Ubaitaba Urgente

Cinco homens são mortos durante confronto com a Rondep em Salvador

Cinco homens foram mortos durante confronto com a Polícia na madrugada deste domingo (4) após sequestrarem o dono de um carro no bairro de Cassange, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os homens eram traficantes.

Militares da Rondesp Atlântico faziam patrulhamento na região, quando o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informou sobre um veículo Nissan Tiida, placa NZS0B14, que havia sido roubado naquela área. Ainda segundo o denunciante, o dono do automóvel também tinha sido levado.

Após varreduras, os militares localizaram o veículo, mas os criminosos não obedeceram a ordem de parada. Já na localidade de Vila Verde, no bairro de São Cristóvão, as guarnições conseguiram cercar o veículo. Conforme a SSP, cinco criminosos desceram do carro e iniciaram confronto com os PMs, usando submetralhadora, pistolas e revólveres.

O quinteto  terminou ferido e chegou a ser socorrido para o hospital Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos. Com os homens, foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, duas pistolas calibres 40 e 380, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições, 32 porcões de maconha, 26 sacos com cocaína e 17 reais. O dono do automóvel não sofreu ferimentos, foi ouvido na Corregedoria da PM e liberado.

Mãe e filha morrem carbonizadas em acidente de carro

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mãe e filha morreram carbonizadas, na tarde deste sábado (3), após um grave acidente na BR-376, na região de Paranavaí, próximo a Guairaçá, no Noroeste do Paraná.

Patrícia Dutra, de 48 anos, e Bianca Dutra Fernandes, 28, são as vítimas fatais. Elas eram moradoras de Sarandi, na região central norte do estado e estariam a caminho da cidade de Porto Rico.

O automóvel ocupado pelas mulheres bateu de frente contra um caminhão bi-trem, e acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). (Com informações do BNews)

Eunápolis: Morre criança eletrocutada ao tentar soltar pipa presa em rede elétrica

(Foto: Radar 64)
(Foto: Radar 64)

O menino eunapolitano de 11 anos, que foi eletrocutado enquanto soltava pipa, morreu no fim da manhã desta sexta-feira (02), depois de passar quase uma semana internado na UTI de um hospital de Salvador.A criança sofreu queimaduras graves enquanto soltava pipa no bairro Nacional, em Eunápolis, no dia 27/08.

Ele foi socorrido inicialmente para o Hospital Regional, mas, devido à gravidade do caso, foi transferido para um hospital de Salvador, onde ficou intubado e em coma induzido.

De acordo com família, o estudante e o irmão, de 8 anos, estavam na casa da avó e saíram para soltar pipa. Em um determinado momento, a linha da pipa que Vinicius empinava enroscou no fio de alta tensão e, ao tentar soltá-la, ele sofreu a descarga elétrica. A avó contou que o neto usava uma linha de anzol emendada com um pedaço de arame. (Com informações do Radar 64)

Ipiaú: Animal solto na pista provoca acidente na BR-330

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú
Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Uma vaca provocou um acidente envolvendo uma caminhonete S10, conduzida por um morador de Jequié, e um carro de passeio modelo Gol, ocupado por dois moradores de Ipiaú. A colisão ocorreu no trecho da BR-330, próximo à entrada do Residencial César Borges, por volta de 1h desse sábado (03). Conforme as informações apuradas pela reportagem do Giro em Ipiaú, a caminhonete atropelou o animal que foi arremessado numa ribanceira, morrendo em seguida.

O motorista do automóvel que seguia atrás da caminhonete não conseguiu desviar o veículo que acabou colidindo na traseira da S10. Nenhum dos ocupantes dos veículos se feriram. A frente da caminhonete ficou bastante danificada, assim como do carro de passeio. O animal morto no acidente foi “desossado” por moradores das proximidades. (Com informações do Giro Ipiaú)

Ubatã: Homem de 32 anos morre após receber descarga elétrica na Usina de Funil

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias
Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Um servidor de uma empresa terceirizada, identificado como Charles Mota de Assis, de 32 anos, natural do Pará, faleceu na tarde desta sexta-feira, 02, durante a realização de uma manutenção na Usina de Funil, que pertence à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), à cerca de 10km do município de Ubatã.

Conforme informações de testemunhas, Charles, que deixa dois filhos, estava na “gaiola” de um caminhão munck quando recebeu a descarga elétrica. A vítima foi socorrida ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde foram tentadas manobras de reanimação, mas sem sucesso. Havia outro servidor da terceirizada na “gaiola”, mas sofreu apenas alguns ferimentos.

Ainda conforme testemunhas, a rede onde era realizada a manutenção estaria desligada e os equipamentos aterrados. O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. A Chesf ainda não posicionou sobre o ocorrido. Charles estava há cerca de 20 dias na Usina de Funil e estava hospedado numa Pousada em Ubatã. A Polícia Civil investigará o caso. (Com informações do Ubatã Notícias)

Itabuna: Radiador explode em usina de oxigênio de hospital Calixto Midlej Filho

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um radiador explodiu em uma área dos fundos do Hospital Calixto Midlej Filho, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A explosão ocorreu por volta das 22h de sexta-feira (2), em uma usina de fabricação própria de oxigênio. O acidente causou muita fumaça.

Moradores da região registraram o momento em que a fumaça é vista. De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, a fumaça ocorreu por conta de um vazamento de óleo aquecido, mas não houve chamas.

As equipes de plantão esvaziaram a área da usina. Ainda segundo o hospital, funcionários trabalharam para restabelecer o funcionamento do sistema de produção própria. Apesar da explosão, nenhum serviço do hospital foi paralisado e ninguém ficou ferido. (Com informações do G1)

Bahia: Governo publica edital para concurso público do Departamento de Polícia Técnica

Foto: Divulgação/SSP-BA
Foto: Divulgação/SSP-BA

O Estado da Bahia publica, neste sábado (3), edital do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), unidade subordinada à Secretaria da Segurança Pública (SSP). O certame vai oferecer 456 vagas de nível superior, sendo 166 para perito criminal, 103 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico. A publicação poderá ser consultada também no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço www.idecan.org.br, no período entre 8 de setembro e 10 de outubro, observando as regras previstas em edital. A taxa varia de acordo com o cargo pretendido: para as vagas de perito criminal, perito médico legista e perito odonto-legal, o valor é R$ 160; já as inscrições para as vagas de perito técnico têm custo de R$ 140. Vale ressaltar que será considerada válida uma inscrição por CPF, efetivada pela veracidade das informações prestadas e pelo pagamento da taxa dentro do vencimento, observando o horário de Brasília.

É exigida dos candidatos formação de nível superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), para aos cargos de perito criminal e perito técnico – sendo que, para este último, ainda é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria “B”, no mínimo. Para os cargos de perito médico legista e perito odonto-legal, é exigido bacharelado em Medicina e Odontologia, respectivamente, além de diploma reconhecido pelo MEC.

Bahia confirma novos casos da varíola dos macacos e chega a 57 infectados pela doença

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Bahia confirmou dois novos casos da varíola dos macacos (Monkeypox). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (2), e os casos foram registrados em Salvador. Com o número, o estado agora contabiliza 57 casos da doença.

Segundo a Sesab, do total de casos, são 42 em Salvador; 2 em Lauro de Freitas; 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Itabela; 1 em Juazeiro; 1 em Maracás; 1 em Mutuípe; 1 Teixeira de Freitas; 1 em Xique-Xique; e 1 em Pé de Serra.

A pasta informa, ainda, que além dos confirmados, a Bahia tem notificados 147 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Vereador de Dias d’Ávila diz ter sido ameaçado de morte por colega armado

Joabe Palmeira (PP) - Foto: Reprodução
Joabe Palmeira (PP) – Foto: Reprodução

O vereador de Dias d’Ávila, Joabe Palmeira (PP), acusa o colega da Casa Legislativa, Thiago Saraiva (PT), de o ter ameaçado de morte com uma arma, nesta sexta-feira (2). Segundo as informações, por volta das 13h, Palmeira se deslocou até a praça Santa Titara para lavar seu carro e foi abordado por Saraiva.

Em boletim de ocorrência registrado, Joabe afirma que Thiago desceu do carro armado e apontou a arma para sua cabeça, além de proferir palavras de baixo calão. De acordo com o vereador, o momento foi registrado em câmeras de vigilância.

A confusão entre os vereadores ocorreu um dia após as eleições para a presidência da Câmara de Dias d’Ávila, em que o vereador Júnior do Requeijão (PSDB) foi eleito presidente para o biênio 2023/2024. Thiago Saraiva também disputaria o posto de presidente, mas retirou sua chapa do pleito.

Segundo informações da TV Aratu, um suposto acordo para que Joabe votasse em Thiago foi fechado, mas não teria sido cumprido. Ainda conforme as informações, Joabe prestou queixa na 25ª Delegacia Territorial em Dias d’Ávila.

NOVO PRESIDENTE
Na última quinta-feira (1º), o vereador Júnior do Requeijão foi eleito presidente da Câmara de Vereadores. Em chapa única, ele foi conduzido por unanimidade. A nova composição da mesa conta, ainda, com Renato Henrique (PP) como vice-presidente, Marant Azevedo como primeiro secretário e Diego Schesari como segundo secretário

Lula lidera com 44%; Bolsonaro tem 35%, diz Ipespe

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as pesquisas presidenciais de 2022. Na Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (3), o petista aparece com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança.

Em terceiro, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e, na quarta posição, Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%: Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, mil e cem pessoas foram entrevistadas por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09344/2022.

Motorista por app é encontrado com as mãos amarradas, em Salvador

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Desaparecido desde terça-feira (30), um motorista por aplicativo foi encontrado com as mãos amarradas na manhã desta sexta-feira (2), em  um matagal localizado na Estrada das Pedreiras, bairro de São Cristóvão, em Salvador.

De acordo com o portal G1, a vítima foi identificada como Leandro Alves dos Santos, de 39 anos. Imagens do momento que o motorista é encontrado foram divulgadas nas redes sociais. Nelas, é possível ver o profissional deitado no chão e terra do matagal com as mãos amarradas.

Leandro foi socorrido para um hospital na Região Metropolitana de Salvador, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

Segundo informações do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado da Bahia (Simactter), o motorista desapareceu na última terça-feira (30), no bairro de Escada. A família, no entanto, só registrou o desaparecimento na quinta-feira (1°), na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP).

VÍDEO: Brasileiro tenta matar Cristina Kirchner em Buenos Aires

Cristina Kirchner – Foto: Juan Mabromata/AFP
Cristina Kirchner – Foto: Juan Mabromata/AFP

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreu uma tentativa de atentado na noite desta quinta-feira (1º) em Buenos Aires, quando estava chegando em sua casa. A polícia identificou o suspeito como Fernando Sabag Montiel, brasileiro de 35 anos.

Nas imagens, Kirchner estava rodeada de apoiadores e abaixou a cabeça em determinado momento. De repente, uma pessoa se aproximou com uma pistola e tentou atirar, mas a arma falhou. Prontamente, os seguranças da vice-presidente se aproximaram para imobilizar o suspeito.

Ex-ministro Ricardo Salles atropela motoboy e sai sem prestar socorro; veja vídeo

 Ricardo Salles. (Foto: Lula Marques)
Ricardo Salles. (Foto: Lula Marques)

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles foi flagrado atropelando um motoboy durante uma manifestação na noite de quinta-feira (1°), em São Paulo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o carro dirigido por Salles atinge a motocicleta. Em seguida, o ex-ministro foge do local sem prestar socorro.

O motoboy percebe que o carro ia em sua direção e consegue saltar da moto a tempo. As imagens mostram, no entanto, a moto caindo e quebrando algumas partes após receber o impacto da colisão com o carro do ex-ministro.

Segundo testemunhas, mesmo após perceber o acidente, o ex-chefe da pasta federal do Meio Ambiente fugiu em alta velocidade e, por pouco, não atropelou um pedestre e colidiu com outro veículo que entrava na rua.

Na manhã desta sexta-feira (2), o ex-ministro postou nas redes sociais: “Horda de bárbaros atacou nossa comitiva ontem. Jogaram pedras, chutaram carro e quebraram pára-brisa. Na confusão, um dos carros derrubou uma moto quase parada. Falamos mais à frente com o rapaz, que nada sofreu. E a moto, nada de grave. Turma maconheiros pró-democracia”, escreveu.

Aurelino Leal: Moto é tomada de assalto na estrada de Laje do Banco

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Na tarde desta quinta-feira (1º), dois homens armados a bordo de um veículo Fiat Strada, de cor preto tomaram uma moto de assalto na estrada que liga Aurelino Leal ao distrito de Laje do Banco.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Segundo informações da vítima, os assaltantes estavam encapuzados. A moto levada pelos criminosos é uma Honda Fan, preta de placa policial EQP-0274 de SP. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Jovem de Itabuna é morto a tiros na cidade de Buerarema

Café foi morto a tiros em Buerarema.
Café foi morto a tiros em Buerarema.

Um jovem foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (1º), na cidade de Buerarema. A vítima foi identificada como sendo André Santos Carvalho (Café), 28. O jovem morava no bairro Califórnia, em Itabuna. No momento dos disparos ele estava no interior de um veículo Ford Ka.

Veículo Ford KA utilizado por Café.
Veículo Ford KA utilizado por Café.

Assim que foi baleado, Café saiu correndo do carro e caiu logo em seguida. Os atiradores também estavam de carro e fugiram tomando rumo ignorado. Café foi atingido por dois tiros. O crime pode estar relacionado a guerra entre facções. O corpo de André Santos Carvalho foi removido para o DPT da cidade de Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Com Isaquias, CBCa anuncia atletas que estarão no Sul-Americano de Assunção 2022

O baiano Isaquias Queiroz disputará os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, a ser realizado no dia 1º de outubro. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou os convocados nesta quinta-feira (1º). Ao todo, 12 atletas participarão da competição, sendo seis da canoagem velocidade e seis da canoagem slalom.

Além de Isaquias, outros dois baianos estão na lista: Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira. Completam os relacionados da canoagem velocidade Ana Paula Vergutz, Vagner Souta Júnior e Edson Isaias da Silva.

As disputas acontecerão entre os dias 11 a 13 de outubro, a sede do esporte será na Bahia de Assunção, no Clube Mbiguá nas margens do Rio Paraguai.

Estão previstas as provas do C1 Masculino 1000m, K1 Masculino 1000m, C2 Feminino 500m, K1 Feminino 500m, K2 Feminino 500m, K4 Feminino 500m, C2 Masculino 500m, K2 Masculino 500m, K4 Masculino 500m, C1 Feminino 200m, K1 Feminino 200m e K1 Feminino 200m.

Já na Canoagem Slalom serão seis cotas, três masculinos e três femininos. Foram convocados para as disputas Pedro Henrique Gonçalves, Guilherme Schena Dias Rodrigues, Kauã Amaral da Silva, Ana Sátila, Omira Estácia Neta e Beatriz da Motta. As competições serão nos dias 12 a 14 de outubro no Canal Itaipu dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, local que faz fronteira entre a cidade paraguaia de Hernandárias com Foz do Iguaçu no Paraná.

O espaço já foi palco do Mundial de Canoagem Slalom Sênior em 2007 e também do Mundial Júnior em 2015, além de sediar diversos Campeonatos Pan-americanos e Brasileiros. Serão disputadas as provas do K1 Extremo Masculino e Feminino, também acontecerão as disputas do C1 e K1 Masculino e Feminino. (Com informações do BN)

Petrobras anuncia redução de preços de venda de gasolina para as distribuidoras

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (2), o preço médio de venda de gasolina comum da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro, uma redução de R$ 0,25 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,57, em média, para R$ 2,39 a cada litro vendido na bomba.

De acordo com a Petrobras, a redução acompanha a evolução dos preços de referência. A estatal informa que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

Gás fica mais barato na Bahia a partir desta quinta, mas pode encarecer semana que vem

A empresa informou que a redução foi de 6,1%.
A empresa informou que a redução foi de 6,1%.

A população baiana acordou com uma boa notícia para o bolso nesta quinta-feira (1°). O botijão do gás de cozinha ficou R$ 3,29 mais barato no estado, já a partir de hoje.

O reajuste para baixo foi anunciado pelo Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindrevgas) e confirmado pela Acelen, detentora da refinaria Mataripe (ex-RLAM). A empresa informou que a redução foi de 6,1%.

Apesar da bem vindo, o alívio financeiro pode durar pouco tempo. O Sindirevgas prevê um encarecimento do botijão já nos próximos dias, por causa do dissídio coletivo dos funcionários das revendedoras, que acontece na próxima segunda-feira (5).

Prefeitura de Ubaitaba encerra programação do Agosto Lilás

As ações do “Agosto Lilás” foram realizadas pela Secretaria de Assistência Social com o CRAS E CREAS que são Referência em Atendimento à Mulher. É importante lembrar que esta campanha é uma forma de dar maior visibilidade aos problemas de violência enfrentados por mulheres em nossa cidade e em todo país.

“A campanha do Agosto Lilás encerra as atividades constantes no município, mas as atividades e ações voltadas às mulheres em situação de violência continuam durante o ano inteiro, com o apoio dos órgãos de prevenção e proteção o CREAS e o CRAS.

Durante o todo mês foram realizadas diversas ações em todo território municipal, como palestras, Atendimentos Especiais, Vídeos de Conscientização, ações na Sede, distritos e na Zona Rural com atendimentos de Enfermagem, Psicológicos, Assistência Social, Fisioterapia, Maquiagem, Cabeleleira, Limpeza de Pele, além do atendimento com a parceria do Ônibus Lilás, com suporte de enfrentamento a violência contra a mulher.

Debater a relevância da Lei Maria da Penha e a necessidade do diálogo permanente sobre violência doméstica para toda a sociedade se faz necessário para se construir uma comunidade melhor. Ascom/Ubaitaba

Ubaitaba volta a comemorar o título de campeã brasileira de canoagem após 7 anos

A ACC – Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba, ficou na dianteira da disputa com a conquista de 912 pontos. A equipe formada pela Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) se destacou em todo o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2022, que acabou no último domingo, 28, em Santo Estevão – Bahia no lago do Rio Paraguaçu/Pedra do Cavalo, que contou com a participação de 37 clubes brasileiros.

A ACC, de Ubaitaba/BA, foi a campeã por equipes da competição com 912 pontos, seguidos pela ACI – Associação de Canoagem de Itacaré/BA. E na terceira colocação A AMC – Associação Marauense de Canoagem de Maraú/BA. A Cidade das canoas já tem o título de campeã por 15 vezes sendo 11 em campeonato velocidade e 4 em maratona, mas estava por 7 anos sem comemorar esta colocação. A ACC contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubaitaba neste campeonato. Ascom/Ubaitaba