Uma criança de nome Pedro Lucas Costa Marques de 1 ano e 10 meses, faleceu na madrugada deste domingo, 25, após a residência em que ele dormia pegou fogo no distrito de Rio do Meio, distante de Itororó 13km.
Informações colhidas pela equipe do Blog Itororó Já dão conta que a criança dormia em um colchão no chão do segundo quarto da residência localizada à Rua Silvio Benício em Rio do Meio e no momento do incêndio estava sozinha em casa.
Segundo dados da polícia a sua genitora de nome Michelle Costa de Almeida foi chamada por vizinhos em um Bar do distrito e voltou para casa imediatamente, porém, ao retornar, a criança já havia morrido asfixiada pela fumaça causada pelo incêndio que foi provocado por uma vela deixada acesa no local. O corpo de Pedro Lucas foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista onde esta sendo necropsiado. (Itororó Já)
Douglas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Um jovem de 22 anos foi surpreendido e morto a tiros em uma praça pública em Feira de Santana, cidade a cerca de 110 quilômetros da capital baiana. De acordo com a polícia, o crime aconteceu na tarde deste domingo (25), por volta das 12h. Conforme o site Acorda Cidade, o jovem identificado como Douglas Costa Araújo estava sentado na praça na rua Gonçalo Alves, no bairro Jardim Cruzeiro, e foi surpreendido por dois homens de moto que atiraram na cabeça e no tórax. Douglas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os suspeitos ainda não foram identificados. (Acorda Cidade).
Desde jovem, o cantor Bell Marques criou moda e adotou uma bandana como parte do look nos shows. De lá pra cá, se tornou uma tarefa quase impossível conseguir vê-lo sem o acessório. Porém, na internet, uma foto em que o cantor aparece sem a bandana voltou a circular e tem impressionado os fãs. Na imagem, aparentemente antiga, Bell aparece ao lado de um amigo, que utiliza a bandana, enquanto o cantor dispensa o acessório. Apesar de posar bastante sorridente, o ex-chicleteiro deixa raramente à mostra sua careca. (Bocão).
O Comando Nacional dos Bancários recomendará que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode levar ao fim da greve. Depois de quase 20 dias de paralisação, os bancos ofereceram reajuste de 10% para os salários, para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação. “Foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando, Juvandia Moreira, em nota. Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban apresentou neste sábado, 24, nova proposta, o “que significou a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados”. Além dos reajustes que forem apresentados na sexta-feira, 23, a Federação aceitou, neste sábado, abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total, assim, de 112 horas. O Comando informou que a proposta da Fenaban só vale até segunda.
O juiz Clauber Costa Abreu, da 15ª Vara Cível de Goiânia, determinou nessa sexta-feira (23) a imediata exclusão de fotos do corpo de Cristiano Araújo dos sites de buscas e redes sociais. O autor do processo foi o próprio pai do cantor.A determinação diz que as empresas Google, Yahoo, Facebook e Microsoft deverão suprimir os resultados de busca referentes a esse conteúdo, com risco de multa diária de R$ 10 mil. O cantor Cristiano Araújo e sua namorada morreram em 24 de julho em um acidente de carro na BR-153, entre as cidades de Morrinhos e Goiatuba, no estado de Goiás. Desde sua morte, começaram a circular na internet e nas redes sociais fotos do corpo do artista e até um vídeo do processo de preparação do corpo do cantor para o velório, gravado por funcionários de uma clínica.(IG-Gente)
Dois policiais militares foram assaltados na manhã desta sexta-feira (23), dentro do posto de saúde municipal no bairro Engenho Velho de Brotas, em Salvador. De acordo com informações da PM, três homens armados renderam os policiais e levaram as duas armas de fogo que eles carregavam. Em nota, a PM informou que os suspeitos fugiram no sentido Vasco da Gama, onde foi localizado o veículo utilizado no roubo, mas os criminosos conseguiram escapar. Equipes da 26ª CIPM, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-A)/ Rondesp Atlântico, Operação Apolo e a Operação Gêmeos realizam uma busca pela região onde o carro foi encontrado, mas até por volta das 12h20 os suspeitos não tinham sido localizados.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza na segunda-feira (26), às 18h, a solenidade de inauguração da nova Escola Pública de Trânsito (Eptran) em Camaçari. O evento vai ser realizado no Clube Social e Desportivo da cidade e vai contar com a participação do diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar e do prefeito Ademar Delgado. A escola, que vai funcionar nas instalações da 28ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) vai preparar novos condutores e oferecer cursos de capacitação para taxistas, mototaxistas e motoristas que prestam serviço à prefeitura.
O trânsito em algumas vias da capital baiana ficou carregado neste sábado (24). O motivo são os deslocamentos de veículos que levam estudantes aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a Transalvador, o excesso de carros causou congestionamentos em vários pontos, a exemplo das avenidas San Martin, Joana Angélica, Juracy Magalhães e Paralela, e na região do Cabula.
Segundo o A Tarde, já na Avenida Juracy Magalhães, um ponto de lentidão foi registrado no começo da Ceasa do Rio Vermelho até a chamada rótula da Coca-Cola, na ligação entre as avenidas Anita Garibaldi e Vasco da Gama. Na Paralela, o congestionamento começa no Bairro da Paz e segue até o Parque de Exposições. Já no Cabula, a lentidão vai da Rua Silveira Martins até o retorno na Paralela.
A pedido da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) condenou e manteve o bloqueio de bens do ex-prefeito de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha.
O ex-gestor foi condenado na Operação Sanguessuga, por improbidade administrativa devido a irregularidades na compra de uma unidade móvel de saúde. Deflagrada em 2006 pela Polícia Federal, a operação investigou uma organização criminosa, especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde, ambulâncias, “odontomóveis”, veículos de transporte escolar, unidades itinerantes de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares a prefeituras municipais de todo o país.
A ação civil pública contra Rocha foi proposta pelo Ministério Público Federal de Vitória da Conquista com base nas irregularidades apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU). No relatório, foi identificado o pagamento no valor de R$ 130.250,00 reais, feito pela prefeitura de Piripá à empresa Unisaúde Veículos Especiais LTDA, já envolvida em escândalos na compra de ambulâncias.
O valor determinado no edital de licitação era 25% menor, o equivalente a R$ 104.250,00 reais. O relatório da CGU aponta que o veículo solicitado deveria ser um ônibus equipado com consultórios para atendimento médico ginecológico, odontológico e oftalmológico, no entanto, o veículo adquirido foi um micro-ônibus sem os equipamentos oftalmológicos.
Além disso, um cheque no valor de R$ 20.250,00 reais, destinado ao pagamento do veículo, foi emitido pela prefeitura e depositado na conta pessoal do, então, prefeito. O réu já havia sido condenado pela Justiça Federal de Vitória da Conquista, mas recorreu ao TRF, que manteve a pena até o limite da condenação imposta.
Rocha também foi condenado ao ressarcimento de R$ 46.300,00 reais acrescidos ao valor do equipamento oftalmológico não instalado, ao pagamento de multa de 10 mil reais, à suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos e à proibição de contratar com o Poder Público também por cinco anos.
Sandoval da Silva Valansuela agrediu o carteiro, segundo a polícia.
O carteiro André Luís Matos Magno, de 33 anos, foi agredido com um golpe de facão na cabeça. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (23), em Eunápolis e só não terminou em tragédia porque o funcionário dos Correios estava usando capacete. Autor do crime, Sandoval da Silva Valansuela, de 32 anos, que tem transtornos mentais, foi detido pela Polícia Militar. Segundo os policiais, o carteiro estava de moto fazendo a entrega de correspondências na Avenida Esmeralda, bairro Urbis III, quando foi surpreendido pelo agressor.
A moto também foi atingida pelos golpes de facão; Carteiro só não ficou ferido porque usava capacete.
“Uma pessoa agressiva assim não pode ficar circulando livremente. Nós, moradores, temos muito medo dele”, disse uma testemunha que não quis se identificar. Um dos golpes perfurou o tanque da moto, derramando todo o combustível. A viseira do capacete também quebrou. Conforme a polícia, Sandoval Valansuela tem um histórico de agressão. Ele já foi preso com drogas e por apropriação indébita de veículo. Uma equipe do Samu foi até a delegacia e medicou Sandoval. Ele foi liberado e vai ser acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. A moto ficou apreendida para perícia. (Radar 64).
C10 após capotar parou atravessada. Foto; Blog Marcos Frahm
Dois homens ficaram feridos num capotamento ocorrido às 15h30 desta sexta-feira (23/10) na Rodovia BR-420, no trecho que liga a sede do município de Jaguaquara ao distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara BR-116. Segundo o Blog Marcos Frahm, testemunhas disseram que a caminhonete Chevrolet C10 de placa policial JMJ-0271, com licença do município de Jequié, capotou após o motorista perder o controle da direção. O veículo, que transportava material de reciclagem e verduras, ficou atravessado na estrada após. De acordo com informações colhidas no local pela reportagem do Blog Marcos Frahm, o condutor da C10 nada sofreu, mas dois passageiros foram arremessados para fora do veículo e sofreram ferimentos. As vítimas foram socorridas por volta das 16h20 por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 e encaminhados para o Hospital Municipal de Jaguaquara. A informação é de que a caminhonete teria saído do aterro sanitário de Jaguaquara e seguia em direção ao Entroncamento.
Um vereador de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, passou por maus bocados nesta semana. De acordo com informações de veículos de comunicação da cidade, o vereador foi flagrado na zona rural do município com uma mulher casada. De acordo com o blogueiro do Fábio Borges, o marido da mulher ficou revoltado ao flagrar os dois e agrediu o vereador que deixou a casa sem nem mesmo vestir as roupas. Segundo testemunhas, na fuga, o vereador deixou o carro na casa da amante. O marido da mulher, revoltado Não satisfeito, o marido traído acabou destruindo o carro do político.
Os policiais estavam na Praça Duque de Caxias quando aconteceu a briga e a troca de tiros.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal Hamilton Safira Segundo, de 42 anos, foi morto na madrugada deste sábado (24) durante uma briga de bar envolvendo o soldado da Polícia Militar Ubiratan dos Santos Borges, no município de Euclides da Cunha. Segundo a polícia, o PRF Hamilton estava com o primo, o promotor de justiça Pedro Safira Costa Andrade, no bar Princesinha, que fica na Praça Duque de Caxias. Enquanto o PM Ubiratan estava na praça, acompanhado da namorada, quando se desentendeu com um outro homem bêbado. O soldado teria dado um soco no rosto do homem e o promotor corrido para socorrê-lo. Segundo informações da Polícia Civil, o PRF chegou na situação atirando. Mesmo baleado com quatro tiros, o PM conseguiu ir até o carro, pegar a arma e efetuar um único disparo contra o policial rodoviário. Os dois foram socorridos por familiares e amigos para o Hospital Municipal de Euclides da Cunha e, em seguida, encaminhados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. O PRF Hamilton foi atingido na perna direita, não resistiu e morreu. Ele era natural de Salvador e atuava na PRF havia nove anos. O sepultamento será neste sábado (24), às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Já o soldado da PM foi atingido por tiros na região do tórax, perna e braço. Ele passou por cirurgia e segue internado, mas o estado de saúde ainda não foi divulgado. O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SINPRF) informou que fará uma homenagem ao colega durante o enterro. O sindicato disse ainda que a 10ª Superintendência Regional da Policia Rodoviária Federal estão trabalhando com o apoio da PM para investigar o caso. (Correio 24hs).
A Prefeitura Municipal de Ubaitaba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último domingo (18/10), o Projeto “A Praça é Nossa! Vamos Brincar?” . O projeto é uma atividade anual da Secretaria Municipal da Educação de Ubaitaba, planejado cuidadosamente para as crianças do município em comemoração ao Dia das Crianças, utilizando a Praça Cultural como um grande espaço de lazer por um dia, com recreações dirigidas, brincadeiras variadas, oficinas lúdicas e muitas outras opções de diversão.
Este ano a Festa aconteceu no domingo 18 de outubro e reuniu cerca de quatro mil crianças com suas famílias, Professores e Gestores Escolares da Rede Pública e Pessoas da Comunidade em geral, para participarem das brincadeiras e apresentações infantis ofertadas naquele momento encantado. O evento já em sua 8ª edição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Comércio local e outros colaboradores cuja parceria auxilia a viabilização das atividades. Segundo os organizadores da Festa, observar a alegria das crianças e o envolvimento dos participantes é o maior elemento incentivador para as edições seguintes… (Ubaitaba Urgente / ubaitaba.ba.gov.br)
Bacalhau já foi reconhecido por vítimas l Foto: Ubaitaba Urgente
Policiais Militares da 61ª CIPM/Ubaitaba prenderam nesta quinta feira (23/10), o individuo Amaro Ribeiro da Cruz Junior, vulgo Bacalhau, residente na Gutemberg de Araújo, município de Ubaitaba. Bacalhau é apontando como sendo autor de diversos assaltos na cidade, contra estabelecimentos comerciais e transeuntes. O elemento também foi reconhecido como autor do roubo de vários celulares.
arma utilizada nos assaltos l Foto: Ubaitaba Urgente
Segundo a PM, Bacalhau utilizava uma arma de fabricação caseira para intimidar suas vítimas. A arma também foi aprendida com o elemento. Amaro Ribeiro da Cruz Junior, foi autuado em flagrante pelo delegado Miguel Francisco Cicerelli. (Ubaitaba Urgente).
A defesa do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis, informou nesta sexta-feira (23) que vai processar os jornalistas que noticiaram uma suposta delação do lobista Fernando Baiano, em que ele seria citado como beneficiário do esquema de desvios na Petrobras.
Na semana passada, circularam informações de que Fábio teria recebido repasses por meio do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente. Em nota, os advogados afirmam que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, negou acesso ao conteúdo da delação de Baiano, apesar de logo após o documento ter se tornado público por meio do juízo de primeiro grau de Curitiba.
“Dispomos, assim, dos elementos necessários para promover as ações judiciais contra os jornalistas que publicaram notícia falsa com a citação – inexistente – do nome de Fábio na delação, fato confirmado pelo próprio ministro Zavascki em sua decisão”, diz o texto.
A nota ainda ironiza o fato da delação ter sido divulgada pela própria Justiça. “Não deixa de causar estranheza, entretanto, que o sigilo legal esteja valendo para a Suprema Corte, mas não para as instâncias inferiores ou para a imprensa”, conclui a defesa de Fábio Luis.
Após críticas públicas ao modelo de gestão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, a desembargadora Rosita Falcão foi apresentada no começo da tarde desta sexta-feira (23) como candidata à sucessão de Rocha na direção da Corte.
De acordo com informações de bastidores, a desembargadora foi alçada à condição de candidata por desembargadores que discordam da discussão de processos como a reforma do Plano de Cargos e Salários dos servidores, classificada como açodada por Rosita em sessão plenária do dia 9 de outubro. Em junho, ela já havia acusado Eserval Rocha de denunciá-la anonimamente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ter se oposto a criação da Câmara do Extremo Oeste.
Com o atual regimento do TJ-BA, no entanto, Rosita estaria habilitada a se candidatar caso um dos cinco desembargadores mais antigos opte por não disputar cargos na mesa diretora – ela é a sexta mais antiga da Corte. Nos corredores do Tribunal, são citados nomes como o corregedor-geral, Olegário Caldas, a 2ª vice-presidente Maria da Purificação Silva e a desembargadora Ivete Caldas como possíveis concorrentes ao pleito.
Em público, todavia, apenas Rosita figura como pré-candidata, já que o edital para eleição ainda não foi publicado no Diário Oficial da Justiça. A sessão plenária para escolha da mesa diretora está prevista para a terceira semana de novembro, portanto, no dia 20. (Bahia Noticias).
Mais de um milhão de candidatos ainda não conferiram o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o G1, o ministro considerou o número positivo, comparado a exames realizados em anos anteriores. “Todos os anos, o número de participantes é inferior ao número de inscritos. Não será diferente esse ano. Mas já estamos aí com 6,7 milhões de inscritos que já acessaram o cartão de inscrição e continua crescendo essa participação, então é número bastante expressivo, quando comparado com outros. Enem. Já estamos num excelente ritmo dos inscritos que deverão participar dessa prova”, disse. De acordo com Mercadante, 915 mil pessoas trabalham na preparação e na aplicação da prova. “Temos, para distribuir as provas, 30 batalhões do Exército Brasileiro que armazenam as provas. Temos 30 mil profissionais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Força Nacional. Fizemos um curso preparatório dos coordenadores, dessas forças de segurança, que trabalharão de forma integrada”, disse. Mercadante afirmou que os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e recomendou aos candidatos que não deixem para sair de casa ou para checar o local de provas.
Matheus, de 18 anos, ainda chegou a ser levado pro hospital no carro da família, mas já chegou morto
Uma pessoa foi morta e três ficaram feridas, na noite desta quinta-feira (22/10), no bairro Santa Isabel, em Eunápolis. Segundo a polícia, dois bandidos invadiram o bar onde as vítimas estavam e atiraram várias vezes. Matheus Lima Santos, de 18 anos, ainda chegou a ser levado para o Hospital Regional na carroceria de um carro da família. Mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber os primeiros atendimentos. Ficaram feridos, Welington Ribeiro Santos, 20 anos, Custódio Sena dos Santos, 23 e Rafael Barbosa da Silva, de 20. O hospital informou que eles apresentavam perfurações em boca, ombro, mão, barriga e peito e que passaram por cirurgia, mas não corriam risco de morrer. Um quarto homem ficou ferido de raspão, mas saiu do local, preferindo não ir ao hospital. Outras pessoas que estavam no bar, localizado nos fundos da igreja católica, contaram que os assassinos chegaram perguntando por um indivíduo conhecido como ‘Paulinho’. Em seguida, eles abriram fogo. O suposto ‘Paulinho’ conseguiu fugir. A polícia ainda não sabe se ele é o que ficou levemente ferido e dispensou atendimento. Os criminosos estavam a pé. Matheus, o jovem que morreu, morava no bairro Santa Isabel. Os demais são da Uribs III e do centro da cidade. Todos foram levados ao hospital em carros particulares. (Radar 64).
Paciente está internado no Hospital Geral de Ipiaú desde o dia 11 de outubro.
O jovem Edvaldo de Jesus Almeida, 29 anos, morador do bairro Popular, em Ipiaú, vítima de um acidente com moto na BR-330, está há 12 dias internado no HGI aguardando a transferência para uma unidade hospitalar mais estruturada e especializada, informou um familiar. O motociclista sofreu uma fratura na região da coxa direita durante um acidente ocorrido em frente ao Terminal Rodoviário de Ipiaú, no dia 11 de outubro. De acordo com informações da família, o rapaz “geme de dor o tempo todo”. – O médico examinou ele tem uns oito dias e disse que o caso dele é grave e que precisa de uma cirurgia urgente. Aí a gente procurou a enfermeira-chefe e a assistente social para providenciar a transferência, mas elas informaram que isso iria demorar, pois tem que esperar surgir uma vaga em Jequié-, relatou ao GIRO, Maysa Nascimento, irmã do paciente. A diretora do Hospital Geral de Ipiaú, Meirinha Alves, informou ao GIRO que está ciente do caso e que continua cobrando a regulação para uma unidade de referência. (Giro em Ipiaú)