A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra foi libertada nesta terça-feira (24) da prisão em Buíque, no Agreste de Pernambuco, após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendar a soltura de 17 investigados na Operação Integration. Entre os beneficiados, está também Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte.
Deolane e sua mãe haviam sido presas no dia 4 de setembro sob suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro e jogos ilegais. No entanto, o MPPE devolveu o inquérito à Polícia Civil, solicitando novas diligências e recomendando à Justiça a substituição das prisões preventivas por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica ou restrições de circulação.
O MPPE destacou que a permanência prolongada de Bezerra e dos outros envolvidos na prisão poderia configurar um constrangimento ilegal, dado o tempo necessário para a conclusão das investigações. Apesar da libertação, a Justiça manteve a apreensão de bens e o bloqueio de valores dos acusados.
A Operação Integration investiga uma complexa rede de lavagem de dinheiro, com uso de empresas de fachada e casas de câmbio, para movimentar verbas oriundas de jogos ilegais. Novas investigações são necessárias para que o papel de cada investigado seja devidamente apurado, garantindo transparência no processo.
Com a conversão das prisões preventivas em medidas cautelares, Deolane Bezerra e os demais poderão responder ao processo em liberdade, desde que cumpram as condições impostas pela Justiça. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)