Ubaitaba Urgente

Bruno Reis lidera com ampla vantagem e alcança 81% dos votos válidos em Salvador

Bruno Reis (União Brasil), aparece com 81% dos votos válidos
Bruno Reis (União Brasil), aparece com 81% dos votos válidos.

O atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), aparece com 81% dos votos válidos na corrida eleitoral para a reeleição, de acordo com pesquisa do instituto 100% Cidades, divulgada pela revista Exame nesta segunda-feira (9). Reis mantém uma vantagem de 70 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), que possui 11,7% das intenções.

Kleber Rosa (PSOL) figura em terceiro lugar, com 5,5% dos votos válidos. Outros candidatos, como Eslane Paixão (UP), Victor Marinho (PSTU) e Giovani Damico (PCB), não alcançaram 1% de apoio. Silvano Alves (PCO), cuja candidatura foi indeferida, também não obteve mais de 1%.

Nos votos totais, Bruno Reis lidera com 69%, enquanto Geraldo Júnior tem 10%, e Kleber Rosa, 4,7%. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, o que coloca Geraldo Júnior e Rosa em empate técnico. Os indecisos somam 8,2%, e votos brancos e nulos representam 6,2%.

O levantamento foi registrado no TSE como BA-00482/2024 e entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, com um nível de confiança de 95%. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Brasil registra mais de 5 mil focos de incêndio em 24 horas e ultrapassa marca de 2023

Foto: Reprodução

Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou 5.132 focos de incêndio, representando 75,9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, de acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O bioma Cerrado foi o mais atingido, ultrapassando a Amazônia, com 2.489 focos registrados entre os dias 9 e 10 de setembro.

A diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, expressou preocupação com a antecipação do período crítico de incêndios. “Estamos numa situação difícil, e há incerteza sobre como serão os próximos meses. O cenário de outubro passado, quando a situação se agravou na Amazônia, pode se repetir”, alertou.

Nos primeiros dez dias de setembro, o país registrou 37.492 focos de incêndio, mais que o dobro do mesmo período em 2023, quando foram observados 15.613 focos. Esse aumento acende o alerta para os próximos meses, à medida que a seca se intensifica em diversas regiões. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Coligação de Cláudia Oliveira tenta barrar reeleição de Jânio Natal em Porto Seguro

Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro.
Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro.

A coligação “O Futuro em Nossas Mãos”, liderada pela deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), moveu uma ação no Ministério Público Federal (MPF) para indeferir a candidatura à reeleição de Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro. O grupo alega que Natal busca um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição.

Segundo a coligação, Jânio foi eleito prefeito de Belmonte em 2016, mas renunciou ao cargo, deixando a prefeitura nas mãos de seu irmão, Janival Borges. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Porto Seguro, completando assim seu primeiro mandato “pleno” no município. No entanto, a ação afirma que, por já ter sido eleito e diplomado anteriormente em Belmonte, ele não pode concorrer novamente.

O MPF apoiou o pedido, destacando que a Constituição Federal veda um terceiro mandato consecutivo, independentemente de o primeiro ter sido exercido integralmente. A decisão sobre a candidatura de Jânio Natal agora está nas mãos da Justiça Eleitoral. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Brasil volta a jogar mal e perde pro Paraguai pelas Eliminatórias para Copa do Mundo

Brasil volta a jogar mal e perde pro Paraguai pelas Eliminatórias para Copa do Mundo
Foto: Reprodução/Internet

O Brasil perdeu para o Paraguai por 1 a 0 na 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol paraguaio foi marcado por Diego Gómez aos 19 minutos do primeiro tempo. Com essa derrota, a Seleção caiu para o 5º lugar na classificação, com 10 pontos, apenas um à frente da Bolívia. A equipe brasileira agora enfrentará o Chile no dia 10 de outubro.

Durante o jogo, o Brasil dominou a posse de bola, mas teve dificuldades para criar oportunidades. O Paraguai abriu o placar após um belo chute de Gómez. No segundo tempo, Dorival Júnior fez substituições, mas a Seleção continuou sem criatividade e foi incapaz de reverter o placar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Três pessoas morrem em acidente com van que transportava pacientes na BR-324

Três pessoas morrem em acidente com van que transportava pacientes na BR-324
Foto: Reprodução / TV Bahia

Três pessoas morreram após um acidente envolvendo uma van que transportava pacientes e uma carreta na manhã desta quarta-feira (11), na BR-324, no trecho do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. A batida ocorreu no sentido Salvador e a rodovia já registra mais de 7 km de congestionamento, com tempo de deslocamento de quase 1h apenas para o trecho.

Segundo informações preliminares, 15 pessoas estavam no veículo. A van transportava pacientes de Mutuípe, no Vale de Jiquiriçá, que fazem tratamento de saúde em Salvador. O veículo deixou Mutuípe por volta das 1h40 e o acidente ocorreu próximo ao pedágio de Simões Filho, às 4h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os demais ocupantes da ban não tiveram ferimentos graves. (Com informações do Bahia Notícias)

Passeata de Rodrigo e Liu Andrade vira carnaval nas ruas de Aurelino Leal

Foto: Divulgação

A passeata organizada pela coligação de Rodrigo e Liu Andrade no último domingo, em Aurelino Leal, transformou-se em um verdadeiro carnaval de cores e alegria. Milhares de pessoas encheram as ruas da cidade, demonstrando apoio à chapa. “Foi um verdadeiro carnaval, nunca vi tanta gente em minha vida”, comentou uma militante empolgada.

Foto: Divulgação

A multidão, vestida de azul, tomou conta das principais vias da cidade, consolidando o poder de mobilização da coligação. “A família 11 mostrou sua força”, destacou uma liderança política que acompanhou o evento de perto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Capitão da PM morre em acidente na BR-116 em Manoel Vitorino

Capitão Clodoaldo tinha 44 anos.

Na manhã desta segunda-feira (9), o capitão Clodoaldo Domingues de Oliveira Neto, de 44 anos, da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Poções), morreu em um acidente envolvendo um caminhão e um carro na BR-116, em Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. O caminhão estava carregado com botijões de gás. Clodoaldo chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Até o momento, não há informações sobre outros feridos no acidente.

A Polícia Militar divulgou uma nota lamentando a morte do capitão, expressando solidariedade à família, amigos e colegas. O Comando de Policiamento da Região Sudoeste ressaltou os 13 anos de serviço de Clodoaldo e destacou que ele deixa um filho. “Que Deus conforte os corações”, diz a nota. A Rondesp Sudoeste também se manifestou, lembrando da trajetória do capitão na corporação e o impacto de sua perda: “Sua ausência deixa uma lacuna irreparável”. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem morre após sofrer choque elétrico em barragem no município de Queimadas

Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (9), Jailton Pereira de Jesus Silva, de 40 anos, morreu após sofrer um choque elétrico ao lado de uma barragem no município de Queimadas, na localidade conhecida como “Barragem dos Sem Terra”. A informação foi divulgada pelo portal Notícias de Queimadas e Região. Segundo Reginaldo Pereira, irmão da vítima, ambos estavam se divertindo no local quando Jailton sofreu a descarga elétrica.

“Tentamos ajudar, mas eu também tomei o choque, assim como outro rapaz”, relatou Reginaldo. Policiais militares e guardas municipais foram chamados, mas Jailton morreu no local. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. A Polícia Civil já expediu as guias de remoção e perícia para investigação do caso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem de 42 anos morre após suspeita de picada de abelha em área de garimpo na zona rural de Santaluz

Homem de 42 anos morre após suspeita de picada de abelha em área de garimpo na zona rural de Santaluz
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (9), Ailton de Almeida Barreto, de 42 anos, morreu após suspeita de ter sido picado por uma abelha enquanto trabalhava em uma área de garimpo no povoado de Serra Branca, zona rural de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. Ailton foi socorrido por dois sobrinhos e levado desacordado ao posto de saúde do povoado, onde chegou com baixa saturação de oxigênio.

Ele foi tratado para choque anafilático, uma reação alérgica grave, mas não resistiu e teve o óbito confirmado cerca de 15 minutos após sua chegada. O caso foi comunicado à Guarda Civil Municipal, que acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar uma necropsia e confirmar a causa da morte. Ailton era residente do povoado Bento, na zona rural do município vizinho de Araci. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Acidente com ônibus da Águia Branca interrompe tráfego entre Poções e Iguaí

Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (10), um acidente envolvendo um ônibus da viação Águia Branca provocou a interrupção total do tráfego na rodovia que liga as cidades de Poções e Iguaí. O impacto da colisão derrubou um poste, que caiu sobre a pista, bloqueando completamente a passagem de veículos. Equipes de resgate foram rapidamente mobilizadas para prestar socorro aos ocupantes do ônibus e remover os destroços.

Até o momento, não há confirmação de vítimas fatais, mas os socorristas seguem no local atendendo os feridos. As autoridades investigam as causas do acidente, e a rodovia permanece interditada, gerando transtornos para motoristas que dependem da via. Novas atualizações sobre o caso são aguardadas ao longo do dia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Uruçuca: Câmara de vereadores encerra os trabalhos do primeiro período de 2024

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Uruçuca encerrou nesta segunda-feira, 9, os trabalhos legislativos do primeiro período de 2024. De acordo com Presidente, Magnólia Barreto (União), o recesso, que aconteceria em junho, foi adiado para setembro em função de que o plenário da casa estava em reformas. O prefeito Moacyr Leite Júnior (União) e o vice prefeito, Dinho Argolo se fizeram presentes a solenidade, além de secretarios municipais.

Foto: Divulgação

O auditório da Câmara ficou lotado por populares que acompanharam a sessão, aplaudindo sempre a cada discurso. A presidente Magnólia ressaltou a união entre seus pares e a eficiência dos colaboradores. “Foram os pilares para mais um período de êxito nos trabalhos e avanços nos interesses coletivos”, ressaltou. O Prefeito Moacyr Leite enalteceu a parceria entre Legislativo e Executivo que contribuíram para o bem estar comum e as realizações de interesse do povo de Uruçuca.

Governador Jerônimo Rodrigues confirmará apoio a Bêda em comício nesta quarta-feira em Ubaitaba

Soraya, Jerônimo Rodrigues e Bêda.
Soraya, Jerônimo Rodrigues e Bêda.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou sua presença em Ubaitaba nesta quarta-feira, 11 de setembro, para participar de um comício em apoio à campanha de Bêda (MDB), candidato a prefeito do município. A convite de Bêda, que busca seu quinto mandato, Jerônimo deve chegar à cidade por volta das 18h30, onde será recebido por apoiadores na entrada da cidade.

Após a recepção, o grupo político seguirá para a Praça Cultural, onde será realizado o comício, marcando oficialmente a presença do governador na campanha de Bêda. O evento é esperado para reforçar a candidatura do ex-prefeito, consolidando o apoio do governo estadual em sua busca pela vitória nas eleições municipais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubatã: Tinho é alvo de uma AIJE que pode cassar o seu registro de candidatura

Foto: Reprodução

O prefeito de Ubatã, Tinho do Vale, candidato à reeleição nas eleições 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), é investigado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico, abuso de autoridade, abuso de poder político e utilização indevida de veículo de comunicação em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), processo n° 0600275-96.2024.6.05.0134, que tramita na jurisdição da 134° Zona Eleitoral da comarca de Ubatã.

A AIJE, movida pela coligação “Nosso Povo, Nossa Gente”, apresentou diversos pontos que demonstrariam os abusos do candidato. Conforme a AIJE, o gestor vinha há meses utilizando a Prefeitura de Ubatã para potencializar sua campanha eleitoral, bem como promover, indevidamente, seu candidato a vice, o ex Secretário de Assistência Social, Lidjones Miranda.

Conforme a ação, o prefeito contratava servidores e alocava na Cooperativa de Trabalhadores, a CoopBrasil, saltando de R$ 400.000 mil para mais de R$ 1 milhão, aumentando de forma exorbitante seu gasto com pessoal, em um curto espaço de tempo. O prefeito teria, conforme a denúncia, utilizado da cooperativa para burlar a vedação eleitoral de nomeação de servidores na Prefeitura, nos 03 meses que antecedem o pleito, mas também teria onerado sua folha de pagamento, com o fito de ganho político, visto a ausência de demonstração de necessidade e interesse público que justificassem tantas contratações.

Outro ponto alegado pela denúncia foi o uso do mesmo publicitário vencedor da Licitação da Publicidade Institucional do Município, na Campanha Eleitoral do Prefeito, devidamente provado com documentos, vídeos e imagens. A peça ainda mostra a utilização da rede social oficial da PMU no Instagram para promoção pessoal do prefeito e do vice, com intenções, ainda conforme a AIJE, claramente eleitoreiros, ferindo o princípio da impessoalidade e da moralidade pública.

Casos de perseguição política e assédio eleitoral a servidores, já denunciados tanto mídia, quanto no Ministério Público local, também embasam a ação, que investigará também o uso indevido de digitais influencers com vínculo público para realizar engajamento do prefeito nas redes sociais.

A investigação ainda irá apurar o uso exclusivo de alguns veículos de comunicação, que direcionam 100% de suas publicações políticas para potencializar a campanha do prefeito, bem como a realização de Mutirão de Saúde, sem nenhuma legislação prévia e ocorrência anterior, coincidentemente no período eleitoral e a desobediência do prefeito à Portaria do Juiz Eleitoral com o uso de paredões em carreata. Em tempo, a AIJE já foi despachada pelo Juiz Eleitoral e o prefeito deverá ser intimado para apresentar sua defesa.

ADVOGADO ELEITORAL SE MANIFESTA

O advogado eleitoral Victor Leão, que representa a Coligação Nosso Povo Nossa Força, se posicionou a respeito da AIJE. “O prefeito, candidato a reeleição em Ubatã, pode ter a candidatura cassada pela justiça eleitoral. Segundo consta da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em curso na justiça, o candidato Tinho do Vale vem usando empresas e servidores vinculados à prefeitura em proveito da campanha. O prefeito aumentou para mais de um milhão de reais por mês os gastos com uma cooperativa que presta serviços na cidade, usando os empregos em troca de apoio político. Além disso, demitiu e retirou vantagens de servidores que não manifestaram apoio político para ele. O juiz Eleitoral já determinou que a prefeitura apresente as folhas de pagamento dos funcionários, da cooperativa e da empresa que presta serviços de marketing para a prefeitura. A ação pode cassar o registro de candidatura do prefeito e torná-lo inelegível por 8 anos, além da possibilidade de resultar na apuração de crimes contra a administração pública e improbidade administrativa”, destacou o advogado. (Com informações do Ubatã Notícias)

Vice-prefeito de Paripiranga, Marcelo Ricardo, morre vítima de infarto durante campanha

Vice-prefeito de Paripiranga, Marcelo Ricardo, morre vítima de infarto durante campanha
Foto: Reprodução

Na noite deste domingo (08), Marcelo Ricardo de Sales Rabelo, vice-prefeito de Paripiranga, no nordeste da Bahia, faleceu após sofrer um infarto. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda que ele presidia, Marcelo estava em campanha para uma cadeira no Legislativo municipal.

De acordo com informações do Calila Notícias, o vice-prefeito participou de um comício no povoado de Lagoa Preta, onde fez um discurso. Pouco depois, sofreu um mal súbito. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu. Marcelo encerrava um ciclo de 8 anos como vice-prefeito e buscava agora retornar à Câmara Municipal. Marcelo Rabelo tinha uma longa trajetória política em Paripiranga, iniciando sua carreira como vereador em 2008, pelo PTB.

Reeleito em 2012, ele migrou para o PT em 2016, quando foi eleito vice-prefeito ao lado de Justino Neto, repetindo o feito em 2020. Sem ser o escolhido para disputar a prefeitura, Marcelo decidiu concorrer novamente como vereador, mas sua jornada foi interrompida a 29 dias das eleições. O candidato à sucessão de Justino Neto é Talisson Santa Rosa, do PSD. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Delegado aposentado da PCDF é encontrado morto em sua residência em Vicente Pires

Delegado aposentado da PCDF é encontrado morto em sua residência em Vicente Pires
Foto: Material cedido ao Metrópoles

Na noite da última sexta-feira (6/9), Luiz Ricardo e Silva, delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi encontrado morto em sua casa, localizada no Trecho 3 da SHVP, em Vicente Pires. A vítima, de 57 anos, foi encontrada em seu quarto com um ferimento compatível com o disparo de arma de fogo.

Segundo informações preliminares, o autor do crime teria fugido levando a arma do delegado e seu carro, um Toyota Corolla. O veículo foi localizado posteriormente no Gama, e o principal suspeito, Kayky Bastos Ferreira, de 22 anos, foi preso na mesma região em uma operação conjunta da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Luiz Ricardo e Silva ingressou na PCDF em 9 de fevereiro de 1996 e se aposentou recentemente, em 5 de abril de 2024. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de relevância, como a direção da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), no Complexo da Papuda, em 2016. A Polícia Civil segue investigando o caso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Edesio de Faisqueira ganha mais um apoio importante em sua campanha para vereador em Ubaitaba

Edesio de Faisqueira ganha mais um apoio importante em sua campanha para vereador em Ubaitaba
Edesio de Faisqueira e Rose Bidu II Foto: Reprodução

A campanha de Edesio de Faisqueira para vereador em Ubaitaba segue ganhando força com o apoio de figuras influentes da política local. Após receber o suporte do ex-candidato a vereador Jaime Santiago, agora foi a vez de Rose Bidú declarar publicamente seu apoio a Edesio.

Com mais essa adesão, a candidatura de Edesio, conhecido por seu carisma e integridade, se fortalece ainda mais. Essas qualidades têm atraído muitos eleitores de Ubaitaba, especialmente no distrito de Faisqueira, onde o jovem candidato mora e construiu sua reputação de liderança. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Candidata a prefeita de Itapitanga e marido são alvos de tiros em tentativa de ataque na BR-330

O incidente ocorreu no trevo de Gongogi
O incidente ocorreu no trevo de Gongogi.

Na noite da última quinta-feira (05), a candidata a prefeita de Itapitanga, Dra. Joanice Alves (PSD), e seu esposo, Felipe Araújo, passaram por momentos de tensão ao serem atacados por dois homens em uma moto enquanto retornavam de Jequié para Itapitanga. O incidente ocorreu no trevo de Gongogi, na BR-330, quando os criminosos dispararam diversos tiros contra o veículo em que o casal estava.

Felipe Araújo, em entrevista ao Blog Agravo, contou que não houve qualquer tentativa de abordagem pelos suspeitos, que seguiram atirando enquanto ele acelerava para fugir da emboscada. Felizmente, nem ele nem Joanice foram atingidos.

Na manhã seguinte, o casal registrou um boletim de ocorrência na delegacia local. A Polícia Civil investiga o caso para determinar se foi uma tentativa de assalto ou um crime premeditado. Segundo informações, o casal não possui inimigos conhecidos. Joanice Alves está em sua primeira candidatura à prefeitura de Itapitanga, onde a disputa política conta com apenas dois candidatos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem é morto a facadas após briga por ciúmes em Guaratinga

Foto: Imagem Ilustrativa. Haeckel Dias/Ascom-PC
Foto: Imagem Ilustrativa. Haeckel Dias/Ascom-PC

Um homem de 29 anos, identificado como Tacíus da Silva Morais, foi morto a facadas na noite de sábado (6) na cidade de Guaratinga, localizada no extremo sul da Bahia. Segundo informações do Radar News, o crime teria sido motivado por ciúmes.

De acordo com a publicação, o suspeito, conhecido como Almir ou “Miro”, invadiu a residência onde Tacíus estava e o atacou com uma faca. Tacíus não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A polícia acredita que o crime tenha ocorrido devido a uma disputa amorosa entre os dois homens, envolvendo uma mulher que também estava presente na casa e sofreu ferimentos leves.

A mulher foi levada para o hospital municipal de Guaratinga, onde recebeu atendimento e foi liberada. O suspeito fugiu após o crime, e a polícia segue investigando o caso e buscando Almir para prestar esclarecimentos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Seis homens são mortos após briga em campeonato de sinuca em Sergipe

Foto: Reprodução

Na noite de sábado (7), seis homens foram mortos a tiros em Nossa Senhora de Aparecida, município localizado a 94 km de Aracaju (SE). O crime ocorreu após uma briga durante um campeonato de sinuca, de acordo com a Polícia Civil. Os corpos foram encontrados dentro de um veículo estacionado nas proximidades do bar onde o torneio estava sendo realizado. As informações são do G1. Um suspeito, José Sandro dos Santos, de 31 anos, ex-presidiário, foi preso no mesmo dia em Ribeirópolis, cidade vizinha, com uma espingarda calibre 12, supostamente usada no crime, e munições.

Ele confessou ter se envolvido em uma briga com as vítimas antes da tragédia. Além da arma, a moto utilizada na fuga também foi apreendida. As investigações apontam que o crime foi motivado por um desentendimento entre os participantes da competição. Imagens da motocicleta usada na fuga ajudaram a identificar os suspeitos. A Polícia Civil de Sergipe realizou buscas tanto em Nossa Senhora de Aparecida quanto em Ribeirópolis.

Neste domingo (8), outros dois suspeitos, Ivandro dos Santos e Alexssandro dos Santos, foram mortos pela polícia durante uma abordagem em uma área de mata de Ribeirópolis. Segundo a Secretaria de Segurança de Sergipe, eles reagiram à tentativa de prisão e não resistiram aos ferimentos. As vítimas foram identificadas como Adriano Bispo dos Santos, 36, Jeovane Góis Lima, 31, José Valduilson Oliveira, 61, João Paulo Santana Bispo, 31, Jeferson Sabino Bomfim, 29, e Jackson Souza de Carvalho, cuja idade não foi divulgada. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Coligação “Cuidar de Gente” protocola pedido que pode cassar registro de candidatura de Junilson de Boró

Foto: Reprodução

A Coligação “Cuidar de Gente” do candidato a prefeito Jé Assunção (Avante), ingressou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral visando a cassação do registro de candidatura do prefeito Junilson de Boró (PSD), candidato à reeleição, e ainda sua inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos. O processo se baseia em diversos vídeos, fotos e publicações em redes sociais de atos, que, segundo a Coligação, se caracterizam como abuso de poder político e econômico.

Em um dos vídeos constantes no processo é possível ver a caçamba da Prefeitura de Ibirapitanga entregando areia em terreno de um particular, na região conhecida por Favelinha, zona rural de Itamarati, em seguida, um rapaz que seria o beneficiado declara que o Prefeito teria prometido a areia no dia anterior. Em outro vídeo, a mesma caçamba despeja brita nas imediações de um posto de combustível, às margens da BR-101, e em seguida, funcionários da Prefeitura passam a buscar o material em um carro menor, com plotagem do candidato a prefeito, despejando em terreno de outro particular.

De acordo com a lei, restando comprovada a veracidade do material, o prefeito pode ter seu registro de candidatura cassado por “captação ilícita de sufrágio”, que configura abuso de poder político e econômico. A petição ainda descreve outras condutas vedadas que seriam caracterizadas pela utilização de símbolos da sua candidatura, anterior e atual, (o girassol e a cor amarela) em prédios públicos e redes sociais oficiais da Prefeitura. Inclusive, tendo sido tema principal do último São Pedro, onde a ornamentação com centenas girassóis chamou a atenção de quem participou do evento. Em decisão, o Juiz Carlos Eduardo Camillo, da 134ª Zona Eleitoral, recebeu a Ação e ordenou a notificação do Prefeito Junilson de Boró para apresentar sua defesa no prazo de 05 (cinco) dias. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)