Ubaitaba Urgente

BAHIA: GUGÉ ASSUME SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA

perito_agrario

Do Bahia Noticias

O perito federal agrário Luiz Gugé Santos Fernandes assume a direção da superintendência regional baiana do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-BA). A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União. Ele substitui Marcos Antonio da Silva Nery, que estava no cargo deste julho de 2011. A mudança está relacionada com as novas diretrizes adotadas pelo Incra, em Brasília, que tem como focos a melhoria das condições de vida nos assentamentos e no desenvolvimento produtivo das famílias. Gugé assumiu pela primeira vez a superintendência da regional baiana entre 2001 e início de 2003. O segundo período de gestão foi entre 2007 e 2011, quando saiu para assumir a Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, no Incra em Brasília, onde atuou até o fim de 2012.

ILHÉUS E ITABUNA SOB NOVO RISCO DE SOFRER EPIDEMIA DE DENGUE

Juntos, os dois municípios registraram 400 casos da doença
Juntos, os dois municípios registraram 400 casos da doença.

Do Pimenta

O Ministério da Saúde confirmou Itabuna e Ilhéus entre os municípios que correm risco de enfrentar uma epidemia de dengue. No primeiro, o índice de infestação predial é superior a 28%. Em Ilhéus é de 16%. Oito municípios baianos registraram mais de 60% dos casos de dengue neste ano. No estado foram 6.500 notificações. A localidade com a maior quantidade de notificações é Jequié, que já tem 1.522. O segundo município em número de casos de dengue é Guanambi, com 600. O terceiro é Brumado, com 261 notificações entre primeiro de janeiro e esta segunda-feira. Na sequência aparecem Feira de Santana e Canarana. Juntos, os dois municípios registraram 400 casos da doença. Já em Itabuna, foram 180 ocorrências no ano.

VALENÇA: FREI DE CAIRU MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

Frei Lucas seguia para um encontro na Diocese de Amargosa
Frei Lucas seguia para um encontro na Diocese de Amargosa

Do Correio

O pároco de Cairu morreu em um acidente de carro na manhã desta terça-feira (26) no município de Valença, a 255 km de Salvador. Frei Lucas Dolle, 83 anos, conduzia um Fiat Uno Mille branco, placa JSA 8662, que caiu em uma ribanceira na BR-101. O frei perdeu o controle da direção em uma curva no km 300 da rodovia. Ele seguia para um encontro na Diocese de Amargosa. O acidente foi informado à Polícia Civil de Valença por volta de 9h30. De acordo com a delegada plantonista Ana Maria Mendes, o lugar do acidente é de difícil acesso, o que prejudicou a realização da perícia. “Ao chegar, a polícia técnica encontrou o veículo e o corpo do frei. A perícia vai constatar se houve algum defeito no veículo ou não”, diz a delegada.  Em nota, a Prefeitura de Cairu lamenta a morte do frei e diz que ele era “um incansável defensor do patrimônio histórico e das tradições culturais do município – arquipélago”. Uma missa de corpo presente será realizada na manhã desta quarta-feira (27) no Convento de Cairu. Em seguida, o corpo será sepultado.  Frei Lucas era natural da Alemanha e exerceu por mais de 50 anos sacerdócio no Brasil, tendo passado pelos municipios de Canindé (CE) e Triunfo (PE).

IBIRAPITANGA: PREFEITO SE REÚNE COM APLB PARA DISCUTIR PAUTA DA EDUCAÇÃO

Isravan disse que manterá diálogo aberto com categorias para discutir pagamento das dívidas deixadas por ex-prefeito
Isravan disse que manterá diálogo aberto com categorias para discutir pagamento das dívidas deixadas por ex-prefeito

Do Ubatã Noticias

O prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos (PSD), se reuniu, no último sábado (23), com representantes da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), núcleo municipal. Na pauta da audiência estavam os salários de dezembro de 2012, extensão de carga horária e reajuste salarial dos profissionais do magistério. Seguindo a orientação do assessor técnico da APLB, Joel Câmara, os salários não poderão ser pagos com a verba do Fundeb 2013, mas sim com outros recursos, como FPM e ISS. O executivo se comprometeu a fazer um levantamento do valor devido pela antiga gestão para que as negociações possam ser concluídas. Seguindo a pauta, houve o entendimento que os profissionais que estenderam a carga-horária em 2012 receberão o mês de fevereiro de 2013 integral. Já o reajuste salarial será discutido numa próxima reunião entre o gestor e os representantes da APLB. “Estamos abertos a discutir com o Sindicato a regularização do débito”, disse o prefeito Isravan Barcelos. Em tempo, a reunião será realizada no dia 20 de março.

“A PITADA DO DIA”

O pior analfabeto é o analfabeto político!

jackson_cristiano

Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões políticas. O Analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que de sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra e corrupto.  Pense nisso na hora de votar!

BAHIA: ÔNIBUS COM TRABALHADORES CAI EM RIBANCEIRA E DEIXA FERIDOS

Segundo polícia, nove pessoas ficaram feridas
Segundo polícia, nove pessoas ficaram feridas

Do G1 Bahia

Trabalhadores ficaram feridos em um acidente ocorrido por volta das 6h30 desta terça-feira (26), na BA-504, trecho que liga as cidades de Alagoinhas e Araçás, a cerca de 110 km de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo, desceu uma ribanceira e colidiu com uma árvore. Nove pessoas sofreram ferimentos, diz a PRE. No entanto, o número de vítimas informado pela polícia é diferente do que foi divulgado pela empresa Serviços de Instalações Térmicas (Sertel), que transportava os trabalhadores no coletivo. Segundo a Sertel, 22 pessoas ficaram feridas. O condutor ficou gravemente ferido e foi levado pelo Samu para o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, informou a polícia. Não há informações o seu estado de saúde dele. As demais vítimas foram encaminhadas para outros hospitais de Alagoinhas, segundo a Sertel.

ITABUNA: SHOPPING CONFIRMA INTENÇÃO DE COBRAR POR ESTACIONAMENTO

shooping_itabuna

Do Pimenta

A direção do Shopping Jequitibá negou que vá, “no curto prazo”, pela utilização de suas vagas de estacionamento, mas ressalta que essa é uma “realidade inequívoca”. A informação foi publicada pelo site Políticos do Sul da Bahia. Apesar da negativa, a direção do centro de compras ressalta que essa é uma tendência e que 95% dos shoppings brasileiros cobram. “No momento oportuno, faremos uma comunicação previa aos nossos lojistas, veículos de comunicação, clientes e sociedade em geral, pontuando os pontos positivos desta iniciativa”. Quanto ao crescente aumento de furtos de veículos no estacionamento do shopping, a direção afirmou que está reforçando o sistema de segurança. A direção do shopping prometeu, para breve, o anúncio da terceira ampliação do centro de compras itabunense. Esta nova expansão contempla a construção do novo cinema.

UBAITABA – REPUBLICAÇÃO AVISO DE LICITAÇÂO – CARTA CONVITE 001/2013

licitacao

Objetivo: Contratação de Empresa para Prestação de Serviço de Construção Civil

A Associação Comunitária Do desenvolvimento do Distrito de Faisqueira, através da Comissão de Licitação, torna publico que, ás 14 horas do dia 27 de Fevereiro de 2013, na rua Marilene Pires s/nº Distrito de Faisqueira Ubaitaba – Bahia  recebera os documentos de Habilitação e proposta de Preço para execução das Obras de Construção de Sanitários residencial com Fossa Séptica, descritas no edital.

Os recursos para execução das obras objeto deste Edital! Serão provenientes  do programa PRODUZIR da Secretaria de desenvolvimento e Integração regional – SEDIR e da companhia de desenvolvimento e Ação Regional – CAR, o qual é parcialmente financiado com recursos do convênio celebrado entre a CAR e a ASSOCIAÇÂO Comunitária Do desenvolvimento do Distrito de Faisqueira e da contrapartida financeira correspondente da mesma.

A documentação completa do Edital poderá ser adquirida no endereço sede da associação, no período 20/02/2013 a 27/02/2013 , das 9hs, ás 12hs

Distrito de Faisqueira Ubaitaba – Bahia 20 de Fevereiro 2013

Comissão de licitações     Presidente: Jonas Pinheiro Dos Santos

BAHIA: BANDIDO CONFESSA TER MATADO CAMINHONEIRO DE 22 ANOS

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | Acusado tem 18 anos de idade e confessou o crime
Foto:Acorda Cidade | Acusado tem 18 anos de idade e confessou o crime

Do Correio

Um caminhoneiro foi morto após ser assaltado no km 426 da BR-116 no fim da tarde do ultimo sábado (23). De acordo com a delegada plantonista da Delegacia de Furtos e Roubos de Feira de Santana, Ana Paula Ribeiro, ele estava preso em um congestionamento em companhia da mãe e da irmã, que é uma criança, quando foi abordado pelo bandido. “O assaltante se aproveitou do engarrafamento e do vidro aberto do caminhão para agir”, explicou a delegada. Evanildo Borges dos Santos, de 19 anos, roubou a carteira e deu um tiro no tórax de Severino da Paz Almeida, 22 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo a delegada Ana Paula Ribeiro, durante o interrogatório, Evanildo declarou que o disparo foi acidental e aconteceu quando ele estava descendo do veículo, após o assalto. A mãe e a irmã não foram ouvidas pela polícia civil. Ele já tinha passagem pela polícia, quando cometeu uma infração aos 16 anos, por porte ilegal de arma. Evanildo ainda está detido na delegacia de furtos e roubos do município, mas será encaminhado para o Presídio de Feira de Santana.

ITAGIMIRIM: TOMBAMENTO DE CARRETA COM MATERIAL DE LIMPEZA CAUSA MORTE DE MOTORISTA

O corpo do caminhoneiro foi esmagado pelo caminhão
O corpo do caminhoneiro foi esmagado pelo caminhão

Do Radar 64

Um caminhoneiro morreu no tombamento de um carreta na noite de domingo (24), na BR-101, no município de Itagimirim. Mário Pedro dos Santos, 65 anos, perdeu o controle da direção na altura do km 691 da rodovia e tombou no local conhecido como curva da visgueira. O baú do veículo se abriu e parte de uma carga de material de limpeza foi parar em um desfiladeiro. Em poucos minutos centenas de pessoas se aglomeraram na área para saquear os produtos.

O caminhão ficou completamente destruído
O caminhão ficou completamente destruído

 A Polícia Rodoviária Federal conseguiu recuperar várias caixas do produto. Um homem já estava com a carroceria de veículo cheia. Uma equipe do Samu foi tentar salvar o motorista, mas segundo uma médica do serviço de emergência nada pode ser feito, já que o profissional ficou preso na cabine – totalmente destruída.

UBATÃ: PREFEITA DIZ QUE DÉBITO DO MUNICÍPIO É SUPERIOR A R$ 50 MILHÕES

Siméia-11-374x300

Do Ubatã Noticias

A gestão Siméia Queiroz (PSB) finalizou, na última semana, um levantamento para apurar o débito da Prefeitura de Ubatã. O estudo foi feito nas diversas áreas da administração e revelou que o município deve a incrível quantia de R$ 50 milhões. O débito é oriundo, segundo a alcaide, de anos de desmandos na gestão municipal. Segundo o levantamento, são R$ 1,5 milhão de débitos referentes a salários com os profissionais da educação; R$ 2 milhões com os servidores da Administração; R$ 1,5 milhão de débitos na saúde com salários e fornecedores; são R$ 200 mil de alugueis atrasados; R$ 1,2 milhão com a Embasa e R$ 780 mil com a Coelba. Além desses débitos, são cerca de R$ 10 milhões em precatórios; R$ 1,2 milhão com fornecedores e R$ 34 milhões com o INSS, totalizando a quantia milionária de R$ 52.380.000,00. É bom lembrar que em 2012 o Índice Firjan colocou a Prefeitura de Ubatã entre as dez mais próximas da falência no estado da Bahia.

ACIDENTE: ADOLESCENTE E IDOSA MORREM E 44 PESSOAS FICAM FERIDAS

Foto: Portal Cleriston Silva
Foto: Portal Cleriston Silva

Do Bocão News

Um acidente envolvendo um ônibus de turistas de Serrinha deixou duas pessoas mortas e 44 feridas na manhã de domingo (25), a 173 km de Salvador, no município de Areia Branca, em Sergipe. A idosa de 66 anos, Antonieta Oliveira de Santana morreu a caminho do hospital, e o jovem de apenas 15 anos, Ivanilton dos Santos Lima, morreu no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Segundo a assessoria da unidade hospitalar, o garoto sofreu duas paradas cardíacas na sala cirúrgica e teve morte constatada por volta de 2h desta madrugada. O ônibus saiu de Serrinha na madrugada de domingo (24) no ônibus da empresa Líder Tur, placa LXV-0011, com destino a Aracaju. O veículo tombou em uma curva conhecida como Ladeira do Cafuz, na BR-235. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas o motorista utilizava cinto de segurança. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Itabaiana e Aracaju. A suspeita é de que o motorista tenha dormido ao volante, já que, de acordo com Mário Lúcio Cabral, inspetor da PRF, o tacógrafo do veículo marcava velocidade acima de 80km/h.

AURELINO LEAL: BANDIDOS FAZEM ARRASTÃO EM POÇO CENTRAL

strada_assalto
O carro utilizado pelos bandidos foi abandonado. (Foto: Giro em Ipiaú)

Redação Ubaitaba Urgente

Três bandidos aramados fizeram um arrastão em Poço Central, município de Aurelino Leal no ultimo sábado (23), por volta das 19hs, roubando vários comerciantes no distrito. O bando usava um veículo Strada que foi tomado no assalto contra um comerciante em Jequié que ainda teve a mulher estuprada pelos bandidos.

roubo_poço_central
A polícia conseguiu recuperar objetos roubados em Poço Central. (Foto: Giro em Ipiaú)

Após realizar o arrastão em Poço Central o bando fugiu em direção ao distrito de Tapirama no município de Gongogi, quando foram interceptados por uma guarnição da Policia Militar de Barra do Rocha no Trevo da Mineradora Mirabela, os bandidos conseguiram furar o cerco policial e fugiram pela BR 330, na fuga o motorista perdeu o controle do carro e desceu uma ribanceira. Apesar da troca de tiros que durou cerca de quinze minutos, os bandidos conseguiram fugir entrando em uma roça de cacau. Os produtos roubados em Poço Central foram recuperados. A polícia continua efetuando diligências no intuito de prender o bando. Informações do site Giro em Ipiaú

ITABUNA: TODOS SERÃO DENUNCIADOS!

Vane-fev13-2“Todos os acusados de fraude vão ser denunciados ao MP” – Ministério Público Estadual (MPE), depois da conclusão do processo administrativo que foi aberto, garantiu o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, Vane (PRB), na quinta-feira, 21, em entrevista no programa Mesa Pra Dois, da rádio Morena FM.

O prefeito garante que não vai tolerar nenhum tipo de irregularidade no seu governo. Vane confirmou que havia um esquema de fraude na folha de pagamento e na Emasa. “Era uma brincadeira o que faziam na prefeitura com o dinheiro público. Os culpados serão responsabilizados e terão que pagar pelas suas falhas cometidas”.

O prefeito também falou do polêmico contrato com a Marquise, que cobra dívida de R$ 12 milhões deixada pelo ex-prefeito José Nilton Azevedo e vem prestando o serviço precariamente. 

CAMAMU: GERALDO SIMÕES AFIRMA QUE “LUIZINHO” SOFREU TENTATIVA DE SEQUESTRO

geraldo_simoes_deputado_ubaitaba_urgente

Do Blog Agravo

O clima está tenso em Camamu. Para quem não sabe, o resultado das últimas eleições municipais de lá foi considerado inválido, e um novo pleito será realizado no próximo dia 3 de março. Disputam as eleições os candidatos Emiliana de Zequinha da Mata (PP) e Luizinho (PSB). Em seu perfil no Facebook, o deputado federal Geraldo Simões (PT) afirmou que tinha acabado de receber um telefonema da ex-prefeita Ioná Queiroz Nascimento, informando que o candidato a prefeito Luizinho (PSB) sofreu uma tentativa de sequestro, quando se deslocava para participar de um mutirão de construção de moradia. Segundo Simões, a ação só não se consumou porque populares perceberam e conseguiram evitar. “Luizinho prestou queixa na delegacia e já entramos em contato com o Governo do Estado, pedindo que a segurança seja reforçada no município”, informou o parlamentar.

BRASIL: RADIALISTA CEARENSE É ASSASSINADO POR CRITICAR POLÍTICOS

Mafaldo era popular e seu programa tinha grande audiência
Mafaldo era popular e seu programa tinha grande audiência

Redação Ubaitaba Urgente

O radialista Mafaldo Bezerra, de 51 anos foi assassinado a tiros na ultima sexta feira (22), na cidade de Jaguaribe, cidade que fica a 300 km de Fortaleza. Testemunhas contaram que Mafaldo levou cinco tiros, enquanto se dirigia para á radio Jaguaribe FM, onde apresentava o Programa Político Diário. Os tiros atingiram a vitima na cabeça, braços e nas costas. A polícia acredita que dois pistoleiros tenham cometido o crime. Mafaldo era popular e seu programa tinha grande audiência na região.  Segundo informações, o radialista vinha sendo ameaçado de morte por fazer criticas a políticos da cidade. A morte do profissional de imprensa Cearense é a primeira ocorrida no país, em 2013, relacionada à sua tarefa como jornalista.

CAMAMU: CANDIDATO A PREFEITO É VITIMA DE TENTATIVA DE SEQÜESTRO

luizinho-psb-ba-40123
Luizinho (PSB)

Redação Ubaitaba Urgente

Um dos favoritos na corrida pela prefeitura de Camamu, o candidato a prefeito Luizinho (PSB), sofreu uma tentativa de sequestro na ultima sexta feira (22), a caminho de mais uma atividade politica. O sequestro só não aconteceu por causa da ação de populares que perceberam a ação dos suspeitos e chamaram a policia. Luizinho prestou queixa na policia civil e aguarda providencias da secretaria de segurança publica do estado que pretende reforça o policiamento do município durante as eleições que acontecem no dia 03 de março.

EUNÁPOLIS: DOIS AMIGOS SÃO MORTOS A TIROS EM BAR NO BAIRRO ITAPOÃ

duplo_homicidio_eunapolis
João Bento da Silva, 45 anos, morreu sentado em uma cadeira

Um duplo homicídio, no início da tarde deste sábado (23), na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, chocou a população do bairro Itapoã, na cidade de Eunápolis. Dois homens foram mortos por volta das 13h40 no interior de um bar. Eles estavam bebendo cerveja e conversando alegremente quando foram atingidos por vários disparos de arma de fogo.

mortos
Os dois amigos mortos tomavam cerveja em um bar

Diversos clientes frequentavam o local e houve grande tumulto. A polícia apurou que os assassinatos foram cometidos por duas pessoas ainda não identificadas. Os bandidos teriam chegado em uma motocicleta de características ignoradas. O primeiro a ser morto foi Rafael dos Santos e Santos, de 20 anos. O ex-padrasto dele, João Bento da Silva, 45 anos, morreu sentado em uma cadeira. Os dois estavam juntos.Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. O caso vai ser investigado. Ver fotos.

ITACARÉ: “CHARLES GUSMÃO” SE REÚNE COM LIDERANÇAS REGIONAIS NA CÂMARA DE ILHÉUS

charles_professor_pm

Redação Ubaitaba Urgente

O soldado da policia militar e professor, Charles Gusmão se reuniu nesta sexta feira (22), com lideranças políticas da Policia Militar, na sala de Comissões da Câmara municipal de Ilhéus, para discutir o futuro político das lideranças presentes na região. Participaram da reunião, a vereadora Itabunense Valeria Moraes, o vereador Ilheense Luiz Carlos, e os soldados Wilha, Renata, Lúcio e Zé Mario, além do Sgt. Rivelino. “A reunião foi bastante proveitosa e serviu para unir colegas da policia militar, preocupados com o futuro político da classe no estado”, disse Charles Gusmão.

ITAMARAJU: ACUSADO DE ESTUPRO É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

estrupador4

Do Sul Bahia News

A Polícia Militar prendeu na tarde dessa sexta-feira, 22 de fevereiro, um homem acusado de ter cometido diversos estupros em Itamaraju. O acusado que é andarilho, foi identificado apenas como José, “Caboclo”, ele foi detido próximo ao trecho da BR-101 conhecido como Curva da Morte. A ação da prisão de “Caboclo” foi realizada por guarnições da Polícia Militar composta pelo sargento Neves e os soldados Angélico, Vitali, Silva Tiago e Romário.

estrupador3

Segundo a polícia, a localização do acusado foi repassada através de uma ligação anônima. “Cabloco” tentou fugir, mas, foi perseguido. Ele tentou reagir à prisão chegou a ferir um dos policiais. Pesam contra ele a acusação da autoria de diversos estupros e algumas tentativas. De acordo ao sargento Neves, no local onde o andarilho foi preso havia diversas roupas femininas.