Nesta terça-feira, 24 de agosto, o juiz da 73ª zona eleitoral da Bahia, Dr. George Barbosa Cordeiro, deferiu o registro de candidatura do atual prefeito de Ubaitaba, Bêda (MDB), que concorre à reeleição. A decisão foi oficializada na sentença emitida, onde o juiz declarou: “Diante do exposto, DEFIRO o pedido de Registro de Candidatura”.
Com essa decisão favorável, Bêda está oficialmente apto a disputar seu quinto mandato como prefeito do município, sem qualquer impedimento judicial. A confirmação de sua candidatura foi recebida com grande entusiasmo por seu grupo político e apoiadores.
Em meio à comemoração, o prefeito expressou sua satisfação, dizendo: “Para o desespero dos opositores, o pai tá on”. A frase reflete o tom de confiança que marca a campanha de Bêda rumo à reeleição em Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
No último sábado (24), o candidato a vereador Raffik Magalhães (PP) mobilizou uma das maiores carreatas já organizadas por um candidato a vereador em Ubaitaba, demonstrando sua crescente força política na cidade. O sucesso do evento consolidou Raffik como um dos favoritos na corrida por uma vaga na Câmara Municipal.
Raffik, que conta com o apoio do atual presidente da Câmara, vereador Caíque Japonês, destacou-se pelo grande número de participantes, reforçando sua posição na disputa eleitoral. Com essa demonstração de força, ele se firma como um nome de peso na política local, ganhando ainda mais visibilidade e apoio popular. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Nesta terça-feira (27), o vereador Messias Aguiar (MDB) fez um anúncio que agitou a política de Ubaitaba: ele rompeu de vez com o prefeito Bêda (MDB) e seu grupo político. A declaração, feita durante a sessão da Câmara de Vereadores, foi recebida com entusiasmo pelos apoiadores da candidata a prefeita Gracinha Viana, que estavam presentes vestindo laranja e segurando bandeiras.
Enquanto os correligionários de Gracinha celebravam, o clima esquentou com os gritos de “Já vai tarde” vindos dos apoiadores do prefeito Bêda, que estavam também em frente à Casa Legislativa. Embora os motivos exatos para o rompimento ainda não sejam claros, há tempos a relação entre Messias e a gestão atual vinha se deteriorando, tornando o desfecho inevitável. Com essa movimentação, o cenário político em Ubaitaba ganha ainda mais tensão e expectativa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A candidata a vice-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), teve sua candidatura oficialmente deferida pela Justiça Eleitoral, marcando uma vitória significativa em sua campanha. A decisão foi recebida com comemoração por Liu Andrade, especialmente diante da expectativa de seus opositores de que o registro poderia enfrentar obstáculos.
Na decisão, o juiz eleitoral George Barboza Cordeiro, da 073ª Zona Eleitoral de Ubaitaba, confirmou o deferimento do pedido de registro de candidatura de Elizângela Ramos Andrade Garcia, conhecida como Liu Andrade, para o cargo de vice-prefeita nas eleições de 2024.
“Diante do exposto, DEFIRO o pedido de Registro de Candidatura”, declarou o juiz na sentença emitida no dia 24 de agosto de 2024. Liu Andrade celebrou a decisão como uma confirmação da legitimidade de sua campanha e um passo importante rumo às eleições municipais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O diretor de uma escola pública em Ubaitaba, no sul da Bahia, foi preso por homicídio e estelionato nesta terça-feira (27). O homem de 56 anos usava uma identidade falsa há pelo menos 13 anos. Ele foi capturado em operação conjunta entre as polícias Civil da Bahia e de Minas Gerais, seu estado de origem. De acordo com a instituição mineira, Hélio Camilo estava foragido há 15 anos.
Ex-policial militar, ele foi condenado por dois homicídios, ocorridos há cerca de 30 anos, e cumpriu pena até 2009, quando se aproveitou de uma “saidinha temporária” para fugir. Após a fuga, ele morou em Vilhena, cidade de Rondônia. Com a passagem pelo estado, o homem foi acusado também de estelionato.
Depois disso, Élio Camilo assumiu uma falsa identidade, passando a se apresentar como Geraldo Dantas Silva (Professor Dantas). Foi assim que o homem se mudou para a cidade baiana, prestou concurso público e passou a integrar os quadros funcionais da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). Foram 13 anos como concursado e pouco mais de dois anos atuando como diretor do Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes.
Hélio Camilo chegou a formar família em Ubaitaba. Ele tem filhos registrados com o nome falso e, ainda segundo a polícia, a esposa sequer sabia sobre o passado criminoso. Diante do cumprimento dos mandados de prisão preventiva, o homem foi autuado em flagrante também por uso de documentos falsos. No momento, Hélio não ofereceu resistência e afirmou ter consciência de que um poderia ser encontrado.
COMOÇÃO E AULAS SUSPENSAS
A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, apurou que o homem já havia trabalhado em outra escola antes de assumir a direção do Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes. Dada a comoção na comunidade escolar, as aulas foram suspensas na tarde desta terça (27), mas devem ser retomadas normalmente na quarta (28). De acordo com a direção do Núcleo Regional de Educação, a exoneração dele foi solicitada em regime de urgência e deve ser publicada na próxima edição do Diário Oficial. O sucessor no cargo ainda não foi definido.
No último sábado (24), o grupo vermelho, liderado pelo prefeito Bêda (MDB) e seu vice-prefeito Ismaile de Nego de Artur (PDT), realizou uma grandiosa carreata em Ubaitaba, reafirmando sua expressiva força política. O evento começou às 17h, partindo do distrito de Faisqueira, e percorreu as ruas da cidade, culminando na Praça 27 de Julho por volta das 21h, onde os participantes continuaram a celebração em clima de alegria.
Segundo o prefeito Bêda, o trajeto original previa um percurso mais extenso, cobrindo toda a cidade. No entanto, devido ao grande volume de veículos e ao engarrafamento na entrada e saída de Faisqueira, muitos apoiadores optaram por abandonar seus carros e seguir a pé, o que levou à decisão de encerrar a carreata mais cedo. “Foi emocionante ver tanto apoio e carinho. Embora tenhamos adaptado o percurso, o movimento foi um sucesso, e só tenho a agradecer a todos que participaram”, afirmou Bêda.
O evento foi um verdadeiro “três em um”, combinando carreata, passeata e motociata, com a participação de centenas de motociclistas. O grupo vermelho já se prepara para o próximo ato de campanha, marcado para sábado (7), quando pretende realizar uma passeata no centro da cidade. (Redação: Ascom/Bêda e Ismaile de Nego de Artur)
No último domingo, 25, Gracinha Viana e Beto da Padaria realizaram uma calorosa visita ao distrito de Faisqueira, onde foram recebidos com entusiasmo pela comunidade local. A concentração teve início na Praça 27 de Julho, no ponto de Buá, e, em seguida, a dupla seguiu acompanhada por centenas de apoiadores até Faisqueira, onde foram acolhidos com abraços e sorrisos pelos moradores.
O evento contou com uma impressionante participação popular, com um grande número de veículos, incluindo motos, carros, caminhões e até ônibus, que acompanharam a comitiva, demonstrando a força e a união do movimento em prol da mudança. O clima era de festa, e a esperança de transformação era visível entre todos os presentes.
Manifestações de apoio ecoavam de todos os cantos, desde os idosos até os jovens e crianças, todos unidos na expectativa de um futuro melhor para Ubaitaba. Gracinha e Beto, emocionados com a recepção, reafirmaram o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do município e pela melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. (Redação: Ascom/Coligação Ubaitaba para Todos)
Vitor, 28, e Lucas, 22 II Crédito: Reprodução I Radar News
A Polícia Civil da Bahia está investigando o desaparecimento de dois turistas paulistas, Vitor Benites Teixeira, de 28 anos, e Lucas Ferreira de Souza, de 22 anos, que foram vistos pela última vez no último sábado (24), após saírem de um bar em Eunápolis, no Sul da Bahia. Os amigos estavam visitando a cidade e hospedados na casa de um terceiro amigo local.
De acordo com relatos transmitidos pela TV Santa Cruz, os jovens estavam em um bar na Avenida Norte Sul, acompanhados por seu anfitrião, que os levou para conhecer a vida noturna da cidade na noite de sexta-feira. Durante a noite, eles conheceram uma mulher que lhes apresentou outras amigas. O amigo de Eunápolis retornou para casa, enquanto Vitor e Lucas permaneceram no bar na companhia das mulheres.
Conforme as investigações, os dois turistas teriam saído do estabelecimento com duas mulheres, mas não retornaram para a casa onde estavam hospedados. A Delegacia Territorial de Eunápolis está à frente do caso, que foi registrado oficialmente e segue em investigação desde então.
A polícia solicita que qualquer informação que possa ajudar na localização dos desaparecidos seja comunicada através do telefone 181. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O número de jovens entre 16 e 17 anos que se cadastraram para votar nas eleições municipais de outubro de 2024 cresceu expressivamente, registrando um aumento de 78% em relação ao pleito anterior, realizado em 2020. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados pela Agência Brasil, cerca de 1.836.081 eleitores desta faixa etária estão aptos a participar das próximas eleições.
Na última eleição municipal, que ocorreu em meio à pandemia de Covid-19, aproximadamente 1.030.563 adolescentes, que não são obrigados a votar por lei, se alistaram voluntariamente. No Brasil, o voto é obrigatório apenas para cidadãos entre 18 e 70 anos, conforme estabelecido pela Constituição.
Este aumento no número de jovens eleitores superou em muito o crescimento do eleitorado geral, que foi de 5,4% entre uma eleição municipal e outra. Agora, os eleitores de 16 e 17 anos representam 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de pessoas. A faixa etária com o maior número de eleitores continua sendo a de 45 a 59 anos, com um total de 38.883.736 votantes.
Vale destacar que, nas eleições gerais de 2022, o engajamento dos jovens foi ainda maior, com 2,1 milhões de novos eleitores desta faixa etária, representando um aumento de 51,13% em comparação com as eleições de 2018. O crescimento contínuo do interesse dos jovens pela participação política demonstra uma tendência significativa de maior envolvimento nas questões democráticas do país. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Polícia Civil da Bahia está investigando a morte de Isis Souza Lima, 39 anos, ocorrida no dia 3 de agosto, no bairro de Paripe, em Salvador. A principal suspeita é que a vítima tenha sido envenenada após consumir uma marmita que continha quiabo. Até esta segunda-feira (26), as circunstâncias do óbito ainda não foram esclarecidas.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, Isis deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe após passar mal e passou a madrugada sob cuidados médicos, mas não resistiu. Gabriel Souza, irmão da vítima, revelou à TV Bahia que a família suspeita de que o envenenamento tenha sido causado pelo ex-marido de Isis, pai de seus filhos, hipótese que ainda não foi confirmada pelas autoridades.
No dia 2 de agosto, um dia antes do incidente, o filho de Isis recebeu uma ligação do pai oferecendo comida típica da Bahia, oferta que foi recusada. Mesmo assim, o homem levou três marmitas até a casa da ex-esposa, sendo que apenas a dela continha quiabo, um alimento que os filhos não apreciam. Após consumir a refeição, Isis começou a sentir-se mal enquanto aguardava o efeito de um produto aplicado no cabelo e pediu ajuda aos filhos.
A suspeita de envenenamento foi mencionada pela médica que atendeu Isis na UPA, de acordo com Gabriel. A confirmação da causa da morte depende dos resultados dos laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que determinarão se houve envenenamento e a origem do possível veneno. O caso está sendo investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por meio da 078ª Zona Eleitoral de Camamu, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Cida Félix (PSOL) à prefeitura de Maraú nas eleições deste ano. A decisão, proferida pelo juiz eleitoral Tiago Lima Selau, foi divulgada nesta segunda-feira (25).
Apesar de não haver impugnação no período estipulado, a candidata não apresentou a documentação necessária para a quitação eleitoral, conforme exigido pela legislação vigente. O Ministério Público Eleitoral havia se posicionado a favor da candidatura, mas o magistrado considerou que as alegações do órgão não eram suficientes para suprir a falta de regularização das contas eleitorais de Cida Félix.
O juiz ressaltou que, embora a candidata tenha tentado regularizar sua situação posteriormente, os efeitos dessa regularização só se aplicariam após o término da legislatura vigente. Com base nesses argumentos, o pedido de registro de candidatura de Maria Aparecida Felix Costa foi indeferido, tornando-a inelegível para as eleições de 2024 em Maraú.
Em resposta, Cida Félix se manifestou nas redes sociais e divulgou uma nota oficial, afirmando que sua candidatura não está indeferida e que já recorreu da decisão. Ela argumentou que a falta de uma procuração na prestação de contas de sua campanha em 2020, apontada pelo juiz, não compromete sua elegibilidade, conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Cida se mostrou confiante de que a decisão será revertida em instâncias superiores e afirmou que sua campanha continua crescendo, com foco em dialogar com a população sobre as soluções para o município. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 123 municípios do interior da Bahia devido ao aumento do risco de baixa umidade do ar nesta segunda-feira (26). A previsão indica que a umidade relativa do ar pode oscilar entre 12% e 20%, valores bem abaixo do nível ideal, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deveria estar entre 50% e 60%.
Essa condição climática eleva significativamente os riscos de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz. O alerta foi divulgado ao meio-dia e permanecerá em vigor até às 17h.
As regiões mais afetadas incluem o Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste e o Vale São-Franciscano da Bahia. Cidades como Bom Jesus da Lapa, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Morro do Chapéu, São Desidério e Xique-Xique estão entre as que enfrentam a situação mais crítica.
O Inmet recomenda que a população consuma bastante líquido, evite exercícios físicos durante os períodos de calor intenso e reduza a exposição ao sol. Em caso de emergência, as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Além da Bahia, estados como Tocantins, Mato Grosso, Pará, Goiás, Piauí, Maranhão e Minas Gerais também foram incluídos no alerta emitido pelo Inmet. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Neste final de semana, Nego de Saronga reafirmou sua posição como o principal candidato à sucessão do atual prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio, durante as inaugurações dos comitês de sua campanha, conhecidos como Espaço 13. A grande adesão popular nas cerimônias realizadas na sexta-feira (23) e no sábado (24) demonstrou a força política de Nego e o apoio significativo da comunidade.
Na sexta-feira, a inauguração do comitê em Itacaré contou com a presença de milhares de pessoas, onde Nego de Saronga reforçou seu compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado por Tonho de Anízio. Em seu discurso, ele enfatizou a importância de manter as iniciativas que têm beneficiado a população. Além disso, Nego reafirmou o compromisso de não utilizar fogos de artifício durante sua campanha, uma promessa feita nas redes sociais, em respeito àqueles com saúde sensível e aos animais.
No sábado, o comitê do distrito de Taboquinhas foi inaugurado com ainda maior participação popular. A cerimônia incluiu uma caminhada organizada por mulheres apoiadoras de Nego, demonstrando o crescente apoio feminino à sua candidatura. Durante o evento, Nego de Saronga destacou a importância da representação feminina na câmara de vereadores e em posições de liderança na administração municipal, sinalizando sua intenção de promover uma gestão inclusiva e equitativa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Gean de Jesus, de 25 anos, perdeu a vida após colidir a moto que pilotava contra uma árvore, em uma estrada vicinal na zona rural de Itabela, a aproximadamente 800 metros da BR-101. O acidente ocorreu na tarde deste domingo (25), por volta das 17h14, conforme informações divulgadas pelo site Radar News.
Quando a polícia chegou ao local, encontrou o corpo de Gean ao lado da motocicleta. O jovem, conhecido na região por seu trabalho como agricultor, foi declarado morto no local. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção do corpo e a realização dos procedimentos legais necessários.
As investigações preliminares da polícia sugerem que o acidente foi causado pela própria vítima, sem a participação de outro veículo. Apesar de ainda haver investigações em andamento, até o momento não há indícios de envolvimento de terceiros na tragédia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um acidente trágico na manhã desta segunda-feira (26) resultou na morte de Ricardo da Silva Santos, de 41 anos, após uma colisão envolvendo dois carros e uma carreta na BR-101, próximo a São José da Vitória, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 5h30, no km 544 da rodovia, em um momento em que a chuva era intensa na região.
Ricardo perdeu o controle do veículo que dirigia, colidiu com outro carro e, em seguida, bateu de frente com uma carreta, resultando em uma rotação do veículo na pista. A passageira do outro carro sofreu apenas ferimentos leves e foi encaminhada a um hospital local. O casal que estava na carreta não sofreu ferimentos.
Ricardo, natural de Brumado, residia na cidade e trabalhava há quatro anos para uma empresa em Itabuna. Ele era casado e pai de dois filhos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento da vítima. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (23) o terceiro suspeito de ter invadido o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) – responsável pelos pagamentos do governo federal. A operação foi deflagrada na quarta-feira (21) e incluía três mandados de prisão preventiva, mas apenas dois foram cumpridos no primeiro dia.
Segundo a PF, o terceiro alvo é dono de uma empresa que emite certificados digitais. Ele foi preso em Vitória da Conquista (BA). Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. A invasão foi registrada em abril deste ano. Segundo a PF, o grupo conseguiu furtar R$ 15 milhões em dinheiro público, e tentou levar pelo menos outros R$ 50 milhões.
Os outros dois alvos dos mandados de prisão foram presos, ainda na quarta, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A operação teve ainda 19 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. (Com informações do Metro 1)
A Justiça Eleitoral da 134ª Zona, sob a jurisdição do Juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, declarou o ex-administrador e morador do distrito de Itamarati, Dinho Mecânico, inelegível para as eleições municipais de 2024. A decisão foi baseada na falta de quitação eleitoral devido à ausência da prestação de contas de sua campanha nas eleições de 2020.
Conforme a sentença, a quitação eleitoral é um requisito essencial para o deferimento do registro de candidatura, e a falta de cumprimento dessa obrigação configura causa de inelegibilidade. Dinho argumentou estar em processo de regularização das contas, mas o juiz entendeu que a pendência não poderia ser superada apenas pela expectativa de resolução futura, exigindo o cumprimento das exigências legais no prazo estipulado.
O pedido de indeferimento da candidatura foi inicialmente apresentado pela Promotora Eleitoral Dra. Susila Ribeiro, que enfatizou a importância da prestação de contas como uma obrigação fundamental. Com base no parecer do Ministério Público e na decisão judicial, Dinho Mecânico está impedido de participar das eleições de 2024. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na noite desta quinta-feira (22), um trágico acidente na BA-120 resultou na morte de Marcel Campelo Dias da Silva, servidor público da Agência de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária (Adeap) de Juazeiro, localizada no norte da Bahia. Marcel, de 43 anos, perdeu o controle do veículo oficial que dirigia, colidindo contra uma árvore às margens da rodovia, próximo ao KM 360, por volta das 19h.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o carro saiu da pista e entrou em uma área de mato antes de bater de frente com a árvore. Infelizmente, Marcel não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. Não houve outros feridos no acidente.
A prefeitura de Juazeiro emitiu uma nota lamentando profundamente a perda do servidor, que no momento do acidente estava a caminho do distrito de Itamotinga, na zona rural do município, para entregar correspondências. O corpo de Marcel foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro e será sepultado às 17h desta sexta-feira, no Cemitério Central da cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O corpo do bilionário britânico Mike Lynch, apelidado de “Bill Gates do Reino Unido”, foi localizado nesta quinta-feira (22) entre os destroços do iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, na Itália. O acidente, ocorrido na última segunda-feira (19), resultou na morte de seis pessoas.
Lynch estava a bordo da embarcação quando uma tempestade repentina fez o iate virar e afundar. Entre os desaparecidos, ainda está a filha de 18 anos do magnata. O iate, chamado Bayesian, encontra-se a uma profundidade de 50 metros, dificultando as operações de resgate.
No momento do acidente, o iate estava sendo palco de uma festa com advogados que recentemente defenderam Lynch em um julgamento federal por fraude nos Estados Unidos. Mergulhadores já haviam encontrado quatro corpos na quarta-feira (21) durante as buscas. No total, 15 pessoas conseguiram escapar em um bote salva-vidas e foram resgatadas por um veleiro que navegava próximo ao local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Uma mulher de 30 anos foi assassinada a tiros dentro de sua residência em Coaraci, cidade localizada no sul da Bahia. O crime ocorreu na terça-feira (20), no bairro Jardim Cajueiro. Segundo informações fornecidas pela Polícia Civil, a vítima foi identificada como Marciely Sousa de Aquino.
De acordo com relatos de testemunhas, três homens armados invadiram a casa onde Marciely vivia. Os vizinhos afirmaram ter visto os suspeitos entrando e saindo do local. Durante a invasão, os moradores da vizinhança relataram ter ouvido disparos de arma de fogo. A vítima foi executada na frente de seu filho, o que chocou a comunidade local.
A delegacia de Coaraci está conduzindo as investigações para identificar os autores do crime e determinar a motivação por trás do homicídio. O caso segue sob apuração. (Redação: Ubaitaba Urgente)