UBAITABA: LOCKDOWN FECHA MUNICÍPIO ATÉ O DIA 12

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Como medida para evitar mais contaminações por coronavírus (Covid-19), e estimular a adesão ao isolamento social, Ubaitaba entrou em lockdown neste sábado (04). De acordo com decreto da prefeitura (relembre aqui), só estão autorizados a funcionar farmácias em horário comercial, postos de combustíveis, as atividades da Secretaria de Saúde, as atividades de vendas de botijão de gás de cozinha, água potável, restaurantes, hamburguerias, petiscarias e congêneres em sistema de delivery, não sendo permitido o fornecimento de produtos em suas dependências, mas apenas serviço de entrega domiciliar. O decreto de nº 83/2020, assinado pela prefeita Suka Carneiro (PSB), após reunião com o Comitê Gestor de Combate a Covid-19, foi publicado no Diário Oficial do Município e vai até às 23:59 do dia 12/07.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

LOCKDOWN

O lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social. Consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Durante o lockdown, na prática, a circulação fica proibida, com exceção de casos de necessidades especiais, como a compra de alimentos, transporte de doentes e realização de serviços de segurança. O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo penas criminais. Para passar pelos controles, as pessoas precisam de declarações das empresas, que atestem que elas desempenham atividade essencial. Nas cidades paraenses onde foi decretado o lockdown, o documento pode ser emitido através de um formulário online. (Redação: Ubaitaba Urgente)

COMPARTILHE