Um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (5) em Jacaraci, no sudoeste da Bahia, resultou na morte de Fábio Soares Rocha, de 48 anos. Fábio, que já foi vereador e candidato a prefeito, também era professor na rede municipal. Segundo o Blog do Anderson, ele dirigia um Fiat Palio que saiu da pista e capotou próximo ao distrito de Irundiara.
Foto: Reprodução/Blog do Anderson
Apesar do acionamento de uma ambulância do Samu, Fábio não resistiu aos ferimentos. Ele era pré-candidato à Câmara Municipal de Jacaraci nas eleições deste ano pelo PT. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um acidente entre um carro e uma bicicleta na BA-130, em Firmino Alves, no sul da Bahia, resultou na morte de duas pessoas no domingo (4). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Magno Oliveira, de 45 anos, dirigia o carro que atingiu a bicicleta de Zenilton Leal do Santos, de 49 anos.
Após o impacto, o carro colidiu com um poste, matando ambos no local. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga. Equipes da Coelba trabalharam até a noite para substituir o poste danificado e restabelecer a energia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Subiu para 26 o número de denúncias contra um médico de Itabuna, no sul da Bahia, suspeito de cometer abusos sexuais e ao menos um estupro durante atendimentos. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa do profissional, Antônio Mangabeira França. Inicialmente, o médico já tinha seis denúncias registradas na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade.
As supostas vítimas começaram a denunciar o homem após uma paciente prestar queixa de estupro no dia 9 de julho. Além disso, ele já havia sido denunciado por importunação sexual nos dias 6 de julho e 15 de setembro de 2023. Na época, a advogada da vítima do estupro afirmou que aguardava a conclusão das investigações policiais para se pronunciar. A defesa do médico informou que Antônio será convocado por último para ser ouvido pela Polícia Civil.
Segundo o advogado, provas que demonstrariam a inocência do suspeito já foram apresentadas à polícia. Ele afirmou que esclarecimentos sobre os fatos serão divulgados apenas quando a autoridade competente levantar o sigilo das investigações. “Ele será ouvido em breve. O delegado disse que no final das investigações”, declarou. A clínica onde ocorreram os crimes está localizada no bairro do Pontalzinho. Em nota, a Oncosul repudiou qualquer forma de assédio e afirmou estar colaborando com as investigações.
“Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes para a investigação dos fatos, que devem ser apurados pelas instâncias legais, sempre com respeito ao contraditório e ampla defesa. Aos nossos pacientes, podemos assegurar que medidas serão tomadas para preservar a integridade e confiança de todos os que buscam nossos serviços.” Devido à natureza do caso, as investigações seguem em segredo de justiça.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) abriu uma sindicância para investigar o caso. Em nota, o conselho afirmou que tomou conhecimento do caso através da imprensa e das redes sociais. “Em tempo, o Cremeb orienta que as denunciantes também registrem suas denúncias na entidade. A denúncia pode ser feita na Representação Regional Sul, em Itabuna, ou através do Portal Cremeb.”
Conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional, todas as sindicâncias e processos na autarquia federal tramitam em sigilo processual, respeitando o amplo direito de defesa e o contraditório. Por fim, havendo sanções públicas transitadas em julgado, elas serão disponibilizadas para conhecimento da sociedade.
No domingo, 04 de agosto, a coligação Ubaitaba Para Todos, composta pelos partidos Avante, Republicanos e PSD oficializou a candidatura de Gracinha Viana e Beto da Padaria à prefeita e vice-prefeito, em Ubaitaba. A convenção, considerada pelo público como uma das maiores realizadas nos últimos tempos, contou com a presença de importantes líderes políticos, locais e regionais, e atraiu uma multidão que lotou a quadra poliesportiva e os arredores do Colégio Municipal Osvaldo Cruz. Presente no evento, o ex-deputado Ronaldo Carletto ratificou sua confiança no trabalho e potencial de Gracinha.
Foto: Divulgação/Coordenação de Campanha
“Não tenho dúvida da competência comprovada de Gracinha, que já mostrou que sabe administrar com responsabilidade e compromisso, tanto no legislativo, como no executivo. Ela gosta de gente, ela cuida de gente e ao lado de Beto da Padaria a mudança e renovação não poderiam ser melhores”, afirmou Carletto. Gracinha Viana, visivelmente emocionada, agradeceu a presença de todos os convencionais e populares, e destacou a importância da participação da comunidade no projeto de renovação para Ubaitaba. “A presença de cada um de vocês aqui hoje é uma demonstração clara de que estamos no caminho certo. Juntos, vamos construir um futuro melhor para nossa cidade”, declarou Gracinha.
Foto: Divulgação/Coordenação de Campanha
“Estou muito feliz em fazer parte desta jornada ao lado de Gracinha. Juntos, estamos comprometidos em trazer mudança e renovação para Ubaitaba. Acreditamos no potencial da nossa cidade e na força da nossa comunidade. Vamos trabalhar incansavelmente para melhorar a saúde, a educação, a infraestrutura e a qualidade de vida de todos os ubaitabenses”, disse Beto. O evento foi um marco na campanha, evidenciando o crescente apoio à candidatura de Gracinha Viana, onde uma multidão de pessoas vestidas com suas camisas laranjas e balançando suas bandeiras demonstravam o desejo e a expectativa de mudança e progresso para Ubaitaba. (Redação: Lane Fonseca/ Ascom Gracinha Viana)
Em clima de celebração, a convenção do Partido Liberal (PL) de Itacaré foi realizada no dia 03/08, confirmando a candidatura de Júnior Andrade para prefeito e Marivaldo Patrão (AGIR) para vice-prefeito. O evento também homologou os candidatos a vereador de ambos os partidos. Júnior Andrade, com vasta experiência em gestão pública, já tendo ocupado diversas secretarias, fez um discurso impactante que trouxe reflexão e emoção aos presentes. Ele convocou todos para uma nova política, marcada por mudança, renovação e combate à corrupção.
Foto: Divulgação
Júnior propôs uma prefeitura enxuta, redução de impostos, e ações para melhorar a vida da população, além de apresentar diversas soluções para os problemas da cidade. A coligação “ITACARÉ MERECE MUITO MAIS” destacou a fé e a esperança como temas principais, acreditando na possibilidade de melhorias significativas para o município. Com a polarização política entre PL e PT se intensificando, Júnior Andrade surge como um candidato forte, capaz de conquistar os votos dos indecisos, que constituem a maioria do eleitorado. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na tarde deste domingo (04), a convenção partidária do Avante em Ubaitaba foi marcada por importantes apoios políticos. Três ex-lideranças do grupo vermelho, os ex-vereadores Edson de Índia e Neto Ribeiro, e o empresário e ex-secretário de obras do governo do ex-prefeito Alexandre Almeida (MDB), declararam seu apoio a Gracinha.
Neto Ribeiro, que foi vereador por vários mandatos, e Edson de Índia, também ex-vereador, juntaram-se ao empresário para fortalecer a candidatura de Gracinha. Esse movimento deixou a política local mais acirrada e movimentada. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Os vereadores Diêgo da Igreja e Márcio do Leite denunciaram o prefeito de Ubatã, Vinícius do Vale, conhecido como Tinho, ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) por não cumprir o pagamento do piso salarial aos Técnicos em Enfermagem da Medicoop, Cooperativa de Trabalho de Saúde vinculada à Prefeitura.
Na denúncia protocolada, os vereadores destacaram que um aditivo, publicado em abril com data retroativa a fevereiro, garantia o pagamento do piso salarial de R$ 3.536,38, conforme a lei. No entanto, a gestão de Tinho tem pagado apenas R$ 1.412,00 em proventos e R$ 282,40 referente à insalubridade, conforme documentos obtidos pelos vereadores.
Diêgo e Márcio anexaram provas do processo interno sobre o complemento salarial e o repasse pelo Ministério da Saúde, conforme informações do CNES. Eles também relataram ter enviado diversos ofícios e pedidos de providências à Prefeitura, sem obter respostas.
Observou-se ainda que, após o aditivo, houve um aumento nos valores pagos à Cooperativa, mas o repasse aos servidores não foi realizado. O Ministério Público deve notificar o prefeito Tinho nos próximos dias. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O Brasil está próximo de alcançar 5 mil mortes por dengue em 2024, com 4.961 óbitos confirmados até agora, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses. Há ainda 2.161 mortes em investigação. O país registrou 6.437.241 casos prováveis da doença, resultando em uma taxa de letalidade de 0,08% e um coeficiente de 3.170,1 casos por 100 mil habitantes.
A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, seguida pelas faixas de 30 a 39, 40 a 49 e 50 a 59 anos. Os menos afetados são bebês menores de 1 ano, idosos com 80 anos ou mais e crianças de 1 a 4 anos.
São Paulo lidera em número absoluto de casos, com 2.062.418 em 2024, seguido por Minas Gerais (1.696.518), Paraná (643.700) e Santa Catarina (363.117). Em termos de incidência, o Distrito Federal está no topo, com 9.739,1 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (8.260,1), Paraná (5.625,2) e Santa Catarina (4.771,8). As informações são da Agência Brasil. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Neste domingo (04), o Espaço JR foi palco da convenção que oficializou a candidatura de Raimundinho da JR para prefeito e Rose Requião para vice-prefeita. O evento reuniu autoridades, líderes comunitários, apoiadores e 56 pré-candidatos a vereadores(as).
Raimundinho da JR declarou: “Estou convencido de que podemos transformar Dias D’Ávila em um lugar melhor para todos. Nosso foco será na saúde, educação e urbanização. Estamos aqui para fazer a diferença e, juntos, alcançaremos esse objetivo.”
Rose Requião, candidata a vice-prefeita, demonstrou otimismo quanto ao projeto e à parceria com Raimundinho. “Estou aqui para somar e confio plenamente no potencial deste projeto. Raimundinho e eu estamos unidos com um propósito maior: trazer mudanças reais e positivas para nossa cidade,” afirmou.
Lideranças locais também manifestaram apoio à candidatura. Sidineia, conhecida como Bispa, expressou: “Queremos mudanças. Acreditamos que Raimundinho da JR é o líder que precisamos para levar Dias D’Ávila ao progresso e desenvolvimento.” (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O baiano Isaquias Queiroz, medalhista olímpico, usou as redes sociais para parabenizar o filho mais novo, Luigi, que completou 1 ano neste domingo (4). Em sua publicação, Isaquias colocou um emoji de medalha de ouro, simbolizando o presente que deseja conquistar para o filho. “Primeiro Aniversário do meu pivete ???❤️ agora tenho que ganhar o presente dele ?? te amo muito ❤️???”, escreveu o atleta.
Isaquias, que também é pai de Sebastian, fruto de seu relacionamento com Laina Guimarães, está se preparando para sua estreia na canoagem de velocidade em Paris. Luigi comemorou o primeiro aniversário em solo francês, como revelado por Laina nas redes sociais.
Na terça-feira (6), às 05h30, Isaquias competirá na prova C2 500m, em duplas, e ainda disputará o C1 1000m, prova na qual é o atual campeão olímpico. Isaquias Queiroz, que foi porta-bandeira do Brasil na abertura das Olimpíadas de Paris junto com a atleta Raquel Kochhann, do rugby sevens, é uma grande esperança de medalha para o país. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O maestro e compositor Caçulinha, conhecido por sua participação no Domingão do Faustão, faleceu aos 86 anos. Ele foi responsável pela trilha sonora do programa por mais de 20 anos. Internado há 10 dias no Hospital Santa Maggiore em São Paulo após um infarto, Caçulinha não resistiu.
O velório será realizado na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, das 11h às 15h, seguido pelo sepultamento às 16h. Caçulinha herdou a paixão pela música do pai, Mariano de Silva, um renomado compositor sertanejo. Com o irmão, Caçula, formou a primeira dupla sertaneja a gravar disco no Brasil.
Durante sua carreira, acompanhou grandes nomes da música brasileira como Elis Regina, Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, entre outros. Além do Domingão, Caçulinha também participou de diversos programas de TV, como Raul Gil, Ratinho e Os Trapalhões. Caçulinha deixa um legado musical significativo e será lembrado por sua contribuição à música brasileira. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na manhã deste sábado (3), três corpos foram encontrados em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Inicialmente, a polícia localizou o corpo de um homem, Gustavo Santos dos Reis, de 18 anos, com marcas de tiros, na BA-530 – Via Cetrel, também conhecida como Via Atlântica. Horas depois, na mesma estrada, os corpos de duas mulheres, também com marcas de tiros, foram descobertos em locais distintos.
A Polícia Militar foi acionada às 06:54 para atender o caso de Gustavo. Por volta das 10h, os outros dois corpos foram encontrados. As identidades das mulheres ainda não foram confirmadas. A Polícia Civil está investigando a autoria, a motivação e as circunstâncias dos assassinatos. Guias de perícia e de remoção foram expedidas para o Departamento de Polícia Técnica realizar os procedimentos necessários. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Polícia Civil do Maranhão está investigando a origem de mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo encontrado no porta-malas de um carro abandonado em São Luís. O caso envolve pessoas próximas ao prefeito Eduardo Braide (PSD), que busca reeleição.
Carlos Augusto Diniz Costa, ex-assessor do prefeito, foi exonerado após a revelação do caso. O veículo ficou estacionado por 15 dias em frente a um condomínio no bairro Renascença. A polícia suspeita que o dinheiro esteja relacionado ao período eleitoral, mas não descarta outras origens ilícitas.
Guilherme Ferreira Teixeira, ex-assessor especial da prefeitura, e Carlos Augusto Diniz Costa, que também tinha cargo na prefeitura, estão implicados. O deputado Duarte Jr (PSB), principal adversário de Braide, criticou o prefeito nas redes sociais, aumentando a pressão sobre a administração municipal. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Em uma convenção partidária realizada nesta sexta-feira (02) na Câmara Municipal, Siméia Queiroz foi homologada como candidata a prefeita de Ubatã. O evento contou com a presença de importantes figuras políticas, incluindo o ex-deputado federal Ronaldo Carleto, o deputado federal Neto Carletto, os deputados estaduais Marcelinho Veiga e Hassan, além do prefeito de Jequié, Zé Cocá, diversas lideranças políticas e membros da comunidade local.
Siméia Queiroz, que governou Ubatã por dois mandatos consecutivos entre 2013 e 2020, é lembrada por ter assumido o município em uma situação crítica, com dívidas milionárias e a energia da Prefeitura cortada. Durante sua gestão, ela promoveu uma série de melhorias, incluindo a pavimentação de mais de 40 ruas, a aquisição de mais de 40 veículos, a construção da Escola Modelo e da quadra poliesportiva Cosme Pereira, além de diversas praças e outros investimentos nas zonas urbana e rural.
Ao final de seu segundo mandato, Siméia deixou a Prefeitura com uma taxa de aprovação superior a 85%, consolidando sua reputação como uma gestora eficaz e comprometida com o desenvolvimento de Ubatã. A homologação de sua candidatura marca o início de uma nova campanha, onde ela promete continuar trabalhando pelo progresso e bem-estar da população ubatense. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Dhones Almeida e Sitonio II Foto: Jackson Cristiano
O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza na tarde deste sábado (03) sua convenção partidária para definir os candidatos que disputarão as eleições municipais. O evento está marcado para as 15h30 no antigo Colégio Estadual Professora Maria Olímpia, em frente à igreja Católica.
Dhones Almeida será oficializado como candidato a prefeito, com o ex-vereador Sitonio como vice em sua chapa. A candidatura de Dhones conta com o apoio de seis partidos, que inclui, além do PT, o MDB, PCdoB, Psol, REDE e Partido Verde. A convenção espera atrair um grande número de militantes e simpatizantes, consolidando a força da coligação na corrida eleitoral. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A pesquisa do Real Time Big Data para a eleição municipal em Salvador aponta Bruno Reis (União Brasil) com 64% dos votos válidos, liderando a disputa. Geraldo Jr (MDB) segue com 28%, Kleber Rosa tem 6%, e Giovani Damico e Eslane Paixão marcam 1% cada. Nos votos gerais, Reis lidera com 51%, seguido por Geraldo Jr com 22% e Kleber Rosa com 5%.
No segundo turno, Reis venceria com 53% contra 24% de Geraldo Jr. A pesquisa espontânea também mostra Reis à frente com 21%, seguido por Geraldo Jr com 6%. A pesquisa, encomendada pelo site BNews, foi realizada entre 31 de julho e 1º de agosto de 2024, com 1000 entrevistas e uma margem de erro de 3 pontos percentuais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A pré-candidata a prefeita de Ubaitaba pelo Avante, Gracinha Viana, e seu vice, Beto da Padaria, serão entrevistados nesta sexta-feira (02) no programa Realidade Atual, apresentado pelo radialista Jackson Cristiano. A entrevista, que começará às 12h30 na Ubaitaba FM (87.9), abordará as novidades da pré-campanha de Gracinha e incluirá um convite à população para a convenção partidária que ocorrerá no domingo (04).
CONVENÇÃO PARTIDÁRIA:
A convenção partidária terá início às 13h na quadra do Colégio Municipal Osvaldo Cruz, no centro de Ubaitaba. O evento contará com a presença de diversas lideranças locais, pré-candidatos a vereador, simpatizantes e líderes regionais e baianos, como o deputado federal Neto Carletto (PP), o ex-deputado federal e presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, a deputada estadual Soane Galvão (PSB), o deputado federal Ricardo Maia, e o senador Otto Alencar (PSD). A coligação que apoia Gracinha Viana e Beto da Padaria reúne os partidos Avante, Republicanos e PSD. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O jovem Lindilson, morador do Bairro da Conceição em Ubaitaba, foi o grande vencedor dos prêmios sorteados pela Alefe Premiações, conquistando um HB20 e uma Honda Biz. O sorteio ocorreu no último sábado (31), pela Loteria Federal.
Entrega dos prêmios.
A Alefe Premiações tem se destacado em Ubaitaba e na região pela seriedade e credibilidade de seus sorteios, contrastando com outras rifas que muitas vezes enganam os clientes. A empresa, com sua reputação de transparência, continua a ganhar a confiança e o respeito da comunidade local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O Avante realizará neste domingo (4), a partir das 8h, sua convenção partidária para confirmar o nome do atual prefeito de Maraú, Manassés, como candidato à reeleição. O evento, que contará com a presença de diversas lideranças políticas locais e estaduais, ocorrerá no Colégio Dr. Antenor Lemos, na sede do município.
Durante a convenção, também serão oficializados os candidatos a vice-prefeito e vereadores para as eleições de 2024, marcadas para 6 de outubro.
O prefeito Manassés conseguiu reunir um amplo arco de alianças partidárias em torno de sua candidatura, com o apoio de quatro partidos: Avante, Podemos, Agir e PSDB/Cidadania. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na tarde desta quarta-feira (31), um homem foi sequestrado na região rural de Água Branca, em Ubatã. De acordo com informações do Ubatã Notícias, a vítima estava numa motocicleta Honda Pop quando foi abordada por quatro homens em um Fiat Mobi. Um dos sequestradores assumiu a direção da motocicleta enquanto os outros levaram a vítima no carro.
Após o sequestro, os criminosos entraram em contato com a família da vítima, exigindo um resgate. Até o fechamento desta matéria, o homem ainda não havia sido encontrado. As autoridades estão investigando o caso e buscando pistas para localizar a vítima e capturar os responsáveis. (Redação: Jackson Cristiano/Ubatã Noticias)