Ubaitaba Urgente

ATRASO SALARIAL: Funcionários do Hospital Costa do Cacau ameaçam paralisação

Trabalhadores decidem paralisar atividades a partir de quinta-feira (19).
Trabalhadores decidem paralisar atividades a partir de quinta-feira (19).

Funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, ainda não receberam os salários referentes ao mês de novembro, segundo denúncia do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana. O pagamento, previsto para o dia 6, segue atrasado.

Nesta segunda-feira (16), os trabalhadores realizaram uma assembleia extraordinária e decidiram paralisar as atividades a partir de quinta-feira (19), caso os salários não sejam pagos até quarta-feira (18). A decisão foi comunicada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDH), responsável pela gestão do hospital.

De acordo com Raimundo Santana, a responsabilidade não é apenas do IBDH, mas também da Sesab, que ainda não repassou os valores para a folha de novembro, estimados em quase R$ 7 milhões.

Procurada pelo site Pimenta Blog, a Sesab informou que os pagamentos aos prestadores de serviço são feitos regularmente e que a responsabilidade pelos salários é do Instituto. O IBDH, por sua vez, ainda não se manifestou. Nos bastidores, circula a informação de que o pagamento à empresa gestora ainda não foi realizado pela Secretaria.

ENTREVISTA: Raimundinho da JR pode disputar vaga de deputado federal em 2026: “Estou analisando ainda”

 

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

Em entrevista ao Projeto Prisma, do site Bahia Notícias, nesta segunda-feira (16), o deputado estadual Raimundinho da JR (PL) confirmou seu desejo de disputar um cargo maior nas eleições de 2026. O parlamentar revelou que trabalha para lançar candidatura a deputado federal e busca apoio entre colegas e líderes municipais.

“Aonde eu passei, procurei ajudar e continuo fazendo o trabalho parlamentar. Tenho certeza de que em 2026 não será diferente. Estou pensando em sair de deputado estadual para federal”, afirmou Raimundinho.

Sobre a possível troca de partido, após tensões internas no PL, Raimundinho destacou que tem boa relação com siglas como Solidariedade e Avante. “A gente tem que fazer uma avaliação para ver em qual partido você pode buscar êxito”, declarou.

O deputado ainda mencionou que, desta vez, sente-se mais preparado para o desafio, pois tem mais recursos para trabalhar em favor da população. “Agora eu tenho o poder, a máquina na mão para ajudar, coisa que antes eu não tinha”, concluiu. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ESPELHO FUMEGANTE: PF realiza operação contra o contrabando de cigarros eletrónicos em Ilhéus e Itabuna

(Foto: Divulgação da PF)
Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul da Bahia. A operação, batizada de Espelho Fumegante, tem como foco combater o contrabando de cigarros eletrônicos na região. As informações são do site Bahia Notícias.

De acordo com a PF, as investigações começaram no ano passado e identificaram a venda ilegal de cigarros eletrônicos tanto em comércios abertos ao público quanto por meio de entrega delivery. Importação, venda e propaganda desses dispositivos são proibidas pela Anvisa desde 2009.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de contrabando, que prevê penas de dois a cinco anos de reclusão. Os mandados foram autorizados pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna.

O nome Espelho Fumegante faz referência a Tezcatlipoca, uma figura mitológica asteca associada ao céu noturno, fogo e morte. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

QUATRO ESTRELAS: Braga Netto está preso em alojamento confortável no Rio de Janeiro

Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

O general e ex-candidato a vice-presidência, Walter Braga Netto, preso no último sábado (13) por obstrução de Justiça nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, está detido em um alojamento reservado na 1ª Divisão do Exército, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com a Rede Globo, o cômodo dispõe de armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e banheiro exclusivo. Braga Netto também realiza refeições no mesmo local que os oficiais de alta patente.

A unidade, onde o general já foi comandante entre 2016 e 2019, precisou improvisar o espaço, já que não existe uma estrutura adequada para abrigar um general de quatro estrelas. A situação tem gerado mal-estar entre militares, pois o atual comandante do local possui patente inferior à de Braga Netto.

A prisão foi decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que aponta envolvimento direto do general em uma operação golpista, inclusive com repasse de recursos para sua execução, conforme delação de Mauro Cid. A defesa de Braga Netto nega as acusações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PM SUSPEITO: Esposa é encontrada morta cinco dias após casamento em Salvador

Gleicy da Silva Bonfim tinha 26 anos.
Gleicy da Silva Bonfim tinha 26 anos.

Um policial militar é suspeito de matar a própria esposa, Gleicy da Silva Bonfim, de 26 anos, em Salvador. O crime aconteceu na tarde deste domingo (15), na casa onde o casal morava, no bairro do Bonfim. A informação é do Jornal Correio da Bahia. Gleicy foi encontrada morta com ferimentos de disparos de arma de fogo.

Casada com o PM há apenas cinco dias, a vítima não recebeu socorro do marido, que teria deixado o local após o crime. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso como possível feminicídio.  Duas armas de fogo foram recolhidas: uma pistola de uso pessoal do policial e outra pertencente à corporação.

A arma utilizada no crime foi entregue horas depois na delegacia por colegas de profissão do suspeito.  Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte e se solidarizou com os familiares da vítima.

“A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a morte registrada e presta solidariedade aos familiares e amigos da vítima neste momento de dor”, declarou a corporação.  A área foi isolada para perícia, e o corpo de Gleicy foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). O sepultamento da jovem ocorrerá nesta segunda-feira (16), às 16h30, no Cemitério 1° Ordem de São Francisco, no bairro Cidade Nova.

TRAGÉDIA NA BR-116: Jovem de Itaquara morre em acidente entre moto e carreta

Kuaã Pereira Lima, de apenas 20 anos, perdeu a vida. Foto: Blog do Marcos Frahm
Foto: Blog do Marcos Frahm

Um grave acidente na BR-116, ocorrido no final da tarde deste domingo (15), tirou a vida de Kauã Pereira Lima, de apenas 20 anos. O jovem, natural de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, cursava Direito e trabalhava em Jequié, onde também morava. A informação é do Blog do Marcos Frahm.

De acordo com as informações, Kauã seguiu em direção a Jequié pilotando uma motocicleta Honda CG quando colidiu inicialmente com um carro. Após o impacto, a moto foi arremessada para a via e bateu de frente com uma carreta-tanque, no trecho entre Jaguaquara, Lafaiete e Jequié. Um detalhe que torna a tragédia ainda mais dolorosa é que a mãe do jovem seguiu logo atrás e presenciou o acidente.

O corpo de Kauã foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié para os procedimentos periciais, e a Polícia Rodoviária Federal está investigando as situações do acidente. Muito querido na cidade de Itaquara, Kauã sonhava em se tornar advogado. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

FEMINICÍDIO EM FÁTIMA: Duas mulheres são mortas a tiros na madrugada de domingo

Foto: Criação/Ubaitaba Urgente
Foto: Criação/Ubaitaba Urgente

Um crime brutal abalou a cidade de Fátima, localizada no interior da Bahia, a cerca de 340 km de Salvador. Durante a madrugada deste domingo (15), duas mulheres foram assassinadas a tiros. A informação foi divulgada pelo site Bahia Notícias.

As vítimas, identificadas como Maiza Almeida dos Santos e Estela Reis Santos, foram mortas na Rua do Galão. A Polícia Civil está investigando o caso, que, segundo a prefeitura do município, é tratado como feminicídio. Ainda não há informações sobre os responsáveis ou os motivos dos homicídios.

Em nota, a Prefeitura de Fátima expressou solidariedade às famílias das vítimas: “Manifestamos nossa pesar profunda pela morte de Maiza Almeida dos Santos e Estela Reis Santos, vítimas de feminicídio, um ato de violência extrema que nos causa dor e indignação. Reforçamos nosso compromisso com a luta pela proteção das mulheres e pelo fim da violência de gênero, buscando um futuro mais seguro e justo para todos.” 

A tragédia trouxe novamente à tona a necessidade de medidas mais eficazes para combater a violência contra as mulheres e garantir a segurança da população. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ALERTA: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 46 cidades baianas; veja a lista

Crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil
Crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para 46 cidades da Bahia, entre este domingo (15) e segunda-feira (16), até às 10 horas. A previsão é de chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia – e ventos intensos, de 40-60 km/h, sendo a média comum de 18 km/h.

Estão em alerta cidades das regiões extremo oeste, centro-sul, sul e do Vale do São Francisco.  Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Entre as cidades afetadas estão Barreiras, Vitória da Conquista e Eunápolis (veja todas abaixo).

Salvador não está na lista. Além da Bahia, o aviso é válido para outros 18 estados e o Distrito Federal. São eles: Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Roraima, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ro Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

FATALIDADE: Jovem atleta da Bahia morre afogado em Sergipe durante viagem para teste em clube de futebol

Kauan estava em Sergipe para realizar testes em uma equipe de futebol.
Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (13), Kauan Soares Silva, um jovem atleta natural de Urandi, na Bahia, morreu afogado no Rio do Palhaço, localizado em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, em Sergipe. A informação foi divulgada pelo site Achei Sudoeste.

Kauan estava em Sergipe para realizar testes em uma equipe de futebol, mas tragicamente perdeu a vida antes de alcançar seu sonho. Equipes do SAMU foram acionadas, mas, ao chegarem ao local, apenas confirmaram o óbito.

A Polícia Científica de Sergipe realizou a perícia, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Após a liberação, o corpo de Kauan foi levado para sua cidade natal, onde foi velado e sepultado neste domingo (15).

A tragédia gerou comoção entre os moradores de Urandi, que lamentaram a perda precoce de um jovem promissor. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bebê de 7 meses morre em acidente grave na BA-001 entre Ilhéus e Olivença

Foto: Reprodução/Ilhéus 24 Horas
Foto: Reprodução/Ilhéus 24 Horas

Um trágico acidente automobilístico na manhã deste domingo (15) resultou na morte de um bebê de apenas 7 meses, na rodovia BA-001, entre Ilhéus e Olivença. Segundo informações do site Ilhéus 24 Horas, a colisão envolveu um Chevrolet Astra, que trafegava em alta velocidade, e um Fiat Doblò que transportava uma família.

Imagens de câmeras de segurança de residências próximas registraram o momento em que o Astra colidiu violentamente na traseira do Doblò, que capotou devido ao impacto. De acordo com testemunhas, o motorista do Astra dirigia de forma imprudente, o que ocasionou o grave acidente.

O Fiat Doblò transportava uma família que seguia para uma igreja na região. O bebê de 7 meses, que estava no veículo, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Outras pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes de resgate.

O condutor do Astra ficou preso às ferragens e precisou ser retirado com auxílio do Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual atuou na organização do trânsito e na liberação da via, que permaneceu interditada por algumas horas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Gongogi: Prefeitura faz aquisição de ônibus escolar para atender alunos do campo

— Crédito: Isaac Braz
Foto: Isaac Braz

A Prefeitura de Gongogi, sob a gestão Adriano Mendonça (Avante), fez a aquisição de um ônibus escolar para atender os alunos do campo. O veículo é fruto de uma parceria firmada entre Prefeitura, Secretaria de Educação e o Ministério da Educação por meio do Programa Caminho da Escola. O novo veículo escolar garantirá o aumento na cobertura de 25 estudantes no município.

Conforme o Secretário de Educação, Renivaldo Souza, o veículo possibilitará mais segurança e conforto além de contribuir para reduzir a evasão escolar da rede municipal de educação, mais precisamente da educação do campo. O Titular da Pasta ainda afirmou que o transporte escolar passará por revisão para o início do ano letivo 2025.

PF prende general Braga Netto, ex-candidato a vice de Bolsonaro

Braga Netto foi preso pela PF I Foto: Reprodução
Braga Netto foi preso pela PF I Foto: Reprodução

A Policia Federal prendeu neste sábado (14) o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Jair Bolsonaro e candidato a vice na chapa do ex-presidente em 2022. Ele é um dos alvos do inquérito da tentativa de golpe de Estado após as eleições.

A informação é da colunista do G1, Andreia Sadi. Os policiais também realizam buscas na casa do militar, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo as informações, Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob a custódia do Exército.

VEJA NOTA OFICIAL DA PF: 

“A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em face de investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal. As medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas.”

Ibirapitanga: Contas de campanha de Jé Assunção são aprovadas pela Justiça Eleitoral

Jé e sua vice prefeita Val de Gude.
Jé e sua vice prefeita Val de Gude.

O prefeito eleito de Ibirapitanga, Jé Assunção (Avante), teve suas contas de campanha das eleições de 2024 aprovadas, nesta sexta (13), pelo juiz da 134ª Zona Eleitoral de Ubatã. O processo de prestação de contas foi conduzido em conformidade com a Resolução do TSE, que regula a apresentação e análise das contas eleitorais. A decisão confirma a regularidade da gestão financeira da campanha de Jé, e assim, garante um passo importante para sua diplomação e posse.

Com a aprovação, Jé está apto para ser diplomado no próximo dia 19 de dezembro, momento que simboliza a legitimação oficial de seu mandato. A posse ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025, quando ele assumirá oficialmente a Prefeitura de Ibirapitanga.

A decisão da Justiça Eleitoral reforça a legitimidade do pleito.
A decisão da Justiça Eleitoral reforça a legitimidade do pleito.

O prefeito eleito destacou a importância dessa etapa, afirmando: “A aprovação das nossas contas é o reconhecimento de todo o trabalho sério e transparente que realizamos ao longo da campanha. Agora, seguimos firmes com o compromisso de honrar a confiança que o povo de Ibirapitanga depositou em nós.”

A decisão da Justiça Eleitoral reforça a legitimidade do pleito. Com as contas aprovadas e a diplomação agendada, Jé se prepara para liderar o município a partir de 1º de janeiro, assumindo o compromisso de atender às demandas da população e fazer o que prometeu durante a campanha, que é “cuidar de gente”.

Ubaitaba: Gracinha Viana e Dione Lemos participam do Encontro Bahia promovido pela SEC

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu, nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), o Encontro Bahia, um evento voltado para prefeitos eleitos e futuros secretários de Educação. O objetivo da iniciativa foi orientar a elaboração do Plano de 100 Dias, promovendo planejamento conjunto para definir os direcionamentos necessários à nova gestão em seus primeiros meses, garantindo sustentabilidade às metas, ações, programas e políticas públicas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com Iuri Rubim, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, a formação é uma oportunidade para gestores se familiarizarem com as políticas estaduais e federais. “Esta formação é uma oportunidade para que gestores, prefeitos eleitos e futuros dirigentes da pasta da educação se familiarizem com políticas estaduais e federais e consigam encurtar uma curva de aprendizagem que eles necessariamente teriam que enfrentar ao assumir a cadeira de suas respectivas pastas.

Com esta ação, queremos integrar cada vez mais municípios, estados e governo federal no âmbito da educação, para que possamos avançar juntos,” destacou Rubim. A prefeita eleita de Ubaitaba, Gracinha Viana (Avante), e a futura secretária de Educação, Dione Lemos, participaram do encontro, destacando a importância da educação como ferramenta essencial para a formação cidadã e a transformação social. Ambas reforçaram o compromisso de implementar uma gestão educacional de excelência em Ubaitaba (Redação: Assessoria de Comunicação de Gracinha Viana e Beto da Padaria)

Técnica de enfermagem é morta na frente da filha em assalto na Bahia

Aparecida tinha 43 anos de idade.
Aparecida tinha 43 anos de idade.

Uma técnica de enfermagem de 43 anos foi morta a tiros durante um roubo de moto na noite de quinta-feira (12) no bairro Argemiro, em Juazeiro, no norte baiano. A mulher dirigia o veículo e estava com a filha de 6 anos na garupa, quando foi abordada por dois homens armados. Segundo a Polícia Civil, eles anunciaram o assalto e em seguida efetuaram dois disparos.

A vítima, identificada como Aparecida Rodrigues de Gois Ferreira, morreu no local e teve o veículo subtraído. A criança que presenciou o crime não sofreu ferimentos. Os suspeitos não foram identificados. As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Juazeiro. Câmeras de videomonitoramento devem auxiliar no sentido de identificar a autoria do crime.

Policiais militares da 76ª Companhia Independente (CIPM – Juazeiro) foram acionados na Rua Cruzeiro I – onde aconteceu o crime -, mas, ao chegar no local, a vítima já havia morrido. Ela teve o óbito atestado pelo Samu. Buscas foram feitas em toda a região, porém nenhum suspeito foi encontrado.  Foram expedidas as guias para perícia e remoção do corpo. (A Tarde)

BA: Esposa de presidente da Câmara de Cansanção é condenada à prisão

Rozilany e o marido II Foto: Cidadão Repórter | Via WhatsApp
Rozilany e o marido II Foto: Cidadão Repórter | Via WhatsApp

Após denúncia do Ministério Público Federal, a esposa do atual presidente da Câmara Municipal de Cansanção, nordeste da Bahia, Rozilany da Silva Gomes, foi condenada a 04 (quatro) anos, 11 (onze) meses e 15 (quinze) dias de prisão e 113 (cento e treze) dias-multa, cada um no equivalente ao valor anteriormente fixado. Na última semana, a Justiça já havia condenado o marido de Rozilany, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Frederico Macedo Reis (MDB), conhecido como Frederico Careca Show, a cinco anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto.

O parlamentar era investigado por participar ativamente de uma organização criminosa que envolve o ex-prefeito, a atual gestora, além de familiares e amigos. A sentença foi assinada na quarta-feira, 4, pelo juiz federal da 2ª Vara Criminal de Salvador, Fábio Moreira Ramiro.A denúncia aponta o desvio de recursos públicos, a partir do ano de 2011 no município, como também danos ao erário e fraudes licitatórias, praticadas por organização criminosa, constituída por gestores públicos municipais e empresários, a qual Rozilany teria feito parte.

O delito foi revelado pela “Operação Making Of”, ocorrida no município de Cansanção, nordeste da Bahia, e deflagrada no dia 10 de novembro de 2015. De acordo com a denúncia, Rozilany, no exercício da atividade como diretora de compras da Prefeitura, era a responsável direta pelas aquisições de produtos e serviços das empresas vinculadas a familiares, o que configurou como ter sido “ciente” da participação e “consciente” no esquema de que as contratações teriam sido fraudulentas.

Ubaitaba: Vice-prefeito eleito, Beto da Padaria, participa da passagem de comando da 61ª CIPM

Beto da Padaria e o Major Kleiton Carvalho.
Beto da Padaria e o Major Kleiton Carvalho.

Na tarde desta quinta-feira (12), o vice-prefeito eleito de Ubaitaba, Beto da Padaria, esteve presente na Solenidade de Passagem de Comando da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O evento foi realizado no Comando de Policiamento Regional Sul (CPR-Sul), na cidade de Ilhéus.

Na cerimônia, o Tenente Coronel Hosannah Santos Rocha passou o comando da unidade para o Major Kleiton Carvalho dos Santos, que assume com um currículo extenso e uma sólida experiência na área de segurança pública, marcando o início de uma nova fase para a 61ª CIPM.

O Tenente Coronel Hosannah, reconhecido por sua competência e dedicação, deixa um legado de trabalho exemplar em Ubaitaba, sendo amplamente elogiado pela comunidade local. Beto da Padaria destacou a importância da parceria entre o município e as forças de segurança para garantir a tranquilidade e a proteção dos cidadãos. (ASCOM/Gracinha Viana e Beto da Padaria)

Após duas cirurgias, Lula pode deixar UTI ainda nesta sexta-feira

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os médicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esperam poder liberar o chefe do Executivo da unidade de terapia intensiva (UTI) ainda nesta sexta-feira (13/12). A previsão é que o presidente receba alta hospitalar no começo da próxima semana. Desde terça-feira (10/12), o petista passou por três procedimentos: trepanação, embolização das artérias meníngeas, e remoção de dreno colocado na primeira cirurgia.

Este último foi feito na noite dessa quinta-feira (12/12). Segundo boletim divulgado pela equipe médica, o procedimento ocorreu sem intercorrências. As operações foram consequência de uma pancada na cabeça sofrida por Lula no dia 19 de outubro, quando o presidente sofreu uma queda em casa enquanto cortava as unhas do pé. Na segunda-feira (9/12), Lula sentiu dor de cabeça e realizou exames ainda em Brasília.

Após a avaliação, o titular do Planalto partiu para São Paulo, onde trabalha o médico Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe de saúde do petista. Segundo Kalil, Lula não possui sequelas e está “neurologicamente perfeito“. Desde a viagem para São Paulo, o chefe do Executivo está acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e pode receber algumas visitas da família. O petista não passou o cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e segue despachando mesmo da UTI, como confirmou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

A previsão é que Lula retorne para Brasília no início da semana, após a alta. De acordo com Kalil, o chefe do Executivo poderá retomar suas atividades, mas tomando alguns cuidados. “O que se espera é que na próxima semana o presidente esteja já no Alvorada. Claro, após o procedimento cirúrgico, após o que aconteceu, vai se requerer um repouso relativo por algumas semanas, talvez”. (Com informações do Metrópoles)

Grupo armado invade presídio de Eunápolis e liberta 16 detentos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um grupo de homens fortemente armados invadiu o Conjunto penal de Eunápolis, no Sul da Bahia, e causou a fugo de pelo menos 16 detentos. De acordo com Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), antes de abrir as celas e liberar os presos, o grupo ainda trocou tiros com os agentes.

O caso aconteceu na noite de quinta-feira, 12, por volta das 23h. A Reviver, empresa que atua na cogestão da unidade e é também responsável pela segurança do acesso ao local, informou que acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para intervenção.

Em nota, a Seap informou que “não houve tempo hábil para intervenção e que a Seap está trabalhando com a Polícia Civil para fornecer todas as informações necessárias à investigação e apurar todas as circunstâncias da Fuga”. (Com informações do A Tarde)

Ibirapitanga: Francisco Moreira será o novo Secretário de Ação Social

Jé Assunção e Francisco Moreira (Xico) I Foto: Ryan Araújo
Jé Assunção e Francisco Moreira (Xico) I Foto: Ryan Araújo

O prefeito eleito de Ibirapitanga, Jé Assunção (Avante), e sua vice-prefeita, Val de Gude (Solidariedade), anunciaram nesta quinta-feira (12) a nomeação de Francisco Moreira (Xico) como o novo Secretário de Ação Social do município. Com o anúncio, Xico se torna o primeiro homem a assumir a pasta, assumindo a missão de promover uma gestão transformadora e voltada para a inclusão social. A escolha reforça o compromisso da nova gestão em valorizar lideranças experientes e dedicadas a fazer a diferença, na vida dos ibirapitanguenses.

Francisco vive em Ibirapitanga há mais de 40 anos e possui uma trajetória marcada por seu trabalho como educador, político e líder comunitário. Casado, pai de 5 filhos e avô de 5 netos, Mestre em Educação e graduado em História, além de acumular três mandatos como vereador (1997-2008) e uma extensa atuação em movimentos culturais, religiosos e esportivos. “Xico é uma referência em dedicação à comunidade. Sua experiência será crucial para desenvolvermos políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, declarou Jé.

O novo secretário vê no cargo uma oportunidade de contribuir ainda mais com o município. “Aceitar essa responsabilidade é reafirmar meu compromisso com ações que promovam igualdade e inclusão. Quero usar minha experiência e dedicação para servir ao povo de Ibirapitanga com empenho e justiça social”, pontuou.