Faltando menos de 03 meses para as eleições municipais em Ubaitaba, o grupo do prefeito Bêda (MDB) está intensificando a busca por apoios para fortalecer sua pré-campanha. Recentemente, Bêda conquistou um apoio significativo: o jovem Felipe Oliveira (Lipe) e sua família, que anteriormente votavam na oposição, aderiram à pré-campanha de Bêda rumo ao seu quinto mandato.
“Minha família votava na oposição, mas agora iremos votar em Bêda e fortalecer sua conquista do quinto mandato como prefeito de Ubaitaba”, declarou Lipe.
Esse novo apoio é visto como um passo importante para consolidar a base de Bêda e aumentar suas chances nas próximas eleições. A busca por alianças e apoios continua sendo uma estratégia crucial para a campanha do prefeito, que está determinado a conquistar mais um mandato à frente de Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Uma mulher e seu filho de 4 anos foram brutalmente assassinados a marretadas em Serra, na Grande Vitória (ES), devido a uma dívida de R$ 10 mil. O casal responsável, Ricardo Elias Santana, de 45 anos, e Iavelina Noemia de Oliveira, de 35 anos, foi preso. O crime ocorreu no dia 15 de julho, e os suspeitos foram capturados no dia 19.
Ricardo e Iavelina planejaram matar Priscila, que atuava como agiota, para evitar pagar a dívida. O filho de Priscila também foi morto após testemunhar o ataque. Ricardo tentou desviar a investigação deixando um bilhete falso, e a marreta usada no crime foi apreendida. Ambos já respondem por outros crimes graves. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Recentemente, Gracinha Viana conquistou um apoio significativo em sua jornada política em Ubaitaba. Raimunda do Cartório e seus familiares declararam oficialmente seu apoio a Gracinha.
“Recebo com muito amor e sabedoria cada apoio recebido nessa jornada política. O apoio dessa grande amiga é mais que importante para mim e todo o grupo do Avante em Ubaitaba”, afirmou Gracinha Viana.
Raimunda do Cartório é uma figura querida não só pela família de Gracinha, mas também por toda a comunidade de Ubaitaba. Raimunda é irmã do popular Viana do Lava Jato, outra figura bastante conhecida no município. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O canoísta ubaitabense de velocidade Isaquias Queiroz e a jogadora de rugby Raquel Kochhan foram escolhidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (26), a partir das 14h30 (horário de Brasília). Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas, teve sua história de vida destacada pelo COB. O atleta baiano quase morreu quando criança após ser atingido por água quente e possui apenas um rim.
“Fico muito feliz de poder representar minha Bahia, meu Nordeste, o Brasil inteiro. Vai ser uma cerimônia incrível. Principalmente por poder representar minha modalidade, ainda tímida no Brasil. Botar nossas garrinhas para fora. Com certeza, depois de Paris, o pessoal vai ter mais conhecimento sobre essa grande modalidade. É uma experiência incrível poder representar o seu País. Eu tive a oportunidade no Rio de fazer o fechamento. Mas agora, ser o porta-bandeira na abertura, vai ser uma coisa muito especial”, declarou Isaquias.
RAQUEL KOCHHAN
Raquel Kochhan, uma das líderes da seleção feminina de rugby, também foi escolhida como porta-bandeira. A atleta de 31 anos precisou se afastar do esporte em 2022 para tratar um câncer de mama e uma lesão no joelho. Recuperada, ela agora se prepara para sua terceira olimpíada. A escolha de Raquel também destaca sua trajetória de superação e dedicação ao esporte. A cerimônia de abertura promete ser um momento marcante, celebrando as histórias de vida e a resiliência dos atletas brasileiros, que levarão com orgulho a bandeira do Brasil no evento mais importante do esporte mundial. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
No próximo sábado (27), a Praça das Mangueiras, na Pituba, em Itacaré, será palco do Arraiá do Seu Maxixe, a partir das 19h. O evento gratuito contará com a apresentação principal de Targino Gondim, renomado músico de forró. Além de Targino, os cantores Andrezão e Rogério D’Lucca também subirão ao palco para animar a festa.
A programação do Arraiá do Seu Maxixe inclui ainda a tradicional Quadrilha Junina Caipiras do Porto e uma apresentação do grupo de capoeira Filhos de Zumbi, trazendo uma mistura de cultura e tradição à celebração.
Organizado pela Associação dos Moradores da Pituba, o evento promete uma “noite festiva repleta de diversão e tradição junina”, com dança, música e a gastronomia típica da região. A Praça das Mangueiras, situada em uma das vias mais charmosas e movimentadas do centro de Itacaré, está recebendo uma estrutura especial para acolher tanto os nativos quanto os visitantes.
O Arraiá do Seu Maxixe é uma oportunidade imperdível para celebrar as tradições juninas em um ambiente acolhedor e festivo. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Henry foi espancado pela própria mãe e pelo padrasto.
Nesta terça-feira (23), a família confirmou a morte cerebral de Henry Miguel Langkamer Trindade, de 4 anos, vítima de espancamento com fratura no crânio. O menino, que portava a síndrome de West, uma rara forma de epilepsia, foi internado no hospital de Alcobaça, no extremo-sul da Bahia, na semana passada. Devido ao agravamento de seu quadro de saúde, ele foi transferido para o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas.
Segundo a Polícia Civil, Henry teria sido espancado pela própria mãe e pelo padrasto, que foram presos. A criança foi levada desacordada pela mãe a uma unidade de saúde e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Costa das Baleias, mas não reagiu ao tratamento.
Em depoimento na Delegacia de Alcobaça, o casal negou as agressões, mas os investigadores encontraram provas e indícios de que Henry sofria violência. Cerca de quatro meses atrás, o menino foi levado ao Conselho Tutelar por denúncia de maus-tratos, apresentando fraturas nos tornozelos das pernas direita e esquerda.
Henry Miguel Langkamer sofria com a Síndrome de West, uma epilepsia que provoca atraso no desenvolvimento, autismo, espasmos físicos, e desorganização marcante e constante da atividade basal. Devido à condição, ele tinha dificuldades para falar e se locomover, necessitando de cuidados especiais. Os suspeitos pelo espancamento e morte da criança estão presos em Teixeira de Freitas, mas não tiveram os nomes divulgados. (Com informações da TV Santa Cruz)
Na noite desta terça-feira (23), o site Políticos do Sul da Bahia publicou uma matéria informando que o “QG” do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), continua traçando estratégias para unificar seu grupo em Itabuna. Segundo informações, está encaminhada a formação da chapa com Pancadinha (SDD) como candidato a prefeito e Isaac Nery (PDT) como vice.
A reviravolta na configuração ocorreu após Isaac Nery, inicialmente, ter declarado que não aceitaria ser vice. No entanto, agora, apenas alguns detalhes faltam para que o anúncio oficial seja feito.
A articulação política inclui o apoio do MDB e do UB para Pancadinha, consolidando uma estratégia de união e fortalecimento do grupo de ACM Neto em Itabuna. Com essa nova configuração, o Capitão Azevedo (UB) não será candidato, reforçando a coesão do grupo político. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A mãe de Aisha desconfiou do vizinho, e a polícia encontrou sandálias e uma boneca da menina na casa de Joseilson. O suspeito foi preso pela Polícia Civil, que precisou conter uma tentativa de linchamento por parte da população disparando tiros para o alto.
Em nota, a Polícia Civil informou que o homem foi conduzido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde está sendo interrogado. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão auxiliar no esclarecimento da causa da morte. Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) participaram da ação.
Aisha foi vista pela última vez quando saiu de casa para visitar a avó, que mora na mesma rua. Ela era uma dos cinco filhos da família. O corpo da menina foi encontrado com sinais de violência sexual e marcas de arranhões, a cerca de 10 metros de sua casa.
A Polícia Civil e o DPT estiveram no local para perícia e remoção do corpo. A investigação continua para esclarecer todos os detalhes do crime. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Aisha foi encontrada morta dentro de um saco plástico.
Aisha Vitória Santos da Silva, de 8 anos, foi encontrada morta dentro de um saco plástico na manhã desta terça-feira, no bairro de Pernambués. A menina estava desaparecida desde as 17h da segunda-feira. Seu corpo foi localizado a cerca de 10 metros de sua casa, na Avenida São Paulo, por volta das 4h da manhã, por um vizinho que ia trabalhar.
Familiares relataram o desespero e a busca incessante por Aisha. “Ela desapareceu por volta das 17h e procuramos em todos os cantos. Ninguém sabia onde ela estava”, disse uma tia, que preferiu não se identificar. Segundo ela, a busca foi interrompida às 2h da manhã, quando a família entrou em casa para descansar. O corpo da menina foi encontrado pouco depois, às 4h, pelo vizinho que chamou os familiares imediatamente.
Equipes da 1ª CIPM e do DHPP estão no local, investigando o crime. A polícia foi informada sobre o desaparecimento, mas a família foi orientada a voltar após 24 horas. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. Aisha Vitória tinha quatro irmãos e a família reside na Travessa São Jorge há 50 anos. Não há informações sobre o velório e o sepultamento da vítima. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A cidade de Camamu, localizada a 60 quilômetros de Ubaitaba, está apreensiva após registrar uma das primeiras mortes confirmadas no mundo por febre oropouche. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) já identificou dois óbitos pela doença, que também afetou Valença, no sul do estado.
As vítimas, jovens de 21 e 24 anos sem histórico de comorbidades, trouxeram à tona a gravidade da situação. Os casos são os primeiros documentados globalmente, marcando um triste marco na história da medicina.
O Ministério da Saúde está em alerta máximo, investigando outras mortes suspeitas, incluindo uma em Santa Catarina. No Maranhão, um caso suspeito foi descartado. Em todo o Brasil, já foram registrados 7.044 casos de febre oropouche em 16 estados, incluindo Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Um estudo realizado por 20 cientistas de diversos órgãos da Bahia, como a Secretaria da Saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), concluiu que a disseminação rápida do vírus OROV “já representa surto de grande preocupação para a população”. Com a investigação ainda em andamento, as autoridades de saúde pedem vigilância e precaução à população, enquanto trabalham incansavelmente para conter a propagação deste perigoso vírus. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um grave acidente abalou a BR-101 neste final de semana, próximo ao Trevo de Uruçuca. Um veículo de passeio capotou, deixando o motorista preso nas ferragens. Motoristas que passavam pelo local tentaram desesperadamente retirar a vítima do interior do carro, mas sem sucesso, devido à gravidade do impacto.
Socorristas e prepostos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados para socorrer o homem, que, após ser retirado das ferragens, foi encaminhado ainda com vida para o Hospital de Base em Itabuna.
Vídeos gravados por populares capturaram o momento angustiante da tentativa de socorro. Até o momento, não há informações sobre a identidade da vítima nem sobre seu estado de saúde. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Ubaitaba, Cléa Lemos, anunciou seu apoio à pré-candidatura de Gracinha Viana (AVANTE). Acompanhando Cléa, Eliede Soares, esposa do ex-vice-prefeito Kekede e ex-secretária de governo em várias gestões no município, também declarou seu apoio a Gracinha. Ambas são figuras respeitadas na comunidade e conhecidas por seus serviços prestados ao município.
Gracinha Viana, ao receber os apoios, destacou a importância dessa união para fortalecer sua pré-campanha. “Precisamos unir forças para, caso eu chegue lá, fazer um governo igualitário e promover o progresso em Ubaitaba. Com esses novos apoios, minha pré-candidatura ganha ainda mais força. Afinal de contas, a união faz a força”, afirmou Gracinha.
Com o respaldo de Cléa Lemos e Eliede Soares, Gracinha Viana reforça sua posição na disputa eleitoral, buscando trazer mudanças positivas e desenvolvimento para Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O empresário e contador Gilberto Pina, proprietário do escritório Pina Contabilidade, passou por uma cirurgia na tarde desta segunda-feira (22) no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, para a colocação de um pino na mão esquerda, que teve três dedos fraturados. A operação, que durou cerca de três horas, foi realizada após Pina sofrer um acidente de moto recentemente na Avenida Vasco Neto, próximo à Caixa Econômica, no centro de Ubaitaba.
Desde o acidente, Pina vinha enfrentando um período de grande sofrimento. No entanto, a cirurgia foi um sucesso, e a expectativa é de que ele se recupere rapidamente e em breve retorne ao trabalho. A notícia trouxe alívio para familiares, amigos e clientes de Pina, que aguardam ansiosos por sua completa recuperação. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Liu e Rodrigo podem formar chapa forte em Aurelino Leal.
Nesta quinta-feira (25), a ex-prefeita Liu Andrade (PSD) e seu sobrinho, o atual prefeito de Aurelino Leal, Rodrigo Andrade (PP), estarão juntos no programa Realidade Atual. A política local está fervendo com rumores de que Liu pode desistir de sua pré-candidatura e unir forças com Rodrigo Andrade, formando uma chapa robusta para as eleições municipais deste ano.
Se essa aliança se concretizar, Rodrigo Andrade terá como único adversário o candidato Dhones Almeida (PT). Todos aguardam ansiosos pelos pronunciamentos de Liu e Rodrigo Andrade durante a entrevista, que promete trazer mais clareza sobre o futuro político do município. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Neste domingo (21), a cidade de Ibititá, situada a 507 km de Salvador, foi palco de uma tragédia que resultou na morte de duas crianças de 7 anos. As vítimas, identificadas como João Lucas Dantas Santos e Emanuel Augusto Ferreira Barbosa, morreram afogadas em um tanque.
Testemunhas relataram que uma das crianças encostou na beira do tanque para lavar sua sandália, mas escorregou e caiu na água. A outra criança, que estava próxima, tentou segurar o amigo, mas não conseguiu e acabou caindo também.
O incidente foi registrado na Polícia Civil de Ibititá, que está acompanhando o caso de perto. A comunidade local está profundamente abalada com a perda e as circunstâncias trágicas que levaram ao afogamento das crianças. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A quadra do Colégio Osvaldo Cruz, localizada na Avenida Vasco Neto, no centro de Ubaitaba, será palco da convenção do prefeito Bêda (MDB) e de seu vice, Ismaile de Nego de Artur (PDT), nesta sexta-feira (26). O evento está programado para começar às 15 horas e contará com a presença de deputados, vereadores, pré-candidatos e militantes do grupo vermelho.
Ismaile de Nego de Artur (PDT).
A convenção promete ser um importante momento político, reunindo diversas lideranças e apoiadores para discutir os rumos da campanha e reforçar a união do grupo. Com a participação de figuras influentes, espera-se que o evento fortaleça ainda mais a base de apoio ao prefeito Bêda. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Fábio Alex França Teixeira, de 56 anos, está desaparecido.
O professor Fábio Alex França Teixeira, de 56 anos, está desaparecido desde a última quarta-feira (17), após sair de sua residência no bairro de São Caetano em direção ao curso técnico onde leciona, em Cajazeiras 8, para uma reunião pedagógica.
Segundo relato ao G1, o marido de Fábio, que preferiu não se identificar, revelou que o professor havia mencionado, através de um aplicativo de mensagens, que passaria na Avenida Sete de Setembro, no centro de Salvador, para resolver problemas pessoais antes de chegar à escola. “Sem notícias, sinal de celular, ninguém diz ter visto pelas ruas. Sem sinal de nada”, desabafou o cônjuge.
Abalado emocionalmente, o marido questiona as possíveis motivações por trás do desaparecimento do companheiro. Ele relatou que, há cerca de 20 dias, Fábio demonstrava preocupação com contas que precisava pagar nos próximos dias, mas não mencionou qualquer ameaça. “Ele me diria se alguém estava pressionando, cobrando muito. Disso ele nunca se queixou”, afirmou.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP). Em nota, a Polícia Civil informou que qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro de Fábio deve entrar em contato com o número 181. A comunidade local e familiares continuam apreensivos, aguardando por qualquer notícia que possa esclarecer o que aconteceu com o professor. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Sob pressão de aliados democratas, o presidente Joe Biden anunciou que não buscará a reeleição em 2024, cumprindo seu mandato até janeiro de 2025. Em comunicado, agradeceu o apoio dos eleitores e destacou os projetos aprovados durante seu governo.
Biden também endossou a vice-presidente Kamala Harris como a candidata democrata para a próxima eleição. A decisão ocorre após questionamentos sobre sua capacidade cognitiva durante um debate e um erro ao confundir os nomes dos presidentes da Ucrânia e Rússia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Os jovens atletas Mateus Nunes e Lucas Espírito Santo, naturais de Itacaré, no sul da Bahia, brilharam no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Júnior, realizado na cidade de Plovdiv, na Bulgária. Nesta sexta-feira (19), a dupla conquistou a medalha de ouro na categoria C2 500m, registrando um tempo de 1m44s505s.
A dupla baiana superou os ucranianos Yaroslav Verbliud e Vitalii, que ficaram em segundo lugar com o tempo de 1m45s315s, e os húngaros Mate Kurczina e Iliasz Mitropoulos, que completaram o pódio com 1m45s634s. “Agradeço a todos pela torcida. Viemos aqui para ganhar, e disse que não sairíamos sem esse ouro,” afirmou Mateus.
Lucas Espírito Santo ressaltou a importância do trabalho em equipe e da confiança depositada pelos treinadores, Lauro e James, que foram fundamentais para a conquista do ouro. “Muito obrigado mesmo pela torcida. Quero agradecer aos nossos treinadores. O ouro é nosso,” comemorou Lucas.
Além do ouro no C2 500m, Mateus Nunes também se destacou na semifinal da prova C1M1000 JR, registrando o melhor tempo de 4m22s322s e garantindo vaga na final, que será disputada neste sábado. Com apenas 18 anos, Mateus já é considerado uma das grandes promessas da canoagem brasileira e tem seus olhos voltados para os próximos ciclos olímpicos, incluindo sua possível estreia em Paris 2024.
“Estou muito satisfeito com minha performance e otimista em relação à final. O apoio da minha equipe e da torcida brasileira foi fundamental,” declarou Mateus. Ele vê essa conquista como um marco importante em sua carreira e está determinado a continuar evoluindo e trazendo mais vitórias para o Brasil.
A vitória de Mateus Nunes e Lucas Espírito Santo coloca em destaque o talento e a dedicação dos atletas do sul da Bahia, que continuam a se destacar no cenário internacional de canoagem de velocidade. A comunidade esportiva local celebra esse triunfo, reconhecendo o esforço e a paixão desses jovens campeões. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Ubaitaba vive uma tradição política marcada pela disputa entre as cores vermelho e amarelo. No entanto, este ano trouxe uma nova dinâmica com a migração do grupo amarelo para o laranja do Avante, também opositor ao atual prefeito Bêda (MDB). Em resposta a essa mudança, Bêda tem intensificado esforços para conquistar apoios de eleitores insatisfeitos ou que, por tradição, optavam por outra cor na política municipal.
Bêda, Elmo do Sofá e Rodrigo.
Nas últimas horas, o prefeito obteve êxito ao dialogar e convencer diversas lideranças opositoras a aderirem ao seu projeto de governo. Entre os novos apoiadores do grupo vermelho estão figuras conhecidas da comunidade como Lucas do Bar, Elmo do Sofá, Sulo e sua esposa, Neilinha Amaral, irmã da professora Tiane. A adesão dessas lideranças representa um fortalecimento significativo para o grupo vermelho.
Bêda e Neila Amaral
“Estamos fortalecendo o grupo vermelho ainda mais, conversando com lideranças de oposição e até mesmo de situação que, por algum motivo, romperam conosco por insatisfação. Não vamos parar, estamos apenas começando”, afirmou Bêda com determinação.
Bêda, Saulo e esposa, além de Calebe da Secretária de Saúde.
Essa movimentação estratégica do prefeito visa consolidar sua base de apoio em um cenário político local em constante mudança. Com a adesão de novas lideranças, Bêda demonstra capacidade de articulação e resiliência, aspectos fundamentais para enfrentar os próximos desafios eleitorais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)