Dois homens foram brutalmente assassinados em Uruçuca por volta das 16 horas desta quinta feira (22). Um dos homens foi identificado no local como Gil, trabalhador rural, que vinha do serviço pra sua casa, localizada às margens da pista, próxima ao posto de pesagem. Gil deixa mulher e filhos. Ele teve os dedos e a cabeça arrancados a golpes de facão. O outro corpo, ainda não identificado, estava 300 metros adiante, com marcas de tiros, caído em um pasto que dá acesso a zona rural de Uruçuca. A policia ainda não sabe o que motivou o duplo assassinato. (Uruçuca Bahia).
Maraú: Campanha de Multivacinação começa neste sábado

Mobilização nacional para atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até 5 anos começa neste sábado, 24 de agosto, em Estados e Municípios brasileiros. Até o dia 30 deste mês, os menores devem ser levados aos postos de vacinação, com a caderneta, para avaliação e atualização, se necessária. De acordo com dados do governo, o público da faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. E para viabilizar a campanha serão disponíveis 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes, e 350 mil profissionais de saúde. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As crianças – entre 6 meses e 5 anos incompletos – também poderão receber a suplementação da vitamina A. Principalmente, os moradores das regiões Norte e Nordeste e de Municípios. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças. (Ubatã Notícias)
Ubaitaba: Prefeitura realiza troca de lampadas
Redação Ubaitaba Urgente
Por determinação do prefeito Bêda (PMDB), a Secretaria Municipal de Obras, realizou na tarde desta quinta feira (22), trabalho de reposição de lâmpadas na Av. Vasco Neto, principalmente nas proximidades da Agência da Caixa Econômica de Ubaitaba. O Secretario de Obras, Eduardo Andrade tem tido a preocupação de melhorar cada vez mais a iluminação pública no município.
Agora temos pedido também o apoio da comunidade no sentido de evitar qualquer tipo de depredação das lâmpadas”, salientou o secretário. Ele disse que além do Centro, a troca de lâmpadas vem ocorrendo também nos bairros, atendendo solicitação dos moradores. “Orientamos que os moradores procurem a Prefeitura e apresentem seus pedidos que, na medida do possível, iremos procurar atendê-los”, destacou.
Ubaitaba: Loja de Informática foi assaltada na tarde de ontem

Redação Ubaitaba Urgente
No final da tarde desta quinta feira (22), dois homens armados com revolveres assaltaram a loja JC Informatica no Centro de Ubaitaba. De acordo com informações, os bandidos chegaram em uma motocicleta vermelha, desceram e anunciaram o assalto levando vários Notbooks, equipamentos de informatica, dinheiro e outros objetos.


Ubaitaba: Prefeitura recolhe entulhos nas ruas da cidade
Redação Ubaitaba Urgente
Período de podas de arvores, arbustos e outras plantas, sempre intensificam os trabalhos da Secretaria de Ubaitaba, que muitas vezes interrompe outras ações e utiliza os caminhões e outros maquinários para recolher os grandes volumes de de entulhos espalhados pelas ruas e Avenidas da cidade. Várias ruas estão recebendo o trabalho de recolhimento, na foto se vê as maquinas da prefeitura trabalhando na Av. Valter Passos.
Desta forma é importante a ação tanto da máquina pública quanto dos próprios munícipes para juntos manter a cidade limpa, conservar as ruas, as praças, lugares públicos, isso é um dever e exemplo que deve ser exercido de vizinho para vizinho, de cidadão para cidadão, e compreender que a Administração juntamente com a Secretaria de Obras, nunca param, as máquinas estão nas ruas, estão no interior, estão trabalhando. A Prefeitura lembra ainda que está sempre disponível, de portas abertas para o cidadão.
Ubaitaba: Mercadinho foi arrombado na Ruinha
Bahia: PM fecha rinha de galo em Itinga e apreende animais
Policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga fecharam nesta quinta-feira (22) uma rinha de galo que funcionava na localidade do Jardim Santa Bárbara e apreenderam 13 galos e 11 pássaros silvestres em condições precárias, além de materiais utilizados na prática ilegal. A PM chegou até o local após denúncias anônimas sobre as disputas com os animais. No local foram encontradas ainda gaiolas, viveiros, um ringue, esporas de aço, tesouras cirúrgicas, esparadrapo e capas para transporte das aves. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas) e a ocorrência foi registrada na 27ª Circunscrição Policial. (Bahia Noticias).
Mais de 70% dos médicos cubanos vão para o Norte e Nordeste
A maioria dos médicos cubanos (74%), que chegarão ao Brasil na próxima segunda-feira (26), vai trabalhar nas regiões Norte e Nordeste, informou nesta quinta-feira (22) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. “A vantagem dos acordos bilaterais é que eles estão vindo para aqueles locais onde o Brasil indica que é preciso um médico. São regiões que não foram escolhidas pelos médicos brasileiros nem estrangeiros”, explicou. O secretário participou, durante a manhã, de um encontro preparatório sobre o programa Mais Médicos com representantes de prefeituras paulistas. O anúncio da contratação de profissionais de Cuba foi feita nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Espera-se que, até o final do ano, 4 mil médicos cheguem ao país. Nesta primeira etapa do acordo, que se inicia na segunda-feira, 400 profissionais desembarcam no Brasil e mais 2 mil são aguardados no dia 4 de outubro. Eles vão passar pelo mesmo processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e não precisarão revalidar o diploma. (Bahia Noticias).
Feira de Santana: Empresário acusado de explorar sexualmente de adolescentes é preso
Um empresário de 57 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (21), acusado de aliciamento e exploração sexual de vulneráveis no município de Feira de Santana, localizado a 109 quilômetros de Salvador. De acordo com a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Patrícia Brito, o empresário Ivanor Tozzo está sendo investigado pela polícia desde 2009. “Aconteceram novos fatos que resultaram na prisão dele ontem”, conta a titular. “Familiares de uma das vítimas prestaram queixa sobre o seu desaparecimento. Ao investigamos a situação, nos demos conta de que ela estava morando fora de casa e estava se prostituindo, tendo sido supostamente aliciada por ele”. Ainda segundo a polícia, o empresário é acusado de aliciar e explorar sexualmente de mais de 20 adolescentes na cidade. Agentes da DAI cumpriram na tarde de ontem mandados de busca e apreensão na casa do empresário, no bairro de Santa Mônica II, além de um mandado de prisão preventiva de Tozzo, expedido pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. (Correio da Bahia)
Aurelino Leal: Prefeitura municipal através da secretaria de educação adquire equipamentos para Fanfarra do município
Chegaram na última segunda-feira (19), os 56 instrumentos musicais adquiridos pela prefeita Liu Andrade junto à secretaria de educação do município com recursos próprios da educação para implementação da Fanfarra municipal de Aurelino Leal. Um sonho para os amantes da cultura, que se perdeu no tempo agora está sendo regatado. Com a intenção de valorizar as ações culturais e a educação do município, a prefeita investiu R$ 28.558,00 através de licitação na aquisição dos equipamentos. Segundo Janaína Tereza, secretária de educação, a fanfarra será apresentada oficialmente no dia 7 de setembro, mais ainda não estará em atividade devido ao pouco tempo de aquisição e não ter feito a seleção dos componentes assim como do coordenador e instrutor da banda. Ainda serão escolhidos o nome e os uniformes após reunião com o coordenador escolhido, a secretária de educação e a prefeita Liu Andrade.
A prefeita Liu Andrade acredita que a aquisição, além de necessária, fará com que os alunos sintam-se valorizados. “Nós temos um compromisso com a educação de Aurelino Leal e vamos trabalhar para que todas as nossas crianças e adolescentes tenham a oportunidade de um futuro melhor”, frisou. Mais informações em www.aurelinoleal.ba.gov.br
Almadina: Família procura criança que desapareceu
Itabuna: Juiz será investigado por envolvimento em tráfico de mulheres
O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou investigação para apurar se juiz de Itabuna, no sul da Bahia, teve envolvimento em esquema de tráfico de mulheres. O desembargador Jefferson Alves de Assis, relator do caso, determinou que sejam adotadas providencias de novo procedimento investigatório contra o juiz Antonio Carlos de Souza Hygino para apurar se o magistrado “tinha conhecimento do tráfico de mulheres, chegando a comprar uma passagem com a finalidade de enviar uma menina para a Espanha”. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (22). Hygino é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por corrupção passiva. O processo corre em segredo de Justiça. (Bahia Noticias).
Ilhéus: Homem foi morto por namorar mulher dos outros
Um jovem conhecido por Rildo Freitas, de 20 anos, morador da segunda travessa, do Alto do Amparo, bairro do Malhado,em Ilhéus, foi assassinado nesta quarta –feira por volta da 18:00 em frente a um Matoboy ,próximo ao Colégio Estadual de Ilhéus. Rildo Cidade,saiu do trabalho e resolveu ir a uma mercearia comprar algo, quando foi abordado por dois elementos, em uma moto Cinquentinha, que desferiu diversos disparos de arma de fogo. A policia civil, através do delegado Pedro Amorim, realizou o levantamento cadavérico. (Correio do Estado Bahia).
Ilhéus: Homem assassinado por engano no bairro Nelson Costa
Armando da Silva Santos Filho, foi assassinado na noite de ontem,fato ocorrido na Rua Osmundo Marques, 32,bairro São Francisco, na cidade de Ilhéus. Desta vez, o crime foi na zona Sul, bairro Nelson Costa. A vítima foi assassinada com seis tiros de pistola e segundo informações chegadas na polícia, ele teria sido morto por engano. As investigações já foram iniciadas pela delegada Andréa Oliveira e sua equipe, O plantonista da noite de ontem,foi o delegado Pedro Amorim, que também realizou o levantamento cadavérico de um jovem, que foi executado na zona Norte da cidade, no bairro do Malhado. (Correio do Estado Bahia).
Secretaria de Saúde faz reforma e ampliação da sala de emergência do hospital geral
A sala de emergência do Hospital Geral de Aurelino Leal que passou por reforma e ampliação recentemente, ocupando também o espaço do antigo gabinete dentário que passará a funcionar ao lado do PSF Humberto Barbosa, foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (21). Além da reforma de pisos, azulejos e pinturas, a mesma foi equipada com macas, pia, armários novos e ar condicionado deixando o ambiente mais agradável aos pacientes e funcionários. Estavam presentes na entrega, a prefeita Liu Andrade, o secretário de saúde Waldson Souza, vários vereadores, outros secretários de governo, o diretor clínico Dr. Carlos Garcia, funcionários e várias pessoas da comunidade.
Para o diretor clinico do hospital essa obra só vem somar a muitas outras que virão e que esta unidade de saúde já deu um grande avanço nestes oito meses de governo, e chegou a citar um aparelho que não existe em hospitais municipais, porém, a gestora do município já trouxe um para Aurelino Leal – trata-se do Oxímetro, equipamento que mede a quantidade de gás oxigênio no sangue dos pacientes. Segundo a prefeita Liu Andrade em breve será construído uma sala de fisioterapia ao lado do hospital. Após a solenidade, foi servido um delicioso café da manhã para os presentes. É a prefeitura de Aurelino Leal “Construindo uma nova história”. Mais informações e fotos em: www.aurelinoleal.ba.gov.br
Caos em Ilhéus: Prefeito “Jabes Ribeiro (PP)” joga a culpa no governo de Newton Lima (PT)
Em entrevista exclusiva ao Bocão News na noite desta terça-feira (20), o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), falou sobre a greve dos servidores municipais, que já dura um mês, e sobre denúncias de irregularidades em sua gestão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus, Luiz Claudio Machado, o pepista teria demitido funcionários dos Postos de Saúde da Família, não contratado professores e aumentado os cargos comissionados da prefeitura.
“Os postos de saúde estão sem pessoas para trabalhar. Estão fechados há meses. O prefeito os demitiu sem nenhum argumento. Sabemos que a verba está chegando, mas para onde está indo não sabemos”, disse Machado. Sobre o funcionamento das escolas municipais, o sindicalista dispara: “há oito meses as escolas estão sem aulas. Isso é um absurdo. Temos problemas também com a empresa que faz a coleta de lixo que está trabalhando aqui sem licitação”.
Para os servidores, a prefeitura não tem recurso para o reajuste salarial devido ao aumento de cargos comissionados. “Não tem dinheiro para aumentar nossos salários porque o prefeito aumentou absurdamente o número de cargos comissionados. A situação aqui está um caos”, completa. Ainda de acordo com o presidente do sindicato, um relatório foi encaminhado ao Ministério Público da Bahia que investiga as denúncias.
Jabes Ribeiro explica que a situação caótica da cidade muito se deve ao governo anterior, de Newton Lima (PT). O prefeito afirma que recebeu o município com as contas ultrapassando os limites da Lei da Responsabilidade Fiscal. “Em 2011, 64% do orçamento ia para a folha de despesas pessoais. De janeiro a maio deste ano fomos para 68,3%. Portanto muito acima do previsto em lei que é 54%. Isso é inaceitável e se continuar assim teremos grandes problemas gerenciais na Educação e Saúde”.
Educação
De acordo com o prefeito, até o fim do ano passado eram 400 profissionais contratados. Com o contrato findado, a prefeitura decidiu não contratar novos funcionários, em uma tentativa de economizar. A ação atrasou o início das aulas. “Tentei evitar a contratação para não aumentar os custos, mas não houve condições e então contratamos apenas 158 professores substitutos no mês de maio. Eles já estão todos contratados e se não há aulas é por conta da greve”.
Saúde
Ribeiro também alega que recebeu o município com o número de contratações acima do permitido. Por isso as demissões. “Os postos estavam funcionando, mas com um número reduzido de funcionários, devido aos mesmos problemas de custos. O que fizemos agora é nos habilitar ao Programa Mais Médicos. O município necessita mais ou menos de 50 médicos. E nos adequar ao orçamento do município.
Cargos Comissionados
O prefeito negou a contratação de novos funcionários para a prefeitura. “Não é verdade. Nós reduzimos em 43% dos cargos comissionados”.
Reajuste salarial
Apesar da situação caótica na cidade, quando diversos serviços essenciais estão parados, o prefeito alega que só irá negociar com as categorias após receber do Tribunal de Contas dos Municípios um documento com informações do que é necessário pagar aos servidores. “Fazer qualquer aumento agora significa atrasar os salários e deixar de pagar o décimo terceiro. Isso não é interessante para ninguém. Portanto, vamos aguardar o TCM nos informar para então sentar com os servidores, negociar o reajuste e readequar nossas contas”.
Tem cheiro de mutreta no ar: “Scheila Carvalho e Kamyla Simioni” aparecem juntas e sorrindo em foto
“Scheila e Tony estiveram reunidos comigo, mas não estou autorizado a falar sobre a esfera pessoal. Acredito que em breve vão se manifestar a respeito”, disse o advogado.
Brasil: Cantor “Belo” pode ir pra cadeia novamente acusado de estelionato e formação de quadrilha
“Belo e sua equipe teriam fretado quatro aeronaves de pequeno porte para levá-los de Teresina para Recife, onde iriam fazer um show, e teriam pago o frete com três cheques no valor de R$ 29 mil cada, totalizando R$ 87 mil. Segundo o dono da empresa, o cantor teria sustado todos os cheques antes que fossem efetuados os pagamentos para a empresa”, disse.


























