falou demais, mas nesses anos todos ela foi a pessoa que mais me ajudou”, disse.
Miele interpretou Jack Parker, em Geração Brasil, no ano passado (Foto: Divulgação/TV Globo)
Morreu na manhã desta quarta-feira (14), aos 77 anos, o ator Luiz Carlos d’Ugo Miele. Ele foi vítima de mal súbito, dentro do apartamento onde morava, na Gávea, Zona Sul do Rio, segundo informações do Corpo de Bombeiros. A família ainda não divulgou informações sobre o sepultamento. Além de atuar na TV, Miele também era produtor musical, compositor e apresentador de TV. A empresária e amiga do ator, Vania Barbosa, contou ao jornal Extra que ele saiu nesta terça-feira (13) para jantar com a esposa, Anita Bernstein, e voltou para casa bem. “Quando a Anita acordou hoje cedo, ele não estava na cama. Ele saiu do quarto e o viu caído no chão. Ela está em estado de choque”, contou a empresária ao jornal, chorando muito. Miele e Anitta estavam casada há 47 anos e tinham filhos. A última novela participou foi Geração Brasil, da TV Globo, em 2014, interpretando o magnata Jack Parker. No mesmo ano ele foi um dos competidores da Dança dos Famosos no programa Domingão do Faustão. Além da Globo, Miele teve participações na TV Tupi, SBT e Record. Ele ficou conhecido como um dos maiores produtores da Bossa Nova. Entre os principais artistas que ele produziu estão Elis Regina, Roberto Carlos, Wilson Simonal e Sergio Mendes.
Guarnições do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã e da Companhia Independente de Policiamento Independente (CIPE) prenderam, por volta das 18h desta terça-feira (13), na antiga Creche Municipal, na rua Ramiro Berberth de Castro, Maria Rosângela dos Santos (41), vulgo Nega Rosa; e os irmãos Thiago Santos Souza (19), e Eduardo Santos Souza (20). O trio foi preso acusado de tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia, as guarnições realizaram uma abordagem aos suspeitos na antiga creche e foram encontradas diversas pedras de crack, celulares, material para embalagem da droga e dinheiro provavelmente oriundo do tráfico. O trio foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece à disposição da Justiça. O delegado Adelino Loyola investiga o caso. (Ubatã Notícias).
Luanderson confessou o crime em depoimento (Foto: Reprodução)
O autônomo Luanderson Pereira Teles, de 24 anos, confessou à polícia nesta terça-feira (13) que matou a facadas a ex-namorada, Luana Oliveira, de 21 anos, em Bela Vista de Goiás. Ele afirmou que o crime foi motivado por ciúmes que sentia da jovem. Depois de ser ouvido, Luanderson foi liberado, porque se apresentou espontaneamente e não há mandado de prisão contra ele. “O suspeito alegou que, no dia do crime, havia usado drogas e ingerido bebida alcoólica. Também admitiu que agrediu a vítima algumas vezes. Ele disse que gostava muito dela e que estava arrependido”, disse a delegada Ilda Helbingen ao jornal Extra, destacando que o rapaz aparentava frieza durante o depoimento. Luana foi assassinada no último sábado em Bela Vista de Goiás, a cerca de 50 km de Goiânia. Ela estava perto de casa, no centro da cidade, com amigas, quando o ex-namorado chegou já atacando. A vítima foi esfaqueada no peito e nas costas e morreu no local. Depois do crime, o suspeito fugiu. O enterro de Luana foi realizado na segunda-feira, no cemitério da cidade. O casal namorava há cerca de dez anos – começaram a relação quando Luana ainda tinha 11 anos. Há dois anos, eles foram morar juntos. A jovem no entanto decidiu há dois meses acabar a relação por conta do comportamento agressivo do companheiro. Luanderson passou então a perseguir a ex-namorada, que trabalhava como caixa de supermercado.
Itacaré Ecoresort enfrenta problemas de gestão e greve de funcionários.
Luxuoso, o Itacaré Eco Resort está praticamente de portas fechadas. Apesar de ter recebido turistas nesse feriadão, o empreendimento enfrenta greve de funcionários e teve seus dias de poucas glórias contados pela repórter Anna Laura Wolff, da coluna Viagem Aqui, da editora Abril. Segundo a jornalista, o resort, que pertence ao bilionário do minério João Cavalcanti, passa por crise financeira, o que levou à greve dos trabalhadores. Piscinas sem manutenção, energia cortada e sinal de TV a cabo prestes a ser interrompido completam o cenário de terra devastada do resort, detalhado por Wolff. Ela conta ainda que, assim como outras 15 famílias que tinham reserva, preferiu ficar, já que “seria difícil conseguir o reembolso diante da situação do hotel”. O empresário João Cavalcanti esteve no resort, no sábado (10), e prometeu quitar as dívidas. João Cavalcanti vive uma fase complicada nos negócios. Na última sexta, o bilionário foi alvo de operação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que apreendeu veículos antigos da coleção de raridades do empresário para quitar dívida de R$ 3.159.169,25 com uma empresa.
Zavascki concedeu liminar que barra estratégia oposicionista (Foto Valter Campanato Agência Brasil).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki concedeu hoje (13) liminar que suspende os efeitos do rito, definido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para processos deimpeachment contra presidente Dilma Rousseff, em tramitação na Câmara dos Deputados. O ministro acatou mandado se segurança impetrado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ). O pedido de Damous foi apresentado sexta-feira (9), assim como outro mandado do deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA), que também tentava impedir a abertura de um processo. Eles alegam o fato de Cunha ter afirmado que o regimento interno da Casa seria a norma adequada para conduzir o rito processual. Para esses parlamentares, o processo teria que ser guiado pela Lei 1.079/1950, que regulamenta processos de impeachment. A orientação expressa por Cunha foi lida em plenário no final do mês passado, quando apresentou um documento de 18 páginas, em que destaca que, desde a Constituição de 1988, a competência para processar ou julgar o presidente da República por crimes de responsabilidade é do Senado. A Câmara ficou restrita a analisar a admissibilidade da denúncia, informa a Agência Brasil.