Imagens de câmeras de segurança mostram a troca de tiros que deixou um agente penitenciário baleado dentro do Hospital Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (19). A ação ocorreu por volta da 1h, quando homens armados e vestindo uniformes da Polícia Civil entraram no hospital. As imagens mostram os suspeitos passando tranquilamente pela recepção. Eles vão até o corredor e tentam entrar no quarto onde estava um detento sob custódia.
O grupo aborda uma agente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e, em seguida, começa o tiroteio. De acordo com a Brigada Militar, eles abriram fogo contra outros três agentes penitenciários. Um dos servidores foi baleado. A hipótese mais provável, segundo a polícia, é que o grupo tenha tentado o resgate do detento, que foi preso na semana passada após ser encontrado baleado em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A polícia também não descarta que a ação tenha sido uma tentativa frustrada de acerto de contas. Luís Fernando Barbosa de Lima, o Ninho, é considerado um dos líderes de uma quadrilha da Vila Cruzeiro do Sul, na capital. Ele tem condenações por homicídio e roubos. O agente penitenciário baleado na mão foi levado para atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS). (G1)