Um acidente de trânsito terminou com a morte de um caminhoneiro na tarde deste sábado (17), na BR-101. De acordo com o site Teixeira News, um caminhão carregado de galinhas tombou no Km-790, próximo ao trevo de acesso ao Parque Nacional do Monte Pascoal, na divisa entre os municípios de Itamaraju e Itabela. O motorista Diego da Silva Teixeira, de 26 anos, teria perdido o controle da direção e o veículo saiu da pista e capotou. Além do motorista, o ajudante Marcelo Rocha de Souza, 33, que saiu praticamente ileso. Policiais Rodoviários Federais (PRF) acionaram o Corpo de Bombeiros do município de Teixeira de Freitas para a remoção do corpo das ferragens. Foi preciso equipamentos especiais para retirar a vítima. O corpo de Diego foi levado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML).
Gongogi: Homem joga gasolina, ateia fogo e mata mãe do vereador “Neto de Nenzinha”

Um crime bárbaro chocou, na tarde deste sábado (16), o município de Gongogi. Um homem identificado como José Orlando, de 46 anos, mais conhecido como Zezeu, teria jogado gasolina e ateado fogo na ex-sogra, identificada como Hilda Querino Santos, de 78 anos. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime. Segundo informações colhidas pelo Ubatã Notícias, Zezeu foi à residência da ex-esposa e lá foi iniciada uma discussão por motivos até o momento ignorados. Zezeu teria então jogado gasolina e ateado fogo na idosa, que na hora do incidente estava na casa da filha. De acordo com informações de testemunhas, vizinhos tentaram socorrer Hilda, mas a vítima acabou sucumbindo.
Um neto da vítima, identificado apenas pelo pronome de Eduardo, também saiu ferido e sofreu queimaduras de 2º e 3º graus. Eduardo foi atendido primeiramente no Hospital de Gongogi e na sequência foi transferido para o Hospital de Base, em Itabuna. Seu estado de saúde até o momento é desconhecido. Após cometer o crime, Zezeu teria fugido num veículo Uno com direção a BR-330, próximo a Ubatã. Hilda é mãe do vereador Antônio Querino Pereira Neto (PTdoB) e a morte da idosa causou bastante comoção no município. A Polícia Civil de Ubaitaba investigará o crime. Fonte: Ubatã Notícias.
Itapebi: Jovem de 16 anos foi morto a tiros no centro da cidade
Um jovem de 16 anos foi morto na noite da última quinta-feira (14/05) no centro da cidade de Itapebi. Segundo a polícia, ele foi atingido por vários tiros, disparados de dentro de um carro. A vítima que era conhecida na localidade como ‘Galo Cego’, estava em companhia de uma segunda pessoa que conseguiu fugir no momento dos tiros. Os suspeitos do assassinato ainda não foram identificados.
St. Antonio de Jesus: Mãe morre e filha fica ferida em acidente na BA-046

Uma mulher, de 32 anos, morreu em um acidente em um trecho da BA-046, em Santo Antonio de Jesus, no Recôncavo baiano. No acidente, a filha da vítima fatal, uma adolescente de 13 anos, ficou gravemente ferida. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mulher e a filha estavam em um veículo Ford Fiesta, quando colidiu com um Toyota Corolla, na altura do Km 25 da rodovia na noite desta sexta-feira (15). De acordo com o Blog do Marcos Frahm, a mulher ficou presa às ferragens do carro e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. A filha dela foi socorrida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Já o motorista do Corolla, um homem de 52 anos, sofreu ferimentos leves e também foi socorrido para o mesmo hospital. A Polícia ainda investiga as causas do acidente. O corpo da vítima, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus.
Morreu na manhã deste sábado o ator Elias Gleizer aos 81 anos
O ator Elias Gleizer morreu, aos 81 anos, na manhã deste sábado (16), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Globo News. O ator morreu por falência circulatória em decorrência de um trauma. O veterano estava internado há dez dias no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, onde deu entrada após sofrer uma queda. Ainda não há informações sobre o velório. Como nunca casou, nem teve filhos, uma irmã de Gleizer é quem irá resolver os detalhes. Entre 2011 e 2013, o ator chegou a ser internado por três vezes, devido a complicações de um problema renal crônico.
Mas, sempre foi muito querido pelos colegas de trabalho. Um deles é Bruno Gagliasso. O ator, que chamava o paulista carinhosamente de avô, lamentou o falecimento do amigo em seu Instagram. “Meu avô querido….. Chegou a hora de descansar”, escreveu. Esposa de Gagliasso, Giovanna Ewbank também fez um singela homenagem ao ator. “Hoje o dia amanheceu triste…que perda. Elias Gleizer amado, leve toda essa sua alegria lá pra cima, porque todos estarão te esperando ansiosos para dar umas boas gargalhadas”, escreveu.
O último trabalho de Gleizer na TV foi uma participação em alguns capítulos de “Flor do Caribe”, em 2013. A última novela inteira em que trabalhou foi “Passione”, em 2010, onde interpretou o motorista Diógenes. O ator, que estrou na TV Tupi em 1959, era contratado da Globo desde 1984 onde atuou em mais de 20 novelas como “Fera Radical”, “Tieta”, “Sonho Meu”, “Era Uma Vez”, “Caminho das índias”, entre outras.
Promotor de Justiça é baleado ao chegar em casa no Amazonas
A ação de suspeitos que balearam o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, na tarde desta sexta-feira (15) em Manaus, foi registrada por uma câmara de segurança. O promotor foi abordado por dois homens em uma moto quando chegava em casa, no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste da capital. Ao todo, três tiros atingiram o promotor. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) afirma que montou uma força-tarefa para investigar o caso. As imagens foram cedidas à polícia pela administração do condomínio em que mora o promotor.
Nas imagens, a vítima aparece chegando de carro na casa, por volta das 13h30. Ao colocar o veículo na garagem, ele é surpreendido pelos suspeitos, que invadem o local em uma motocicleta.O garupa da moto aparece na imagem logo em seguida. Ele ameaça o promotor com um revólver e chega a forçar as portas do veículo para que o promotor saísse do automóvel. A vítima chegou a buzinar para chamar a atenção dos vizinhos, mas foi alvejado por três tiros de pistola calibre 380, informou o MP-AM.
Um dos disparos atingiu a clavícula esquerda do homem. Ele foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O MP diz que o promotor Paulo Stélio passa bem e está consciente. Os suspeitos do crime, que realizaram toda a ação usando capacetes, ainda não foram identificados. Uma força-tarefa formada por cinco promotores de Justiça foi designada para acompanhar as investigações. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, que foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A Polícia Civil informou, por meio da assessoria, que equipes fizeram diligência no local do crime neste sábado (16). As imagens cedidas à polícia serão utilizadas na investigação do caso.(Informações: G1)
Barreiras: Trio invade casa de gerente e faz família refém por 12hs

O gerente de uma agência do Banco do Brasil de Barreiras, município do oeste baiano, teve sua casa invadida na noite de quarta-feira (13) e foi feito refém, juntamente com a mulher e os dois filhos. Segundo informações da polícia, três homens são suspeitos de cometer o crime. “O gerente chegou em casa por volta das 18h30. Dez minutos depois a esposa dele chegou. Quando o portão eletrônico abriu, dois homens entraram na casa e renderam a família. A ação aconteceu de forma rápida. Por volta de meia noite o terceiro suspeito entrou na casa. Eles passaram a noite toda lá”, informou o delegado Francisco Carlos de Sá. Já na madrugada de quinta-feira (14), às 5h, um dos suspeitos levou a esposa e os filhos da vítima para o cativeiro. Por volta das 7h da manhã, os suspeitos colocaram um cinto com explosivos no gerente e obrigaram ele a ir ao banco sacar dinheiro. Em seguida, o gerente entregou o dinheiro em um ponto de encontro na BR-242, sentido Salvador, e teve os explosivos retirados do seu corpo. A polícia não soube informar a quantia exata que foi roubada. Apesar de terem passado quase 12h como reféns, as vítimas não ficaram feridas. “Não houve nenhuma agressão física ou verbal. Eles foram bastante organizados”, disse o delegado. Segundo informações da polícia, os três suspeitos conseguiram fugir, utilizando o carro do gerente. Até o final da tarde desta sexta-feira (15), nenhum deles foi localizado. O carro já foi localizado. A 1ª Delegacia de Barreiras investiga o caso. Fonte: Correio 24hs.
Brasil: Administradora de 27 anos passa mal em academia e morre

Uma administradora de 27 anos morreu após passar mal na academia Smart Fit, em Florianópolis, Santa Catarina. Paola Felipe Sena passou mal na manhã da última quinta-feira (14/05) e chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu e morreu nesta sexta-feira (15). Segundo informações da academia, a administradora foi imediatamente socorrida por funcionários da Smart Fit e uma ambulância da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada para prestar os primeiros atendimentos médicos. De acordo com a Sc Transplantes, a família da vítima solicitou a doação dos órgãos de Paola no início desta sexta-feira (15). Fonte: Correio 24hs.
Salvador: Cidade tem 57 ocorrências por causa de chuvas deste sábado

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 57 ocorrências na manhã deste sábado (16) por causa das chuvas que atingem a capital. Até as 10h25, foram registrados 27 deslizamentos de terra, 2 alagamentos de imóvel, 14 ameaças de desabamento, um desabamento de imóvel, quatro árvores com ameaça de queda, uma árvore caída, dois desabamentos parciais, duas infiltrações e duas avaliações de área. O órgão permanece de plantão no número gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer encoberto a nublado com chuva. A temperatura deve variar entre 21ºC a 26ºC.
Jovem de Itabuna foi barbaramente assassinada em Salvador
July Pires, moradora do bairro São Pedro, em Itabuna, mas com residência fixa em Salvador atualmente, foi brutalmente assassinada na Capital Baiana. Os amigos itabunenses souberam na última quinta feira (14/05), após o vídeo do assassinato ter sido divulgado pelo “WhatsApp”. As imagens são tão fortes que, profissionais ligados à área de segurança pública não suportaram assistir o material até o final. A jovem é levada para um matagal por três elementos, amordaçada, amarrada e brutalmente assassinada com golpes de faca e fação.
Os bandidos ainda arrancaram a cabeça da vítima. O assassinato de July foi todo filmado por um dos criminosos que não mostram o rosto.
Ubaitaba: “Tiago Doido” volta a atacar novamente e grava vídeo para ameaçar suas vítimas

Uma dona de casa residente no bairro Conceição em Ubaitaba, que não quis ter o nome revelado, prestou queixa recentemente na polícia e disse que vem sendo ameaçada de morte através de áudios e vídeos enviados para seu WhatsApp. Durante a investigação a Polícia Civil, os agentes descobriram que os vídeos e os áudios partiram do celular de um velho conhecido da polícia, Tiago de Jesus, 23 anos, residente também no bairro da Conceição, vulgo “Tiago Doido”. No vídeo gravado e enviado para o celular da vítima, Tiago Doido aparece usando uma toca burucutu e diz: Eu sei onde você mora, eu vou acabar com você, vou sequestrar seus meninos. Estarei com um carro preto, diz o elemento na gravação. No vídeo Tiago repete várias vezes que vai acabar com a vítima. “Vou matar você”, diz Tiago. A dona de casa está assustada com as ameaças do elemento, já que o mesmo tentou matar uma jovem no mesmo bairro no ano passado.
Veja o vídeo com ameaças:
No dia 21 de março de 2014, Tiago foi preso por ter invadido uma casa no mesmo bairro e esfaqueado a universitária Sued Vaz de 23 anos. A vítima ficou internada em um dos hospitais de Itabuna em estado grave, segundo familiares, Sued teve um de seus pulmões perfurados. Na época, testemunhas contaram que Tiago estava usando uma mascara preta, 01 revolver de brinquedo e uma faca na cintura. O elemento foi linchado por populares e preso em flagrante pela PM. Na delegacia de Ubaitaba, uma das vítimas contou que Tiago invadiu a residência e rendeu duas jovens que estavam no momento, Sued entrou em luta corporal com ele e acabou sendo furada. Na manhã de ontem a policia Civil conduziu Tiago Doido até a delegacia.

Com ele os agentes encontraram a toca utilizada na gravação do vídeo e o celular utilizado para a gravação. No celular os policiais encontraram o vídeo e alguns áudios com ameaças, inclusive com ameaças contra o radialista Jackson Cristiano. Durante seu depoimento Tiago Doido confessou os crimes e foi colocado em liberdade por se tratar apenas de ameaças. No bairro todos estão assustados, já que o mesmo é perigosos e sofre de distúrbios mentais.
Ubaitaba: “SME da 61ª CIPM” prende suspeito de participar da explosão dos caixas eletrônicos de Gandu

Policiais Militares do SME da 61ª CIPM/Ubaitaba, sob o comando do Major Marinho, com o apoio da CIPE Cacaueira e o SME da 60ª CIPM da cidade de Gandú, conseguiram prender na tarde desta sexta feira (15/05), um elemento de vulgo “Sambão”. O acusado confessou para á polícia que minutos antes de ser preso, deu fuga para vários integrantes da quadrilha que explodiu a Agência da Caixa Econômica Federal de Gandu, para roubar o dinheiro dos caixas eletrônicos, na manhã desta sexta feira (15/05). A quadrilha chegou ao local em quatro veículos na madrugada desta sexta-feira.

Três dos carros teriam seguido para o banco e o outro ficou no semáforo com o apoio de dois motociclistas dando cobertura a ação criminosa. De acordo com a Polícia Militar, o grupo era formado por aproximadamente dez homens. Eles chegaram a explodir dois caixas eletrônicos, mas não levaram o dinheiro. A operação que resultou na prisão de um dos suspeitos aconteceu na tarde de hoje na cidade de Ibirapitanga, local onde possivelmente o líder do bando reside, disse o SME da PM de Ubaitaba.

Em poder de Sambão a polícia aprendeu um veículo modelo Fiat Uno, cor prata, de placa JQC-5289, licença de Itabuna. Os policiais conseguiram também aprender um carro Toyota, modelo RAV4, de placa EBB-9478, licença de Eunapolis – BA, utilizado também na ação criminosa em Gandú. Dentro do Toyota, os policiais encontraram dois galões de gasolina. (Ubaitaba Urgente).
Hospital Municipal de Jaguaquara pode ser terceirizado, diz prefeito

O Hospital Municipal de Jaguaquara (HMJ), na região do Vale do Jiquiriçá, pode ser terceirizado a partir de um contrato de gestão pactuado com o Hospital Português, de Salvador. Segundo o próprio prefeito do município, Giuliano Martinelli (PP), caso a terceirização aconteça, o HMJ será gestado pelo Hospital Português, por indicação do deputado Jorge Solla (PT). De acordo com o Blog do Marcos Frahm, outros dois hospitais devem ser terceirizados no interior do estado. “Eu recebi uma ligação do deputado Jorge Solla, me perguntando se eu teria interesse e eu disse que sim. Ficamos de amadurecer a ideia a partir de sábado. Ele garantiu que estaria aqui em Jaguaquara, para olharmos a estrutura física”, explica o prefeito. Para o gestor, a parceria com o Hospital Português trará benefícios para a população. “Tenho certeza que seria uma vitória para Jaguaquara, que está sediada no centro do Vale do Jiquiriçá. Fortalecendo este hospital, nós podemos fazer de Jaguaquara um polo regional, com disponibilidade até de UTI”, avalia Martinelli. Atualmente, o prefeito assume que o Hospital Municipal não tem estrutura para atender a demanda do município e das regiões adjacentes.
Ipiaú: Ladrão esquece carteira depois de roubar bolsa de jovem

Depois de cometer um assalto, um homem acabou deixando a carteira de identidade e outros documentos pessoais. O fato ocorreu no centro de Ipiaú, no sudoeste do estado, nesta sexta-feira (15). Antes, o homem roubou uma jovem de 18 anos, que levou a bolsa dela com cerca de R$ 200, além de documentos. Ao perceber que o ladrão tinha cometido o assalto, populares correram atrás do acusado que conseguiu fugir na garupa de uma motocicleta CG, de cor preta, que o aguardava. Na fuga, Marcos Santos de Jesus, 23, conhecido como “Kinho”, deixou cair a carteira com os documentos pessoais. Um amigo da vítima disse conhecer o acusado: “Eu conheço ele, já jogou bola com a gente, é morador de lá do bairro (Euclides Neto). Era uma pessoa direita, mas depois deu pra isso aí”, contou ao Giro em Ipiaú. Segundo a Polícia civil, “Kinho” já possui passagens por furtos e roubos na delegacia do município. O homem ainda continua foragido.
Torcedores levam faixas e protestam em frente ao CT do Corinthians: ‘Jogadores mercenários’
Dois dias após a eliminação do Corinthians nas oitavas de final da Copa Libertadores, alguns membros da Camisa 12 – torcida organizada da equipe alvinegra foram ao CT do Parque Ecológico para protestar. Eles levaram faixas e dinheiro de papel e, até o momento, a situação é tranquila. “Jogadores mercenários”, “futebol precário” e “obrigado por nada” eram algumas das frases que figuravam na entrada da imprensa no local. O grupo chegou sem gritaria – apenas o som alto de um automóvel, que reproduzia músicas com temática corintiana, era ouvido. Desenrolou as suas faixas e as pendurou nas grades laterais e diante do CT.
Enquanto alguns torcedores explicavam calmamente para jornalistas a intenção do protesto, outros arremessavam para o alto as notas falsas dos mais variados valores. Algumas foram atiradas para dentro do CT. Sem fazer alarde com a movimentação da organizada, os seguranças do Corinthians trocaram algumas palavras com os manifestantes. Outro funcionário recolheu dois cachorros criados no CT Joaquim Grava do local.
Os jogadores também foram preservados daquela cena. Enquanto os torcedores extravasavam a sua indignação, a maioria dos jogadores fazia calmamente o aquecimento para o treinamento da tarde, o último antes da partida contra a Chapecoense, na noite de sábado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na quinta, dia seguinte ao revés para o Guaraní-PAR em plena Arena Corinthians, apenas um torcedor foi protestar. De qualquer forma, por precaução, pelo menos cinco viaturas da polícia militar foram fazer a segurança do centro de treinamento.
Depois de grande início na temporada, o time paulista viu sua fase mudar completamente após a queda na semifinal do Estadual para o Palmeiras nos pênaltis. Na última quarta, o momento ficou ainda pior com o revés para os paraguaios por 1 a 0. Na ida, fora de casa, o Corinthians já havia perdido por 2 a 0.
Relator propõe aumentar mandato de senadores para 10 anos
O relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), propôs em seu relatório que o mandato de senadores seja estendido para 10 anos (hoje eles ficam 8 anos no cargo). A mudança foi acrescentada hoje ao relatório. Apresentado na terça-feira, o texto original propunha a redução do mandato para 5 anos. A mudança foi criticada por outros parlamentares. De acordo com a Folha de S.Paulo a mudança de posição do relator ocorreu após um acerto entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Outra mudança feita pelo relator diz respeito aos suplentes de senador. A proposta inicial era de que os suplentes seriam os candidatos classificados imediatamente abaixo dos eleitos. Com a alteração, a regra continua como é hoje, com restrições apenas para a indicação de cônjuges e parentes. Além de aumentar o mandato dos senadores, o relator também decidiu alterar a duração de mandatos de prefeitos e vereadores. Para que as eleições nacionais e locais passem a coincidir, o texto propõe que prefeitos e vereadores eleitos em 2016 tenham mandato de 6 anos. Assim, as eleições seriam reunidas a partir de 2022. No relatório original a proposta era de que estes prefeitos tivessem o mandato reduzido (de 2016 a 2018).
Distritão
Outros pontos do relatório receberam críticas. É o caso da proposta de um sistema eleitoral baseado no chamado distritão. Por esse sistema, são considerados eleitos os candidatos mais votados em estados e municípios, independentemente do partido de filiação. Os contrários ao modelo afirmam que o distritão vai reduzir o espaço das minorias e das mulheres no Congresso. Já quem é favorável diz que esse sistema ajuda a aproximar o eleitor do candidato. Segundo a Folha, o próprio relator disse que votará contra seu relatório neste ponto.
Em relação ao financiamento de campanha, a proposta do relator mantém a possibilidade de doações privadas, mas impõe uma série de restrições. Parte dos parlamentares defende o financiamento público de campanha, justificando que o financiamento privado abre espaço para favorecimentos e para a corrupção. O parecer do relator deve ser discutido e votado pela Comissão da Reforma Política da Câmara até segunda-feira, quando termina o prazo de funcionamento da Comissão.
Homem encontra curativo usado dentro de hamburguer do McDonald’s
O caso repugnante aconteceu em Belo Horizonte, quando Anderson Fonseca, produtor de eventos, 32 anos, teve uma surpresa nada agradável quando mordeu um hamburguer comprado no McDonald’s da Avenida Afonso Pena, no bairro Cruzeiro. Foi na primeira mordida que o mineiro sentiu algo diferente e pensou ser um pedaço de plástico, quando, na verdade, era um curativo adesivo usado. Anderson compartilhou o acontecimento na internet, em uma publicação que já foi compartilhada por mais de 1,7 mil pessoas no Facebook.
— Eu tinha pego o lanche em um “drive trhu” e parei o carro logo depois do restaurante. Mordi o sanduíche e achei que tinha um pedaço de plástico, mas vi que era um “Band-Aid” sujo. Voltei menos de cinco minutos depois e chamei o gerente. Ele disse que não poderia fazer nada para sanar meu constrangimento, pediu desculpas e me recomendou que fizesse um boletim de ocorrência — contou Anderson ao Extra.
Conforme foi indicado, o produtor de eventos chamou a polícia, que o levou até a delegacia mais próxima para registrar ocorrência. Antes de deixar o restaurante, Anderson recebeu cerca de R$ 9 de volta, como ressarcimento. Ele considera que o valor foi apenas simbólico e diz que vai levar o caso à Justiça. Depois de compartilhar sua indignação no Facebook e em um site de reclamações na internet, o cliente recebeu uma ligação, de uma representante do McDonald’s, lhe oferecendo uma recompensa curiosa. — Pedi para o gerente da loja me reembolsar, porque ele não tinha falado nada de dar o meu dinheiro de volta. É o mínimo, mesmo que seja um valor simbólico. Coloquei no Facebook e no “Reclame Aqui” e recebi uma ligação de uma representante do McDonald’s, que me pediu desculpas e me ofereceu um lanche. Me disse que não queria me perder como cliente. Disse que eu poderia passar em qualquer McDonald’s da cidade e ter um lanche grátis — relatou.
Anderson recusou a oferta. Ele, aliás, garante que não vai mais frequentar o restaurante. — Já não era um cliente frequente. Entrei numa de comer algo rápido, estava por perto e parei lá. Fui premiado com um “Band-Aid” no sanduíche. Depois dessa, nunca mais vou comer lá — afirma. O Mc Donald’s informou em nota que “a empresa está apurando o ocorrido e reitera que segue rígidos padrões de higiene e segurança alimentar”.
Chuva forte volta a colocar região metropolitana de Salvador em atenção
A forte chuva que atinge Salvador durante as primeiras horas de hoje (15) causaram vários estragos e pontos de alagamento, colocando a capital em estado de alerta. Desde o fim de abril, 19 pessoas já morreram na região metropolitana de Salvador em função das chuvas, levando cidades como Candeias, Lauro de Freitas e a própria capital a decretarem situação de emergência.
Entre a meia-noite de hoje e as 10h25, a Defesa Civil de Salvador recebeu 36 notificações de deslizamentos de terras. Outras dez pessoas ligaram para o telefone 199 para notificar ameaças de desabamento. Seis imóveis foram alagados. Também houve ocorrências relativas à ameaças de deslizamentos, quedas de árvores, infiltração e desabamento parcial. Devido a situação, a prefeitura cancelou a Feira da Cidade, que aconteceria neste final de semana.
Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Álvaro Augusto da Silveira Filho, o volume de chuva registrado nestes primeiros 15 dias de maio é o maior dos últimos 20 anos e a previsão é que ainda chova mais. “A estimativa é que deve chover mais 100 milímetros (mm) até o final do mês. Sendo que, nesses primeiros 15 dias, o acumulado já chega a 300 mm, quando a média histórica mensal é de 359 mm. Se continuar assim, poderemos fechar o mês com um total de quase 600 mm de precipitação”, disse Filho àAgência Brasil.
Por volta das 11 horas, a intensidade da chuva diminuiu, mas a previsão é que pode voltar a chover forte, principalmente no domingo. Como o solo em toda a região metropolitana de Salvador está encharcado, o risco de deslizamentos de terra é muito grande. Todos os órgãos municipais e estaduais permanecem mobilizados, em plantão permanente, e as Defesas Civis alertam os moradores de áreas de risco das cidades mais afetadas a permanecerem atentas, abandonando suas casas a qualquer sinal de perigo.
A Defesa Civil estadual também está atenta à situação em outras regiões do estado atingidas pelas chuvas, mas, de acordo com o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Rodrigo Hita, a situação mais preocupante é mesmo na região metropolitana de Salvador. “Estamos articulados com as autoridades municipais e, certamente, o governo estadual ajudará no que for necessário”, disse Hita, garantindo que prefeituras e estado vêm adotando as medidas necessárias para realocar as pessoas retiradas de áreas de risco, como o pagamento de aluguel social.
PMDB quer Presidência em 2018 e já discute plataforma
O PMDB pretende lançar candidato próprio à Presidência em 2018, quebrando um jejum de mais de 20 anos para buscar de vez o comando da República. Fontes do partido, incluindo senadores, ex-ministros e assessores, delinearam à Reuters a estratégia da legenda, que já vislumbra o fim da aliança de 12 anos com o PT. O PMDB contratou economistas para modernizar seu programa, que será posto em debate em congresso nacional do partido em setembro, e vem tentado aumentar sua presença nas redes sociais. Nomes também já têm sido discutidos de maneira informal, incluindo o do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Após anos de política sem uma ideologia clara, lideranças do partido estão em busca de uma plataforma que una as várias correntes do PMDB e ajude a quebrar a resistência de eleitores que associam a legenda com clientelismo e corrupção. “Estamos pavimentando a estrada que nos levará a vitórias em 2018”, disse Wellington Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães e arquiteto do plano de renovação do partido, em meio a aplausos no Encontro Nacional de Secretários Gerais do partido, na semana passada, em Brasília. “Não podemos perder a oportunidade que se coloca de uma maneira muito mais vibrante e concreta que no passado que é realizar um grande sonho de nosso partido: eleger o presidente da República.”
Moreira Franco, ex-ministro da Aviação Civil no primeiro mandato de Dilma Rousseff, disse em entrevista à Reuters que o PT está em uma “situação difícil” e que o país enfrenta uma “crise política muito profunda”. “O vazio de poder hoje é muito forte.”
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro, nascido na ditadura militar há 50 anos como único partido de oposição tolerado, agrega políticos de todo o Brasil e abre mão deliberadamente de uma ideologia clara. Divisões internas atrapalharam planos anteriores de lançar um candidato à Presidência, e o partido tem se aliado aos vencedores de ocasião desde Fernando Henrique Cardoso. Mas mesmo sem um líder nacional, o PMDB, maior partido do país em número de filiados, está cada vez mais poderoso. Atualmente, controla as duas Casas do Congresso Nacional e a Vice-Presidência, com poder para acelerar ou barrar a tramitação de projetos de lei.
O PMDB assumiu também a articulação política no segundo mandato de Dilma e controla ministérios importantes, como o da Agricultura e das Minas e Energia. O apoio do partido é fundamental para a aprovação do ajuste fiscal, proposto pela presidente para restaurar a confiança do mercado no país. O PMDB só elegeu um presidente, Tancredo Neves, em uma eleição indireta em 1985 na transição para a democracia. Mas Tancredo morreu antes de tomar posse, dando lugar a José Sarney, que apoiou o regime militar e só havia aderido ao PMDB para aquela eleição.
O protagonismo atual do partido e os planos para ter candidato próprio em 2018 já influenciam a pauta no Congresso. Um candidato do PMDB também poderia diminuir a chance de outras alternativas à polarização entre PT e PSDB. “Queremos nos preparar para os próximos 10 anos. O que vamos fazer? A primeira providência é buscar unificar o partido, formar uma grande maioria, em torno de uma ideia-força”, disse Moreira Franco à Reuters.
EM BUSCA DE UM CANDIDATO
Além de lançar as bases para uma plataforma nacional, o partido pretende aproveitar o congresso nacional da legenda em setembro para traçar a estratégia para as eleições municipais do ano que vem. A ideia é continuar forte nas cidades pequenas, mas ganhar espaço nas capitais e metrópoles. Para um partido tradicional como o PMDB, será um desafio atrair o eleitorado das grandes cidades, foco de protestos contra políticos desde as manifestações de 2013. “É a hora de perder essa cara de fisiologista e passar a exercer o poder de fato. O PMDB tem que colocar seu programa”, disse o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), envolvido na preparação do congresso nacional da legenda.
Eduardo Cunha, que entrou no PMDB somente há pouco mais de dez anos, nega interesse. Mas ele têm feito viagens semanais pelo Brasil, visitando políticos e até pacientes em hospitais. Cunha também está imprimindo um ritmo forte aos trabalhos da Câmara dos Deputados, colocando em pauta temas polêmicos como a maioridade penal. A estratégia o coloca como referência para eleitores conservadores e de direita e ajuda a dividir a atenção da mídia com o escândalo na Petrobras, no qual ele e outros políticos do PMDB estão sendo investigados. Cunha nega qualquer relação com o caso. Outro potencial candidato é Paes, que conta com os Jogos Olímpicos de 2016 para ganhar força.
Assessores do vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, dizem que ele não deve ser descartado, mesmo que tenha 78 anos em 2018. Questionado sobre a possibilidade de o partido ter algum candidato próprio, Temer disse que vê a ideia com “os melhores olhos”. O nome pode ser definido em primárias, disse Moreira Franco. Há precedente: em 2006, quando o partido cogitou lançar candidato à Presidência, esse foi o método escolhido para decidir entre Anthony Garotinho ou Germano Rigotto.
Outro desafio será evitar disputas de poder. Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), bateram boca recentemente sobre a indicação de cargos no governo, em um exemplo de potenciais conflitos que podem se agravar conforme as preparações para 2018 ganhem fôlego. “Não pode no Senado ter uma posição, na Câmara ter outra, ir para Michel Temer conciliar. Não pode ser assim”, disse o senador Garibaldi Alves Filho (RN). “O PMDB não pode numa hora grave como essa apresentar nenhuma dubiedade.”
No encontro de secretários do partido na semana passada, Temer disse que o PMDB precisa sair das eleições municipais mais unido para ter um candidato próprio à Presidência. O partido também tem que se atualizar tecnologicamente e conhecer melhor seus milhões de filiados, disse Moreira Franco. Nenhum dos secretários presentes à reunião era mulher, e a maioria era composta por veteranos com pouca participação em redes sociais. O que está certo é que a aliança com o PT está com os dias contados. “O objetivo do nosso partido é ter seu próprio candidato em 2018. Se o PT quiser apoiar a chapa com um candidato a vice, bem-vindos”, disse o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ).














