Um ex-vereador de Itabuna, no Sul, vai ser investigado pela Promotoria de Justiça do município. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), o órgão vai investigar o ex-edil Manoel Farias da Silva, conhecido como Nel do Bar (PTC), por suspeita de prática de rachadinha – mecanismo de devolução de parte ou do salário – de funcionário fantasma.
Nel do Bar tentou se reeleger na última eleição em 2020, mas não foi aprovado pelas urnas, obtendo 425 votos. O procedimento da promotoria de Itabuna está ainda em forma de inquérito, ou seja, o ex-vereador não responde a processo, já que a denúncia precisa ser aceita pela Justiça. (BN)
Aposentados e pensionistas correm o risco de ter o benefício suspenso.
A Superintendência de Previdência do Estado (SUPREV) comunicou, nesta quinta-feira, 16, que dos mais de 12 mil beneficiários convocados no início deste mês, mais de 7 mil ainda não compareceram para realizar o procedimento. Os aposentados e pensionistas do estado da Bahia, que fazem aniversário no mês de março e ainda não realizaram a prova de vida em 2023, devem resolver a pendência até o dia 31 de março, para não correr o risco de ter o benefício suspenso.
Desde o início deste ano, o cronograma de convocação dos pensionistas passou a seguir a mesma regra já adotada para os aposentados. Para evitar bloqueios no pagamento mensal, servidores inativos e pensionistas precisam realizar a prova de vida sempre dentro do mês do seu aniversário.
A SUPREV oferece três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeo atendimento ou presencialmente nos postos da Rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A prova de vida digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR.
Os serviços por vídeo atendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo os faltosos. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital, ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana).
Dois irmãos adolescentes foram encontrados mortos, nesta quinta-feira, 15, em um tanque na zona rural do município de João Dourado, no norte da Bahia. De acordo com as suspeitas, os meninos teriam se afogado ao tentar nadar no local.
Os dois menores foram identificados como Jonatas Agostinho França Miranda, de 17 anos, e Diego Agostinho França de Miranda, de 14. De acordo com informações da Polícia Militar, eles saíram de casa na tarde desta quinta e levaram alguns peixes para o local.
Os irmãos afirmaram que iriam executar um serviço no tanque, mas não deram detalhes para a família. A Polícia Militar foi acionada quando a família estranhou a demora dos adolescentes. Os corpos serão levados ao Departamento de Polícia Técnica e serão periciados. A Polícia Civil vai investigar a ocorrência. (A TARDE)
Conceição foi atropelada por ônibus ao desembarcar do mesmo veículo || Foto FRN
Servidora do município de Ilhéus foi vítima de grave acidente. Maria da Conceição Amorim Silva, de 58 anos, estava em um ônibus da empresa VIAMETRO e foi atropelada pelo mesmo veículo ao desembarcar na Avenida Itabuna, na tarde da última quarta-feira (15). Segundo informações, o motorista teria movimentado o ônibus quando a passageira ainda descia, e ela foi colhida pelas rodas traseiras, perdendo uma das pernas no local.
Imagens que circulam nas rede sociais, feitas logo após o acidente, mostram a trabalhadora caída no chão e indicam que ela perdeu muito sangue antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a levou para o Hospital Regional Costa do Cacau. Com quase 24 anos de serviços prestados ao município,
Conceição é lotada na Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais como auxiliar de serviços gerais e faz parte da equipe de varrição de ruas. A Polícia Militar conduziu o motorista do ônibus para registro da ocorrência na Delegacia da Polícia Civil, e o veículo foi apreendido. Com informações do site FRN.
Jerônimo Rodrigues entrega obras e autoriza novos projetos em Ubaitaba.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), viaja nesta sexta-feira (17), para o município de Ubaitaba, onde vai entregar obras e autorizar novos projetos. Às 9hs, Jerônimo Rodrigues vai inaugurar a nova Delegacia Terrorial, implantada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), e a pavimentação do bairro das Casas Populares, executada pela Conder, companhia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Prefeitura.
Ainda em Ubaitaba, Jerônimo vai assinar ordem de serviço para reforma do Estádio Municipal, a ser executada pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). Após deixar Ubaitaba, Jerônimo Rodrigues participa da entrega de obras na cidade de Gandu, as 14hs.
Lerroy Tomaz é advogado, sócio-fundador do escritório Tomaz, Queiroz & Ferreira Advocacia
Durante a sua 4ª Sessão Ordinária do ano de 2023, realizada na manhã desta quarta-feira, 15/03, a Câmara Municipal de Xique-Xique, Bahia, concedeu o título de cidadão xique-xiquense ao Dr. Lerroy Tomaz. O projeto de decreto legislativo, apresentado pelo vereador Esermilson Rocha (MDB), foi aprovado por 12 dos 13 vereadores presentes à Sessão.
O vereador Esermilson, durante a votação, destacou as qualidades do indicado, citando os serviços por ele prestados à população xiquexiquense, principalmente através de sua coluna no Pagina Revista, bem como a sua atuação empreendedora. A vereadora Genicassia Feitosa (PP), ao anunciar seu voto, destacou a boa índole do homenageado e os laços familiares e de amizade construídos por ele em Xique-Xique.
Acompanhando a proposição, o vereador Dei de Kebrante (PSB) também destacou as qualidades do Dr. Lerroy e as contribuições dadas à população, lembrando, entre elas, as participações do indicado em programas de rádio locais, levando esclarecimentos aos ouvintes. O vereador Marcos Malaquias (MDB), que também foi favorável, registrou a amizade que tem com o homenageado, o seu carisma e o carinho que possui com a cidade, parabenizando o vereador Esermilson pelo projeto.
O Dr. Lerroy Tomaz é advogado, sócio-fundador do escritório Tomaz, Queiroz & Ferreira Advocacia (TQF Advocacia), localizado em Xique-Xique, pós-graduado em Direito Público e membro da Comissão de Celeridade Processual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia.
Além disso, o Dr. Lerroy é colunista do jornal Pagina Revista desde janeiro de 2021, assinando uma coluna que publica textos de conteúdo jurídico e de opinião. Os artigos publicados por ele, sempre escritos em linguagem simples e descomplicada, já contam com mais de 20 mil visualizações no site do jornal, além de circularem na versão impressa, distribuída mensalmente nas cidades de Xique-Xique e Gentio do Ouro. (Com informações do Página Revista)
Fabão era muito conhecido na Ruinha – (Foto: Rede Social)
Um homem morreu em confronto com o PETO da 61ª CIPM/Ubaitaba, no início da noite desta quarta-feira (15), no Bairro da Ruinha em Ubaitaba. Segundo informações da PM, o confronto aconteceu em uma localidade conhecida como Ladeira do Mutirão, no Beco da Gia.
O morto foi identificado como sendo Bomfim Atanásio dos Santos (Fabão), de 55 anos. Nas redes sociais, Fabão era conhecido também como o Coroa da Lancha. Na ocorrência da Polícia Militar consta que Fabão era suspeito de tráfico de drogas.
O homem chegou a ser socorrido até o hospital São Vicente de Paulo (HSVP), mas não resistiu e morreu. O corpo de Bomfim Atanásio dos Santos, foi levado para o necrotério do referido hospital para ser transferido para o IML da cidade de Ilhéus. (Redação: Ubaitaba Urgente)
Edson de Índia volta a fazer parte do grupo do prefeito Bêda – Foto: Jackson Cristiano
O Prefeito Bêda (MDB), conseguiu conquistar mais uma liderança de oposição. Na manhã desta quarta-feira (15), Bêda se reuniu com o ex-vereador Edson de Índia, liderança forte no distrito de Faisqueira. Ambos conversaram bastante, e Edson decidiu voltar a fazer parte do grupo do prefeito.
Edson foi vereador por dois mandatos, ex-líder do governo da ex-prefeita Suka na Câmara Municipal, e filho da saudosa Índia, que foi vereadora, e uma das melhores administradoras que Faisqueira já teve.
Forte chuva alaga ruas na cidade de Cícero Dantas.
Ruas de Cícero Dantas, no Nordeste baiano, ficaram alagadas devido às chuvas desta terça-feira (14). Imagens feitas por moradores mostraram a força da água, que atingiu veículos estacionados. Após o alagamento, o asfalto de algumas vias ficou destruído.
Estradas vicinais da zona rural também ficaram danificadas e precisaram ser interditadas. Ao G1, o prefeito do município, Ricardo Almeida Nunes da Silva (PP), informou que redes de esgotos estouraram por conta da força da água.
Ainda não há registros de feridos, nem de desalojados. A previsão desta quarta-feira (15) é de muitas nuvens com chuvas isoladas, com mínima de 19°C e máxima de 31°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Governadora do RN, Fátima Bezerra pediu apoio da Força Nacional.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Rio Grande do Norte (RN). O estado é palco de ataques coordenados contra órgãos públicos, bases da Polícia Militar e ônibus de transporte público. A ofensiva foi iniciada na madrugada desta terça-feira (14/3). A principal suspeita é de que as ações são promovidas pela facção Sindicato do Crime.
“Autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, anunciou Dino no Twitter. O ministro atendeu a solicitação da governadora Fátima Bezerra (PT). De acordo com o Ministério da Justiça, 100 agentes da Força Nacional e 30 viaturas serão deslocados para o Rio Grande do Norte. Eles irão em aviões cedidos pelo Ministério da Defesa, comandado por José Múcio Monteiro.
Os veículos serão levados por via terrestre. Os ataques ocorreram em, pelo menos, 15 cidades do Rio Grande do Norte. Veículos foram incendiados e duas bases da Polícia Militar (PM), em Natal, acabaram alvejadas por disparos de armas de fogo. Além disso, os criminosos dispararam contra fóruns e prefeituras. Até o momento, contabiliza-se uma morte e nove pessoas presas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. (Metrópoles)
O deputado estadual Fabrício Dias Nunes da Silva, conhecido como “Pancadinha” (Solidariedade), deverá disputar a prefeitura de Itabuna, no Sul da Bahia, nas eleições de 2024, contra o atual prefeito, Augusto Castro (PSD). Isso foi o que informaram interlocutores do parlamentar ao Bahia Notícias.
O atual vice-prefeito do município, Enderson dos Santos, Guinho (União), que rompeu com Castro oficialmente em julho de 2022, após dizer que foi “isolado” dentro do grupo do mandatário, motivo pelo qual o afastou das decisões da gestão, vai compor a chapa de “Pancadinha”.
Informações ainda dão conta de que na última semana uma pesquisa interna foi realizada e o deputado estadual aparece com mais 40% da intenção de votos. Antes de ser deputado, “Pancadinha” foi o vereador mais votado de Itabuna em 2020 (1574). Na busca por uma cadeira no legislativo estadual, em 2022, ele contou com o apoio de 23.531 itabunenses.
Já Guinho, em 2016, foi eleito vereador com 669, sendo eleito vice-prefeito da cidade no pleito seguinte. Na gestão de Augusto Castro, o vice-prefeito assumiu a secretaria de Esportes por dois anos.
Alvos de buscas nesta terça-feira, 14, agentes da Polícia Federal encontraram R$ 270 mil em espécie dentro de um cofre em um imóvel no Maranhão. A residência pertence ao advogado Ravik Ribeiro, filho do desembargador do Tribunal Regional da 1º Região, Cândido Ribeiro. Pai e filho são suspeitos de vender sentenças a traficantes internacionais de drogas, conforme o g1.
O filho do desembargador terá que explicar aos policiais porque mantinha tanto dinheiro em casa, além da origem da quantia. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), competente para investigar desembargadores. Caso sejam condenados, as penas do desembargador e do filho podem chegar a 12 anos de prisão.
Ainda segundo o portal, foram deflagradas nesta terça duas operações pela PF sobre o caso. Uma delas chamada de “Habeas Pater”, investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva e inclui mandados de busca e apreensão em Brasília, Belo Horizonte e São Luís.
SEGUNDA OPERAÇÃO
Ravik e Cícero são suspeitos ainda de ligação com investigados da “Operação Flight Level 2”, deflagrada também nesta terça. Os mandados são cumpridos em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Conforme o portal, investigações apontam que os suspeitos na primeira fase da operação seriam uma “célula” de uma organização criminosa dirigida ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.
Na operação, foram identificadas compras de imóveis, veículos de luxo, joias e criptoativos. Vale salientar que as compras foram feitas sem que os rendimentos fossem suficientes para justificar o acréscimo patrimonial no período. Os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro com penas, que somadas, podem chegar a 38 anos de prisão.
Foi preso na madrugada desta quarta-feira, 15, em São Paulo, a ‘Dama de Copas’ do Baralho do Crime do Disque Denúncia da Bahia. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Cleber dos Santos da Silva, mais conhecido como ‘Keu’, era considerado o criminoso mais procurado da Bahia pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
Keu foi localizado no bairro de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Com atuação de líder do tráfico de drogas no Arenoso e no Recôncavo Baiano, ele também é investigado por executar e mandar matar diversas pessoas na capital baiana. “Ele é o mandante dos últimos crimes ocorridos em Tancredo Neves, Pernambués e Arenoso. Recebemos informações importantes de onde ele estaria localizado, mandamos equipes do Draco para São Paulo e conseguimos capturar o criminoso”, explicou o diretor do Draco, delegado José Bezerra.
O homem, que já havia sido preso em 2012 e 2018, também é apontado por envolvimento em crimes de roubo a banco. Conforme a SSP-BA, o criminoso, que teve o mandado de prisão cumprido, agora está na carceragem do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), através do 34° Distrito São Paulo. Keu será recambiado para a Bahia pelos policiais do Draco e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Lula e o ministro Rui Costa – (Pedro Ladeira/Folhapress)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proibiu que ministros anunciem projetos sem o aval do Ministério da Casa Civil, que é comandado pelo ex-governador baiano Rui Costa (PT).
“É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer que a proposta seja do governo”, disse. “Não queremos propostas de ministros, todas as propostas de ministros devem ser transformadas em propostas de governo”, acrescentou.
A declaração de Lula foi feita nesta terça-feira (14) durante uma reunião com 19 dos seus 37 ministros sobre a área social do governo, que teve como objetivo fazer um balanço dos 100 dias do governo e do que será anunciado neste marco, em 10 de abril. O pronunciamento de aproximadamente sete minutos foi transmitido ao vivo pela TV Brasil.
Sara Praxedes faleceu seis dias após grave acidente na BR-415.
A policial rodoviária federal Sara Praxedes, que sofreu acidente automobilístico na BR-415 na semana passada, faleceu na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Sara estava internada em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu quadro de saúde evoluía bem.
No entanto, um coágulo em sua cabeça aumentou rapidamente e ela não resistiu, vindo a falecer às 12h40min. Rute Praxedes, irmã de Sara, usou as redes sociais para dar a notícia a amigos e familiares. Segundo Rute, a família decidiu pela doação dos órgãos de Sara. “Vamos aguardar este desfecho para a derradeira despedida”, acrescentou, referindo-se ao velório e ao sepultamento do corpo da irmã.
O ACIDENTE
O acidente que vitimou a policial ocorreu na última terça-feira (7), envolvendo o carro de passeio dirigido por Sara, um caminhão-baú e um ônibus. O carro de passeio ficou completamente destruído. O caminhão-baú saiu da pista e caiu no matagal, às margens da rodovia.
Já o ônibus foi atingido na lateral, ao lado do motorista, que não sofreu ferimentos. Sara ficou presa às ferragens do veículo e foi retirada dele pelo Corpo de Bombeiros, antes de ser levada pelo Samu-192 ao Hospital Costa do cacau. (Pimenta)
O músico chegou a ser encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
O baixista da banda Raimundos, José Henrique Campos Pereira, mais conhecido como Canisso, faleceu por volta das 11h30 desta segunda-feira (13), aos 57 anos. A informação foi divulgada através das redes sociais do artista.
De acordo com a publicação, a causa da morte de Canisso foi uma queda decorrente de um desmaio. Além disso, também foi afirmado que o músico chegou a ser encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu e faleceu no local.
O artista integrou a formação do Raimundos em 2007 e permaneceu como baixista do grupo desde então. Ele também tocou em outras bandas, como Rodox, Rockfellas e Detonautas Roque Clube. (Metro 1)
Momento do resgate das vítimas – (Imagem retirada da internet)
Oito pessoas morreram após o deslizamento de um barranco na Comunidade Nova Floresta, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, na noite de domingo (12). O número de vítimas pode aumentar já que outras duas pessoas estão desaparecidas.
O deslizamento atingiu várias casas e, ao menos, quatro crianças estão entre as vítimas. De acordo com as equipes de resgate, uma delas foi encontrada abraçada à mãe, que também morreu.
Os corpos foram levados na carroceria de um carro do Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal (IML). Em razão da falta de energia no local, o governo do Amazonas disponibilizou um gerador para auxiliar nas buscas aos desaparecidos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem na região e procuram por vítimas com a ajuda dos próprios moradores da área.
Tanque tem pouco mais de meio metro de profundidade.
Uma criança morreu afogada em um tanque de criação de peixes, no Assentamento Margarida Alves, na região do distrito Monte Pascoal, zona rural de Itabela, na tarde deste domingo (12.03). Segundo apurou a reportagem do Radar News, Yuri Esley Jesus Santos, de um ano e quatro meses, ficou sob os cuidados de uma tia, enquanto a sua mãe trabalhava.
Por volta das 14h30, conforme relatos da tia, o menino aproveitou um descuido dela, entrou no quintal de uma vizinha, passou por debaixo da cerca que protegia o tanque e caiu na água. Uma moradora viu o garoto se afogando e o retirou do tanque, que tem pouco mais de meio metro de profundidade.
Yuri Esley chegou a ser encaminhado para o Hospital Municipal Frei Ricardo, na cidade de Itabela, a cerca de 20 quilômetros do local. Um médico de plantão fez manobras de reanimação cardiopulmonar, mas não teve jeito.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e vai passar por um exame de necropsia, com o objetivo de determinar a causa da morte. Paralelamente, a Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar o caso. (Radar News)
O SD Denison trabalhou por muito tempo aqui na cidade de Ubaitaba.
O Major/PM – Telmo Carvalho do Espírito Santo, Comandante da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM/Ubaitabade, comunica com pesar a morte do soldado Denison José Souza Júnior, 35 anos, que era integrante desta Unidade. O fato ocorreu por volta das 15hs, deste domingo (12), na cidade Ilhéus.
O policial passou mal em sua residência, no bairro do Iguape, ficando desacordado. Os vizinhos acionaram o SAMU, que realizou todos os procedimentos para reanimá-lo, mas sem êxito, confirmando o óbito da policial. A família enlutada, colegas e amigos manifestam sentimento de solidariedade e respeito. O SD Denison trabalhou por muito tempo aqui na cidade de Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente na BR-101, entre Ubaitaba e Aurelino Leal. Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o acidente aconteceu por volta das 4:30 da manhã deste domingo (12), próximo a cabeceira da ponte. Um carro de passeio colidiu na lateral de uma carreta.
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
As vítimas foram atendidas no local do acidente pelo SAMU, e conduzidas para o hospital. Os quatro feridos viajavam no veículo de passeio. O motorista da carreta não parou e seguiu viagem. Em consequência do acidente, as vítimas sofreram fraturas, escoriações pelo corpo e face, laceração e sangramento nasal. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)