O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deferiu a candidatura de Nego de Saronga, do Partido dos Trabalhadores (PT), a prefeito de Itacaré (BA). O recurso foi votado nesta segunda-feira (16/9). A decisão seguiu posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia que, no sábado (14) à noite, emitiu parecer defendo a legalidade da candidatura do político itacareense.
“É uma vitória do povo, de toda a cidade, que deseja eleger Nego de Saronga como nosso novo prefeito depois de oito anos de sucesso da gestão petista de Antônio de Anízio”, afirmou o presidente do PT Itacaré, Genilson Souza. Segundo o atual prefeito Antônio de Anízio, a decisão do TRE-BA é justa e reconhece a história de Nego. “Queriam ganhar no tapetão, mas a Justiça Eleitoral demonstrou sua importância e coerência para a democracia, mais uma vez.”
Na noite do último sábado (14), as ruas da cidade foram tomadas por uma onda de alegria e união durante o evento “Carnaval do 70.” Uma multidão vestida de laranja, munida de bandeiras e com sorrisos no rosto, transformou a cidade em um cenário vibrante, expressando apoio à candidatura de Gracinha Viana e Beto da Padaria.
A passeata atraiu milhares de pessoas, que compareceram com roupas personalizadas e rostos pintados, criando um verdadeiro espetáculo de energia e entusiasmo. A mobilização reforçou a força da campanha, que busca transmitir uma mensagem de esperança e mudança para a comunidade. O “Carnaval do 70” foi mais do que um evento político; tornou-se uma celebração da vontade popular e da união em prol de um futuro melhor.
Foto: Divulgação/Ascom-Avante
O ato demonstrou a confiança da população na chapa liderada por Gracinha Viana, com Beto da Padaria como vice, evidenciando o desejo de novos rumos para o município. Os organizadores destacaram que o evento simboliza a força e a paixão da comunidade em torno da campanha. “Foi um momento de mostrar que estamos juntos, firmes e fortes, rumo a um futuro melhor”, ressaltaram.
O evento, marcado pela grande participação popular, reforçou o entusiasmo e a determinação dos apoiadores da candidatura de Gracinha e Beto. A caminhada deixou claro que a campanha do “70” vem ganhando força, e os participantes saíram do evento confiantes na vitória. “Avante 70!” foi a palavra de ordem que ecoou pelas ruas, demonstrando que, para os apoiadores, o futuro desejado já começou a ser construído. (Redação: Lane Fonseca/ASCOM-Avante 70)
Ex-jogador de futebol foi encontrado morto, com marcas de tiros.
O ex-atacante Telmo Venício Santana Carneiro, de 48 anos, foi encontrado morto no sábado (14), na zona rural do município de Pé de Serra, a cerca de 220 km de Salvador. A vítima, que atuou no Fluminense de Feira Futebol Clube entre 2008 e 2009, atualmente estudava medicina veterinária.
Segundo informações da Polícia Civil, o corpo de Telmo foi encontrado na Estrada do Macaco, com marcas de tiros. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou uma perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.
O velório aconteceu na Câmara de Vereadores de Pé de Serra, e o sepultamento foi realizado no domingo (15). As autoridades investigam as circunstâncias, autoria e motivação do crime, que estão sob a responsabilidade da delegacia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na noite deste sábado (14/9), o distrito de Taboquinhas, em Itacaré (BA), se tornou um mar vermelho. Foi o primeiro comício dos candidatos à prefeitura, Nego de Saronga, e à vice-prefeitura, Zé Washington, nas eleições deste ano. Além dos candidatos, o evento contou com a participação do atual prefeito, Antônio de Anízio, do vice-prefeito Genilson Souza, do deputado federal Jorge Solla (PT) e do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).
O deputado federal Paulo Magalhães (PSD) não conseguiu chegar a tempo para participar da grande celebração da democracia, mas esteve no distrito de Taboquinhas após o evento. Um dos momentos mais marcantes do comício foi quando o prefeito Antônio de Anízio, muito emocionado e feliz, leu parte do despacho da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia, emitido nesse sábado, o procurador regional eleitoral Samir Nachef Junior emitiu parecer pelo deferimento do registro de candidatura de Nego de Saronga a prefeito de Itacaré.
Foto: Divulgação
Em outros instantes, Tonho disse está muito alegre, pois estará passando o bastão para alguém com características como suas, que gosta de cuidar de gente. “Nego vai fazer uma grande gestão, cuidando das pessoas, olhando nos olhos de cada um, fazendo o melhor para nossa população, e o trabalho não pode parar”, finalizou Tonho.
O deputado Rosemberg Pinto também ressaltou, “Eu tenho orgulho de Nego ter vindo para nosso partido. Ele, que já foi nosso adversário, tem a clareza de dizer que seu projeto político para a cidade é o mesmo que Antônio realizou aqui nos últimos oito anos. E por isso ele será o prefeito de Itacaré nos próximos quatro anos”, afirmou Rosemberg. Quem também expressou palavras de satisfação e apoio a Nego foi o deputado federal Jorge Solla, “Nessa noite, Itacaré está toda vermelha, está toda na rua, para dizer que o companheiro Nego de Saronga será o próximo prefeito da cidade”, destacou Jorge Solla.
A disputa pela prefeitura de São Paulo foi marcada por cenas polêmicas na noite deste domingo (15). Durante o debate transmitido pela TV Cultura, o candidato José Luiz Datena (PSDB) protagonizou um episódio violento ao acertar uma cadeira em Pablo Marçal (PRTB). O incidente ocorreu logo após Marçal afirmar que Datena “não era homem” o suficiente para agredi-lo, elevando a tensão no palco.
O apresentador foi forçado a interromper o debate para um intervalo comercial, e Datena acabou expulso do evento. Já Marçal optou por não continuar no debate com os demais concorrentes. A campanha para a prefeitura tem sido marcada por ataques constantes e crescentes tensões entre os candidatos. Nas pesquisas recentes, Marçal tem se destacado, enquanto Datena não figura entre os favoritos. (Redação:Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na noite deste sábado (14), Thales e Ramon, dois amigos e moradores da Vila Praiana, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, foram mortos a tiros. Segundo a Polícia, os dois foram surpreendidos por homens armados enquanto estavam na localidade.
Parentes das vítimas afirmaram que nenhum dos dois tinha envolvimento com a criminalidade. “Ramon trabalhava como repositor de verduras em um mercado. Ele não usava drogas e tinha acabado de se arrumar para sair”, relatou uma tia de Ramon ao Alô Juca.
Equipes da 52ª CIPM isolaram a área, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu os corpos após a chegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A suspeita é de que o duplo homicídio tenha sido cometido por traficantes ligados ao Comando Vermelho, mas as investigações continuam para esclarecer a motivação do crime. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O procurador regional eleitoral, Samir Nachef Junior, emitiu parecer favorável ao registro da candidatura de Edson Arante Mendes, conhecido como Nego de Saronga (PT), para prefeito de Itacaré. O documento, divulgado na noite deste sábado (14), confirma o posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) pela aprovação da candidatura.
Nego de Saronga, favorito na disputa eleitoral em Itacaré, teve o registro de candidatura indeferido pelo juízo eleitoral da Comarca de Uruçuca, devido a pendências em suas contas de 2015 e 2016, período em que presidiu a Câmara de Vereadores. No entanto, ele havia obtido um efeito suspensivo dessas decisões no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Procurador concluiu pelo deferimento do registro de candidatura de Nego.
Em seu parecer, o procurador destacou que, conforme a Súmula 41 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário ou dos tribunais de contas que configurem causa de inelegibilidade”. Ele argumenta que o efeito suspensivo das decisões deveria ter sido considerado pelo juízo eleitoral.
Com base nisso, o procurador Samir Nachef Junior concluiu pelo deferimento do registro de candidatura de Nego de Saronga para concorrer à Prefeitura de Itacaré nas Eleições Municipais de 2024. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Marcos Geleia Patriota foi preso pela Polícia Federal.
Marcos Pereira, conhecido como Marcos Geleia Patriota (Novo), candidato a vereador em Céu Azul, no Paraná, foi preso pela Polícia Federal neste sábado (14) em Cascavel. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Geleia Patriota é investigado por associação criminosa.
Após a prisão, Marcos foi conduzido para Foz do Iguaçu e sua detenção será comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é um dos três candidatos com mandados de prisão preventiva devido à participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O mandado de prisão foi expedido em novembro de 2023, determinando que qualquer autoridade policial ou oficial de justiça prendesse o candidato. Mesmo com a prisão preventiva, a lei permite que Marcos concorra a um cargo eletivo, já que não foi condenado com sentença judicial definitiva.
Marcos afirmou, antes de ser preso, que havia sido detido em Brasília logo após os atos e solto dez dias depois, utilizando tornozeleira eletrônica desde então. Ele disse desconhecer o mandado de prisão que estava em aberto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Carlos Wendel de Almeida, de 51 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (14), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. A vítima estava dentro de um veículo Fiat Strada quando foi surpreendida por suspeitos que se aproximaram e efetuaram os disparos. O crime aconteceu na Rua Maria Francisca Cabral de Jesus, no bairro São Lourenço, por volta das 4h da manhã.
Após o ataque, os suspeitos fugiram, e até o início deste domingo (15), não havia informações sobre o paradeiro dos autores do crime. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas investiga a autoria e a motivação do homicídio, enquanto busca por pistas que possam levar aos responsáveis. O caso mobiliza a comunidade local, que aguarda respostas para entender o contexto desse assassinato. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Rayane Alves Porto, de 25 anos, candidata a vereadora pelo Republicanos, e sua irmã Rithiele Alves Porto, de 28 anos, foram encontradas mortas pela Polícia Militar neste sábado (14) em Porto Esperidião, a 323 km de Cuiabá, Mato Grosso. As irmãs foram vítimas de um sequestro seguido de tortura, ocorrido após saírem de um tradicional festival de pesca na cidade. Rayane, que concorria pela primeira vez a uma vaga na câmara municipal, era também proprietária do Circo Rayane e focava sua campanha em projetos de arte e cultura voltados para crianças.
Além das irmãs, dois jovens, de 24 e 29 anos, também foram sequestrados e levados para uma casa onde todos foram torturados. Um dos rapazes conseguiu fugir e pedir ajuda à polícia, relatando que o grupo sequestrador era composto por sete homens e duas mulheres. A polícia, ao chegar ao local, encontrou um dos jovens com ferimentos graves, mas sem risco de morte, e as duas irmãs já sem vida, ambas apresentando sinais de tortura.
Segundo o depoimento da vítima que escapou, os sequestradores afirmaram pertencer a uma facção criminosa e exigiam dinheiro, ameaçando a vida dos quatro jovens. O candidato a prefeito Herculis Albertini Venturelli (PSD), aliado político de Rayane, lamentou profundamente a tragédia em nota oficial: “Essa perda trágica deixa uma dor incalculável em todos nós. Em respeito, todas as atividades políticas foram suspensas. Nossas condolências à família.” A polícia segue investigando o caso e realizando buscas pelos criminosos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O candidato a prefeito de Ibirapitanga, Jé (Avante), e seu vice, Val de Gude (Solidariedade), seguem intensificando suas visitas de campanha, com foco no contato direto com a população. Nesta terça (10) e quarta (11), eles percorreram o distrito de Itamarati, visitando a Rua da Paz, a Praça da Caçoila, e também a sede do município, no Bairro Novo. As visitas atraíram um número crescente de apoiadores, refletindo o avanço da campanha, que se fortalece a cada novo encontro.
Durante as visitas, Jé reafirmou seu compromisso com a renovação e o desenvolvimento de Ibirapitanga. Em suas falas, ele destacou: “É momento de construir uma nova história para o nosso município. A vitória não será só minha, mas de todos nós que acreditamos no futuro de Ibirapitanga.” A mensagem tem ecoado entre os representantes, gerando maior engajamento tanto nas ruas quanto nas redes sociais.
A coligação “Cuidar de Gente”, liderada por Jé e Val, vem ganhando visibilidade pela adesão popular, reforçando uma campanha focada na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da cidade. Além disso, a dupla tem cumprido rigorosamente as normas eleitorais, mantendo uma postura ética e democrática, sempre em diálogo com a comunidade e ouvindo as demandas da população. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um capitão da Polícia Militar, lotado na 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (66ª CIPM) de Feira de Santana, foi preso nesta quinta-feira (12) sob a acusação de extorsão a um comerciante de 64 anos em Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana.
Segundo informações do portal Acorda Cidade, o comerciante estava sendo extorquido por dois homens que se passavam por policiais civis, cobrando uma suposta dívida de R$ 70 mil e exigindo o pagamento até o dia da prisão.
O capitão e seu comparsa foram autuados em flagrante e encaminhados ao Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, em Feira de Santana. O oficial será transferido para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, enquanto o outro suspeito passará por audiência de custódia.
Em nota oficial, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) declarou que todas as medidas legais estão sendo adotadas para garantir uma investigação completa dos fatos e reafirmou seu compromisso com a legalidade e transparência. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Sthefane Conceição Teixeira foi condenada a 14 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de sua filha, Raquel Teixeira, de 1 ano e 9 meses. O crime aconteceu em maio de 2022, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O julgamento ocorreu na última terça-feira (10), e a decisão foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta quinta-feira (12). A informação é do Portal G1
Sthefane foi condenada por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. De acordo com a denúncia, a mãe pegou a filha, que estava com a avó, e, no dia seguinte, disse à família que não sabia do paradeiro da criança. Quando a polícia chegou à residência, Sthefane revelou que a menina estava debaixo de um colchão e confessou ter afogado a criança em um tanque de lavar roupas. Em seguida, ela escondeu o corpo em escombros e o cobriu com um colchão.
O crime ocorreu na Avenida Amaralina, bairro Pamplona, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a equipe confirmou o óbito no local. Testemunhas afirmaram que Sthefane era usuária de drogas. A criança morava com a avó em Salvador e estava em Feira de Santana no momento do crime. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O prefeito de Ubatã e candidato à reeleição, Vinícius do Vale (PT), conhecido como Tinho, foi multado em R$ 125 mil nesta quinta-feira (12) pelo juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, da 134ª Zona Eleitoral.
A penalidade foi imposta devido ao uso de fogos de artifício e paredões de som durante uma carreata realizada em 1º de setembro (relembre aqui), violando a Portaria 134/2024, baseada em Resolução do TSE, que proíbe essas práticas em Ubatã, Barra do Rocha e Ibirapitanga.
A denúncia foi feita pela coligação “Nosso Povo, Nossa Força”. O juiz aplicou uma multa de R$ 25 mil pelo uso de fogos e R$ 100 mil pela utilização de paredões de som. O candidato tem prazo legal para efetuar o pagamento, sob risco de inscrição do débito em dívida ativa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Dedetização em escola na Bahia leva 24 pessoas à internação.
Uma dedetização na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, no distrito de Rancho Alegre, em Caravelas (BA), resultou na internação de 24 pessoas na terça-feira (10), incluindo 21 alunos, um porteiro e dois monitores.
O serviço foi realizado na tarde da segunda-feira (9) para combater aranhas e outros insetos. A empresa responsável indicou que o ambiente estaria seguro após seis horas, mas, na manhã seguinte, o forte odor provocou mal-estar entre alunos e funcionários, e uma estudante chegou a desmaiar.
As vítimas foram levadas para unidades de saúde em Teixeira de Freitas e estão em estado estável. As aulas foram suspensas e devem ser retomadas entre os dias 12 e 13, após uma limpeza geral e uma vistoria da Secretaria de Educação, Saúde e Vigilância Sanitária. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na última quarta-feira (11), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sugeriu a possível retomada do horário de verão como medida para mitigar os impactos da crise hídrica no setor elétrico. A decisão depende apenas de uma determinação política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O horário de verão foi extinto em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), sob o argumento de que a economia de energia era irrelevante. Entretanto, o governo atual avalia que a mudança pode ajudar a reduzir o consumo no final da tarde, período de maior demanda elétrica.
O Brasil enfrenta uma seca severa, com 239 terras indígenas afetadas e 32 áreas em situação de seca extrema, segundo o Cemaden. Municípios do Amazonas estão em estado de emergência, agravando a situação energética do país. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na tarde desta terça-feira (10), um avião da Voepass precisou retornar ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga (MG), devido a um problema técnico durante o voo 2231, que seguia para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A companhia aérea não detalhou a natureza do problema, mas afirmou que a decisão de retorno seguiu os protocolos de segurança. Após reparos temporários, a aeronave foi enviada, sem passageiros, para manutenção em Congonhas e já está de volta à frota. A Voepass ressaltou que suas aeronaves só decolam em conformidade com as normas do fabricante e órgãos reguladores.
Este incidente ocorre após um histórico recente de problemas com aviões da Voepass, incluindo um pouso de emergência em Uberlândia (MG) no mês passado e a queda de uma aeronave em Vinhedo (SP), que matou 62 pessoas. Em resposta, a empresa suspendeu operações em diversas cidades, como Fortaleza, Confins (MG), Porto Seguro (BA), Salvador e São José do Rio Preto (SP). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, esteve em Ubaitaba nesta quarta-feira (11) para reafirmar seu apoio ao candidato do MDB, Bêda Almeida, que concorre à reeleição. Recebido por uma multidão na entrada da cidade, o governador participou de uma passeata até a praça cultural, onde foi realizado um comício.
Durante seu discurso, Jeronimo destacou a importância de eleger Bêda e seu vice, Ismaile, pedindo aos eleitores que compareçam às urnas no dia 6 de outubro e votem no número 15. “Bêda é uma pessoa de minha confiança, mas a eleição só termina no final do dia 6. Não podemos cruzar os braços”, alertou o governador, ressaltando a necessidade de mobilização até o fim do pleito.
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Além de Jeronimo Rodrigues, o evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, incluindo os deputados Eduardo Salles, Jorge Solla e Josias Gomes. Prefeitos e candidatos de municípios vizinhos também participaram, como Fernanda Silva, candidata a prefeita de Uruçuca, Tinho do Vale, prefeito de Ubatã, e Dhones Almeida, candidato em Aurelino Leal.
O comício marcou um momento importante da campanha de Bêda Almeida, com foco na continuidade de sua gestão e no fortalecimento de alianças regionais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um menino de 12 anos morreu após cair da sacada de um navio durante um cruzeiro no Caribe Ocidental no último sábado (7). A queda do garoto teria ocorrido do 13º andar da embarcação da Royal Caribbean. Segundo o DailyMail, o acidente foi no final da viagem de sete dias pelo Caribe e o navio já seguia em direção a Galveston, no Texas. Testemunhas disseram que ele estava brincando com um grupo de amigos que conheceu a bordo. Ele teria caído da grade na área interna do navio, onde tinha uma praça repleta de bares e restaurantes.
A equipe tentou ressuscitá-lo, mas ele morreu antes do barco atracar. A vítima estava com a família na viagem para comemoração de um aniversário, de acordo com amigos. Ao DailyMail, a Royal Caribbean confirmou o incidente. A empresa, no entanto, se recusou a divulgar mais informações. Já no Texas, passageiros que faziam fila para embarcar no próximo cruzeiro precisaram aguardar até que as investigações policiais terminassem. Navio era o maior do mundo quando foi lançado em 2016. Construído na França, ele tinha acomodação para mais de 7 mil pessoas em seus 18 conveses.
Uma doença causou a morte de pelo menos cem cães em Medeiros Neto, no Extremo Sul baiano. Os casos teriam ocorrido em pouco mais de um mês, entre agosto e esta terça-feira (10). À TV Santa Cruz, a secretaria de agropecuária informou que os óbitos ocorreram devido a um surto de cinomose, doença causada por vírus, altamente contagiosa, que atinge cães. Filhotes são os mais afetados.
De acordo com o secretário da pasta, Armando Leal do Norte, a doença costuma ser mais comum no período do inverno. Entre os sintomas, apatia, perda de apetite, secreção ocular e nasal, respiração ofegante e diarreia. Um teste rápido é usado para detectar a doença.
De tratamento longo e com baixa efetividade, a melhor forma de combater a cinomose é através da vacinação. Há suspeita da doença também nas cidades de Lajedão, Ibirapuã e Vitória da Conquista. A cinomose ataca o sistema nervoso do animal e, após o contágio, há poucas chances de cura.