Um técnico em enfermagem foi demitido em Porto Seguro, nesta segunda-feira (12/04), após falsa aplicação de vacina contra a Covid-19. Um vídeo mostra o momento em que o profissional, contratado há 30 dias pela Secretaria Municipal de Saúde, aplica a seringa, mas não injeta o líquido na aposentada Maria Andrelina Alves Soares, de 79 anos.
Em entrevista ao RADAR 64, a idosa contou que chegou a uma sala de vacinação, no centro da cidade, no fim da madrugada, para tomar a primeira dose do imunizante. Ela estava com a filha, que fez o vídeo com o celular. “Quando chegamos em casa, encaminhamos a gravação para minha outra filha, que é agente de saúde e mora na cidade de Arataca. Ela percebeu que a vacina não tinha sido aplicada. Aí voltamos ao posto e denunciamos”, contou dona Maria Andrelina.
OUTRO LADO
O técnico em enfermagem, de 40 anos, prestou depoimento na Polícia Civil. Segundo o delegado Bruno Barreto, não foi lavrado flagrante, em virtude de não estar evidenciado que ele agiu de forma livre e consciente para enganar a idosa ou desviar a vacina, mas foi instaurado procedimento para apurar a conduta.
“Como localizamos uma única seringa com o liquido no lixo, dentre outras descartadas, a princípio trabalhamos com a possibilidade de, em virtude do cansaço, displicência ou estresse, ele tenha deixado de vacinar a idosa devidamente”, afirmou o delegado ao RADAR 64. Na delegacia, onde também foi ouvida, a aposentada foi vacinada corretamente.
“O delegado mandou a Secretaria de Saúde trazer a vacina e aplicar em mim. Eu fiquei muito sentida por ele [o técnico em enfermagem]. Acredito que tenha sido um erro. Todo mundo erra”, disse a idosa. A prefeitura de Porto Seguro informou que foi “um caso isolado” e reiterou que as doses estão sendo aplicadas conforme as normas do Programa Nacional de Imunização (PNI).