Ubaitaba Urgente

Motorista fica ferido após capotar veículo na BR-330, próximo à Usina de Funil

 Crédito: Ubatã Notícias
Crédito: Ubatã Notícias

Um veículo HB20 capotou no início da tarde desta quinta-feira, 17, na BR-330, próximo à Usina de Funil, a cerca de 8km do município de Ubatã. Conforme apurou o Ubatã Notícias, o condutor do veículo de passeio seguia sentido BR-101 quando um caminhão que seguia a sua frente perdeu força. Para não colidir na traseira, ele puxou o veículo para o acostamento e acabou capotando.

Crédito: Ubatã Notícias
Crédito: Ubatã Notícias

Um advogado ubatense que passava pelo local no momento do acidente prestou socorro ao condutor e o conduziu ao Hospital César Monteiro Pirajá. Ele reclamava de fortes dores no ombro e na perna. A vítima, que viajava sozinha, deve fazer exames de imagem. O condutor, que seguia para Ibirapitanga, foi identificado como Matheus e atua como produtor de shows. (Com informações do Ubatã Notícias)

Novas regras do Pix visam aumentar a segurança nas transações; saiba mais

Foto: FDR/Reprodução/ND
Foto: FDR/Reprodução/ND

A partir de 1º de novembro, o sistema de pagamentos Pix passará a ter regras mais rigorosas para aumentar a segurança e prevenir fraudes. Transferências superiores a R$ 200 deverão ser feitas de dispositivos (celulares ou computadores) previamente cadastrados pelo cliente, enquanto os não cadastrados terão um limite diário de R$ 1 mil.

O Banco Central (BC) esclarece que essa exigência se aplicará apenas a dispositivos que nunca foram usados para realizar transações via Pix. Para aqueles já cadastrados, não haverá mudanças.

Além disso, as instituições financeiras precisarão aprimorar suas tecnologias de segurança, implementando soluções que identifiquem transações atípicas. Elas também deverão informar os clientes sobre cuidados para evitar fraudes e revisar, a cada seis meses, possíveis marcações de fraude em seus sistemas.

As novas medidas permitirão que as instituições tomem ações em casos suspeitos, como aumentar o tempo para transações ou bloquear pagamentos recebidos, e até encerrar o relacionamento com o cliente em casos de fraude comprovada.

Em outra atualização, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025, permitindo cobranças recorrentes sem a necessidade de autenticação a cada operação, o que deve facilitar pagamentos e reduzir custos para as empresas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Operação Lamaçal: Sete policiais militares são investigados por execução sumária e fraude processual

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, o Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), deflagrou a Operação Lamaçal, cumprindo nove mandados de busca e apreensão em quatro municípios baianos. A ação teve como foco sete policiais militares investigados por suposta execução sumária e fraude processual.

Os mandados foram executados nas residências dos policiais e nos armários funcionais localizados nas 10ª e 91ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM). Durante a operação, foram apreendidos celulares, armas e munições. As buscas ocorreram em São Sebastião do Passé, Feira de Santana, Capim Grosso e Candeias, contando com a colaboração de diversas equipes, incluindo o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA.

A operação visa reunir provas adicionais sobre as circunstâncias das mortes de Alan de Aquino Silva e Juracy Gonçalves Junior, ocorridas em 2020. Investigações indicam que as vítimas podem ter sido alvo de execução sumária, com os policiais registrando os casos como mortes em confronto armado. Além disso, há indícios de fraude processual, com possíveis alterações na cena do crime para simular resistência armada, levantando ainda suspeitas sobre a atuação de grupos de extermínio na região.

A continuidade das investigações é crucial para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos, reafirmando o compromisso das autoridades em garantir a justiça e a segurança da população. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ilhéus: Homem é morto a tiros no Alto do Coqueiro

Homem é morto a tiros no Alto do Coqueiro
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira, 17 de outubro, um homem identificado como Luiz Henrique foi assassinado na Rua da Bananeira, localizada no Alto do Coqueiro, em Ilhéus. De acordo com o site Ilhéus 24 Horas, a polícia foi acionada e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local.

Até o momento, as circunstâncias do crime, assim como a identidade do autor, permanecem desconhecidas. As autoridades estão investigando o caso e mais informações devem ser divulgadas em breve. A população local aguarda esclarecimentos sobre o ocorrido, que gerou preocupação na comunidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Chuvas em Jaguaquara causam alagamentos, mas sem danos significativos

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Na cidade de Jaguaquara, próximo a Jequié, as intensas chuvas registradas nos últimos dias resultaram em alagamentos em diversas ruas. Apesar da situação preocupante, não há relatos de desabamentos ou danos graves até o momento. Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, as autoridades locais estão atentas às condições climáticas e continuam a monitorar a situação nas áreas afetadas.

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Avaliações estão sendo realizadas para garantir a segurança da população e minimizar os impactos das chuvas. A comunidade permanece em alerta, e os moradores são orientados a evitar áreas alagadas e seguir as recomendações das autoridades. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Chuvas em Jequié provocam desabamento de galpão

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Nesta quinta-feira, 17 de outubro, as fortes chuvas que atingiram Jequié, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste da Bahia, resultaram no desabamento de um galpão que armazenava placas solares. O incidente ocorreu em uma área entre as ruas Frederico Costa e Manoel Vitorino e foi rapidamente isolado pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com informações do Blog do Marcos Frahm, apesar do colapso da estrutura, o material armazenado no local não foi danificado. A proprietária do galpão foi notificada sobre a situação e se comprometeu a providenciar a demolição da parte comprometida. Até o momento, não há detalhes sobre alagamentos em ruas e vias de Jequié. No entanto, a cidade permanece em alerta, monitorando os impactos das chuvas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Polícia Federal realiza operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Material Proibido, uma ação direcionada ao combate ao armazenamento e à distribuição de conteúdos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet. A operação abrangeu as cidades de Ilhéus, Itabuna e Aurelino Leal, onde foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

As investigações resultaram de um trabalho de inteligência que conseguiu identificar usuários que utilizam redes sociais, serviços de e-mail e plataformas de armazenamento para disseminar imagens, vídeos e arquivos contendo cenas de abuso. A ação visa desmantelar redes que facilitam a circulação desse material ilegal e proteger as vítimas.

Após a apreensão dos materiais, a Polícia Federal dará continuidade às investigações, que incluirão análise pericial do conteúdo coletado e depoimentos dos envolvidos. O objetivo é esclarecer a participação de cada investigado nos crimes e assegurar que a justiça seja feita. A operação reforça o compromisso das autoridades em combater o abuso sexual infantojuvenil e proteger as crianças e adolescentes no país. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Bêda é cotado para candidatura a deputado estadual em 2026

Bêda é cotado para candidatura a deputado estadual em 2026
Foto: Divulgação

O prefeito de Ubaitaba, Bêda (MDB), está sendo sondado por lideranças regionais para disputar uma vaga como deputado estadual nas eleições de 2026. Fontes ligadas ao MDB confirmam que a direção do partido apoia a ideia, considerando Bêda um nome forte na região. Com 09 eleições disputadas em Ubaitaba, das quais venceu 5, Bêda perdeu a última disputa em 6 de outubro para Gracinha Viana, por uma diferença de 230 votos.

Embora já tenha recebido convites anteriores para concorrer ao cargo de deputado estadual, Bêda optou por permanecer no cenário municipal. Caso aceite a proposta desta vez, ele se juntará a outros nomes influentes na corrida de 2026, como Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré, e Raimundinho da JR, atual deputado estadual. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Zé Cocá sofre ação e pode ser afastado da Prefeitura de Jequié

 Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE
Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

Do A Tarde/Municípios

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PSD) é alvo de uma ação na Justiça, que pede inclusive o afastamento do gestor da Prefeitura do município. A ação busca a suspensão dos efeitos do Plano de Desenvolvimento Diretor Urbano (PDDU). A ação alega que a Prefeitura de Jequié teria contratado a Fundação Escola Politécnica da Bahia, com dispensa de licitação, no valor global de R$ 1.098.250,92 (um milhão e noventa e oito mil centavos e cinquenta reais e noventa e dois centavos), para serviços de consultoria e elaboração de estudos de saneamento ambiental e desenvolvimento urbano no município, com vistas à atualização do Plano Diretor Urbano de Jequié.

A ação pede ainda a notificação dos réus para que se juntem aos automóveis todos os documentos e informações às audiências locais e gerais de aprovação e reformulação do PDDU, bem como que todos os contratados sejam notificados e se manifestem nos automóveis. O contrato entre a gestão de Jequié e a Escola Politécnica teve início em 9 de maio de 2023, cujo encerramento foi dado no último dia 9 de maio de 2024, com a alegação de que a Prefeitura não teria ouvido a população.

Além disso, a ação pede que o município de Jequié não pratique nenhum ato correlacionado ao novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, inclusive de impedir o repasse de palavras públicas semelhantes. Todos os contratos celebrados com a Fundação Escola Politécnica da Bahia, ré na ação, precisam ter os valores pagos discriminados. Em nota, a Prefeitura de Jequié informou que a ação não traz informações verídicas e que o município não contratou empresa e aprovou um novo PDDU sem realizar audiência pública. Diz ainda que o novo PDDU está em andamento, não foi aprovado e que as audiências públicas ainda vão ser realizadas.

Mulher morre eletrocutada ao tocar em cerca de arame em Ipirá

Irany Silva Lima morreu eletrocutada em Ipirá.
Irany Silva Lima morreu eletrocutada em Ipirá.

Irany Silva Lima, de 52 anos, morreu eletrocutada nesta quarta-feira (16) ao segurar uma cerca de arame no município de Ipirá, a 210 km de Salvador. O incidente ocorreu na Fazenda Santo Agostinho, zona rural do povoado do Rosário.

Segundo a Associação de Bombeiros Civis Voluntários de Ipirá, a cerca estava energizada por uma fiação elétrica. A vítima foi eletrocutada enquanto passava pelo local. A polícia investiga o caso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Salvador e RMS registram 14 mortes nas últimas 24 horas

Foto: Matheus Souza/Bahia Econômica
Foto: Matheus Souza/Bahia Econômica

A quarta-feira (16) foi marcada por uma onda de violência em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), com 14 mortes por armas de fogo, segundo o Instituto Fogo Cruzado. Entre os mortos, cinco foram vítimas de ações policiais.  O número representa um aumento de 250% em relação à terça-feira (15), que registrou quatro mortes.

Os crimes ocorreram em Salvador, Candeias, Simões Filho e Camaçari. Na capital, duas mulheres foram encontradas mortas com sinais de tortura em Fazenda Grande IV, e um homem foi assassinado em Tancredo Neves.  Outros incidentes envolveram triplo homicídios em Simões Filho e Camaçari. A polícia investiga os casos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Governo descarta horário de verão em 2024, mas reavalia para o próximo ano

Foto: Aen/Divulgação
Foto: Aen/Divulgação

O Ministério de Minas e Energia anunciou que não haverá retomada do horário de verão em 2024. O ministro Alexandre Silveira explicou que a decisão foi influenciada pela melhora no cenário de chuvas, após reunião com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS). “Não há necessidade de decretar o horário de verão este ano”, afirmou o ministro. No entanto, ele ressaltou que a medida poderá ser reconsiderada para 2025.

Pesquisas de opinião mostram um equilíbrio entre os brasileiros sobre o tema. Segundo levantamento do Datafolha, divulgado no último dia 15, 47% da população é contra o retorno do horário de verão, enquanto o mesmo percentual é favorável. A pesquisa ouviu 2.029 pessoas em 113 municípios entre os dias 7 e 8 de outubro. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Vice-prefeita eleita representa o município em visita à CAR

Liu Andrade e Jeandro Ribeiro.
Liu Andrade e Jeandro Ribeiro.

A vice-prefeita eleita de Aurelino Leal nas eleições de 2024, Liu Andrade (PSD), esteve em Salvador representando o município em uma visita à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A agenda foi organizada pelo gabinete do deputado estadual Raimundinho da JR, e Liu foi recebida pelo superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro. O foco da reunião foi discutir os avanços e próximos passos para a conclusão do Mercado Municipal de Aurelino Leal.

Iniciada durante a gestão do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, quando ele ainda era governador da Bahia, a obra do mercado é essencial para o desenvolvimento econômico da cidade. Durante a reunião, um dos pontos destacados foi a reintegração do elevador ao projeto, que havia sido retirado anteriormente. Essa inclusão vai garantir acessibilidade à parte superior do mercado, beneficiando comerciantes e visitantes.

Liu Andrade destacou que a conclusão do Mercado Municipal será fundamental para gerar emprego e renda para o município, além de atrair novos negócios. O mercado está localizado estrategicamente na entrada da cidade, no antigo galpão da CEPLAC, a cerca de 300 metros da BR-101, o que o coloca em uma posição privilegiada para atender tanto à população local quanto aos viajantes que passam pela região.

Na próxima semana, o prefeito de Aurelino Leal, Rodrigo Andrade, será recebido pela CAR, junto com o Consórcio Litoral Sul, do qual o município faz parte, para acertar os últimos detalhes do projeto. A previsão é que o mercado seja entregue à população nos próximos 60 dias, consolidando-se como um importante motor de crescimento econômico para Aurelino Leal.

Homem de 38 anos morre após engasgar durante almoço na fazenda em Feira de Santana

Foto: Reprodução/Acorda Cidade
Foto: Reprodução/Acorda Cidade

Marcelo das Virgens Vitório, de 38 anos, faleceu na tarde de segunda-feira (14) após sofrer um engasgo enquanto almoçava em uma fazenda no distrito da Matinha, em Feira de Santana. Ele foi socorrido por uma ambulância e levado à Policlínica de São José, no distrito de Maria Quitéria, onde recebeu atendimento de emergência.

Apesar dos esforços da equipe médica, que o reanimou por cerca de 35 minutos, Marcelo não resistiu e teve um óbito. Segundo relatos, além do engasgo, ele apresentou sangramento pela boca e nariz.

Marcelo completaria 39 anos na próxima quinta-feira (17). O delegado André Ribeiro transferiu o levantamento cadavérico, e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização da necropsia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bairros de Salvador seguem sem ônibus pelo terceiro dia seguido

O serviço foi interrompido na segunda-feira (14).
O serviço foi interrompido na segunda-feira (14).

Os bairros São Gonçalo do Retiro e Bairro da Paz, em Salvador, continuam sem transporte nesta quarta-feira, 16, pelo terceiro dia consecutivo, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O serviço foi interrompido na segunda-feira, 14, após protestos pela morte de um homem conhecido como “Cebola”, no Bairro da Paz.

A polícia afirma que ele tinha envolvimento com o crime. No São Gonçalo, outro protesto ocorreu após a morte de Lucas Alves, de 19 anos, durante uma operação policial. Não há previsão para o retorno do transporte nessas áreas. Com informações do Jornal A Tarde)

“Após deixar legado em Maraú, Gracinha Viana escreve nova história em Ubaitaba”

Gracinha Viana foi eleita prefeita de Ubaitaba.
Gracinha Viana foi eleita prefeita de Ubaitaba.

Por Lane Fonseca/Jornalista

Gracinha Viana, uma figura de grande destaque na política de Ubaitaba, foi eleita prefeita, marcando uma nova era para o município. Com uma trajetória de dois mandatos como vereadora em Ubaitaba, Gracinha também já foi eleita e reeleita prefeita de Maraú, onde deixou um legado de realizações e ainda conseguiu eleger seu sucessor. Agora, de volta à sua cidade natal, ela traz um novo olhar de esperança e renovação, comprometida com o desenvolvimento de Ubaitaba e o bem-estar da sua população.

A eleição de Gracinha representa uma virada política, onde a população apostou na mudança e no compromisso social. Conhecida por sua proximidade com o povo, Gracinha se destaca por sua dedicação às causas comunitárias, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e social. Um dos destaques de sua nova gestão será a criação das secretarias de Agricultura e Esporte, áreas que ela acredita serem fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Ubaitaba.

Ubaitaba, que por anos foi governada pelo mesmo grupo político, agora será liderada por uma mulher determinada e forte, pronta para enfrentar os desafios e entregar resultados. O povo escolheu o caminho da renovação, e Gracinha Viana assume com o propósito de construir uma cidade mais inclusiva e próspera. Ela assume o cargo em janeiro de 2025, trazendo consigo não só sua experiência, mas também um desejo genuíno de transformação e um futuro de esperança para Ubaitaba.

Caminhoneiro relata tentativa de assalto na BR-101 entre Ubaitaba e o Posto Santo Antônio; veja detalhes

Caminhoneiro relata tentativa de assalto na BR-101 entre Ubaitaba e Uruçuca
Foto: Ilustrativa

Nesta terça-feira (15), um caminhoneiro gravou um vídeo denunciando uma tentativa de assalto que ocorreu na BR-101, entre Ubaitaba e o Posto Santo Antônio, em Uruçuca. Segundo o relato, os criminosos estariam espalhando tábuas com pregos na pista para furar os pneus dos veículos pesados, forçando os motoristas a pararem.

O caminhoneiro contou que, apesar de ter um dos pneus da carreta danificados, conseguiu seguir viagem até o Posto Santo Antônio, para buscar socorro. Relatos semelhantes têm surgido nas redes sociais, mas até o momento, nenhum suspeito foi preso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Mais um acidente grave é registrado na BR-101, próximo ao Posto Tenente

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Na manhã desta terça-feira (15), mais um acidente foi registrado na BR-101, próximo ao Posto Tenente, no município de Ibirapitanga. Imagens e vídeos do acidente, que rapidamente se espalharam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, mostram a gravidade do ocorrido. No entanto, até o momento, não há relatos de vítimas fatais.

De acordo com um motorista que passou pelo local, algumas pessoas sofreram ferimentos, mas sem gravidade significativa. Equipes do SAMU foram acionadas e prestaram atendimento aos feridos no local. As autoridades ainda investigam as causas do acidente, e novas informações serão divulgadas conforme as atualizações forem surgindo. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TCM-BA recomenda rejeição das contas da Prefeitura de Ilhéus relativas a 2020

Mario Alexandre (Marão) II Foto: Divulgação
Mario Alexandre (Marão) II Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendou, nesta terça-feira (15/10), a rejeição das contas da Prefeitura de Ilhéus referentes ao exercício de 2020, sob a gestão do prefeito Mário Alexandre Correa de Sousa (Marão). A decisão foi tomada devido ao descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Conforme o relatório do TCM, a prefeitura não possuía recursos em caixa suficientes para cobrir as despesas pendentes registradas como “restos a pagar”, resultando em um déficit de R$ 63.908.245,17. Essa irregularidade levou à recomendação de exclusão das contas.

Além disso, o tribunal aplicou uma multa de R$ 4 mil ao prefeito Mário Alexandre e encaminhou o caso ao Ministério Público Estadual para investigação de possível ato de improbidade administrativa. O gestor ainda pode recorrer da decisão. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Caminhão carregado com brita tomba na BR-030 e interdita trânsito próximo a Faisqueira

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Na manhã desta terça-feira (15), um caminhão caçamba carregado com brita tombou na BR-030, logo após a ponte localizada no trecho que segue em direção a Maraú, após o distrito de Faisqueira, no município de Ubaitaba. Até o momento, não há informações confirmadas sobre feridos. De acordo com o repórter Jota Melo, do programa Realidade atual, o veículo perdeu o controle logo após atravessar a ponte, resultando no tombamento que bloqueou a estrada, impedindo a passagem de outros veículos. A caçamba estava transportando uma pequena quantidade de brita, o que contribuiu para o bloqueio completo da via. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente