Ubaitaba Urgente

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro recebem alerta de terremoto

Moradores de SP e do RJ receberam alerta de terremoto.
Moradores de SP e do RJ receberam alerta de terremoto.

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5 no litoral paulista. A notificação foi enviada pelo sistema de alertas de terremoto do Android por volta das 2h da manhã.

O aviso também incluía recomendações de segurança, como o uso de calçados para evitar ferimentos, a verificação de saídas de gás e a orientação para evitar construções danificadas. Segundo o alerta, os possíveis tremores teriam magnitudes diferentes em algumas regiões: 4,4 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista.

Apesar da notificação, os principais órgãos de monitoramento sísmico não registraram nenhuma ocorrência. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC) não identificaram tremores na região. Além disso, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) saiu do ar após a emissão do alerta.

A Defesa Civil de São Paulo utilizou as redes sociais para esclarecer que não emitiu nenhum comunicado oficial sobre tremores no estado e que não há registros de ocorrências relacionadas ao possível terremoto.

Nas redes sociais, especialmente na plataforma X, o alerta rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do momento, gerando grande repercussão entre os usuários. (Com informações do BN)

Ubaitaba: Marcelo de Karlos Moda assume presidência da CDL; Claudia da Katik é a nova vice-presidente

Crédito: CDL/Ubaitaba
– Crédito: CDL/Ubaitaba

Marcelo Souza, conhecido como Marcelinho de Karlos Moda, é o novo presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Ubaitaba. A empresária Claudia Matos, proprietária da Katik Modas, assume como vice-presidente da entidade. A posse da nova diretoria aconteceu na noite desta quarta-feira (12), na sede da CDL, localizada na Avenida Walter Passos, em Ubaitaba. O evento reuniu empresários locais e autoridades para prestigiar a transição de comando.

Marcelo sucede o empresário Dai Sanches, que esteve à frente da entidade nos últimos anos. Em seu discurso, o novo presidente destacou a importância de fortalecer o comércio local e buscar parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico da cidade. A nova gestão promete promover ações voltadas para a valorização do comércio de Ubaitaba, impulsionando oportunidades para lojistas e fortalecendo o setor. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Prefeitura realiza limpeza em rio de Poço Central para garantir segurança e preservação ambiental

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal

A Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, sob a gestão do prefeito Rodrigo Andrade (PP), realizou uma mega operação de limpeza no Rio Poço da Caça, localizado no distrito de Poço Central. A ação tem como principal objetivo prevenir enchentes e proteger a população em períodos de fortes chuvas, além de promover a preservação ambiental e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal

“Cuidar da natureza é cuidar do nosso futuro”, destacou o prefeito Rodrigo Andrade, reforçando o compromisso da gestão municipal com ações voltadas para a sustentabilidade e segurança da comunidade. A limpeza do rio faz parte de um conjunto de medidas que buscam evitar transtornos causados pelas chuvas intensas, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Técnicas da SESAB realizam inspeção em unidades de saúde do município

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga

Nesta terça-feira (12), técnicas da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) estiveram em Ibirapitanga para inspecionar a situação real das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal Edvaldo Magalhães e a base da SAMU e avaliar a necessidade de materiais permanentes e especializados, no município. A visita ocorreu após um ofício enviado pela secretária municipal de Saúde, Keziah Rangel, solicitando apoio do governo estadual para a requalificação das unidades e o reforço nos suprimentos da rede municipal.

A inspeção foi conduzida pelas técnicas estaduais Juliana Brandão e Raiane, que estiveram acompanhadas da coordenadora da Atenção Básica do município, Adriana Souza, além da secretária. O objetivo foi levantar demandas estruturais e de equipamentos essenciais para aprimorar o atendimento à população.

“A presença da equipe da SESAB é fundamental para que possamos garantir melhorias na saúde do município. Essa parceria nos permite identificar as necessidades com mais precisão e buscar soluções eficazes para oferecer um serviço mais digno e de qualidade para nossa população”, pontuou Keziah. A gestão trabalhando e cuidando de gente reforça o compromisso em oferecer atendimento mais eficiente e humanizado aos munícipes.

Homem que executou advogado no centro de Conceição do Coité já foi identificado pela polícia

Elido Ernesto foi executado dentro de seu veículo.
Elido Ernesto foi executado dentro de seu veículo.

A Polícia Civil informou que identificou o acusado de atirar e matar o advogado Elido Ernesto Reyes Júnior, de 53 anos. O crime foi cometido na manhã desta terça-feira (11) na Rua Bailon Lopes Carneiro, no Centro de Conceição do Coité. À TV Bahia, a polícia informou que segue na busca do suspeito, que não teve a identidade informada.

No momento do crime, o acusado estava a bordo de uma motocicleta. Ele se aproximou do veículo e atirou várias vezes contra o advogado, que foi a óbito no local. Na manhã desta quarta-feira (12), o corpo da vítima foi sepultado em Conceição do Coité.

Antes do crime, Elido chegou a fazer um vídeo, afirmando que poderia ser morto devido a desavenças com irmãos e um outro homem. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, repudiou o crime e afirmou que cobrou celeridade na apuração à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e ao Ministério Público do Estado (MP-BA).

Suspeito de atropelar ex-prefeito de Piraí do Norte é levado para delegacia, ouvido e liberado

André Gazo foi atropelado em Gandu.
André Gazo foi atropelado em Gandu.

O suspeito de matar o ex-prefeito de Piraí do Norte, no baixo sul da Bahia, André dos Santos Mamedi, atropelado, no sábado (8) (veja aqui), foi encontrado e levado para a delegacia do Gandu, onde aconteceu o acidente, nesta quarta-feira (12).

Segundo informações da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, Otávio de Jesus Soares foi ouvido e liberado, já que o prazo para prisão em flagrante havia encerrado. O acidente foi registrado por câmeras de segurança da região.

As imagens mostram o momento em que o político, conhecido como “André Gazo”, atravessava a Avenida Getúlio Vargas. Ele olhou somente para um dos lados da via e atravessava a pista correndo, quando foi atingido por um motociclista e caiu no chão.

Operação da PF tem deputado e assessor como alvos em propina nas emendas para hospital

Foto: Divulgação PF
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (13), uma operação contra supostos desvios em emendas parlamentares. A verba iria para o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS).

Segundo a PF, foram cumpridos 13 mandados de busca em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.

Os nomes de todos os envolvidos ainda não foram informados pela PF, porém, segundo a GloboNews, o deputado Afonso Motta (PDT-RS) seria um dos alvos. Além disso, o assessor e chefe de gabinete do parlamentar, Lino Furtado, é outro alvo da ação. Segundo a polícia, foi encontrado cerca de R$ 140 mil em dinheiro vivo com alvos da operação – entre eles, Lino Furtado.

Segundo a reportagem, um funcionário do hospital que receberia a emenda e um terceiro envolvido, que ainda não teve a identidade revelada, também estariam com parte desses valores.

A polícia apontou que o uso de um “contrato de propina entre os suspeitos também estão na apuração da PF”. Um documento apontaria a quantia total da emenda e da quantidade de desvios. (Com informações do BN)

Ibirapitanga: Secretário de Agricultura e vereador de Ibirataia discutem melhorias para estradas rurais

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibirapitanga

Na manhã desta quarta-feira (12), o Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Ibirapitanga, Iago Oliveira, reuniu-se com o vereador e líder do governo de Ibirataia, Moacyr Silva, para tratar da situação das estradas rurais que fazem divisa entre os dois municípios.

O encontro abordou as dificuldades enfrentadas pelos moradores das regiões de Uruçu e Riacho Dantas, bem como os desafios no escoamento da produção agrícola. Durante a reunião, foram discutidas possíveis soluções para a recuperação das vias, que estão em condições precárias e impactam diretamente a mobilidade da população e o transporte de mercadorias.

“Esse diálogo é fundamental para buscarmos alternativas conjuntas e garantirmos melhores condições para quem vive e trabalha nessas áreas. Nossa prioridade é viabilizar ações que tragam melhorias reais para os agricultores e moradores da zona rural”, destacou Iago.

Eles reforçaram a necessidade de cooperação entre os municípios vizinhos para solucionar problemas estruturais. O encontro contou com a participação do ex-prefeito Gude, além de técnicos da secretaria e assessores do vereador.

Itacaré: Nego de Saronga homenageia ex-prefeito Dr. Edgar Reis com nome de rua que ainda fazia alusão ao regime militar

Nego de Saronga (PT) I Foto: Divulgação
Nego de Saronga (PT) I Foto: Divulgação

O prefeito de Itacaré, Nego de Saronga (PT), fez história ao finalmente retirar o nome da Rua 31 de Março, uma referência ao golpe militar de 1964, e substituí-lo por Rua Doutor Edgar Alves dos Reis. A mudança, que estava sendo debatida desde 2009, agora presta uma merecida homenagem ao ex-prefeito e militante de esquerda que lutou contra a ditadura, proporcionando uma reparação simbólica à memória democrática da cidade.

A alteração do nome da rua havia sido aprovada pela Câmara Municipal enquanto Nego de Saronga ainda era vereador e presidente da Casa, através da Lei Municipal, Nº 251, de 01 de outubro de 2013, mas nunca foi efetivada. Dr. Edgar Alves dos Reis, preso durante o regime militar, tornou-se o primeiro prefeito eleito de Itacaré após a redemocratização e se destacou pela sua defesa das liberdades democráticas, além de criar políticas inovadoras, como a primeira Secretaria Municipal de Reforma Agrária do Brasil.

Para o prefeito Nego de Saronga, “Essa mudança é um passo importante para fortalecer a memória coletiva e valorizar a luta pela democracia e pelos direitos humanos. Dr. Edgar não apenas resistiu ao regime militar, mas também teve um papel decisivo no desenvolvimento de Itacaré durante a redemocratização do país. Homenageá-lo é um ato de justiça histórica.”

A mudança de nome da rua não apenas corrige uma contradição histórica, mas também reforça o compromisso de Itacaré com a preservação dos valores democráticos. Em um contexto global de ascensão de movimentos autoritários, essa ação se coloca como um lembrete de que a história deve ser revista e corrigida quando necessário, garantindo que o futuro seja fundamentado nos pilares da liberdade, da justiça e da dignidade humana. (Redação: Albert Queiroz I Secretário de Comunicação de Itacaré)

Vice-prefeita Val de Gude e ex-prefeito Gude reforçam apoio ao deputado Raimundinho da JR e solicitam melhorias para Ibirapitanga

Val de Gude, Raimundinho e Gude.
Val de Gude, Raimundinho e Gude.

A vice-prefeita de Ibirapitanga, Val de Gude, acompanhada de seu esposo e ex-prefeito do município, Gude, esteve em Salvador para uma reunião no gabinete do Deputado Estadual Raimundinho da JR. Durante o encontro, Val e Gude apresentaram uma série de demandas para beneficiar a população ibirapitanguense.

Entre as propostas feitas ao deputado, destacam-se a doação de kits escolares para distribuição entre as crianças do município, a reforma da passagem do distrito de Itamarati e a destinação de emendas parlamentares à área da saúde.

Além das reivindicações, Val e Gude aproveitaram a visita para reafirmar o apoio político ao deputado. “Estamos reafirmando nosso apoio ao nobre deputado Raimundinho da JR, que, sem dúvidas, já se tornou um grande amigo do povo de Ibirapitanga”, declarou Val de Gude.

O deputado Raimundinho agradeceu pelo apoio e reforçou seu compromisso com o município. “Estou à disposição para continuar trabalhando pelo povo de Ibirapitanga e atender às demandas apresentadas”, afirmou o parlamentar.

A visita reforça a parceria entre as lideranças de Ibirapitanga e o deputado estadual, que tem se mostrado uma importante aliança na busca por melhorias para a região. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TERROR EM SC: Mulher mata marido, fere filhos e comete suicídio

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Na manhã desta quarta-feira (12), um crime brutal chocou a pequena cidade de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Uma mulher de 36 anos matou o marido a facadas e tentou matar seus dois filhos, de 9 e 14 anos. Ela tirou a própria vida depois. As informações são do portal NSC.

O homem de 51 anos era padrasto das crianças. O menino mais novo foi atingido de raspão no pescoço, e a menina sofreu ferimentos leves ao tentar proteger o irmão. Ambos conseguiram fugir e gritaram por ajuda, chamando atenção de vizinhos, que ajudaram a prestar socorro aos feridos.  A Polícia Militar informou que o caso foi registrado às 6h.

As crianças, desesperadas, disseram que a mãe “estava louca”. A mulher cometeu suicídio no meio do surto. As crianças foram levadas ao Hospital Maria Auxiliadora para atendimento médico e não há detalhes sobre o estado de saúde delas.  Pessoas próximas ao casal disseram que a mulher era tranquila e morava com o companheiro e os filhos em aparente harmonia. (Com informações do CORREIO)

Onda de calor pode gerar sensação térmica de 70°C nos próximos dias

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma intensa onda de calor deve atingir as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro, com sensações térmicas que podem alcançar 70°C. A estimativa foi feita com base em uma tabela do Núcleo de Climatologia Aplicada da USP.

O fenômeno faz com que as temperaturas percebidas superem os valores registrados pelos termômetros. Em 2024, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro chegou a registrar uma sensação térmica de 62,3°C no dia 17 de março.

COMO É MEDIDA A SENSAÇÃO TÉRMICA?

A sensação térmica é influenciada tanto pela temperatura quanto pela umidade do ar. Como exemplo, uma temperatura de 38°C combinada com 60% de umidade pode resultar em uma sensação de 55°C, enquanto 41°C com 40% de umidade pode gerar sensação de 53°C.

Isso significa que a sensação térmica não depende apenas da temperatura, mas da interação entre calor e umidade no mesmo momento e local. Quanto maior a umidade e a temperatura, mais intenso será o calor percebido. (Com informações do Bahia.ba)

Grávida de 4 meses aguarda transferência urgente para cirurgia; família faz apelo emocionante na Ubaitaba FM

Lucilene está internada há 13 dias no Hospital Manoel Novais.
Lucilene está internada há 13 dias no Hospital Manoel Novais.

Nesta terça-feira (11), o Programa Realidade Atual da Ubaitaba FM recebeu a senhora Luzinete José dos Santos, residente no distrito de Piraúna, município de Ubaitaba. Desesperada, Luzinete relatou a situação crítica de sua irmã, Lucilene da Silva Santos, que está internada há 13 dias no Hospital Manoel Novais, em Itabuna, aguardando transferência via regulação.

Lucilene, que está grávida de quatro meses, necessita com urgência ser transferida para o Hospital Costa do Cacau, onde deverá passar por uma cirurgia de vesícula. Segundo Luzinete, a irmã sofre intensamente com dores e corre risco de vida devido à demora na transferência. “Ela não aguenta mais esperar. Está sofrendo muito, correndo risco.

Nós só queremos que essa transferência aconteça antes que o pior aconteça”, desabafou Luzinete durante o programa. A família pede ajuda para que o caso ganhe mais visibilidade e espera que a transferência seja ágil o quanto antes. O número de regulação de Lucilene é 4336626.

Advogado morre e companheira fica ferida em grave acidente na BA-001, em Canavieiras

Drº Eduardo Elias Oliveira morreu e sua companheira ficou ferida.
Drº Eduardo Elias Oliveira morreu e sua companheira ficou ferida.

Um advogado identificado como Eduardo Elias Oliveira morreu e sua companheira ficou ferida em um grave acidente na tarde desta terça-feira (11), na BA-001, trecho de Canavieiras, no extremo sul da Bahia.

De acordo com informações da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, a polícia informou que Eduardo dirigia o carro quando precisou reduzir a velocidade devido a uma fumaça na pista, que dificultava a visibilidade. No momento da manobra, um caminhão colidiu violentamente contra a traseira do veículo.

O impacto foi tão forte que destruiu a parte traseira do automóvel. Eduardo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Sua companheira sofreu fraturas no braço e foi socorrida para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. Detalhes sobre o velório e sepultamento de Eduardo Elias Oliveira ainda não foram divulgados. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Polícia Civil deflagra Operação Espinha Dorsal contra homicídios e tráfico em Jequié

Foto: Divulgação/PC
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Espinha Dorsal em Jequié, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca, apreensão e prisão contra investigados por homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação foi conduzida pelo Núcleo de Homicídios de Jequié – 9ª Coorpin, com apoio da Dirpin Sudoeste/Sul e da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que os alvos da operação são ligados a facções criminosas responsáveis por diversos homicídios no município. A ofensiva mobilizou cerca de 80 policiais civis e resultou na prisão temporária de quatro investigados, além de uma prisão em flagrante.

Durante as buscas, foram apreendidos acessórios de arma de fogo, seis celulares, 21 cartões de crédito, uma máquina de cartão, R$ 19.080,00 em espécie, notas promissórias somando R$ 22.000,00, sete folhas de cheque em branco, sete canhotos de cheques preenchidos no valor de R$ 9.600,00, moeda estrangeira e aproximadamente 2 kg de drogas.

“As investigações seguem para capturar os demais envolvidos em homicídios na cidade. A Operação Espinha Dorsal reforça o compromisso da Polícia Civil da Bahia no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas”, destacou a corporação. (Com informações do Blog Marcos Frahm)

Novo sistema permite que prefeituras contratem MEIs sem licitação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal espera que um milhão de microempreendedores individuais se cadastrem na plataforma Contrata+Brasil, criada para facilitar a contratação de pequenos serviços pelas prefeituras. O sistema foi lançado nesta terça-feira (11), durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos, em Brasília.

Inspirado em uma experiência de Recife, o projeto permite que prefeituras anunciem serviços de até R$ 12,5 mil, sem licitação, como reparos em creches ou consertos de equipamentos. Os microempreendedores cadastrados recebem alertas em seus celulares e podem aceitar as ofertas diretamente.

Segundo o ministro Márcio França, o programa visa aumentar a formalização dos MEIs, já que o país conta com 16 milhões de trabalhadores nessa categoria, mas apenas 70 mil são contratados por órgãos públicos. A plataforma já está aberta para inscrições no site https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br.

Governador Jerônimo garante que piso dos professores será pago até março

 Foto: Flávia Requião / AG. A TARDE
Foto: Flávia Requião / AG. A TARDE

Durante a entrega de 10 novos leitos de UTI com perfil cardiovascular no Hospital Ana Nery, nesta quarta-feira, 12, o governador Jerônimo Rodrigues garantiu que o piso nacional dos professores na Bahia será pago até março, de forma retroativa.

“Eu anunciei com a secretária Rowenna Brito que nós vamos cumprir o prazo, estamos nos últimos detalhes com a APLB para a gente fazer os ajustes inclusives do formato. Esse piso é vencimento, não é gratificação, ele passa a estar no contracheque e não volta atrás. Espero que no máximo em março a gente possa já estar pagando, inclusive o retroativo a data que é estabelecida por lei”, afirmou o governador.

O anúncio do pagamento do piso foi feito por Jerônimo na última segunda-feira, 10, em seu podcast semanal. Com o reajuste, o salário dos magistrados não pode ser menor do que R$ 4.877, 78. (Com informações do A Tarde)

PF prende novamente suspeito de exploração sexual infantojuvenil no Extremo Oeste da Bahia

Foto: Divulgação / Polícia Federal
Foto: Divulgação / Polícia Federal

Um homem voltou a ser preso acusado de vender material de pornografia infantojuvenil em uma operação da Polícia Federal (PF) no Extremo Oeste baiano. O acusado foi detido na manhã desta quarta-feira (12) em São Desidério, durante a Operação “São Nicolau 2”. Em 2023, ele havia sido preso na primeira fase da “São Nicolau”.

Ainda foram cumpridos mandados de busca em São Desidério e em Barreiras, na mesma região. O material apreendido servirá para obtenção de elementos complementares de provas. Segundo a Polícia Federal (PF), as investigações revelaram o compartilhamento de material pornográfico infantojuvenil por meio de redes sociais, entre pessoas de diversas nacionalidades.

Com isso, o autor foi identificado e a apuração constatou a venda, o compartilhamento e a disponibilização dessas imagens e vídeos em plataformas de “mídia social”. O suspeito vai responde pelos crimes de venda, produção, divulgação e armazenamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsão legal no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Se condenado, as penas somadas podem alcançar mais de 26 anos de reclusão. Quando foi preso em 2023, a acusação era de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, mas se encontrava em liberdade provisória. (Com informações do BN)

Ipiaú: Prefeitura abre inscrições para cursos de iniciação ao teatro e dança

Crédito: Janaína Castro/Divulgação
Crédito: Janaína Castro/Divulgação

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT), acaba de abrir inscrições para os Cursos de Iniciação ao Teatro e à Dança. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Cultura, tem como objetivo valorizar a cultura local e incentivar novos talentos artísticos na nossa comunidade.

Os cursos vão proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento artístico e a livre expressão criativa. “Queremos criar um espaço onde os ipiauenses possam desenvolver suas habilidades, explorar novas formas de expressão e fortalecer ainda mais a identidade cultural do nosso município”, destacou o secretário de Cultura, Caio Braga.

O projeto é aberto para toda a população, com um foco especial em jovens e adultos a partir dos 12 anos. Os interessados podem realizar suas inscrições na SECULT, localizada no prédio da Prefeitura. A caravana de apresentação também passará por diferentes pontos da cidade para divulgar e facilitar a participação da comunidade. As inscrições serão analisadas para que a programação das aulas seja acessível para todos os participantes.

A prefeita Laryssa Dias também reforça o convite para todos que se interessam pela arte do teatro e da dança. “Essa é uma oportunidade incrível para quem deseja explorar a expressão artística e fortalecer a nossa cultura local. Convidamos todos a participarem e fazerem parte desse movimento cultural tão importante para Ipiaú!”

  • Documentos Necessários:
    Cópia do RG ou CPF;
    Comprovante de residência;
    Para menores de 18 anos, autorização assinada pelos responsáveis na ficha de inscrição.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]. (Redação: Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú)

Uruçuca: Contas do prefeito Moacyr, exercício 2020, são aprovadas pelo TCM

Moacyr Leite I Foto: Divulgação
Moacyr Leite I Foto: Divulgação

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, acataram o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, em relação as contas de 2020 da prefeitura.

Estas contas haviam sido rejeitadas inicialmente em razão da abertura de créditos adicionais suplementares fora dos limites da autorização legislativa, em descumprimento ao artigo 167 da Constituição Federal; e devido ao não recolhimento integral de multa aplicada ao gestor.

Moacyr, em seu recurso, apresentou os documentos e extratos bancários necessários para comprovar a legalidade da abertura de créditos adicionais, além de apresentar comprovante de pagamento do valor pendente da multa. Deste modo, os conselheiros do TCM conheceram e deram provimento ao recurso, reformulando o parecer de rejeição para aprovação.