Ubaitaba Urgente

Candidato a prefeito em Roraima morre após ser atingido por 4 tiros

Candidato a prefeito em Roraima morre após ser atingido por 4 tiros
Toinho da Aderr tinha 66 anos.

Um candidato a prefeito de Amajari, em Roraima, morreu depois de ter sido atingido, no último dia 24, por ao menos quatro tiros.  Antonio Etelvino Almeida (PRD), conhecido como Toinho da Aderr, tinha 66 anos e estava internado no Hospital Geral de Roraima (HGR). De acordo com o G1 Roraima, Toinha estava em um sítio quando foi baleado. Um homem teria invadido a residência e feito disparos na direção do candidato.

Os tiros teriama atingido o peito, o ombro esquerdo, a barriga e a perna esquerda. Toinho foi encaminhado ao Hospital Geral de Roraima (HGR), passou por cirurgias, mas não resistiu aos ferimentos. Toinho da Aderr concorria nestas eleições tendo como candidato a vice o advogado Alex Wanderley. Toinho foi candidato a vereador nos anos de 2012, 2008 e 2004, mas em nenhuma das tentativas se elegeu. A candidata à reeleição em Amajari, Núbia Lima (RR), lamentou a morte do candidato.

“Nosso sentimentos à família e amigos de Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr (PRD), neste momento difícil. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo com essa perda”, escreveu ela em uma publicação no Instagram.

O Governo de Roraima também lamentou a morte, afirmando que Toinho era servidor da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e que ele “fez toda a diferença no desenvolvimento do setor agropecuário do Estado”.  “Neste momento de profunda dor, manifesta solidariedade e condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus possa confortar os corações de todos que sofrem com essa perda inestimável”, diz o comunidado publicado no Instagram.

Maraú: Prefeito Manassés cancela comício após morte de eleitor por afogamento

Prefeito Manassés cancela comício após morte de eleitor por afogamento
Caique morreu vítima de afogamento no mar.

O prefeito de Maraú, Manassés (AVANTE), suspendeu seu comício, programado para a tarde deste domingo (29), após receber a trágica notícia da morte do jovem Caique dos Anjos Nunes, morador da Comunidade de Pedra Branca, na zona rural do município. Caique, apoiador do vereador Cara de Nike e do próprio prefeito, morreu vítima de afogamento em uma das praias da Península de Maraú, conforme relatos divulgados nas redes sociais.

A coordenação do evento, diante da comoção gerada pela morte do jovem, optou por cancelar o comício, que já havia atraído uma grande quantidade de pessoas à cidade. O ex-deputado e presidente do partido Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, que também estava presente para o evento, acompanhou a decisão de Manassés.

Antes do encerramento, o prefeito realizou uma caminhada pelas ruas da cidade com lideranças e apoiadores, até o local do comício. No palco, Manassés convidou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, para realizar uma oração em solidariedade à família da vítima. Logo após, ele encerrou oficialmente o evento.

Em seguida, Manassés e Carletto gravaram um vídeo explicando à população o motivo do cancelamento, que estava inicialmente marcado para as 14 horas. A “Juventude Marauense” também se manifestou em solidariedade, prestando apoio a um adulto e uma criança que se encontram em estado grave após um acidente de moto ocorrido na manhã deste domingo na sede de Maraú. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Dário Meira: População denuncia transporte escolar de crianças em “pau-de-arara”

População denuncia transporte escolar de crianças em "pau-de-arara"
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Na última sexta-feira (27/09), um morador de Dário Meira, na região do Médio Rio das Contas, denunciou o uso de um caminhão “pau-de-arara” para o transporte irregular de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Segundo o denunciante, o veículo é contratado pela Secretaria de Educação do Município, e o motorista, além de ser menor de idade, não possui habilitação para conduzir.

O uso de caminhões adaptados para transportar pessoas, conhecidos como “pau-de-arara”, é classificado como uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse tipo de transporte é proibido devido aos sérios riscos que impõe à segurança dos passageiros. A prática é recorrente em áreas rurais, mas o uso de veículos inadequados coloca a vida dos estudantes em perigo.

Em abril de 2018, um acidente fatal envolvendo um caminhão “pau-de-arara” reforçou os perigos desse tipo de transporte. O veículo, que transportava estudantes, tombou em Águas Claras, perto do distrito de Serrano, em Uruçuca, resultando na morte de uma jovem de 16 anos e deixando outros feridos.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ilhéus: Coronel Resende desiste de candidatura e PL declara apoio a Valderico Júnior

Coronel Resende desiste de candidatura e PL declara apoio a Valderico Júnior
Coronel Resende (PL) II Foto: Reprodução

O candidato Coronel Resende (PL) anunciou neste sábado (28) a retirada de sua candidatura à prefeitura de Ilhéus, no Litoral Sul. A decisão, segundo o site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, foi orientada pela Executiva Estadual do partido e pelo deputado federal Capitão Alden.

A justificativa seria uma estratégia para conter o avanço do PT na cidade. No mesmo ato, o PL declarou apoio à candidatura de Valderico Júnior (União). Com a saída de Resende, a corrida pela prefeitura de Ilhéus agora conta com três candidatos: Adélia Pinheiro (PT), Bento Lima (PSD) e Valderico Júnior. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Gusttavo Lima retorna aos palcos após prisão revogada e deixa mensagem de reflexão ao público

Gusttavo Lima retorna aos palcos após prisão revogada e deixa mensagem de reflexão ao público
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor sertanejo Gusttavo Lima fez seu primeiro show na última sexta-feira (27) após ter a prisão decretada e revogada pela Justiça, em meio à Operação Integração da Polícia Civil de Pernambuco. A apresentação ocorreu durante o Festival Plus, em Marabá, no sudeste do Pará. Segundo a Folha de S. Paulo, a imprensa foi proibida de filmar ou fotografar o evento.

Ao final do show, Gusttavo Lima manteve-se em silêncio por alguns minutos antes de agradecer ao público e deixar uma mensagem reflexiva: “Faça o certo, porque o errado todo mundo faz. Sejam honestos e justos, para que quando tudo pareça desmoronar, para que sua honestidade possa te salvar.” O cantor não afeta diretamente o episódio que envolveu sua prisão.

A prisão de Gusttavo Lima foi revogada na última terça-feira (24), um dia após uma decisão judicial que o envolveu em investigações sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a empresas de apostas e influenciadores digitais. A artista também cancelou um show que faria em Petrolândia, no sertão de Pernambuco, na semana das eleições, após a juíza eleitoral Carina Grossi da Silva negar um pedido do Ministério Público Eleitoral. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Dentista é assassinada pelo próprio irmão na frente da mãe em Santa Catarina

Isabel foi assassinada a facadas pelo próprio irmão.
Isabel foi assassinada a facadas pelo próprio irmão.

Na última sexta-feira (27), a cidade de Gravatal, em Santa Catarina, foi palco de um crime brutal que chocou os moradores. Isabel Cristina Fernandes Martins, de 34 anos, foi assassinada a facadas pelo próprio irmão, na frente da mãe. Segundo informações da Polícia Civil, o motivo do crime teria sido uma discussão relacionada à herança familiar.

Isabel, que morava em Tubarão, estava visitando a família na casa da mãe, onde o irmão também residia. A tragédia ocorreu durante essa visita, transformando o ambiente familiar em cenário de horror. O delegado Willian Meotti, que conduz as investigações, relatou ao portal G1 que o autor do homicídio fugiu para um matagal logo após o crime e está sendo procurado pelas autoridades locais, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Apesar da rápida ação dos bombeiros, Isabel não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O caso tem gerado grande comoção na comunidade, que ainda tenta entender o que levou ao desfecho trágico de uma briga familiar. A Polícia continua as buscas pelo suspeito enquanto amigos e familiares de Isabel aguardam por justiça.(Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Juazeiro: Menina de 5 anos morre eletrocutada em cerca energizada por ligação irregular

Emily Iasmyn da Silva Santos morreu eletrocutada na última terça-feira (24)
Emily morreu eletrocutada na última terça-feira (24).

Uma criança de apenas 5 anos, Emily Iasmyn da Silva Santos, morreu eletrocutada na última terça-feira (24) no povoado de Marruá, em Juazeiro, no norte da Bahia. A menina brincava nas proximidades de sua casa quando entrou em contato com uma cerca energizada por uma ligação irregular de energia, conhecida como “gato”, realizada em uma residência próxima.

O irmão de 7 anos foi quem encontrou Emily sem vida, apresentando marcas de queimaduras nos pés. A Neoenergia Coelba, empresa responsável pela rede elétrica local, informou que uma equipe esteve no local no mesmo dia para remover ligações clandestinas, mas a eletrificação irregular da cerca já havia sido feita.

Em nota, a Coelba lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com a família, reafirmando que está colaborando com as autoridades para investigar o acidente. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Juazeiro e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que conduzirá a perícia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Influencer Turca morre aos 26 anos após queda de apartamento em Istambul

Influencer Turca morre aos 26 anos após queda de apartamento em Istambul
Foto: Reprodução

A influenciadora digital turca Kubra Aykut, de 26 anos, faleceu na última segunda-feira (23) após cair de seu apartamento em Istambul. As circunstâncias da queda ainda estão sendo investigadas pelas autoridades turcas, que trabalham com diversas hipóteses além de suicídio e assassinato.

Aykut era uma figura conhecida nas redes sociais, acumulando mais de um milhão de seguidores no TikTok, 220 mil no Instagram e 23 mil assinantes em seu canal no YouTube. Ela ganhou fama internacional ao compartilhar um vídeo em que aparece em um luxuoso vestido de noiva, sem um noivo, como símbolo de empoderamento e independência feminina.

A morte da influenciadora, amplamente repercutida pela imprensa internacional, deixa seus fãs e seguidores em choque, enquanto as investigações continuam para esclarecer o trágico incidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Justiça declara inelegibilidade do Prefeito “Junilson de Boró” por abuso de poder político e econômico

Justiça declara inelegibilidade do Prefeito "Junilson de Boró" por abuso de poder político e econômico
Junilson de Boró (PSD) II Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral da 134ª Zona de Ubatã julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Cuidar de Gente” contra o atual prefeito de Ibirapitanga, Junilson Batista Gomes (Junilson de Boró). A ação, que acusa o prefeito de abuso de poder político e econômico, resultou na sua inelegibilidade por 8 anos e na aplicação de uma multa de R$ 200.000,00.

O prefeito foi acusado de utilizar o símbolo de sua campanha — o girassol — em repartições públicas, eventos e materiais institucionais da prefeitura, o que, segundo a coligação, configurou violação ao princípio da impessoalidade e desequilibrou o processo eleitoral. Provas, como vídeos e fotografias, reforçaram as denúncias de uso indevido da máquina pública em prol de sua reeleição.

Justiça declara inelegibilidade do Prefeito “Junilson de Boró” .

A defesa do prefeito apresentou prints de conversas no WhatsApp para justificar suas ações, mas a falta de certificação dessas provas invalidou a argumentação. O Ministério Público Eleitoral se posicionou a favor da condenação, destacando a gravidade dos atos e a necessidade de punição.

Além da inelegibilidade, a sentença determinou a remoção imediata de todos os símbolos de campanha das repartições públicas de Ibirapitanga, sob pena de multa diária de R$ 80.000,00 em caso de descumprimento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Juiz proíbe afixação de bandeiras partidárias em Maraú: Coligação Avante emite Nota Oficial

A decisão visa garantir o cumprimento da legislação eleitoral.

A Coligação Avante Maraú comunicou nesta quinta-feira (26) aos moradores e eleitores do município que o Juiz Drº Tiago Lima emitiu a Portaria nº 10 de 25 de setembro de 2024, determinando a proibição da afixação de bandeiras com alusão partidária. A medida vale para residências, estabelecimentos públicos, privados e comerciais em toda a área da 78ª Zona Eleitoral.

A decisão, que visa garantir o cumprimento da legislação eleitoral, foi recebida com atenção pela coligação, que já se manifestou oficialmente para alertar seus apoiadores e todos os cidadãos sobre a nova regra. A proibição busca evitar possíveis irregularidades durante o período eleitoral e reforçar o respeito às normas vigentes. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

NOTA OFICIAL: COLIGAÇÃO AVANTE MARAÚ

A Coligação Avante Maraú vem, por meio desta, informar aos moradores e eleitores do município de Maraú que o Excelentíssimo Sr. Juiz Tiago Lima, responsável pela 78ª Zona Eleitoral, editou a Portaria nº 10, de 25 de setembro de 2024, que estabelece a seguinte determinação:

Art. 1º – Fica proibida a afixação de bandeiras com alusão partidária em residências, estabelecimentos públicos, privados e/ou comerciais dentro do território da 78ª Zona Eleitoral. Solicitamos a todos que cumpram esta nova determinação, garantindo assim o respeito às regras eleitorais e a tranquilidade do processo democrático.

Maraú, 26 de setembro de 2024 – Coligação Avante Maraú

Ex-Presidente da Câmara de Campo Formoso, Zé Lambão, é condenado a 20 anos de prisão por Homicídio

Zé Lambão foi condenado a 20 anos de prisão por Homicídio.
Zé Lambão foi condenado a 20 anos de prisão por Homicídio.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Formoso, vereador José Alberto de Carvalho Pereira, conhecido como Zé Lambão, foi condenado a 20 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (26) durante julgamento no Tribunal do Júri, em Salvador, conforme informações divulgadas pelo jornal A Tarde nesta sexta-feira (27).

Zé Lambão foi condenado pelo assassinato de André Luiz de Oliveira Coelho, crime qualificado por motivo fútil e por dificultar a defesa da vítima. Além do homicídio, ele também foi condenado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Apesar da sentença, ainda cabe recurso da decisão, mas o vereador segue cumprindo pena enquanto aguarda o desfecho dos trâmites judiciais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Itacaré: TRE-BA mantém candidatura de Nego de Saronga após ação da oposição ser rejeitada por unanimidade

Nego de Saronga II Foto: Reprodução
Nego de Saronga II Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve, na tarde desta quinta-feira (26), a candidatura de Nego de Saronga à prefeitura de Itacaré pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão unânime dos desembargadores rejeitou uma ação movida pelo Partido Avante, do candidato a prefeito Jarbas Barbosa, e pelo candidato a vereador do PL, Jarbas Bolsonaro.

Na sessão, o relator do caso, desembargador Maurício Kertzman, afirmou que não foram encontradas evidências de improbidade administrativa ou de crime doloso por parte de Nego de Saronga. O parecer foi colocado em votação no plenário e seguido por todos os magistrados, garantindo a continuidade da campanha do candidato do PT.

A decisão fortalece a posição de Nego de Saronga na disputa pela prefeitura de Itacaré, enquanto a oposição enfrenta mais um revés judicial. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ex-Marido confessa assassinato de Helmarta Sousa em Valença: Corpo foi jogado na Ponte do Funil

Helmarta Sousa Santos Luz tinha 38 anos.
Helmarta Sousa Santos Luz tinha 38 anos.

A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (26) que Carlos Mendes dos Santos Júnior confessou ter assassinado sua ex-companheira, Helmarta Sousa Santos Luz, de 38 anos, em Valença, no baixo sul da Bahia. Segundo o depoimento do suspeito, ele cometeu o crime na última terça-feira (24), o mesmo dia do desaparecimento de Helmarta.

De acordo com a polícia, Carlos Mendes relatou que estrangulou Helmarta usando uma corda por volta das 15h. Após o assassinato, ele colocou o corpo no porta-malas de um carro e se dirigiu até a Ponte do Funil, na Região Metropolitana de Salvador, onde o jogou no rio. A confissão veio após o suspeito se contradizer em seu depoimento, o que o colocou como principal suspeito.

O casal havia se separado há oito meses, e Carlos Mendes teve o mandado de prisão temporária cumprido na noite de quarta-feira (25). Ele está detido na delegacia de Valença e à disposição da Justiça. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Justiça Eleitoral impede divulgação de pesquisa política em Ubaitaba a pedido do grupo AVANTE 70

Forúm de Ubaitaba II Foto: Ubaitaba Urgente
Forúm de Ubaitaba II Foto: Ubaitaba Urgente

A coligação “Ubaitaba Para Todos”, formada pelos partidos Avante, Republicanos e PSD, conseguiu na Justiça Eleitoral a suspensão da divulgação de uma pesquisa política prevista para o município de Ubaitaba. A pesquisa, registrada sob o número BA-06604/2024, foi realizada pela empresa FOC Service Ltda e deveria ser divulgada no dia 30 de setembro de 2024.

De acordo com a decisão da 73ª Zona Eleitoral de Ubaitaba, o pedido de suspensão foi motivado por supostas irregularidades apontadas pela coligação, que alegou falhas graves no levantamento. Entre as acusações estão a coleta de dados antes do registro obrigatório da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), duplicidade no registro das entrevistadoras e o acompanhamento das entrevistas por servidores públicos do município.

 

Decisão da Justiça Eleitoral

Além disso, o início e término da coleta teriam ocorrido no mesmo dia, o que levantou suspeitas sobre a idoneidade do processo. A Justiça considerou os elementos apresentados suficientes para conceder uma liminar que impede a divulgação dos resultados, sob pena de multa diária de R$ 50 mil caso haja descumprimento. A coligação ainda destacou o histórico de irregularidades da empresa responsável pela pesquisa como um fator de alerta.

ENDEREÇOS PARECIDOS:

Nas redes sociais o que mais foi questionado foi o endereço da empresa FOC SERVICE LTDA, que parece ser o mesmo endereço da empresa SECULUS CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA ME – ME, que recentemente divulgou uma pesquisa registrada em Ubaitaba. As duas empresas ficam localizadas praticamente no mesmo endereço em Salvador.

A FOC SERVICE LTDA, fica localizada na Avenida Tancredo Neves 2563 , CEO SALVADOR– BA/SHOP – CAMINHO DAS ARVORES, e a SECULUS CONSULTORIA, fica localizada também na Avenida Tancredo Neves 2563 , CEO SALVADOR – SHOP – CAMINHO DAS ARVORES. O site Ubaitaba Urgente entrou em contato com o grupo do candidato Bêda, e eles responderam que não encomendaram nenhuma pesquisa eleitoral na cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Bêda e Gracinha Viana confirmam participação no debate do próximo dia 30 no Colégio Octacílio

Bêda e Gracinha Viana confirmam participação no debate
Bêda e Gracinha Viana confirmam participação no debate.

Os candidatos à prefeitura de Ubaitaba, Bêda (MDB) e Gracinha Viana (Avante), oficializaram suas participações no debate aguardado que será promovido pela Rádio Ubaitaba FM no próximo dia 30. O evento será transmitido ao vivo pelo canal Ubaitaba Urgente TV no YouTube e contará com a mediação do radialista Garcia Júnior, da cidade de Ubatã.

O debate ocorrerá no Colégio Octacílio às 19h, reunindo as principais figuras políticas do município. Bêda confirmou sua presença na terça-feira (23), enquanto Gracinha confirmou sua participação nesta quinta-feira (26). O evento promete ser um marco no cenário político local, trazendo à tona as propostas dos candidatos em um momento decisivo da campanha. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Motoboy é assassinado durante tentativa de golpe em falsa venda de motocicleta na zona rural de Ubaitaba

Alex foi morto a tiros na zona rural de Ubaitaba.
Alex foi morto a tiros na zona rural de Ubaitaba.

A Polícia Civil está investigando dois criminosos envolvidos em um golpe que resultou no assassinato de Alex Aparecido dos Santos, um motoboy de 49 anos, morador do bairro Nelson Costa, em Ilhéus. O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (23), após Alex responder a um anúncio falso de venda de motocicleta nas redes sociais.

Alex, acompanhado de seu filho, foi até a zona rural de Ubaitaba para verificar a moto e possivelmente concluir a compra. No entanto, ao chegarem ao local combinado, descobriram que não havia motocicleta, mas sim uma emboscada. Os criminosos tentaram assaltar a dupla e, durante a ação, dispararam contra Alex, que foi gravemente ferido. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital em Ubaitaba, mas não resistiu aos ferimentos. Seu filho saiu ileso do ataque.

O crime aconteceu em uma estrada que dá acesso à localidade conhecida como Batalha, na zona rural de Ubaitaba. A polícia está rastreando as negociações online para identificar e prender os responsáveis. Alex, descrito como um homem trabalhador e muito querido em sua comunidade, deixa esposa e três filhos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Cuidadora de idosos é assassinada a tiros enquanto trabalhava em Coaraci

Tâmara de Jesus foi morta a tiros.
Tâmara de Jesus foi morta a tiros.

Uma cuidadora de idosos foi morta a tiros na tarde da última terça-feira (24), enquanto trabalhava em uma residência no município de Coaraci, no sul da Bahia. A vítima, identificada como Tâmara de Jesus Pirangi dos Santos, de 29 anos, foi surpreendida por três homens encapuzados que invadiram o imóvel e efetuaram disparos contra ela.

Segundo relatos de testemunhas, que pediram anonimato, os suspeitos fugiram em direção a uma área conhecida como “Baixada” logo após o crime. A Polícia Civil suspeita que o assassinato possa estar ligado à guerra entre facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas na região.

As investigações estão em andamento na delegacia de Coaraci para apurar a motivação exata e identificar os autores do crime. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ilhéus: PF deflagra operação contra prefeito “Mário Alexandre” e seu candidato “Bento Lima”

Maio Alexandre e Bento Lima II Foto: Reprodução
Maio Alexandre e Bento Lima II Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Barganha, cumprindo mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), e seu aliado político, o candidato Bento Lima (PSD). Ambos são investigados por suspeita de corrupção, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além deles, um ex-procurador municipal e dois empresários estão entre os alvos da ação.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início a partir de uma delação premiada envolvendo uma operação anterior, que apurava desvios de verbas federais destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. O delator revelou que Mário Alexandre teria negociado propina em contratos irregulares para serviços de coleta de lixo, aprovados com o aval do então procurador Jefferson Santos.

As acusações incluem o pagamento de subornos aos envolvidos e a contratação de empresas investigadas, além de benefícios pessoais ao prefeito e sua família. A operação também se estendeu para outros municípios, incluindo Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Na casa de um dos empresários investigados, a PF apreendeu mais de R$ 700 mil em espécie. Até o momento, nem Mário Alexandre nem Bento Lima se pronunciaram sobre as acusações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ipiaú: Filha da prefeita é denunciada por esquema de corrupção que desviou R$ 20 milhões

Justiça proíbe filha de prefeita de Ipiaú de entrar na prefeitura
Justiça proíbe filha de prefeita de Ipiaú de entrar na prefeitura.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), denunciou Flávia Mendonça (foto), filha da prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça (PP), por envolvimento em um esquema criminoso que teria desviado R$ 20 milhões de contratos e licitações fraudulentas no município. A denúncia foi aceita pela Vara Criminal da Comarca de Ipiaú, incluindo 14 outras pessoas acusadas de participação no esquema.

Segundo o MP-BA, Flávia Mendonça, apesar de não ocupar cargo oficial na prefeitura, atuava como intermediadora entre empresas e o setor de licitações de Ipiaú. Provas colhidas pelo Gaeco incluem e-mails e conversas de WhatsApp, nos quais Flávia cobrava repasses financeiros relacionados aos pagamentos realizados pelo município.

Além disso, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) indicou movimentações suspeitas da empresa Mendonça Patrimonial, de propriedade de Flávia, que poderiam configurar crime de lavagem de dinheiro. O MP-BA aponta que as transações eram incompatíveis com o faturamento declarado, sugerindo sonegação fiscal.

A Justiça determinou medidas cautelares contra os envolvidos, bloqueando bens e proibindo Flávia de acessar qualquer unidade da prefeitura de Ipiaú ou de manter contato com outros investigados, exceto parentes. O MP-BA também pede que os acusados restituam R$ 20,8 milhões aos cofres públicos como reparação dos danos materiais e morais causados pelo esquema.

Em resposta, a prefeita Maria das Graças usou as redes sociais para defender a filha e a gestão municipal, classificando as denúncias como “notícias infundadas”. Ela expressou confiança em que “a verdade e a justiça prevalecerão”. O processo segue em fase de instrução e corre sob segredo de Justiça. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Empresário de 54 anos morre esmagado por freezer em acidente na Bahia

Empresário de 54 anos morre esmagado por freezer em acidente na Bahia
Crédito: Reprodução

Um empresário de 54 anos, Adenilton Rodrigues de Sena, morreu após ser esmagado por um freezer no município de Curaçá, localizado no norte do estado da Bahia. O incidente aconteceu nesta terça-feira (24). De acordo com informações da TV São Francisco, Adenilton estava em cima de um caminhão quando o eletrodoméstico se soltou da empilhadeira que o transportava.

Apesar dos esforços de vizinhos que prestaram socorro imediato, o empresário foi levado ao Hospital de Curaçá, mas não resistiu aos graves ferimentos, chegando ao local já sem vida. A Delegacia Territorial de Curaçá foi acionada e expediu as guias para a realização da perícia e a remoção do corpo. O acidente gerou grande comoção entre a comunidade local, que lamenta a perda do empresário. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)