Rodrigo da Silva e Hileia Santos moravam na cidade de Ilhéus.
Um acidente grave foi registrado na noite desta terça-feira (28), na BR-101 entre Gandu e o distrito de Itamaraty, município de Ibirapitanga. Uma moto Honda Bros colidiu de frente com um caminhão e matou o casal Rodrigo da Silva e Hileia Santos. Com o impacto, as vítimas foram jogadas no matagal ao lado da rodovia.
Ambos morreram no local do acidente. Rodrigo e Hileia eram casados e moravam na cidade de Ilhéus. Rodrigo era caminhoneiro, havia deixado a carreta na cidade de Salvador e estava retornando de folga com a esposa para Ilhéus. Ele também já havia trabalhado na VIAMETRO há alguns anos. Eles deixam três filhos.
Raimundinho da JR (PL) e Alexandre Aleluia (PL) – Foto: Reprodução
O vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (PL), criticou a posição de seu correligionário, o deputado estadual Raimundinho da JR, que assumiu a vice-liderança da base do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na rádio Salvador FM 92,3, o edil defendeu a posição de oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) e afirmou ser contra a integração do PL com o PT.
“Partido nenhum tem que ser polícia de parlamentar, quem julga cada deputado é o povo. Eu acho também que tem muita cobrança excessiva nisso aí, a respeito de alguns deputados. Em compensação, uma coisa é votação, outra coisa é assumir um posto institucional como o de vice-líder de governo. Ou o partido é oposição ao governo do Estado ou não é, fica difícil esse tipo de situação”, afirmou Alexandre Aleluia. (BN)
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta terça-feira (28) a soltura de 137 presos sob acusação de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Todos eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por incitação ao crime e associação criminosa.
Os suspeitos devem apresentar defesa prévia ao Supremo nas próximas semanas. Eles foram presos em flagrante na manhã de 9 de janeiro em frente ao quartel-general do Exército em Brasília. Como as investigações não apontaram os acusados como financiadores ou executores principais dos atos, Moraes considerou que eles poderão responder em liberdade. Apesar de terem sido soltos, os investigados deverão usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas ordenadas pelo ministro, como a proibição do uso de redes sociais.
As pessoas que foram soltas não poderão se ausentar da comarca onde moram e deverão ficar em casa no período noturno e nos fins de semana. Todas as segundas-feiras, elas devem se apresentar à Justiça e não poderão se ausentar do país. Moraes determinou a obrigação da entrega dos passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo e de certificados de registros de para realizar atividades de tiro desportivo e de caça.
As pessoas atingidas pela decisão são oriundas de ao menos 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. (BN)
Bêda (MDB) e Bal do Armandão (PSD) – Foto: Jackson Cristiano
O ex-vereador Baltazar Esteves Matos (Bal do Armandão), está de volta ao grupo vermelho, liderado pelo atual prefeito Bêda (MDB). Atualmente Bal estava fazendo parte do grupo de oposição, onde foi vereador e candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais.
Bal do Armandão é liderança forte na cidade, principalmente nos bairros Armandão e Zitão. Baltazar já foi vereador por vários mandatos e secretário municipal no governo da ex-prefeita Suka (PSD).
Estava rompido com Bêda, mas, após conversa entre ambos, Bal resolveu voltar novamente para grupo vermelho. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Com dispensa de licitação, a Prefeitura de Feira de Santana fechou um contrato de mais de R$10 milhões com uma empresa para ser responsável pela limpeza da cidade. O contrato foi assinado no último dia 14 de fevereiro, com a Sustentare Saneamento.
A contratação, classificada como emergencial, foi publicada três dias depois no Diário Oficial do Município (DOM). O valor total do contrato é R$10.509.669,06. Entre os serviços descritos, está tratamento de aterros sanitários do município, de resíduos domiciliares e públicos, incluindo o tratamento de resíduos de saúde, entulho e recebimento e tratamento de lâmpadas.
O caso foi denunciado no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana pelo vereador Professor Ivamberg (PT). “O valor para dispensa já está extrapolado. Depois, a prefeitura já sabia quando ia acabar o contrato. Aí eu pergunto porque a prefeitura não abriu uma licitação nos moldes normal para que todas as empresas pudessem entrar”, questionou o vereador, completando que iria se unir com seus colegas para entrar com uma representação no Ministério Público contra a prefeitura.
Procurada pelo Metro1, a gestão municipal de Feira de Santana não respondeu sobre o caso. A Sustentare Saneamento já atua no município há mais de 20 anos, com contratos que superam o valor de R$125 milhões. Em 2021, um contrato entre a prefeitura e a empresa foi alvo de criticas de vereadores do município por conta do elevado valor de R$ 127.391.010,15.
O crime ocorreu no dia 16 de janeiro do ano passado.
Dois policiais militares acusados de torturar e matar um homem, de 52 anos, em Itapebi, na Costa do Descobrimento, foram condenados a dez anos, seis meses e 24 dias de prisão. O crime ocorreu no dia 16 de janeiro do ano passado e vitimou Epaminondas Batista Mota. Os PMs sentenciados foram os soldados Ricardo Soares de Oliveira e Raphael Santos de Oliveira, de 36 e 27 anos à época do crime.
Conforme o Ministério Público do Estado (MP-BA), os réus teriam provocado “intenso sofrimento físico e mental” em Epaminondas Batista Mota, com o objetivo de obter a confissão sobre o furto de um aparelho celular. A denúncia destacou que “os atos de tortura praticados pelos dois policiais causaram a morte da vítima”.
A sentença foi deferida pelo juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira. Já a denúncia foi feita por promotores do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública do Ministério Público estadual (Geosp) e da 6ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, na mesma região de Itapebi. Quase dois meses após o crime, os dois PMs foram presos.
O passageiro recebeu atendimento médico no local e foi encaminhado para o hospital.
Duas balsas se chocaram próximas ao terminal na foz do Rio Buranhém, em Porto Seguro, na noite desta segunda-feira (27). De acordo com testemunhas, uma das embarcações estava parada e a outra se aproximando para desembarque, quando houve uma colisão lateral.
Com o impacto, um turista de Porto Alegre (RS), de 65 anos, sofreu um corte profundo na perna. O passageiro recebeu atendimento médico no local e foi encaminhado para o hospital.
Segundo informações, há riscos da perna da vítima ser amputada. Dezenas de passageiros que estavam nas duas balsas ficaram muitos assustados e começaram a gritar.
Alguns carros também ficaram danificados. Assentos da parte superior da embarcação caíram sobre as pessoas. Em nota conjunta, as empresas que operam as balsas informaram que a colisão ocorreu por força da maré vazante que causou um arrasto inesperado de uma das balsas. (Radar News)
Após receber uma negativa para a troca de um equipamento defeituoso em uma loja do Magazine Luiza de Ponte Nova, na Zona da Mata, um homem de 44 anos quebrou diversos equipamentos do estabelecimento, nesta segunda-feira (27). Segundo a Polícia Militar, Antônio Daniel Patrício quebrou cafeteiras, aspiradores de pó e celulares, entre outros eletrodomésticos.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela empresa, o homem tentou trocar uma caixa de som, mas se revoltou após ser informado de que o prazo de troca havia expirado há uma semana.
Já o autor disse à polícia que procurou a loja na semana passada e foi orientado a buscar a assistência técnica, que por sua vez informou que o reparo também não seria possível.
Antônio sofreu um corte no dedo durante a confusão, foi atendido pelo Samu, e recebeu voz de prisão logo em seguida. A Polícia Civil informou que Antônio foi preso pelo crime de dano qualificado e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. (G1)
A BR-415 em Itabuna, no trecho que liga o Bairro Nova Ferradas ao centro da cidade, voltou a ser interditado na manhã desta terça-feira (28), por moradores que residem nas margens do Rio Cachoeira, na Rua de Palha, local considerado pela prefeitura municipal como área de risco
O protesto é contra o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que prometeu o auxílio aluguel e construção de casas populares para a população que foi prejudicada pela enchente do Rio Cachoeira.
Até o momento as promessas do prefeito não foram cumpridas. Moradores de outros bairros da cidade também estão prometendo realizar protestos contra o prefeito. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Parte do terreno do antigo estádio de futebol de Ubaitaba foi vendido na manhã desta segunda-feira (27), por 8 milhões de reais durante leilão realizado na Câmara Municipal de Vereadores.
Os lotes arrematados ficam na parte da frente do antigo estádio, na Avenida Vasco Neto, em frente ao Mix Bahia. Foram vendidos dois lotes, sendo cada um contendo 04 terrenos de 15 por 25.
Assista vídeo:
O prefeito Bêda (MDB), além de vereadores e secretários estiveram presentes durante leilão. Os terrenos foram arrematados por um grupo de empresários de Ubaitaba.
O projeto da Prefeitura Municipal é transformar o local onde funcionava o estádio de futebol Everaldo Mello em um grande centro comercial, com a construção de várias lojas. A prefeitura está construindo um novo estádio de futebol na BR-101. (Redação: Jackson Cristiano)
Uma criança de 2 anos foi baleada durante uma operação policial no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O caso aconteceu no domingo (26). Segundo informações da Polícia Civil, a criança foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Não há informações sobre o seu estado de saúde. O caso está sendo investigado pela 4ª Delegacia Territorial de São Caetano, que expediu as guias de perícia no local. O CORREIO procurou a Polícia Militar para obter informações sobre o caso, mas ainda não teve retorno.
Abby Choi era modelo e tinha mais de 84 mil seguidores no Instagram.
O corpo da modelo Abby Choi, de 28 anos, foi encontrado esquartejado, com algumas partes cozidas e gusradadas dentro de uma geladeira na cidade de Tai Po, em Hong Kong. Abby Choi estava desaparecida desde a última terça-feira (21). Ela deveria pegar o filho fruto da relação com seu ex-marido, mas não apareceu.
Os policiais ainda não sabem se o crime ocorreu no apartamento em que ela foi localizada, ou em algum outro local e depois transportado, de acordo com o Daili Star. O ex-marido da vítima é o principal suspeito. Ele está foragido e tem um mandado de prisão expedido.
Os pais e o irmão do suspeito foram presos por suposta participação no homicídio. A motivação para o crime pode ter sido por dinheiro, mais precisamente uma fortuna de R$ 66 milhões.
Gilene era considerada desaparecida desde o último dia 20.
O corpo de uma mulher foi encontrado dentro de uma cisterna, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A vítima foi identificada como Gilene Maria de Oliveira, de 56 anos. O cadáver foi retirado do local por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Segundo informações da Polícia Civil, Gilene era considerada desaparecida desde o último dia 20. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Teixeira de Freitas e, segundo a polícia, há indícios de autoria e motivação. O companheiro da vítima está desaparecido.
Operação contou com a participação de 24 policiais e 06 viaturas da Rondesp e Cipe Cacaueira.
Uma mega operação na cidade de Itajuípe na madrugada deste domingo (26), terminou com a morte de um homem suspeito de diversos crimes na cidade e na região. A operação contou com a participação de 24 policiais e 06 viaturas da Rondesp e Cipe Cacaueira. A ação aconteceu no Bairro Novo Itajuípe (Morrinho).
Segundo informações do blog Rede Brasil de Notícias, o criminoso chegou a ser levado para o hospital de Base em Itabuna, mas não resistiu. Em poder do elemento que não teve o nome revelado, a PM encontrou 01 revólver calibre 38, 01 artefato explosivo; 01 rádio comunicador e uma máscara. 24 policiais e 6 viaturas participaram da operação. (Redação: Ubaitaba Urgente)
O Itabuna carimbou a vaga na semifinal do Campeonato Baiano de 2023. Na tarde deste domingo (26), o Dragão do Sul goleou o Bahia, que jogou com o time sub-20, por 4 a 0, no estádio Ribeirão, em Camacã, pela nona e última rodada da primeira fase. Os gols foram marcados por Hitalo, Alex Sandre, duas vezes, e Cesinha.
Com o resultado positivo, o Itabuna chegou aos 15 pontos e manteve o quarto lugar garantindo a última vaga no G-4. Líder da tabela e já classificado de forma antecipada, o Tricolor permaneceu com 21 e terá a vantagem de decidir o confronto da semifinal em casa. Bahia e Itabuna voltam a se enfrentar no confronto da semifinal.
A data reservada para o jogo de ida foi 12 de março, um domingo, enquanto a volta deve acontecer no domingo da semana seguinte. A FBF divulgará a programação detalhada do confronto. Mas antes disso, o Tricolor muda a chave para a Copa do Brasil, onde encara o Jacuipense, no duelo único da primeira fase, na próxima quarta-feira (1º), às 21h30, em Pituaçu.
Após dois anos de pandemia da Covid – 19, o prefeito de Maraú, Manassés (PP), realizou entre os dias 18 e 20 de fevereiro, um dos maiores Carnavais de todos os tempos” na Praia de Saquaira, o Saquafolia 2023. A festa foi realizada com recursos próprios do município.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e organizado pela empresa RamoSimbora Produções. Foram três dias de folia ao som das bandas musicais: Nadson – O Ferinha, O Tubarão, Nivaldo Marques, Chama na Catraca, Beleza Pura, W-Luz, Red Lion, S4 e Cia, Lukas Barreto e Balanço Novo.
O Saquafolia 2023 foi bem organizado, e teve um forte esquema de segurança. De acordo com a Polícia Militar (PM) nenhuma ocorrência foi registrada no local da festa. Todos pularam e se divertiram com muita tranquilidade e alegria.
O prefeito Manassés ficou bastante supresso com a participação popular e aproveitou para agradecer a participação de todos. “Fico alegre e feliz em ver esse espaço de eventos lotado novamente. Aproveito aqui para agradecer a todos que participaram do Saquafolia. Foram três dias de muita alegria e diversão sem nenhuma notícia de violência”, disse o prefeito.
A TV Digital entrará no ar em breve na cidade de Maraú (BA), através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do Programa Seja Digital. O sinal digital é gratuito e vai disponibilizar aos telespectadores marauenses alta qualidade em imagem e som, sem chuviscos ou distorções.
Toda a infraestrutura está sendo montada na sede do município. O prefeito Manassés (PP), esteve presente na última sexta-feira (24), para acompanhar de perto a chegada do material. “A obra para instalação da torre deverá ficar pronta em 15 dias. Em breve o sinal digital estará sendo disponibilizado para o povo de minha terra sem nenhum custo”, disse Manassés.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maraú
Para receber o sinal é preciso ter uma televisão que aceite o sinal digital, ou adquirir um conversor, no caso de TVs mais antigas, e ter uma antena externa UHF/VHF. Para os televisores fabricados depois de 2010, não é preciso adquirir o conversor, já que eles têm o equipamento embutido.
SEJA DIGITAL
A Seja Digital é uma entidade administrativa, não-governamental e sem fins lucrativos criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O papel da Seja Digital é articular a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais e às entidades de radiodifusão, além de implementar a infraestrutura necessária para a transmissão do sinal digital de TV.
A Prefeitura de Itacaré já anunciou que em breve irá liberar a grade de atrações.
A Prefeitura de Itacaré divulgou na noite desta sexta-feira (24), a data dos festejos do Distrito de Água Fria, o Água Fria Fest, que este ano acontecerá nos dias 11 e 12 de março, na quadra esportiva do distrito.
O evento já é uma grande tradição no município, aguardado pelos moradores de Itacaré, Taboquinhas e toda zona rural, mas também por pessoas das várias cidades vizinhas como Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca, entre outras.
A festa é uma valorização da população local, que além da cultura, também é importante economicamente; ambulantes, pousadas, supermercados e profissionais da estética são alguns dos segmentos que lucram com a vinda de pessoas para os festejos do Água Fria Fest, além disso, este é mais um momento de lazer e entretenimento para todos que curtem a festa.
A Prefeitura de Itacaré já anunciou que em breve irá liberar a grade de atrações, que promete agradar o público, com artistas que fazem sucesso regional no momento.
Rita havia sido diagnosticada com um câncer no pulmão em 2021.
Aos 75 anos, a cantora Rita Lee voltou a ser internada, durante a madrugada desta sexta-feira (24), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi divulgada pela colunista Fábia Oliveira, que caracterizou a condição da artista como “extremamente delicada”. Rita havia sido diagnosticada com um câncer no pulmão em 2021, ano em que ela também iniciou o tratamento quimioterápico.
Meses depois, em abril de 2022, a cantora compartilhou que estava curada da doença. Até o momento, a assessoria e a família da artista não se pronunciaram a respeito do estado de saúde dela e se o motivo da internação tem ligação com o tumor detectado dois anos atrás.
A causa do incidente ainda é desconhecida – Foto: Pimenta
Uma Kombi foi completamente consumida pelo fogo, nesta sexta-feira (24), no Centro de Itacaré, no sul da Bahia. O veículo era de um casal de artesãos, que moravam nele com o filho. A família estava na Kombi quando as primeiras chamas surgiram e deixou a Kombi às pressas. Ninguém se feriu.
“Olha que loucura. O fogo tomou conta muito rápido. A gente tava nesse mercado, a gente ligou [a Kombi] e deu até aqui, o fogo tomou conta, a gente perdeu tudo. Só deu pra gente sair de dentro do carro. Graças a Deus, com a gente tá tudo bem”, diz a mulher, filmando o que restou do automóvel enquanto o companheiro tentava encontrar pertences ainda utilizáveis.
A família perdeu roupas, colchões, cobertores, brinquedos e outras coisas. A causa do incidente ainda é desconhecida. A Prefeitura de Itacaré recolheu a carcaça da Kombi. Confira, abaixo, o vídeo em que a artesã relata o incêndio. (Com informações do Pimenta)