Ubaitaba Urgente

CORONAVAC APRESENTA EFICÁCIA SUFICIENTE PARA REGISTRO, AFIRMA BUTANTAN

Foto: Reprodução / CNN Brasil

O Instituto Butantan e o governo de São Paulo informaram nesta quarta-feira (23) que a vacina Coronavac apresentou eficácia superior a 50%, percentual mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para registro de um imunizante, e terá o registro pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  No entanto, a divulgação dos dados de eficácia foi adiada.

A justificativa foi que o laboratório Sinovac – parceiro do Butantan no desenvolvimento da vacina – pediu mais 15 dias de avaliação para que os dados sejam comparados a resultados de pesquisas em outros países, evitando que a vacina tenha diferentes índices de eficácia anunciados, de acordo com a Agência Brasil. Para Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a Coronavac é a vacina mais segura de todas as que estão em teste no momento.

“Quer dizer, um excelente perfil de segurança, com manifestações adversas leves, com uma frequência muito baixa, sendo que a reação mais presente foi dor no local da injeção. Mesmo essa manifestação não foi substancialmente diferente entre o grupo vacinal e o grupo placebo”.