O conflito entre Flamengo e Fluminense, e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), tem criado vários problemas para os clubes e alguns de seus personagens principais. Pelo lado rubro-negro, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi punido por criticar a entidade. O fato gerou um protesto antes do clássico Fla-Flu, no último domingo, no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Carioca.
No clássico, o atacante Fred, do Fluminense, foi expulso, o que gerou revolta de todos. O atacante afirmou que o Campeonato Carioca tinha de acabar. A expectativa por uma possível punição ao jogador é grande. Porém, para presidente do TJD-RJ, José Fernandes, não se pode comparar as declarações do centroavante e as dadas por Luxemburgo.
– A procuradoria irá analisar isso e saberá agir da melhor maneira. No caso do Vanderlei Luxemburgo, as declarações que ele deu, ele não deu na emoção do jogo, foi após o jogo. Na emoção do jogo, dentro das quatro linhas todo mundo que milita no mundo do futebol e já jogou futebol sabe que, às vezes, nós falamos alguma coisa que não é direcionada para ofender ninguém – disse José Fernandes ao SporTV.
Vanderlei criticou o regulamento do Campeonato Carioca, que restringe o número de jovens nos elencos para a disputa, uma medida para evitar a utilização de times que não sejam os titulares. Na opinião do técnico, isto dificulta a revelação de jovens. Por isso, o treinador foi punido, não podendo ficar no banco de reservas contra o Fluminense. O presidente da Federação, Rubens Lopes rebateu as críticas do treinador.
– Não é a Federação que cria o regulamento, não é a Federação que discute o regulamento, não é a Federação que aprova o regulamento. Isso é feito única e exclusivamente pelos clubes – disse Rubens Lopes, também ao SporTV, comentando também as declarações de Fred, em que o atacante insinuou um possível favorecimento da arbitragem ao Vasco da Gama, aliado da Ferj:
– Ele não pode fazer um comentário desse. Nós não podemos aqui desenvolver a síndrome da conspiração ou a mania de perseguição – criticou.
A 15ª, e última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca será disputada nesta quarta-feira. O Fluminense é o quinto colocado e terá de vencer o Madureira, que está em quarto, para conseguir vaga ás semifinais. Flamengo, primeiro, Botafogo, segundo, e Vasco, terceiro colocado, estão classificados.