Ubaitaba Urgente

Ex-prefeito de Ilhéus terá que devolver R$ 620 mil ao município

Exposição Ilhéus de Braços Abertos para o Futuro Na foto: Newton Lima Prefeito de Ilhéus  Foto: Ronaldo Silva/AGECOM Data: 12 07/2010
Foto: Ronaldo Silva/AGECOM

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (17/06), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima Silva, e o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 625.329,00, com recursos pessoais, referentes ao pagamento efetuado a maior em favor da empresa E&L Produções de Software Ltda., no exercício de 2012. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, também imputou multa de R$ 5 mil ao gestor. O termo de ocorrência foi lavrado pela 4ª Inspetoria Regional do TCM que, ao analisar os documentos de despesas da prefeitura referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, constatou irregularidades na contratação direta da empresa, que teve como objeto a licença de uso de gestão integrada de softwares. O contrato foi originalmente previsto para viger por 90 dias e com valor total de R$ 145.500,00, mas acabou prorrogado por mais 90 dias, permanecendo, todavia, o seu mesmo objeto, bem como o seu valor. Contudo, a relatoria apurou que o pagamento realizado alcançou a quantia de R$ 916.329,00, ou seja, R$ 625.329,00 a maior que o valor total contratado de R$ 291.000,00. Apesar de notificado, o ex-prefeito não apresentou qualquer justificativa para o fato apontado, sendo consideradas procedentes as irregularidades decorrentes da falta de justificativa para a dispensa licitatória, das incongruências apuradas em processos de pagamento e pela continuidade da prestação dos serviços oferecidos pela empresa E&L Produções de Software sem a devida cobertura contratual. Cabe recurso da decisão. Fonte: Agravo.

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para crimes graves

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute a proposta de redução da maioridade penal (PEC 171/1993) aprovou na noite desta quarta-feira (17), por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório de Laerte Bessa (PR-DF) que propõe a redução de 18 para 16 anos para crimes considerados graves. Cogitava-se estender a redução para qualquer tipo de infração, mas por meio de acordo firmado ainda nesta quarta, ocorreu a alteração. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirma que a PEC será votada no plenário, em primeiro turno, no dia 30 de junho.

Esportes: Brasil perde da Colômbia na Copa América; Neymar é expulso após fim do jogo

Foto: CBF | Divulgação
Foto: CBF | Divulgação

As 11 vitórias seguidas da seleção brasileira chegaram ao fim na noite desta quarta-feira, em Santiago. Com uma atuação apática, o time do técnico Dunga foi dominado e derrotado pela Colômbia de James Rodríguez e Cuadrado por 1 a 0, em seu segundo jogo na Copa América. O resultado, além de adiar a classificação brasileira às quartas de final, marca o primeiro revés desde a Copa do Mundo. Para piorar, Dunga perdeu Neymar para os dois próximos jogos da seleção – caso o Brasil avance às quartas de final. O atacante, que já havia levado o segundo cartão amarelo durante a partida, foi expulso após o apito final por se envolver em confusão com jogadores da Colômbia.Fonte: Bahia Noticias.

Salvador: Família acusa PF de plantar arma para incriminar homem morto em operação

001

A família do motorista Márcio Neri dos Santos, 35 anos, morto nesta terça-feira (16) durante a Operação Carga Pesada, questionou a versão dada pela Polícia Federal (PF) sobre as circunstâncias do caso. A irmã da vítima, Daiana Neri, teria dito ao A Tarde que ele não tinha arma e não estava envolvido com os furtos de carga do Porto de Aratu. . “Essa arma foi plantada pelos policiais depois da ação desastrosa. Meu irmão morava no apartamento 04 e a pessoa que eles procuravam era do 104. Isso tem que ser apurado”, disse Daiana ao jornal. Em nota, a PF informou que Márcio foi baleado por agentes que cumpriam mandados de busca e prisão em um condomínio na Estrada Velha do Aeroporto. Segundo a polícia, o motorista surgiu armado na porta do apartamento e teria se escondido ao receber a ordem de soltar a arma. Os agentes teriam atirado por se sentirem ameaçados. A nota defende, ainda, que “a Polícia Federal adotou as providências para completo esclarecimento, a apreensão da arma, a identificação da equipe, a realização dos exames periciais”. Márcio chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Pedido do MP-BA: Justiça suspende convênios estaduais com prefeituras para São João

Foto: Reprodução/ Acorda Cidade
Foto: Reprodução/ Acorda Cidade

O edital para seleção para celebração de convênios de cooperação técnica e financeira para viabilização do São João da Bahia 2015 foi suspenso pelo juiz de direito Aldenilson Barbosa dos Santos nesta segunda-feira (15). O magistrado acatou a ação civil pública movida pelas promotoras Rita Tourinho e Patrícia Medrado, do Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA), e declarou a nulidade do edital, lançado no último dia 22 de maio, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Segundo o edital da Bahiatursa, seriam celebrados até 100 convênios com valores entre R$ 20 mil e R$ 100 mil, totalizando, no mínimo, R$ 3,4 milhões e tendo teto de R$ 17 milhões. Entre os argumentos do MP-BA está que “o Estado da Bahia está disposto a gastar R$ 17 milhões com festas comemorativas, enquanto pessoas, em diversos municípios, por todo o território estadual, morrem de fome, de sede, não tem abrigo ou alimentação básica para sobreviver em condições minimamente dignas, sem qualquer garantia ao mínimo existencial”. A previsão, de acordo com anúncio feito nesta terça (16), é que 109 cidades sejam beneficiadas por convênios para obter recursos na realização dos festejos juninos, compreendidos, inicialmente, entre 5 de junho e 5 de julho de 2015. Procurada, a assessoria da Bahiatursa não foi localizada para comentar a decisão.

Homem morre em acidente na BR-101; No carro dele havia quase R$ 170 mil e munição

img_3616
Motorista seguia em direção a Eunápolis I Fonte: Radar 64.

Cléber de Almeida Lomba, 29 anos, morreu ao bater de frente com uma carreta, na noite de segunda-feira (15), na BR-101, perto da cidade de Itabela. Para surpresa dos policiais, foram encontrados, escondidos na lataria do veículo modelo Strada, que ele dirigia, quase R$ 170 mil em espécie.Segundo populares, no veículo poderia haver mais dinheiro ainda, já que, momentos depois do acidente, um homem foi visto saindo de um automóvel branco. Ele teria se aproximado da picape e retirado uma sacola da carroceria.

thumb_zoom (1)
Motorista morreu ao bater de frente com carreta.

No interior da Strada foram encontradas também munições de fuzil e de pistola calibre 380, além de ferramentas normalmente usadas em arrombamentos. A polícia suspeita que Cléber Almeida e o grupo que vinha atrás tenha participado de algum roubo na região. Eles seguiam no sentido a Eunápolis. O corpo de Cléber Almeida, que era natural de Santo Estevão, na Bahia, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis. Segundo a polícia, ele já tinha sido preso várias vezes por roubo, adulteração de veículos, dentre outros crimes. O caso está sendo investigado. Fonte: Radar 64.

Barra do Rocha: Trailer se desprende de micro-ônibus na BR-330

20150616143752

Um trailer se desprendeu de um micro-ônibus, na tarde desta terça-feira (16), na BR-330, próximo ao lixão de Barra do Rocha. O incidente, por pouco, não causou transtornos e perigo a outros condutores que trafegavam na rodovia. O veículo, pertencente a um circo, viaja de Gongogi com destino a Ibirataia. O micro-ônibus era ocupado por pelo menos seis pessoas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, segundo informou um leitor do Giro em Ipiaú.

Homens que mataram ex-policial civil são presos em Itaparica

001 (1)

Diego Veloso Brandão, de 24 anos, Felipe Silva Matos, 18, e Luan dos Santos Sales, 19, envolvidos na morte do ex-policial civil Walter Gonçalves de Souza Filho, 48, ocorrida em 8 de junho deste ano, na Fazenda Grande do Retiro, foram apresentados à imprensa, na manhã desta terça-feira (16), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O trio foi preso, na sexta-feira (12), na Ilha de Itaparica, na companhia de dois adolescentes de 17 anos, que participaram do crime e já foram encaminhados à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Com o bando, os policiais apreenderam uma submetralhadora 9 mm, uma pistola 380, utilizadas no homicídio de Walter, e uma porção de maconha, já encaminhadas à perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As armas serão submetidas ao Ibis (sistema de identificação balística) para saber se já foram usadas em outros homicídios na região da Fazenda Grande do Retiro, onde a quadrilha atuava.

Segundo o delegado Reinaldo Mangabeira, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), Felipe e um dos adolescentes foram os autores dos disparos que matou Walter, exonerado do serviço público no ano de 2011. O crime foi motivado por vingança.

De acordo com Mangabeira, o ex-policial se queixou com o padrasto de um dos adolescentes o furto que este praticou contra o mercado em que trabalhava como segurança, já há dois anos. Os dois se desentenderam e Walter acabou tentando contra a vida do homem. Mais tarde, ao saber do ocorrido, o adolescente foi até o estabelecimento comercial e junto com os comparsas deflagraram 14 tiros na cabeça do ex-policial.

As investigações apontam que um homem conhecido como “Juninho”, morador de Itaparica, seria a próxima vítima do bando. Ele teria uma desavença com dois integrantes da quadrilha. Diego, foragido da 22ª Delegacia Territorial (DT), de Simões Filho, onde estava preso por tráfico de drogas, Luan, que já tem passagem pelo mesmo crime, e Felipe foram autuados por homicídio, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

Depois de apresentados à imprensa, durante coletiva conduzida pelos delegados Reinaldo Mangabeira, titular da 3ª DH/BTS, Cristina Portugal, do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e pelo major PM Dias, comandante da 5ª CIPM/Itaparica, os criminosos foram conduzidos ao sistema prisional, conforme nota da ASCOM/Polícia Civil

Aurelino Leal: Prefeitura implanta curso preparatório para exame do ENEM

1606enemok

De olho no exame Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM, a prefeitura municipal de Aurelino Leal criou um curso preparatório para capacitar os alunos da rede municipal de ensino para as provas do ENEM deste ano. As aulas estão sendo ministradas no Colégio 02 de Julho desde o dia 15 de junho quando aconteceu a aula inaugural. O evento contou com a presença de alunos educadores, coordenadores do curso e a prefeitura municipal. As 40 vagas estão sendo preenchidas e o curso será totalmente gratuito. “Esse foi a maneira que o município achou para facilitar o acessos dos alunos de baixa renda a se preparar para cursar uma Faculdade”. Disse a prefeita Elisângela Ramos de Andrade. Fonte: Jornal Tribuna da Região.

Prefeitura de Porto gasta R$ 150 mil com pipoca e algodão doce

prefeita_porto_seguro

Vivendo tempos difíceis em seus cofres, a prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, vai gastar quase R$ 150 mil em locação de brinquedos infláveis, carro de pipoca e máquina de algodão doce. Os aparelhos lúdicos estão à disposição da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e foram contratados da empresa GM Eventos Infláveis LTDA em licitação aprovada com o respaldo da prefeita Claudia Silva Oliveira (PSD) o valor de R$ 146.552,50. Essa não é a primeira vez que a gestão do município é flagrada em gastança com o dinheiro público. Fonte: Bocão.

Vice-governador é hostilizado em Barra: ‘Leão, cadê o Lava Jato?’

Foto: Fernando Pop
Foto: Fernando Pop

Descontentes com o prefeito da cidade, Artur Silva Filho (PP), servidores municipais de Barra, no oeste baiano, hostilizaram também o vice-governador da Bahia, João Leão (PP). Investigado pela Operação Lava Jato, Leão esteve no município, área considerada reduto eleitoral dele, para reinaugurar o Hospital Santa Rita, agora é administrado pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed). Porém, ao invés de comemoração, o vice-governador assistiu a um grupo de manifestantes portando cartazes com dizeres como “Barra não tem otário, Lava Jato nele” e “Leão, cadê o Lava Jato?”. Enquanto discursava, Leão ouviu ainda apitos e panelas, além de chamamentos de “mentiroso”, de acordo com o site Fernando Pop. Leão, inclusive, teria cancelado a participação em um ato público no centro da cidade após ser informado da possibilidade de hostilidade por parte dos manifestantes contrários ao prefeito.

Médica é esfaqueada após defender cachorro agredido; morador de rua também foi vítima

Foto: Reprodução/Record Bahia
Foto: Reprodução/Record Bahia

A médica Caroline Lang Burak, de 35 anos, ficou ferida após tentar ajudar um cachorro que estava sendo agredido por um morador de rua. De acordo com o R7, ela tinha acabado de sair do Hospital do Subúrbio, onde trabalha, em Salvador, no momento em que viu o animal sendo agredido. Ela parou o carro para tentar salvar o cachorro, acabou sendo atingida com um facão. A médica foi atingida no pescoço, na cabeça e ficou bastante machucada. No momento das agressões, um morador de rua que passava pelo local, viu a situação, tentou ajudar Karoline e, também foi agredido. Erivaldo Santos dos Anjos, 40, está internado em estado grave, no mesmo hospital em que a médica trabalha. “Eu vi ele meter o facão nela e nele também, no rosto, a moça também. A troco de nada, rapaz”, afirmou a esposa de Erivaldo, Silvonira dos Santos. Uma viatura da polícia passou no momento das agressões e o agressor conhecido como “Rasta” conseguiu fugir por dentro de uma mata fechada que fica nas proximidades do hospital. De acordo com informações do Hospital do Subúrbio, a médica está bem, respondendo aos estímulos, consciente, lúcida, narrando o ocorrido. Já o homem, está em estado grave em decorrência do sangramento pelos múltiplos cortes. A polícia continua a procura do acusado. O cachorro passa bem.

Ubaitaba: “Tim da Caju´s Camisetas” sofre grave acidente na BR 101 em Aurelino Leal

DSC_0356

O empresário ubaitabense Tim, da Caju´s Camisetas, sofreu um grave acidente na manhã desta terça feira (16/06), na BR 101, municipio de Aurelino Leal. Tim dirigia seu veículo Fiat Strada de placa policial QUM – 4284 com destino a cidade de Itabuna quando sofreu o acidente. O acidente aconteceu logo após a Curva do Padre. Segundo relatos, o empresário foi fechado por um caminhão de dados ignorados, perdeu o controle, rodou na pista e bateu em uma arvore. Tim sofreu pancadas no ombro e escoriações pelo corpo. A vítima foi socorrida para o hospital de Aurelino Leal e em seguida transferido para Itabuna. Segundo informações, Tim sofreu fratura na clavícula, foi medicado e passa bem. “Ele estava sozinho no carro”, disse um parente. (Ubaitaba Urgente).

Aurelino Leal: Cobertura da quadra do Colégio Normal 2 de Julho está quase pronta

IMG_4471
Quadra do Colegio Normal 02 de Julho.

Será inaugurada em breve a recuperação e reforma total da quadra poliesportiva do Colégio Normal Dois de Julho, um sonho da comunidade de Aurelino Leal. A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado, através dos pedidos feitos pela Prefeita Liu Andrade (PP).

IMG_4472
Quadra do Colegio Normal 02 de Julho.

Sempre preocupada com o bem estar da população aurelinense, a prefeita Liu Andrade lutou incansavelmente desde o início de seu mandato para realizar a recuperação da referida quadra e proporcionar aos jovens a prática de esportes e laser. Quadras poliesportivas também estão sendo construídas nos distritos de Laje do Banco e Poço Central com o apoio do Governo Federal. (Ubaitaba Urgente).

11425094_403842803132438_3263348948971768629_n
Quadra de Laje do Banco.

Itabuna: Médico denuncia ao Ministério Público irregularidades no Mutirão da Mamografia

ricardo

Em Itabuna o médico Ricardo Rosas, denunciou a prefeitura de Itabuna ao Ministério Público. O médico encontrou várias irregularidades no Mutirão da Mamografia realizado no mês de março. Ricardo Rosas alega que o caminhão que foi utilizado durante Mutirão tinha a logomarca do governo do estado, mas os exames foram realizados por uma clínica chamada Policlínica, no município de Condeúba. “Essa policlínica de Condeúba e responsável por todas as mamas do interior da Bahia pelo SUS, engraçado uma clinica que não tem especialista da área no quadro clínico, os mesmos são contratados para laudar a distância a que preço, será que é o mesmo valor pago as clínicas conveniadas da rede?

ERROS:

Ricardo Rosas também apresentou erros nos resultados do exame, segundo ele, o médico “laudou” a distância e não houve exame físico dos pacientes o que fere o princípio da medicina. “O exame foi impresso em um filme que não é recomendado pelo governo federal, fora das especificações técnicas, no intuito de burlar a fonte pagadora.” Ricardo declarou que existem exames com graves erros no laudo: “Estou com uma paciente com exame normal feito no caminhão, essa paciente veio fazer Us comigo onde descobrimos um nódulo complexo ,tivemos que refazer a mamografia da mesma na nossa clinica, constatamos que este nódulo era visto na mamografia refeita, e não foi detectado na mesma realizada no caminhão, ou seja erro grave. Quantas mulheres da nossa região poderão estar com laudo normal, e na realidade podem está com patologia.(cuidado)”, declarou Ricardo.Fonte: Politicos do Sul da Bahia.

Ubatã: PM prende homem acusado de ameaçar mulher com paralelepípedo

Alessandro foi preso pela Polícia Militar .
Alessandro foi preso pela Polícia Militar .

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã prendeu, na manhã desta segunda-feira (15), no “Porto de Areia”, centro da cidade, Alessandro dos Santos Brito, de 34 anos, acusado de ameaçar a própria companheira. Segundo informações da PM, Alessandro teria ameaçado atirar, na companheira, um paralelo. Não foi revelado o que teria motivado a ameaça. A PM conduziu Alessandro à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece à disposição da Justiça. O delegado Adelino Loyola investiga o caso. *Informações do Ubatã Notícias.

Ipiaú: Polícia Militar prende trio acusado de tráfico de drogas

cuscuz
Um dos suspeitos foi atingido por um tiro no pé ao tentar fugir.

O Serviço de Missões Especiais (SME) da Polícia Militar de Ipiaú prendeu na tarde desta segunda-feira (15) três jovens acusados de tráfico de drogas. Após uma denuncia informando que uma casa abandonada, na Rua do Cais, Bairro Democracia, estaria sendo utilizada pelo grupo para a venda de drogas, a polícia se dirigiu até o local. Ao perceber a aproximação dos militares, os quatro rapazes que estavam no imóvel fugiram, três deles foram capturados. Um dos suspeitos de tráfico, Mateus do Nascimento, foi baleado no pé durante a tentativa de fuga. Além dele, outros dois foram presos; Rosimar Márcio de Souza e Uanderson Santana Silva. O outro rapaz, Alef Santos Souza, conseguiu fugir dos policiais, mas acabou perdendo o documento durante a fuga. Na casa onde os jovens estavam foi encontrada uma parte da droga. A outra foi apreendida na localidade conhecida como “Cuscuz”, na casa de Uanderson. No total foram apreendidos 56 pedras de crack, 26 buchas de maconha, uma peteca de cocaína e uma pedra de crack pesando 6 gramas. Os três indivíduos e a droga foram apresentados na delegacia do município. Fonte: Giro em Ipiaú.

Itacaré: Policial Militar de BH morre afogado na praia do Resende

IMG_20150615_1635261331

Sem salva-vidas durante toda tarde desta segunda-feira (15), um policial militar de férias morre afogado na praia do Resende em Itacaré.

Um homem morreu afogado por volta das 15hs desta segunda-feira (25), na praia do Resende em Itacaré. Segundo informações ele tinha acabado de entrar na água, mesmo com o mar bastante agitado e com poucos banhistas na água. E em poucos minutos, começou a pedir socorro e ficar cada vez mais distante da costa, algumas banhistas ainda conseguiram retira-lo do mar, foi socorrido pelo SAMU e levado ao Hospital de Itacaré, mas infelizmente veio a óbito. Mendes Mauro da Silva de 51 anos era 2º Ten. da Policia Militar em Belo Horizonte,  Minas Gerais.

praia-do-resende-696x450

Ele passava ferias em Itacaré, há informações que ele estava se despedindo da cidade, pois estava de passagem marcada para final da tarde desta segunda-feira. No momento do afogamento, não havia nenhum salva-vida na praia, uma das mais movimentadas da cidade, e segundo informações de ambulante, hoje em especial o único salva-vida de plantão só trabalhou até as 11:30 e não retornou mais. Esse é o segundo afogamento com morte em uma praia de Itacaré nos último anos, ou outro aconteceu no final do ano passado na praia do Costa a poucos metros dali e ambos por falta de salva-vidas nos locais.Fonte: Itacaré Urgente.