O início de 2025 trouxe uma preocupante escalada da violência em Jequié. Entre sexta-feira (03) e a manhã deste domingo (05), a cidade contabilizou oito assassinatos.
Os crimes incluem execuções brutais, como o duplo homicídio de um casal no bairro Mandacaru, e ataques com vítimas secundárias, como uma criança baleada na Avenida Lomanto Júnior.
A população está assustada e exige medidas imediatas das autoridades, enquanto a cidade mantém o título de uma das mais violentas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Receita Federal aumentou, desde a última quarta-feira (1º/1), o controle e a fiscalização das operações financeiras do país sobre movimentações via Pix e cartões de crédito. As medidas foram anunciadas no dia 18 de setembro de 2024 pela Receita, mas entraram em vigor apenas no início deste ano. O detalhe das determinações foram expressos na Instrução Normativa nº 2.219, publicada um dia antes do anúncio.
A partir de agora, além das “instituições financeiras tradicionais, as entidades como administradoras de cartão de crédito e instituições de pagamento devem enviar informações” para a Receita por uma ferramenta específica de comunicação, a e-Financeira.
O texto da instrução normativa prevê que movimentações globais ou saldo, em cada mês, por tipo de operação, deverão ser informados à Receita quando superarem R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, quando se tratar de pessoa jurídica. Os limites anteriores eram, respectivamente de R$ 2 mil e R$ 5 mil. Os dados referentes ao primeiro semestre terão prazo até agosto para serem entregues à Receita Federal.
Acidente na Avenida Presidente Vargas em Ubaitaba.
Na noite deste domingo (05), dois acidentes envolvendo motocicletas foram registrados nas cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal. O primeiro acidente ocorreu na ponte da BR-101 e teve como vítima um jovem residente em Aurelino Leal.Ele perdeu o controle da moto ao atravessar a ponte e sofreu uma queda. O rapaz foi socorrido e encaminhado ao hospital da cidade.
Segundo informações preliminares, seu estado de saúde não é grave e ele aparentemente não corre risco de morte. Já em Ubaitaba, na avenida Presidente Vargas, outro acidente com motocicleta foi registrado na mesma noite. A vítima também foi levada ao hospital local, onde recebeu atendimento médico. Assim como no primeiro caso, seu estado de saúde não inspira maiores preocupações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Davi Vasques assume Secretaria de Esportes de A. Leal.
O prefeito reeleito Rodrigo Andrade (PP) nomeou, na manhã da última quinta-feira, 2 de janeiro, o jovem fisioterapeuta Davi Vasques como secretário municipal de Esportes. Para Davi, o esporte vai muito além da saúde e do bem-estar; ele é fundamental para auxiliar na formação de cidadãos, promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.
Com a criação da Secretaria de Esportes, o prefeito Rodrigo Andrade assume um papel fundamental e promissor na formação e no desenvolvimento da população. “Agradeço ao nosso gestor pelo convite e pelo desafio confiado a mim. Pretendo, ao lado da nossa equipe, honrar essa oportunidade e promover o esporte em suas diversas modalidades para a nossa comunidade”, afirmou o novo secretário. (Redação: Abimael Richers/Ubaitaba Urgente)
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decidiu ampliar o prazo para a realização da sessão de posse dos vereadores eleitos em Ipiaú. A decisão, proferida pela Desembargadora responsável pelo caso, estabelece um novo limite de 15 dias, contado a partir da notificação do vereador Cláudio Nascimento. A informação foi divulgada na noite de hoje pelo site Giro em Ipiaú. A medida modifica a liminar anteriormente concedida pela juíza Dra. Leandra Leal, que estipulava um prazo de 24 horas para a convocação da sessão. Em sua decisão, a Desembargadora destacou a necessidade de evitar prejuízos ao município ao especificar a extensão do prazo.
“Considerando o exíguo prazo para cumprimento da liminar e o valor da multa por descumprimento, entendo prudente a dilatação do prazo fixado, a fim de viabilizar o atendimento da obrigações impostas, bem como evitar lesão ao cofre municipal”, argumentou a magistrada (Veja decisão). Com isso, a Câmara Municipal de Ipiaú tem até 15 dias para realizar a posse dos vereadores, sob pena de fiscalização, incluindo multas por descumprimento da ordem judicial.
A decisão foi recebida de forma positiva pelas lideranças envolvidas no processo. A vereadora Andréia Novaes (PP), declarada presidente em uma sessão polêmica no dia 1º de janeiro, e o vereador Cláudio Nascimento, que presidiu a sessão interina, manifestaram satisfação com a medida. Além dessa determinação, a mesma Desembargadora já havia validado a posse da prefeita Laryssa Dias e do vice-prefeito Orlando Santos no início do dia. A situação continua repercutindo em Ipiaú, e novos desdobramentos são esperados.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) publicou edital para contratação via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de 241 técnicos de nível médio. O edital foi publicado neste sábado (4).
De acordo com a agência, as vagas serão distribuídas por área de atuação e localidade, sendo 201 vagas para Auxílio à Fiscalização e 40 vagas para Administração em Salvador e municípios do interior do estado. As inscrições serão realizadas neste site, entre os dias 15 e 28 de janeiro.
A seleção terá apenas uma etapa, composta por avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O salário será de R$ 2.806,56 para ambas as áreas de atuação, com acréscimo de auxílio-refeição, no valor de R$ 20 por dia útil trabalhado e auxílio transporte, quando disponível na região, conforme Decreto nº 6.192/97.
A carga horária será de 40 horas semanais para as duas funções. Mais informações sobre cronograma, requisitos, quadro de vagas por municípios, convocação e outros pontos estão disponíveis na íntegra do edital disponível no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE).
Durante todo o sábado (03), o prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção e a Vice-prefeita, Val de Gude, reuniram todo o secretariado municipal para o Seminário de Gestores: Planejando os Próximos 100 Dias, realizado na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, o prefeito destacou a relevância de contar com profissionais técnicos em cada pasta e abordou os desafios que a gestão enfrentará nos próximos meses.
Vinícius Ibrain I Foto: ASCOM/Ibirapitanga
O seminário contou com palestras de Vinícius Ibrain, ex-prefeito de Buerarema e atual Secretário da Casa Civil de Ilhéus, Emanuel Ribeiro Filho e Victor Gama, que compartilharam experiências e estratégias voltadas para a eficiência administrativa e o desenvolvimento municipal.
“Ter pessoas técnicas e comprometidas à frente das secretarias é essencial para que possamos superar os desafios e alcançar os objetivos traçados. Este momento de planejamento é crucial para iniciarmos o governo com organização e foco nos resultados para a população de Ibirapitanga”, afirmou o prefeito.
Foto: ASCOM/Ibirapitanga
A gestão promete pautar suas ações no planejamento estratégico e na busca por soluções inovadoras para os principais problemas do município. O seminário contou com a presença dos vereadores Everaldo dos Gatos (Presidente da Câmara), Dr. Newton Oliveira, Professor Balbino, Dimas de Manga Rosa, Lorena Barcelos, Cosminho Kombeiro, Bá da Bainha e Hélio do Cajá.
O prefeito Jé Assunção anunciou Dr. Hugo Henrique como novo diretor do Hospital Municipal de Ibirapitanga. Médico psiquiatra, professor e podcaster, Dr. Hugo tem ampla experiência na área de gestão, sendo ex-diretor dos hospitais de Ubatã e Aurelino Leal, além de ex-secretário de Saúde de Ubaitaba.
Jé Assunção destacou a importância da escolha para fortalecer a saúde no município. “Dr. Hugo tem um histórico de liderança e competência que será fundamental para elevar a qualidade do nosso hospital. É uma escolha que representa nosso compromisso com a população”, declarou o prefeito.
Dr. Hugo Henrique agradeceu a confiança e ressaltou seu compromisso com a comunidade. “Minha missão será implementar melhorias, capacitar a equipe e oferecer um atendimento cada vez mais humano e eficiente para a população de Ibirapitanga”, afirmou.
Um grave acidente deixou dois mortos na rodovia BA-634, na noite desta sexta-feira (3), em um trecho conhecido como Serra do Tomba, entre Itambé e Ribeirão do Largo, no Centro-Sul da Bahia. As vítimas foram um empresário do ramo de bebidas e seu funcionário, que colidiram frontalmente com outro veículo e morreram no local. De acordo com informações do Blog do Anderson, o acidente aconteceu durante a subida da serra.
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Com o impacto, o carro em que a dupla estava capotou e saiu da pista, ficando com as rodas para cima. Ambas as vítimas morreram no local. Os corpos foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Itapetinga. Já os ocupantes do outro veículo saíram ilesos do acidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Em protesto, os usuários bloquearam a frente do ônibus.
Na tarde desta sexta-feira (03), passageiros enfrentaram mais um episódio de superlotação em um ônibus da Viação Cidade Sol que faz a linha Ubaitaba-Itacaré. O veículo já saiu lotado da rodoviária de Ubaitaba e, ao chegar em Aurelino Leal às 17h20, os passageiros que aguardavam no ponto não conseguiram embarcar.
Em protesto, os usuários bloquearam a frente do ônibus, impedindo sua partida. A empresa foi obrigada a enviar um veículo reserva de Ipiaú, que só chegou às 18h45. “Foi um sacrifício sairmos de Ubaitaba superlotados e agora ficarmos parados em Aurelino Leal. O povo não podia embarcar e entrou na frente do ônibus”, relatou a passageira Eliana.
Entre os passageiros, havia gestantes, deficientes físicos, idosos, crianças de colo e até pessoas que passaram por cirurgias recentes. O Sargento Freitas criticou a empresa: “Não é a primeira vez que somos tratados como sardinhas enlatadas. Essa falta de respeito é recorrente. Precisamos de providências para evitar acidentes.”
Após a chegada do ônibus reserva, os passageiros finalmente seguiram viagem, mas o caso reacende o debate sobre a precariedade do transporte coletivo na região e a necessidade de ações imediatas para garantir a segurança e o respeito aos usuários. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Kauan Galdino Florêncio Pereira I Crédito: Reprodução
Um jogador de futebol de 18 anos foi baleado na cabeça depois de uma briga em um baile funk em Queimados, na Baixada Fluminense, no primeiro dia do ano. Dois dias depois, Kauan Galdino Florêncio teve a morte cerebral confirmada no hospital. A polícia diz que o suspeito é um traficante que se irritou quando Kauan pistou no pé dele, dando início ao desentendimento. Segundo a TV Globo, o criminoso teria exigido que Kauan se desculpasse após o pisão.
Nervoso, o rapaz não teria feito isso e o traficante sacou a arma e atirou na cabeça do jogador. Conhecido como “Testa de Ferro”, o traficante é gerente do tráfico na comunidade de São Simão. Kauan foi socorrido para uma UPA, mas no mesmo dia foi transferido para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, por conta da gravidade dos ferimentos. Foi a direção do hospital quem confirmou que Kauan teve morte cerebral, constatada na noite de ontem.
A família foi informada na manhã desta sexta-feira (3). Kauan tinha sonho de ser jogador de futebol e paraquedista, segundo o pai. Ele estava feliz com a expectativa para esse novo ano. “Ele passou a virada com a gente. Quando entrou 2025, ele recebeu uma mensagem no telefone dizendo que ele iria para um batalhão para ser paraquedista. Meu filho começou a dançar e pular de alegria. Ele tinha dois sonhos: ser jogador e paraquedista”, disse Renato Pereira, motorista de aplicativo e pai do jovem, ao G1. Depois do Réveillon, por volta das 3h, Kauan saiu e foi para casa de um tio, de onde seguiu para o baile onde aconteceu o crime.
De manhã, o pai foi avisado que o filho estava baleado na UPA. “O que sabemos é que o bandido deu um tiro à queima-roupa no meu filho. Atirou num menino estudioso. Fizeram uma covardia com um menino que é bobão, quieto, que só tinha tamanho”, lamentou. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que já apura uma denúncia de que o traficante Testa de Ferro teria sido executado por ordem do Comando Vermelho (CV), após a confusão no baile.
Na tarde de 1º de janeiro, o médico e ex-prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos (Dr. Ravan) – PSD, tomou posse como novo prefeito de Maraú em uma solenidade na Câmara de Vereadores de Maraú, juntamente com o vice-prefeito Paulino do Povo (Solidariedade) e vereadores. Durante o evento, o novo gestor fez um discurso que destacou o compromisso com o progresso da cidade e o cuidado especial com a zona rural e a península.
“Quando a gente tomou posse é que a gente assumiu a responsabilidade de dar quatro anos diferentes, de dar quatro anos melhores à Maraú, para a península, à zona rural”, declarou. No primeiro dia de trabalho, o prefeito recebeu vereadores, secretários, eleitores e amigos para alinhar estratégias e reforçar a ideia de gestão participativa e transparente.
Em um gesto significativo, Dr. Ravan também apresentou oficialmente o novo secretariado, destacando a importância de cada membro para alcançar as metas do governo “Estamos prontos para transformar Maraú e fazer desse município um exemplo de gestão eficiente e inclusiva. O trabalho começa agora, e ele será feito junto com a população”, afirmou Ravan.
A posse marca o início de um mandato que promete priorizar a valorização da extensa zona rural e qualificação da vocação turística da península, colocando assim Maraú em evidência, dentro e fora do país. (ASCOM/Maraú)
Na manhã desta sexta-feira (3), um acidente grave deixou pelo menos cinco pessoas mortas em um trecho da BR-116, no município de Encruzilhada, na divisa entre a Bahia e Minas Gerais. A colisão ocorreu entre um caminhão e um carro no km 929 da rodovia, por volta das 6h, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Até o momento, não foi informado em qual dos veículos as vítimas estavam. O impacto da batida levou ao bloqueio total da pista nos dois sentidos, resultando em um congestionamento que, até as 11h, já alcançava cerca de oito quilômetros no sentido Sul do país.
As circunstâncias que levaram ao acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. Equipes de resgate e da PRF seguem no local trabalhando para liberar a via e apurar os detalhes da tragédia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Quatro suspeitos morreram em confronto durante operação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 61ª CIPM, CPRS e Rondesp Sul na manhã desta sexta-feira, 03, no bairro do Cigano, em Ibirapitanga. A operação ainda contou com o compartilhamento de informações com a FICCO-BA. O bairro dos Ciganos é um dos principais QGs do tráfico de drogas na região.
Os mortos, conforme a Polícia Militar, eram apontados como integrantes de uma facção criminosa e suspeitos de homicídios, tráfico de drogas e assaltos. Um dos mortos foi identificado como Isaac Alcântara Santos, que possuía posição de liderança e foi flagrado numa troca de mensagens planejando executar um policial militar. Segundo informou a PM, uma denúncia informou sobre a presença de homens traficando e ostentando armas de fogo no bairro do Cigano.
As guarnições se deslocaram ao local e foram recebidas a tiros. Houve revide e quatro homens foram baleados. Eles foram socorridos ao Hospital Edvaldo Magalhães Nascimento, onde foi constatado o óbito. Com o quarteto, três deles ainda não tiveram os nomes revelados, a polícia apreendeu drogas e 04 revólveres calibre 38. (Com informações do Ubatã Notícias)
No primeiro dia de mandato à frente da Prefeitura de Ibirapitanga, o prefeito Jé Assunção (Avante) se deparou com uma situação alarmante. A sede da prefeitura e as secretarias municipais estavam completamente destruídas, com falta de móveis básicos como mesas e cadeiras, ar-condicionado e computadores ausentes, e uma infraestrutura em estado precário.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga
A situação não era diferente no Hospital Municipal, onde o cenário era de abandono: paredes sujas, aparelho de raio-X quebrado, escassez de medicamentos e alimentação para os pacientes. Além disso, as máquinas que dão suporte à zona rural estavam inoperantes, comprometendo o atendimento à população.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga
Apesar do quadro de desmonte, o prefeito destacou a determinação do governo “Trabalhando e Cuidando de Gente” em superar os desafios e reconstruir a cidade. “O que encontramos foi uma verdadeira terra arrasada, mas isso não vai nos desanimar. Sabemos do compromisso que assumimos com o povo de Ibirapitanga e estamos prontos para enfrentar e resolver cada adversidade. Vamos trabalhar incansavelmente para devolver dignidade e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Jé Assunção.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga
O novo governo já começou a traçar um plano emergencial para recuperar os serviços essenciais e oferecer condições dignas de atendimento à população. “Essa é uma gestão que não foge à luta. Estamos aqui para reconstruir e fazer de Ibirapitanga um lugar melhor para todos”, completou o prefeito. Com foco no trabalho e na dedicação, a nova gestão promete dar respostas rápidas à comunidade, demonstrando que os tempos de descaso ficaram para trás.
Valderico e Vinícius Ibrann I Foto: Nadson Carvalho
O secretário da Casa Civil de Ilhéus, Vinícius Ibrann, também vai gerir, de forma interina, a Secretaria de Meio Ambiente do município, conforme decreto publicado pelo prefeito Valderico Júnior. Correligionário de Valderico no União Brasil, Vinícius é ex-prefeito de Buerarema. O destino da Pasta, uma das mais importantes da gestão, foi objeto de disputa pública.
O Partido Liberal afirmou, em nota, que a Secretaria de Meio Ambiente havia sido prometida à legenda durante a campanha eleitoral de 2024, quando o PL retirou a candidatura de Coronel Resende a prefeito e declarou apoio a Junior. Numa declaração recente, durante coletiva à imprensa, Valderico negou que tenha prometido a entrega de secretaria A ou B ao PL.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Uma das atribuições da Secretaria de Meio Ambiente é o licenciamento ambiental de empreendimentos no município, que vive um boom da construção civil e tem recebido outros investimentos de grande monta, a exemplo dos estabelecimentos comerciais que vendem mercadorias no atacado e varejo, os atacarejos.
Também é atribuição da Pasta fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental em atividades econômicas sensíveis, como a extração de areia e de pedras no extenso território ilheense. (Com informações do Pimenta)
O jornal Correio desta sexta-feira apresenta um levantamento alarmante sobre a violência armada em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Em 2024, 99 pessoas morreram baleadas dentro de suas próprias casas, segundo dados preliminares do Instituto Fogo Cruzado.
Casos como o da menina de 6 anos baleada enquanto dormia no Alto da Terezinha e do menino Samuel Andrade, morto enquanto brincava em Itinga, ilustram a gravidade do problema. No total, 110 pessoas foram atingidas por disparos em residências no ano, com 10 crianças entre as vítimas.
A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Administração, convoca todos os servidores efetivos do município para a atualização obrigatória de dados cadastrais. A medida visa aprimorar a gestão de recursos humanos e garantir maior transparência, controle e eficiência nos processos administrativos da administração pública. A atualização dos dados será realizada de 06 a 10 de janeiro (próxima semana).
Os servidores devem comparecer pessoalmente à Secretaria de Administração, localizada no prédio anexo sede, na Rua 31 de Março, nº 57, das 09h00 às 14h00. A documentação necessária para o recadastramento inclui Carteira de Trabalho, RG, CPF, CNH (para servidores que dirigem veículos oficiais), título de eleitor, comprovante de residência, certidão de casamento (se casado), PIS/PASEP, comprovante de escolaridade, e outros documentos conforme descrito no Edital nº 001/2025 que foi publicado no Diário Oficial.
Importante ressaltar que será de responsabilidade do servidor garantir que toda a documentação esteja completa e correta, pois a falta de documentos poderá impedir a atualização dos dados. A obrigatoriedade do recadastramento se estende também aos servidores em gozo de férias, licença-prêmio ou cedidos a outros órgãos. A não realização da atualização no prazo estipulado acarretará a suspensão dos vencimentos do servidor, sem prejuízo de outras medidas administrativas, conforme estabelecido no edital. (Redação: Albert Queiroz/ASCOM – Itacaré)
Rodrigo e Liu tomam posse na Câmara de Vereadores.
A noite desta quarta-feira (1º) foi marcada pela união de lideranças em prol do desenvolvimento de Aurelino Leal. O prefeito Rodrigo Andrade (PP) e a vice-prefeita Liu Andrade (PSD) tomaram posse para um novo ciclo administrativo no município.
Rodrigo assumiu mais um mandato à frente da Prefeitura, enquanto Liu, que já governou a cidade por dois mandatos consecutivos, iniciou sua trajetória como vice-prefeita. A cerimônia, realizada de forma organizada e tranquila, simbolizou o compromisso desses dois líderes políticos em trabalhar juntos pelo progresso de Aurelino Leal.
Rodrigo e Liu Andrade.
A aliança entre Rodrigo e Liu reforça a ideia de que a união é fundamental para superar desafios e buscar avanços concretos para a população. Outro momento de destaque foi a eleição unânime de Ricardo Carneiro como presidente da Câmara de Vereadores, consolidando o alinhamento político entre Executivo e Legislativo.
A parceria entre essas três lideranças promete trazer estabilidade e um planejamento estratégico para impulsionar o crescimento da cidade nos próximos anos. Com a união de esforços e visões complementares, Aurelino Leal inicia 2025 com esperança e grandes expectativas para o futuro. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Candidatos Andréia e Edson — Crédito: Giro em Ipiaú
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ipiaú, realizada no dia 1º de janeiro de 2025 e que declarou a vereadora Andreia Novaes (PP) como presidente para o biênio 2025/2026, foi suspensa em decisão liminar da Justiça Estadual da Bahia. A informação é do site Giro em Ipiaú. A juíza Leandra Leal Lopes considerou irregular a votação por não alcançar o quórum mínimo exigido pelo regimento interno e pela Lei Orgânica do município.
Apenas seis vereadores participaram da eleição, enquanto a maioria absoluta dos 13 parlamentares seria necessária. A magistrada determinou a realização de nova sessão em até 24 horas para regularizar a posse e a eleição da Mesa Diretora, sob pena de multa de R$ 30 mil. Os sete vereadores que não participaram da votação alegaram que a eleição foi conduzida de maneira irregular, desrespeitando normas básicas. A decisão judicial também exige a repetição da posse da prefeita e do vice-prefeito, vinculada à legalidade da formação da Mesa.
A sessão inicial foi marcada por tumulto e polêmicas, com a exigência inesperada da apresentação física dos diplomas eleitorais dos vereadores presentes, decisão interpretada como manobra política pelo bloco liderado por Edson Marques (Avante). O caso será encaminhado ao Ministério Público e ao juízo competente, mas ainda cabe recurso. O vídeo gravado pelo site Giro em Ipiaú mostra como foi tumultuada a posse dos vereadores e a escolha da mesa diretora na tarde desta quarta-feira. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)