Ubaitaba Urgente

Ibirapitanga: Val de Gude é anunciada como pré-candidata a vice-prefeita ao lado de Jé Assunção

O pré-candidato a prefeito Jé Assunção, do AVANTE, deu um importante passo em sua jornada eleitoral ao anunciar Val de Gude, do SOLIDARIEDADE, como sua pré-candidata a vice-prefeita. Val, atual vice-prefeita de Ibirapitanga, foi escolhida após um processo de consulta e consenso dentro do grupo político.

Jé Assunção ressaltou a importância da escolha de Val de Gude para compor sua chapa, garantindo que a decisão foi tomada de forma transparente e sem pressões externas. “A escolha de Val de Gude como minha pré-candidata a vice-prefeita foi feita com a participação e o apoio de todos os membros do nosso time. Conversamos com todos os nossos amigos para garantir que esta fosse a melhor decisão para Ibirapitanga”, afirmou Assunção.

LEIA TAMBÉM:

O anúncio recebeu o apoio de Anderson, conhecido como Neguinho da Patrol, que já foi pré-candidato a prefeito de Ibirapitanga representando o grupo do ex-prefeito Dr. Ravan (PSD). Neguinho, que também era uma opção para encabeçar a chapa majoritária, expressou seu apoio à escolha de Val de Gude e ao projeto político de Jé Assunção, fortalecendo ainda mais a candidatura.

Com a confirmação de Val de Gude como pré-candidata a vice-prefeita, Jé Assunção solidifica sua chapa e busca fortalecer suas bases para as próximas eleições. A união de forças e o apoio de lideranças locais são vistos como fundamentais para o sucesso do projeto político, que promete trazer mudanças significativas para Ibirapitanga. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PARIS-2024: Confira a programação dos jogos deste sábado (27)

Seleção Brasileira de Basquete
Foto: Reprodução/Gazeta Esportiva

Neste sábado (27) marca o início oficial das Olimpíadas, com diversos eventos esportivos em destaque. Entre as modalidades que contarão com a participação de brasileiros estão tênis, badminton, canoagem, basquete, tênis de mesa, vôlei de praia, surfe e natação.

DESTAQUES DO DIA

O grande destaque vai para a seleção brasileira de basquete, que garantiu sua vaga após uma impressionante campanha no pré-olímpico, superando a favorita Letônia, dona da casa. No tênis, Bia Haddad Maia e Laura Pigossi também prometem ser grandes atrações. Os eventos podem ser acompanhados na TV Globo, SporTV 2, 3 e 4, CazéTV e na Globoplay.

AGENDA COMPLETA DO DIA:

  • 9h – Tênis simples feminino: Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi
  • 9h50 – Badminton feminino: Juliana Viana
  • 10h – Canoagem Slalom: Pepê Gonçalves – Classificatória 1
  • 10h – Futebol Masculino: Argentina x Iraque
  • 10h – Futebol Masculino: Rep. Dominicana x Espanha
  • 11h – Canoagem Slalom: Ana Sátila – Classificatória 1
  • 11h – Judô: Disputas de medalha
  • 12h10 – Canoagem Slalom: Pepê Gonçalves – Classificatória 2
  • 12h15 – Basquete masculino: França x Brasil
  • 12h15 – Tênis de mesa: Duplas mistas – Brasil
  • 13h10 – Canoagem Slalom: Ana Sátila – Classificatória 2
  • 14h – Vôlei de praia: André e George
  • 14h – Surfe: Primeira rodada (masculino) – Medina, Filipe Toledo e João Chianca
  • 15h42 – Natação: 400m Livre Masculino
  • 15h52 – Natação: 400m Livre Feminino
  • 16h – Futebol Masculino: França x Guiné
  • 16h30 – Esgrima feminina: Final
  • 16h34 – Natação: 4x100m feminino – Final
  • 16h44 – Natação: 4x100m masculino – Final
  • 18h48 – Surfe: Primeira rodada (feminino) – Tatiana Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel

Trump diz que se não for eleito haverá “grandes guerras no Oriente Médio e talvez uma Terceira Guerra Mundial”

Donald Trump II Foto: Sam Wolfe/Reuters
Donald Trump II Foto: Sam Wolfe/Reuters

“Se vencermos, será muito simples. Tudo vai dar certo e muito rápido (…) Se não, acabaremos com grandes guerras no Oriente Médio e talvez uma Terceira Guerra Mundial”. A análise, do ex-presidente Donald Trump, ocorreu ensta sexta-feira (26), durante reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Essa não é a primeira vez que Trump diz que uma Terceira Guerra Mundial pode ocorrer, se ele não vencer a eleição para presidente dos Estados Unidos, neste ano. O empresário acredita que o conflito está cada dia mais eminente por causa de “pessoas incompetentes governando” os EUA.

LEIA TAMBÉM:

A confiança do empresário, que não conseguiu se reeleger, tem sido transmitida para diversos líderes, a exemplo do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o qual Trump conversou na sexta-feira passada (19), por telefone, onde disse que acabaria com a guerra no Leste Europeu, se for eleito. (Com informações do BNews)

Casal é condenado pela morte de menino indígena de 04 anos em Pau Brasil

Casal é condenado pela morte de menino indígena de 04 anos em Pau Brasil
Foto: Reprodução

Um casal foi condenado pela morte do menino indígena Enzo Gabriel Oliveira dos Santos, de 4 anos, atropelado por um caminhonete em 2021, na cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia. O trágico incidente ocorreu no dia 3 de junho de 2021, e o julgamento foi realizado na última quinta-feira (25).

Na época do acidente, Tehiana Gomes de Freitas Pataxó, de 18 anos, dirigia o veículo do namorado, Renato Santos Rocha, apesar de não possuir habilitação para dirigir. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Tehiana foi condenada a 13 anos de reclusão em regime fechado, enquanto Renato recebeu uma pena de 2 anos de detenção em regime de liberdade e 2 anos e oito meses de suspensão da habilitação para dirigir.

Segundo a polícia, antes do atropelamento, o casal havia ingerido bebidas alcoólicas em um bar na zona rural de Pau Brasil. Renato então passou a direção do caminhonete para Tehiana. Em determinado momento, ela perdeu o controle do veículo, invadiu a calçada e atropelou Enzo Gabriel, que estava ao lado da mãe.

Após o impacto, o casal fugiu do local com o carro ainda ligado, enviando o corpo da criança contra a parede de uma casa. O casal chegou a ser preso, mas posteriormente foi liberado para responder pelo crime em liberdade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Professora Dione e família declaram apoio à pré-candidata Gracinha Viana

Professora Dione e família declaram apoio à pré-candidata Gracinha Viana
Professora Dione e família declaram apoio à Gracinha Viana.

A pré-candidatura de Gracinha Viana (Avante), em Ubaitaba continua a ganhar força com o apoio de novos simpatizantes. Recentemente, a professora Dione e família declararam apoio à campanha, destacando a importância de buscar o melhor para Ubaitaba.

Professora Dione, conhecida por sua atuação na educação, afirmou que apoia Gracinha, pois nela enxerga a oportunidade de mudança para Ubaitaba. “Não devemos ter políticos de estimação, e sim buscar o que é melhor para o município”, disse a professora.  Welton, por sua vez, relatou que não gosta de se envolver com política, mas, ao saber da candidatura de Gracinha, decidiu participar mais ativamente.

“Tô dentro”, afirmou.  Com o crescimento contínuo de apoios, Gracinha reforça seu compromisso com a construção de um futuro melhor para Ubaitaba. “A confiança de todos vocês fortalece ainda mais o nosso projeto. Gratidão às professoras Dione e Izione, Welton e toda família”, declarou Gracinha. (Lane Fonseca/Assessoria de Comunicação e Imprensa da Pré-campanha de Gracinha Viana (Avante) – Ubaitaba).

Homem de 36 anos é assassinado dentro de supermercado em Oliveira dos Brejinhos

Homem de 36 anos é assassinado dentro de supermercado em Oliveira dos Brejinhos
Imagens das câmeras de segurança do mercado

Na manhã de quinta-feira (25), Francisco Romário Martins Guerra, de 36 anos, foi morto a tiros dentro de um supermercado no povoado Beira-Rio, zona rural de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia. O crime, registrado por câmeras de segurança, está sob investigação da Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos.

Segundo a Polícia Civil, homens chegaram de carro ao local e atiraram contra a vítima. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a perícia, remoção e necropsia do corpo. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Três homens são brutalmente assassinados em Candeias

Três homens são brutalmente assassinados em Candeias
Polícia Civil está investigando os crimes.

Na noite de quinta-feira (25), um triplo homicídio chocou Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Três homens, identificados como Everson Rodrigues Marinho (24), Wellington Santana dos Santos (22) e Brendo Cordeiro Cardoso de Jesus (22), foram mortos a tiros enquanto retornavam do trabalho.

O crime ocorreu no distrito de Caroba. Segundo a Polícia Civil, um homem armado abordou o trio e disparou contra eles. Everson tentou fugir, mas foi perseguido e assassinado na BA-524.

A 20ª Delegacia Territorial investiga o caso, ainda sem autoria e motivação conhecidas. A Polícia Militar e o Samu confirmaram as mortes e o local foi isolado para perícia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

VÍDEO: Prefeito Bêda concede entrevista ao site Ubaitaba Urgente e fala da expectativa da Convenção Partidária

Prefeito Bêda concede entrevista ao site Ubaitaba Urgente e fala da expectativa da Convenção Partidária
Prefeito Bêda II Foto: Ubaitaba Urgente

Momentos antes da convenção partidária, o prefeito Bêda (MDB), conversou com o site Ubaitaba Urgente para compartilhar suas expectativas e convidar a população a participar do evento. Bêda destacou a importância da presença dos deputados e a união dos partidos MDB, PSB, União Brasil, PP e PDT, que formam a coligação.

A convenção será realizada na Quadra do Osvaldo Cruz, localizada na Avenida Vasco Neto, no centro de Ubaitaba. Além da participação dos deputados, o evento contará com a presença dos pré-candidatos a vereador que fazem parte da coligação. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Declaração de Apoio de Duda Pires a Gracinha gera polêmica: Esposa do advogado esclarece

Foto: Divulgação

A política de Ubaitaba está ficando mais quente a cada dia, principalmente com as declarações de apoio que ambos os candidatos estão recebendo diariamente. Após o advogado Duda Pires, esposo da atual Secretária de Administração da Prefeitura de Ubaitaba, Bella Calheira, declarar apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana (Avante), Bella Calheira gravou um áudio esclarecendo o assunto e postou nas redes sociais. Segundo Bella, Eduardo tinha um compromisso de gratidão com Gracinha Viana.

“Tô passando por aqui, gente, pra esclarecer essa dúvida que vocês estão tendo em todos os grupos. Tô gravando esse áudio para todos os grupos, pra deixar clara essa situação que está sendo abordada em relação ao apoio de Duda à pré-candidatura de Gracinha. Primeiro, quem tinha que saber e ter satisfação sobre isso já tem, que é Bêda, e já tem há muito tempo. Vocês estão tendo agora. Bêda já tem há muito tempo, tá certo? Então, Bêda já foi avisado, já sabia, é uma situação que não é novidade, tá certo? Segundo, Duda sempre trabalhou em Maraú. O título de Duda é de Maraú porque ele sempre acompanhou Gracinha, ele trabalhou a vida toda, o tempo todo, quando ela foi candidata e se elegeu prefeita lá. Duda tem gratidão à confiança que ela [Gracinha] depositou no trabalho dele. Duda tem respeito a Bêda, amizade, mas ele tem gratidão, ele não virou as costas para uma pessoa que deu a oportunidade dele trabalhar. Ele trabalhou no município de Maraú o tempo inteiro que ela esteve lá. Aqui em Ubaitaba, a nossa família sempre ficou com Bêda, e não há dúvidas quanto a isso, mas ele tem o direito de ser grato e votar em quem ele quiser”, disse Bella.

Confira o áudio completo logo abaixo.

Ibirapitanga: Binho de Ivan Lima declara apoio a Jé Assunção

Binho de Ivan Lima, anunciou seu apoio a Jé Assunção.
Binho de Ivan Lima, anunciou seu apoio a Jé Assunção.

Em um movimento que promete agitar o cenário político de Ibirapitanga, Drº Joabson, mais conhecido como Binho de Ivan Lima, anunciou seu apoio a Jé Assunção, líder da oposição pelo partido Avante, para as eleições municipais de 2024.

Binho de Ivan Lima, filho de Dinha Barbosa e do ex-vereador Ivan Lima, é uma figura influente na região. Seu pai, Ivan Lima, é lembrado como uma lenda na política local, tendo servido como vereador por sete mandatos consecutivos. Ele foi um dos políticos e empresários mais influentes de Ibirapitanga, reconhecido por seu compromisso com a comunidade e por suas ações que trouxeram melhorias significativas ao município.

Como empresário de sucesso, Binho de Ivan Lima investiu fortemente na indústria alimentícia e no setor imobiliário, consolidando sua influência na região. Sua decisão de apoio a Jé Assunção, segundo ele, vem da necessidade de renovação econômica em Ibirapitanga.

“Acredito que já temos o potencial de revitalizar nosso município, trazendo novas ideias e soluções inovadoras para a economia local”, declarou Binho. Ele expressou plena confiança na visão e nas capacidades do líder do Avante, destacando a importância de mudanças que podem beneficiar a comunidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TRAGÉDIA EM ITABUNA: Incêndio em residência tira a vida de duas crianças de 8 e 3 anos

Homem observa local de tragédia, em Itabuna || Foto Redes Sociais
Homem observa local de tragédia, em Itabuna || Foto Redes Sociais

Na tarde desta quinta-feira (25), um incêndio em uma residência na travessa Espírito Santo, no bairro São Lourenço, próximo à BR-101, em Itabuna, resultou na morte de duas crianças. As chamas, que teriam sido provocadas por um botijão de gás, levaram à trágica perda dos irmãos Gabriel e Benjamin Cardoso Rodrigues, de 8 e 3 anos.

Acionado rapidamente, o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar o fogo, mas, infelizmente, já encontrou as vítimas sem vida. Segundo informações preliminares, as crianças estavam dormindo quando o incêndio começou. O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foi chamado para recolher os corpos carbonizados, que passarão por perícia e identificação formal.

Os primeiros indícios apontam que o escapamento de gás de cozinha pode ter coincidido com um curto-circuito na rede elétrica do imóvel, iniciando as chamas. A investigação continua para esclarecer todos os detalhes e circunstâncias do incidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Cinco deputados já confirmaram presença na Convenção de Bêda e Ismaile nesta sexta-feira (26)

Cinco deputados já confirmaram presença na Convenção de Bêda e Ismaile nesta sexta-feira (26)
Eduardo Salles, Josias, Rosemberg, Leur e Sandro Régis.

Cinco deputados já confirmaram presença na convenção do Prefeito Bêda (MDB) e do vice prefeito Ismaile de Nego de Artur (PDT), que acontecerá nesta sexta-feira, dia 26, em Ubaitaba.  Os deputados confirmados são: Eduardo Salles (PP), Josias Gomes (PT), Rosemberg Pinto (PT), Leur Lomanto Júnior (União Brasil) e Sandro Régis (União Brasil).

Além dos deputados estaduais e federais, os organizadores do evento estão em contato com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), na expectativa de suas participações.

Bêda e Ismaile de Nego de Artur.

A convenção também contará com a presença dos pré-candidatos a vereador que fazem parte da coligação, a qual reúne os partidos MDB, PSB, União Brasil, PP e PDT.  O evento será realizado na Quadra do Osvaldo Cruz, localizada na Avenida Vasco Neto, no centro de Ubaitaba.

A coligação liderada por Bêda e Ismaile de Nego de Artur busca fortalecer suas bases e delinear estratégias para as próximas eleições, contando com o apoio e a presença massiva de seus correligionários e apoiadores. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Duda Pires e João Eduardo chegam para fortalecer o time de Gracinha Viana

Duda Pires e João Eduardo chegam para fortalecer o time de Gracinha Viana em Ubaitaba
Duda Pires, Gracinha e João Eduardo.

O advogado Duda Pires e seu filho João Eduardo, declararam nesta quarta-feira (24), apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana. Ela recebeu a notícia com muito entusiasmo e fez questão de agradecê-los pessoalmente pela inciativa.

Eduardo, advogado há quase três décadas e presidente da OAB- subseção de Ipiaú, fortalece o grupo de apoiadores da pré-candidata a prefeita. O projeto de Gracinha de construir um futuro melhor para Ubaitaba tem atraído importantes adesões.

“Estou muito feliz e grata pelos apoios que nosso grupo vem recebendo. É inspirador ver pessoas que, assim como eu, entendem a importância de inserir um projeto de renovação e progresso em nosso município”, declarou Gracinha (Redação: Lane Fonseca/Assessoria de Comunicação da pré-campanha de Gracinha Viana)

CONFIRMADO: Liu Andrade será vice do Prefeito Rodrigo Andrade em Aurelino Leal

Liu Andrade será vice do Prefeito Rodrigo
Liu Andrade será vice do Prefeito Rodrigo.

O atual prefeito de Aurelino Leal, Rodrigo Andrade (PP), oficializou nesta quinta-feira (25) a escolha de sua tia, Liu Andrade (PP), como sua pré-candidata a vice-prefeita para as próximas eleições. A decisão marca o fim de um período de distanciamento entre os dois, que, após intensas negociações, decidiram unir forças novamente.

Liu Andrade não é uma novata na política. Com dois mandatos como prefeita, ela foi a principal responsável pela eleição de Rodrigo Andrade, seu sobrinho, para a prefeitura do município. A aliança, portanto, não só reforça laços familiares, mas também políticos, apontando para uma campanha forte e coesa na próxima disputa eleitoral.

Com essa união entre Liu e Rodrigo Andrade, a política de Aurelino Leal terá dois pré-candidatos, Rodrigo Andrade e Dhones Almeida, do Partido dos Trabalhadores (PT), que disputa o comando do município pela segunda vez.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Confronto com a Polícia Militar na zora rural de Ubatã deixa três suspeitos mortos

Foto: Reprodução/Ubatã Noticias
Foto: Reprodução/Ubatã Noticias

Na manhã desta quinta-feira (25), três homens foram mortos em um confronto com a Polícia Militar na zona rural de Ubaitã. De acordo com as autoridades, denúncias indicavam que o trio estava invadindo terras, ameaçando e expulsando moradores na região do Vapor.

Os suspeitos, cujos nomes não foram revelados, resistiram à abordagem policial e atiraram contra as guarnições, levando a uma troca de tiros. Os três foram alvejados e socorridos ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde seus óbitos foram confirmados.

Foto: Reprodução/Ubatã Noticias
Foto: Reprodução/Ubatã Noticias

Durante a operação, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, dois revólveres calibre 32, munições, maconha, crack e cocaína. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Ubatã.

Segundo o site Ubatã Notícias, dois dos suspeitos eram moradores do bairro Dois de Julho, em Ubatã, e o terceiro era de Barra do Rocha. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Ramos e Tanandra declaram apoio a pré-candidata Gracinha Viana

Ramos e Tanandra declaram apoio a pré-candidata Gracinha Viana
Ramos, Gracinha e Tanandra.

A pré-candidata a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (AVANTE), recebeu um importante apoio para sua campanha. O produtor de eventos Ramos e sua esposa Tanandra, conhecidos por sua estreita relação de amizade e respeito com Gracinha, agora estão oficialmente ao seu lado.

“Não poderia jamais deixar de fazer parte desse projeto político que visa beneficiar a população da nossa querida Ubaitaba. O sentimento de mudança já toma conta da cidade,” enfatizou Ramos, destacando o caráter, compromisso e dedicação de Gracinha.

Gracinha expressou sua gratidão pelo apoio do casal. “Vamos continuar nossa jornada com responsabilidade e respeito, unindo forças para transformar Ubaitaba em um lugar melhor para todos”, afirmou.

Ramos é amplamente reconhecido na comunidade ubaitabense e na região por seus serviços e pela realização de grandes eventos na cidade. Sua esposa, Tanandra, é enfermeira com experiência na gestão do SUS. Ela recebeu um convite para assumir a pasta da saúde na atual gestão, mas recusou devido à incompatibilidade de horários, pois atualmente cursa medicina. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Professor Francisco Cruz declara apoio a Jé Assunção na corrida pela Prefeitura de Ibirapitanga

Professor Francisco Cruz declara apoio a Jé Assunção na corrida pela Prefeitura de Ibirapitanga
Foto: Reprodução

Na agitação política de Ibirapitanga, o professor Francisco Cruz declarou seu apoio à campanha do pré-candidato a prefeito, Jé Assunção. Reconhecido por suas contribuições na educação, questões étnico-raciais e dedicação às artes cênicas, Francisco traz uma importante aliança para a campanha.

Francisco, mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais, compreende profundamente as dinâmicas sociais e culturais de Ibirapitanga e da região do Baixo Sul da Bahia. Sua atuação se estende à assessoria em Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena, refletindo seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

Além de sua atuação acadêmica, Francisco é diretor de teatro, dramaturgo e ator, com contribuições significativas para o cenário teatral local e nacional. Como Embaixador da Diversidade do Baixo Sul da Bahia, ele defende incansavelmente as manifestações culturais e as comunidades tradicionais da região.

Seu currículo inclui papéis de destaque como Conselheiro de Educação no CEERT São Paulo e membro ativo do Teatro Jorge Amado em Salvador. Francisco também é Diretor da Negraciarte de Teatro em Ibirapitanga e dramaturgo em diversas companhias renomadas, como a Cia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau Brasil e o Theatro da Independência.

Ao apoiar Jé Assunção, Francisco traz sua experiência acadêmica e artística, além de sua conexão com a comunidade ibirapitanguense e sua crença em um futuro melhor para o município. Jé, com sua forte presença comunitária e compromisso com o desenvolvimento local, ganha um aliado valioso na busca por uma gestão inclusiva e progressista. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bebeto Galvão e Adélia Pinheiro podem se unir na disputa pela Prefeitura de Ilhéus

Bebeto Galvão e Adélia Pinheiro podem se unir na disputa pela Prefeitura de Ilhéus
Foto: Reprodução | Redes Sociais

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), que recentemente lançou sua pré-candidatura à prefeitura do município, se encontrou com Adélia Pinheiro (PT), também pré-candidata nas próximas eleições. A reunião, ocorrida na terça-feira, 23, abriu espaço para uma possível aliança entre os dois políticos.

Bebeto destacou em suas redes sociais a continuidade do diálogo com Adélia, ressaltando a afinidade política e a visão compartilhada sobre a gestão pública em Ilhéus. “Nós temos dialogado de forma contínua sobre as demandas e o futuro político de Ilhéus com a nossa querida amiga Adélia Pinheiro. Essas conversas refletem a nossa visão política e afinidades sobre o modelo de gestão pública para o nosso município”, escreveu o socialista.

A possível aliança surge após Bebeto romper com o atual prefeito Marão (PSD), que indicou Bento Lima (PSD) para sua sucessão. A ruptura levou Bebeto a lançar sua pré-candidatura, mas especulações recentes apontam que ele poderia compor a chapa de Adélia como vice-prefeito.

Por ter sido vice de Marão por apenas quatro anos, Bebeto ainda está apto a assumir novamente a vice-prefeitura, agora ao lado de Adélia. Ele destacou os valores comuns entre PT e PSB, reforçando o compromisso com o bem-estar, igualdade, liberdade e direitos básicos da população de Ilhéus.

“PT e PSB têm uma atuação pautada no bem-estar, na igualdade, liberdade e na garantia de direitos básicos do nosso povo. Esse legado é marcado por construções políticas que transformaram e continuam transformando o Brasil, a Bahia e a cidade de Ilhéus”, completou Bebeto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TRAGÉDIA EM JUAZEIRO: Mãe e filha são mortas a facadas pelo ex-marido

Mãe e filha são mortas a facadas pelo ex-marido
O suspeito invadiu a residência das vítimas.

Na madrugada de quarta-feira (24), no povoado de Jatobá, em Juazeiro, norte da Bahia, mãe e filha foram brutalmente assassinadas a facadas. As vítimas, Maria Batista de Souza, de 44 anos, e Taisa Maria de Souza, de 26 anos, foram atacadas pelo ex-marido de Taisa, conforme informações da Polícia Civil.

O suspeito invadiu a residência das vítimas, pulando o muro, e iniciou uma discussão com Taisa. Durante a briga, Maria tentou intervir, mas o homem esfaqueou Taisa, que tentou fugir, caindo ferida na rua. Em seguida, o agressor voltou para a casa e atacou Maria, fugindo logo após o crime.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas ambas as vítimas não resistiram aos ferimentos. A Polícia Técnica realizou a perícia no local e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). O suspeito ainda está foragido. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Explosão de casos de pneumonia silenciosa em Salvador preocupa especialistas

Explosão de casos de pneumonia silenciosa em Salvador preocupa especialistas
Crédito: Paula Fróes/Arquivo Correio

A pneumologista Larissa Voss relatou um aumento alarmante de casos de pneumonia silenciosa em Salvador. Antes, ela atendia cerca de um paciente por semana, mas agora são três ou quatro. A doença, que causa sintomas leves, pode estar relacionada à baixa adesão à vacina contra a gripe, que foi de apenas 32,85% na cidade.

A gripe é um fator de risco para diversas doenças, especialmente em idosos e crianças. A pneumonia silenciosa, causada principalmente pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, é mais contagiosa e difícil de diagnosticar devido aos sintomas leves, como febre persistente e tosse seca.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) mostram que 8.162 pessoas foram internadas com pneumonia na Bahia entre janeiro e abril deste ano, uma redução de 26,7% em relação ao ano anterior. Especialistas alertam para a importância de manter o calendário vacinal atualizado para prevenir complicações graves. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)