Ubaitaba Urgente

Bahia: Planilha da Odebrecht conta com 38 políticos baianos

650x375_politicos_1620632

Trinta e oito políticos baianos são mencionados nas planilhas apreendidas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como beneficiários de doações  pecuniárias feitas pelo Grupo Odebrecht. Alguns deles são chamados por apelidos. A lista tem mais de 200 políticos de todo o país, filiados a mais de dez partidos. Ainda não é possível afirmar se as doações foram feitas legalmente, por isso o juiz Sergio Moro pediu o sigilo das planilhas. Antes disso, porém, houve ampla divulgação pela imprensa. Entre os 38 nomes estão o ex-governadores Jaques Wagner (PT), atual secretário especial da Presidência da República, e Paulo Souto (DEM), atual secretário da Fazenda do prefeito ACM Neto (DEM), que também aparece na lista como beneficiário das doações da empreiteira. Os presidentes do Legislativo estadual e de Salvador, Marcelo Nilo (PSL) e Paulo Câmara (PSDB) , repectivamente, também são mencionados. Deputados federais, estaduais, vereadores e secretários integram a parte baiana da extensa lista (veja abaixo). Os documentos foram apreendidos com Benedicto Barbosa Silva Júnior, conhecido como “BJ”, presidente da Odebrecht Infraestrutura e um dos principais interlocutores do empresário Marcelo Odebrecht na alocação de recursos a campanhas políticas.

Codinomes

O ex-governador Wagner atende pelo apelido de “Passivo” e o vereador Edvaldo Brito (PTN) é chamado de “Candomblé”. O secretário de Turismo do Estado, que concorreu à prefeitura de Salvador em 2012, Nelson Pelegrino (PT) é chamado de “Pelé”, Marcelo Nilo atende por “Rio” enquanto que o deputado federal Arthur Maia (PPS) é “Tuca”, Daniel Almeida é “Comuna” e o empresário e também ex-candidato à prefeitura de Salvador, Mário Kértesz é “Roberval”.

LISTA DOS POLÍTICOS BAIANOS (ordem alfabética)

ACM Neto; Ademar Delgado; Alberto Castro; Arthur Maia; Carlos Martins; Carmem Gandarella; Daniel; Almeida; Dinha; Edvaldo Brito; Eduardo Alencar; Geraldo Junior; Geraldo Simões; Giovani; Humberto Carballal; Isaac Carvalho; Jaques Wagner; Jeferson Andrade; João Almeida; Jose Carlos Aleluia; Jutahy Magalhães; Jussara Márcia; Leonardo Prates; Lessa; Lomanto Junior; Luis Tavares; Marcio Biolchi; Mário Kertesz; Marcelo Nilo; Maurício Bacelar; Mauro Poeta; Nelson Pelegrino; Paulo Camara; Paulo Souto; Pinheiro; Pedro Godinho; Tonha Magalhães; Vânia Galvão; Waldir Pires (Fonte: A Tarde)