Ubaitaba Urgente

Propaganda Eleitoral começa nesta sexta-feira (16)

A Justiça Eleitoral funciona no Fórum de Ubaitaba.
A Justiça Eleitoral funciona no Fórum de Ubaitaba.

A partir desta sexta-feira (16), tem início a propaganda eleitoral para as eleições deste ano. O período de divulgação no rádio e na televisão se encerra em 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. As regras que regulamentam o processo eleitoral estão dispostas na Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contemplando diretrizes sobre o que é permitido e proibido durante a campanha.

Essas diretrizes abrangem diversas formas de propaganda, como os tradicionais comícios, o uso de alto-falantes, distribuição de material impresso e até mesmo a utilização de Inteligência Artificial (IA) nas campanhas. Alterações importantes na legislação eleitoral foram implementadas este ano, com foco no uso de plataformas digitais, na distribuição do horário eleitoral gratuito, e em garantir uma maior equidade entre os candidatos.

A legislação atual também intensifica a fiscalização sobre práticas ilícitas, como a disseminação de fake news, o uso inadequado de recursos públicos e o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. Novas regras proíbem o uso de perfis falsos e impõem maior transparência nas doações de campanha.

O uso de IA também foi um foco das mudanças: deepfakes estão proibidas e qualquer uso de IA na propaganda deve ser claramente informado pelo candidato ou coligação. Robôs para simular interações com candidatos também estão vetados, e as big techs podem ser responsabilizadas por não removerem conteúdos de desinformação e discurso de ódio.

REGULAMENTAÇÕES PARA CARREATAS E EVENTOS

Os candidatos devem comunicar previamente às autoridades policiais sobre atos de campanha, e a Justiça Eleitoral deve ser informada sobre eventos com custos. A legislação permite a divulgação de nomes e números de candidatos na fachada de comitês de campanha, com limites específicos de tamanho.

SHOWMÍCIOS E REGRAS COMPLEMENTARES

Eventos de arrecadação podem contar com a presença de artistas, desde que não configurem showmícios, e a distribuição de brindes aos eleitores é proibida. A legislação também proíbe a veiculação de propaganda em bens públicos, salvo algumas exceções, e reforça que os atos de campanha não podem gerar distúrbios públicos. As novas diretrizes buscam garantir eleições mais transparentes e equitativas, prevenindo abusos e promovendo a democracia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Itabuna: Augusto Castro Lidera Intenções de Voto com 45,5%; Pancadinha tem 25,8%, aponta Pesquisa

Augusto Castro tem 45,5% e Fabricio Pancadinha tem 25,8%.
Augusto Castro tem 45,5% e Fabricio Pancadinha tem 25,8%.

De acordo com pesquisa realizada pelo jornal A Tarde, 45,5% dos eleitores de Itabuna declararam intenção de voto no atual prefeito Augusto Castro nas eleições de 6 de outubro. Em segundo lugar, está o deputado estadual Fabricio Pancadinha (SSD), com 25,8% das intenções, seguido pelo engenheiro Chico França (PL), com 13,1%, e pelo médico Isaac Nery (PDT), que obteve 6,7% das menções. Ainda, 7% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, enquanto 1,6% declaram voto branco ou nulo.

Em resposta aos números da pesquisa, Augusto Castro agradeceu pelo apoio da população, atribuindo os resultados ao seu trabalho à frente da prefeitura. “Esses números refletem o reconhecimento da população ao nosso trabalho, que mudou Itabuna para melhor. Além de focar no social, cuidando dos que mais precisam, estamos realizando obras que melhoram a vida de todos. O trabalho não vai parar”, afirmou o prefeito.

A pesquisa também revelou que Augusto Castro tem forte apoio em todos os segmentos, especialmente entre eleitores com mais de 60 anos e aqueles com maior renda. Quando excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, o prefeito alcança 50% das intenções de voto, seguido por Fabricio Pancadinha com 28,2%, Chico França com 14,4% e Isaac Nery com 7,4%.

O levantamento foi realizado pela Atlas Intel/A Tarde, entre os dias 2 e 8 de agosto, ouvindo 803 pessoas em Itabuna por meio de recrutamento digital aleatório, utilizando o sistema Atlas RDR. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA-00714/2024. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Médica de 26 anos morre após sofrer mal súbito durante exercício em academia de Belo Horizonte

Médica de 26 anos morre após sofrer mal súbito durante exercício em academia de Belo Horizonte
Foto: Reprodução/Internet

Na última terça-feira (13), a médica Luciana Xavier, de 26 anos, faleceu após sofrer um mal súbito enquanto se exercitava em uma academia no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. A jovem estava correndo em uma esteira quando desmaiou, perdendo a consciência imediatamente. Alunos presentes no local acionaram o socorro e a Polícia Militar, de acordo com informações registradas no boletim de ocorrência.

No momento do incidente, uma agente da PM que também é técnica de enfermagem, junto com outros frequentadores da academia, iniciou os procedimentos de reanimação até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Luciana foi socorrida e levada ao hospital ainda inconsciente, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito.

O corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames que determinarão a causa exata da morte, que ainda não foi divulgada. Luciana foi sepultada na quarta-feira (14), no Cemitério São João, em uma cerimônia marcada pela tristeza e comoção dos presentes. Em nota oficial, a academia Forma Física lamentou profundamente o ocorrido, prestando solidariedade à família e amigos da médica. “Aos parentes e amigos apresentamos nossos sentimentos”, declarou a instituição.

Luciana Xavier estava em processo de residência médica em oftalmologia na Santa Casa de Belo Horizonte. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia também expressou pesar pela morte prematura da jovem, destacando sua dedicação e amabilidade. “Nossos sinceros sentimentos a toda a família e amigos pela perda precoce. A gentileza, amabilidade e dedicação da Dr. Luciana permanecerão vivos na memória de todos”, manifestou o conselho em nota. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Professores de Laje denunciam prefeitura por falta de repasses ao INSS

Professores de Laje denunciam prefeitura por falta de repasses ao INSS
Foto: Reprodução/Facebook

Professores e trabalhadores da educação de Laje, no Vale do Jiquiriçá, estão denunciando a prefeitura por irregularidades no repasse dos valores descontados de seus salários ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). De acordo com a denúncia, os valores são retidos mensalmente no contracheque dos servidores, com um desconto que pode chegar a 14%, dependendo da remuneração. Contudo, desde dezembro de 2023, os valores não estão sendo repassados ao órgão previdenciário.

Rosineide Costa dos Santos, dirigente da APLB Sindicato, alerta que o problema já compromete a aposentadoria de muitos servidores. “Temos trabalhadores que desejam se aposentar, mas, devido à falta de repasse, estão adiando o pedido para evitar perdas no cálculo dos benefícios”, afirmou.

A sindicalista estima que cerca de 200 funcionários da educação estão sendo prejudicados, mas acredita que o problema possa se estender a outras áreas da administração municipal. Rosineide também relembra que situações semelhantes ocorreram nos anos de 2019 e 2020.

Em contato com a secretária de Administração e Finanças do município, Luziete Ribeiro dos Santos, esposa do prefeito Binho de Mota (PSD), foi informado que a secretária estava em viagem e só poderia se pronunciar sobre o assunto posteriormente. A situação segue sem resolução, e a comunidade educacional de Laje continua pressionando por uma resposta clara e uma solução definitiva. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Nego de Saronga tem candidatura confirmada e inicia campanha para prefeito de Itacaré

Nego de Saronga (PT) II Foto: Divulgação

A candidatura de Nego de Saronga (PT) a prefeito de Itacaré recebeu luz verde na Justiça Eleitoral, após decisão favorável do juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Nego de Saronga, que conta com o apoio do atual prefeito Antônio de Anízio (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues, está oficialmente registrado para disputar a eleição de 2024 ao lado do professor Zé Washington (PSD), candidato a vice-prefeito.

A campanha eleitoral terá início nesta sexta-feira, 16 de agosto, com a eleição programada para o dia 6 de outubro. A Coligação “O Trabalho Não Pode Parar”, que inclui partidos como PT, PCdoB, PV, MDB, PSB, PSD, Solidariedade, Podemos, Republicanos e Progressistas, também registrou candidaturas proporcionais para 86 vagas de vereadores.

Nego de Saronga é um nome com uma trajetória notável. Ex-gari e antigo presidente da Câmara de Itacaré, ele tem uma carreira marcada por um trabalho dedicado. Antes de se tornar um político, Nego atuou por mais de 10 anos na antiga Fundação Hospitalar de Itacaré e formou-se em Magistério, atuando como professor.

Além do apoio do prefeito Antônio de Anízio e do governador Jerônimo Rodrigues, a candidatura de Nego de Saronga também é respaldada por importantes figuras políticas, incluindo os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, bem como pelos deputados federais Paulo Magalhães, Alice Portugal, Jorge Solla, Raimundo da Pesca e Márcio Marinho, e pelo deputado estadual Rosemberg Pinto.

A decisão judicial que garantiu a candidatura de Nego de Saronga foi resultado de uma Ação Declaratória de Nulidade, que anulou os efeitos anteriores do processo, corrigindo falhas processuais relacionadas à procuração e à defesa técnica. Com a confirmação de sua candidatura, Nego de Saronga se prepara para a disputa eleitoral, prometendo dar continuidade ao trabalho iniciado pelo atual prefeito e buscar novas conquistas para Itacaré. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibicaraí: Prefeita Monalisa Tavares enfrenta impugnação de candidatura para reeleição

Prefeita Monalisa Tavares enfrenta impugnação de candidatura para reeleição
Prefeita Monalisa Tavares.

Na noite de 14 de agosto, uma nova petição foi juntada aos autos do processo nº 0600397-81.3024.0029, que trata do pedido de registro de candidatura da prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves Tavares, em sua tentativa de reeleição. A candidatura foi impugnada por meio de uma Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), movida pelo advogado Ueslei Damião Santos. A informação é do blog Falando com Autoridade.

No mérito da ação, o advogado argumentou que Monalisa não reúne as condições de elegibilidade, destacando que a prefeita já possui duas condenações em primeira instância, confirmadas em segunda instância. Essas condenações são relativas à Ação Penal nº 00011307-91.2014.331 e à Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0004413-95.2013.4.01.3311, que, segundo o advogado, enquadram a prefeita nos critérios de inelegibilidade estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

Outro ponto levantado pelo advogado é a ausência de uma certidão fundamental no processo, que deveria ter sido apresentada por Monalisa, mas, de acordo com a petição, “estranhamente, não consta elencada na certidão juntada pela impugnada”. Essa falha na documentação poderia comprometer ainda mais a tentativa da prefeita de manter sua candidatura.

A situação tem gerado polêmica em Ibicaraí, com apoiadores de Monalisa tentando minimizar as acusações, alegando que tudo não passa de uma estratégia da oposição. Contudo, as informações são públicas e disponíveis para qualquer cidadão interessado, colocando em xeque o discurso de que tudo não passa de intriga política. O caso segue aguardando decisão do Juízo Eleitoral, enquanto a candidatura de Monalisa permanece sob análise. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ASSISTA: Podcast Eu, Você e a Verdade entrevista Rodrigo da Guarda Municipal, pré-candidato a vereador

Rodrigo da Guarda Municipal
Rodrigo da Guarda Municipal.

Nesta quarta-feira (14), o PODCAST EU, VOCÊ E A VERDADE contou com a participação especial do pré-candidato Rodrigo da Guarda Municipal. Rodrigo, que ganhou reconhecimento em Ubaitaba pela sua atuação à frente da Guarda Municipal, compartilhou sua experiência e os desafios que enfrentou para organizar o trânsito e reordenar os vendedores ambulantes, que antes causavam transtornos no centro da cidade.

Seu trabalho também se destacou durante as duas enchentes do Rio de Contas, que devastaram parte do centro, bairros e a zona rural de Ubaitaba. Rodrigo e sua equipe não mediram esforços para ajudar os desabrigados, sendo incansáveis na assistência à população. Essa entrevista é imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a trajetória de Rodrigo da Guarda. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubatã: Prefeitura atrasa os salários de mais de 300 funcionários

Prefeitura atrasa os salários de mais de 300 funcionários
Prefeito Tinho do Vale II Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Ubatã atrasou o pagamento de mais de 300 servidores do município. O atraso já completou 14 dias e até o momento a gestão Tinho do Vale não se posicionou sobre o atraso, que tem irritado servidores e comerciantes.

Dentre os funcionários com salários atrasados estão motoristas, serventes, ajudantes gerais, pintores, dentre outros. Em Ubatã o assunto já tomou as redes sociais e os funcionários ameaçam greve. (Redação: Ubaitaba Urgente)

TERROR EM SP: Mulher confessa assassinato e esquartejamento do ex-companheiro

Paloma foi presa após confessar o assassinato de Éder.
Paloma foi presa após confessar o assassinato de Éder.

Uma história chocante abalou a cidade de Leme, interior de São Paulo, nesta terça-feira (13/8). Paloma Pamela Santino da Silva, de 28 anos, foi presa após confessar o assassinato e esquartejamento de seu ex-companheiro, Éder Ericles de Oliveira, de 39 anos. O crime brutal ocorreu após o casal, que havia se separado recentemente, passar um fim de semana juntos no final de julho.

Éder, que estava hospedado na casa da mãe em Indaiatuba, viajou até Leme para encontrar Paloma. Foi a última vez que ele foi visto com vida. No dia 27 de julho, Paloma registrou um boletim de ocorrência eletrônico afirmando que Éder havia desaparecido após supostamente tentar comprar drogas com um homem desconhecido. Ela manteve a versão e, junto com a ex-cunhada, foi até a Polícia Civil reforçar o relato.

Entretanto, o comportamento suspeito de Paloma e as inconsistências em seu depoimento levantaram dúvidas entre os investigadores. Imagens de câmeras de segurança e outros indícios levaram a polícia a confrontá-la novamente nesta terça-feira. Pressionada, Paloma confessou o crime. Ela admitiu ter assassinado Éder, esquartejado o corpo e descartado as partes em bueiros próximos à sua casa. O tronco da vítima e seu celular foram jogados em uma caçamba de construção.

O caso chocante despertou comoção e indignação na comunidade local. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime e para que a justiça seja feita. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Prazo final para registro de candidaturas se encerra na quinta-feira (15)

Prazo final para registro de candidaturas se encerra na quinta-feira (15)
Foto: Reprodução/Justiça Eleitoral

O prazo para que os partidos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidaturas para as eleições deste ano se encerra na próxima quinta-feira (15). O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 6 de outubro, com o segundo turno, onde necessário, previsto para o dia 27 do mesmo mês. Os candidatos que desejam disputar as eleições devem ter sido escolhidos durante as convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.

Além disso, é essencial que cumpram as condições de elegibilidade e não estejam enquadrados em qualquer das causas de inelegibilidade previstas pela lei. Para disputar os cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato deve ter, no mínimo, 21 anos até a data da posse. Já para concorrer ao cargo de vereador, é necessário ter completado 18 anos na data do pedido de registro de candidatura.

Para os homens, a situação militar deve estar regularizada, com o comprovante de alistamento em dia. A corrida eleitoral entra em sua fase decisiva, e os partidos têm até o final desta semana para formalizar seus candidatos junto à Justiça Eleitoral, garantindo sua participação nas urnas em outubro. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TRAGÉDIA NA BR-330: Dois engenheiros morrem em acidente entre carros e caminhão no Norte da Bahia

Dois engenheiros morrem em acidente entre carros e caminhão no Norte da Bahia
Foto: Reprodução

Na noite de terça-feira (12), um grave acidente na BR-330, em Gentio do Ouro, no norte da Bahia, resultou na morte de dois engenheiros. As vítimas, Bruno Pereira Amaral e Iago Mendes Almeida, trabalhavam para empresas do setor de energia eólica. Bruno Pereira era também cunhado do prefeito de Jussara, Tacinho, que decretou luto oficial de dois dias no município.

De acordo com informações da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia, o acidente ocorreu por volta das 18h, na entrada do povoado de Gameleira do Assuruá. O motorista de um caminhão envolvido na colisão relatou à polícia que um carro bateu na traseira do veículo em que Bruno e Iago estavam, fazendo com que Bruno perdesse o controle e invadisse a pista contrária, colidindo frontalmente com o caminhão. O motorista do carro que provocou o acidente fugiu do local.

As equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê retiraram os corpos das vítimas cerca de cinco horas após o acidente. Os sepultamentos dos engenheiros ocorrerão às 16h desta terça-feira (13), no Cemitério de Jussara. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Kekede e Mario Lima declaram apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana para prefeita

Kekede e Mario Lima declaram apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana para prefeita  de Ubaitaba
Kekede, Gracinha e Mario Lima.

O agricultor e empresário Kekede Soares, juntamente com o engenheiro Mario Lima, declararam apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana para prefeita de Ubaitaba.

Kekede, que já ocupou o cargo de vice-prefeito em dois mandatos, e Mario Lima, ex-secretário de Obras do município em duas gestões, são figuras de grande credibilidade na cidade e fizeram questão de tornar pública sua decisão política.

O apoio de Kekede e Mario Lima reforça a força da campanha de Gracinha Viana. Segundo ambos, a experiência e o comprometimento de Gracinha Viana com a administração pública, foram fatores decisivos para a escolha. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem é encontrado morto dentro de quarto de hotel em Salvador

Homem é encontrado morto dentro de quarto de hotel em Salvador
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (13), o corpo de um homem foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro de um quarto de hotel no bairro de Pernambués, em Salvador. O cadáver foi localizado no Hotel Horto Belo, situado na Avenida Pinto, atrás da Rodoviária.

A descoberta foi feita por funcionários do hotel, que notaram um forte odor vindo do quarto e acionaram a Polícia Militar. Uma equipe da 1ª Companhia Independente (CIPM) foi ao local e constatou a morte, isolando a área para o trabalho da polícia técnica. A Polícia Civil informou que as guias para perícia e remoção já foram expedidas e que o caso será investigado pela 11ª Delegacia (Tancredo Neves).

A causa da morte ainda será determinada pela perícia, e a identificação da vítima está em andamento. O caso segue em investigação, e mais informações devem ser divulgadas à medida que as autoridades avançam nas apurações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Família busca por aposentado que desapareceu em Ibirataia e foi visto com uma menina em Ubaitaba

Adelcio foi visto pela última vez em Ubaitaba.
Adelcio foi visto pela última vez em Ubaitaba.

O aposentado Adelcio Pereira Silva, de 84 anos, está desaparecido há quase um ano. Morador da cidade de Ibirataia, Adelcio foi visto pela última vez no bairro Maria Olímpia, em Ubaitaba, acompanhado de um jovem.

A família está desesperada por notícias e solicita ajuda da comunidade. Regiane Santos, neta do aposentado e moradora de Maraú, entrou em contato com o Ubaitaba Urgente após receber informações sobre o possível paradeiro do avô. De acordo com as informações recebidas, Adelcio estaria vivendo em Ubaitaba, mas a localização exata ainda é desconhecida.

Uma denúncia de desaparecimento foi registrada na delegacia de Ibirataia, e qualquer informação que possa ajudar a encontrar o aposentado pode ser repassada pelo telefone: (73) 9965-0642. A família agradece qualquer colaboração. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba)

Ubatã: Prefeito Tinho enfrenta críticas por pegar carona em obra do governo do estado

Prefeito Tinho enfrenta críticas por pegar carona em obra do governo do estado
Foto: Reprodução

O prefeito Tinho enfrenta críticas por supostamente utilizar influenciadores de sua pré-campanha para atribuir à Prefeitura de Ubatã a reforma do Colégio Estadual, obra integralmente financiada pelo Governo da Bahia. Embora tenha dado a entender que o projeto seria da prefeitura, não houve qualquer contribuição municipal. Um vídeo circula numa página do Instagram vinculada ao prefeito.

A mesma reforma foi realizada pelo governo estadual em outras cidades, como Ipiaú, Jequié e Ubaitaba. “O prefeito é uma piada. O Hospital está fechado há um ano e meio, as obras do Mercadão estão paradas há dois anos, e agora ele se apropria do trabalho alheio”, criticou um internauta nas redes sociais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

VÍDEO: Motorista de Itabuna que morreu em acidente é sepultado ao som de Kaprixxo e hino do Flamengo

Almenísio deixou legião de amigos em Itabuna
Almenísio deixou legião de amigos em Itabuna.

O sepultamento de Almenísio Carvalho Alves, nesta segunda-feira (12), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, foi marcado por lembranças e homenagens que refletiram a personalidade única do motorista, que faleceu em um trágico acidente na BA-262, entre Ilhéus e Uruçuca, no último sábado (10).

Amigos e familiares relembraram os famosos ditos populares de Almenísio, frases que ele costumava repetir e que se tornaram uma marca registrada em sua convivência. “Não me acompanhe, que eu não sou novela; quem tem limite é município; quem tem controle é videogame; quem dá questão é professor; quem tem dó é violão” foram algumas das frases relembradas durante a cerimônia, com a certeza de que “essas palavras nunca vão sair da nossa mente”, conforme expressou um dos presentes.

Almenísio, que tinha 40 anos e morava no bairro Lomanto, perdeu a vida após a caçamba que dirigia colidir com uma árvore à beira da estrada. O acidente também vitimou Valdir Galdino da Silva, morador de Ilhéus, enquanto uma terceira pessoa foi socorrida e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, sem que detalhes sobre seu estado de saúde tenham sido divulgados.

A despedida foi marcada por gestos que representavam as paixões de Almenísio. Durante o sepultamento, amigos entoaram o Hino do Flamengo, seu time de coração, e tocaram músicas populares, refletindo seu amor pela vida e pelas celebrações. “Ele gostava muito de festa, gostava de viver a vida”, disse Cristóvão Gonçalves, amigo de infância de Almenísio, ao Pimenta Blog. No velório, seus amigos brindaram sua memória com cerveja e carne assada, em uma última homenagem ao flamenguista.

José Alberto Soares Santos, conhecido como Beto do Táxi, e também amigo de Almenísio, destacou a generosidade e o carisma do motorista: “Era um menino gente boa, querido, todo mundo gostava dele. E ele gostava muito de som, por isso o pessoal fez essa homenagem”. Solteiro, Almenísio deixa os pais e irmãos, e completaria 41 anos no próximo mês. A despedida de Almenísio foi registrada em vídeo, com imagens que capturaram a emoção e o carinho daqueles que se reuniram para prestar suas últimas homenagens. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Prefeito Bêda se defende de pedido de impugnação e alega manobra política em Ubaitaba

Bêda (MDB) II Foto: Divulgação

O prefeito de Ubaitaba e pré-candidato à reeleição, Bêda (MDB), se manifestou publicamente sobre o recente pedido de impugnação de sua candidatura. Em nota oficial enviada ao site UBAITABA URGENTE, Bêda garantiu que irá contestar a acusação no momento oportuno e classificou a ação como uma “desesperada jogada política”.

Segundo o prefeito, as contas de sua gestão, referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016, foram aprovadas pela Câmara Municipal e não representaram impedimento para sua candidatura em 2020, nem deveriam agora. “Vou contestar no momento apropriado.

Trata-se de uma desesperada jogada política, uma vez que minhas contas foram aprovadas pela Câmara. As de 2014 e 2015 nem constam mais da relação encaminhada pelo TCM ao TRE no último dia 05/08”, afirmou. Bêda concluiu reafirmando sua confiança na Justiça e no apoio da população de Ubaitaba para seguir em frente com sua campanha de reeleição. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem é assassinado a golpes de facão pelo sobrinho em Barra da Choça

Homem é assassinado a golpes de facão pelo sobrinho em Barra da Choça
Foto: Haeckel Dias/SSP-BA

Um homem de 41 anos foi morto a golpes de facão pelo próprio sobrinho durante uma briga em Barra da Choça, no sudoeste da Bahia, neste domingo (11). O crime ocorreu no distrito de Barra Nova, onde o suspeito foi preso em flagrante.

A vítima, identificada como Vanderlei dos Santos Almeida de Jesus, estava envolvida em uma discussão com o sobrinho, ambos supostamente embriagados no momento do incidente. As circunstâncias exatas que levaram ao desentendimento ainda não foram esclarecidas pela polícia.

O corpo de Vanderlei foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, e informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar os detalhes do ocorrido. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Avante solicita impugnação da candidatura do Prefeito Bêda

Avante solicita impugnação da candidatura do Prefeito Bêda
Bêda (MDB) II Foto: Jackson Cristiano

Nesta segunda-feira (12), o Partido Avante protocolou um pedido de impugnação do registro de candidatura do atual prefeito de Ubaitaba Bêda. A solicitação é baseada na rejeição das contas do gestor relativas aos exercícios de 2014, 2015 e 2016, tanto pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) quanto pela Câmara Municipal de Ubaitaba.

O pedido de impugnação aponta diversas irregularidades graves nos processos de prestação de contas durante esses anos, comprometendo a transparência e a legalidade da administração municipal. As falhas identificadas incluem problemas na execução orçamentária e na aplicação de recursos públicos em áreas cruciais, como saúde, educação e infraestrutura.

Ibirataia: Corpo de mulher desaparecida é encontrado em zona rural com indícios de violência

Jucilene tinha 39 anos e estava desaparecida.
Jucilene tinha 39 anos e estava desaparecida.

O desaparecimento de Jucilene Silva dos Santos, de 39 anos, culminou em uma tragédia que chocou a comunidade de Ibirataia. Após dias de angústia, o corpo de Jucilene foi encontrado na noite deste domingo (11), em uma área isolada na zona rural da região da Jacutinga, nas proximidades do distrito de Algodão.

As buscas, realizadas por moradores e familiares, terminaram de forma trágica quando o corpo foi localizado em condições que sugerem um ato violento. A descoberta gerou desespero entre os presentes, que logo suspeitaram do companheiro de Jucilene, desaparecido desde o momento em que ela foi dada como desaparecida.

A Polícia Civil foi acionada imediatamente e compareceu ao local para iniciar as investigações. O caso, envolto em mistério e marcado por fortes indícios de violência, está sendo tratado com prioridade pelas autoridades. A comunidade de Ibirataia segue abalada, aguardando respostas e justiça para Jucilene. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)