Ubaitaba Urgente

Prefeito de Itacaré inaugura Unidade de Saúde da Família de Pancada Grande

O novo posto foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Itacaré
O novo posto foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Itacaré.

O Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, já conta com um novo posto de saúde para melhor atender a comunidade local e das regiões mais próximas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, entregou na tarde da última sexta-feira a Unidade de Saúde da Família André Martins da Silva, que já está em pleno funcionamento com atendimento médico e posteriormente será implantado o serviço odontológico. O novo posto foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Itacaré e contou com o apoio da comunidade de Pancada Grande. No local foi implantada uma sala de recepção e espera, farmácia, consultórios, banheiros e copa.

A inauguração contou com a presença de várias lideranças politicas.
A inauguração contou com a presença de várias lideranças politicas.

A solenidade de inauguração da Unidade de Saúde da Família André Martins da Silva contou com a presença do vice-prefeito Genilson Souza, do ex-prefeito Roberto Setúbal, que deu a sua contribuição da formação do Assentamento Pancada Grande, dos vereadores Miguel da Matinha, Givaldo Anes e Benilton da Passagem, do secretário de Saúde Ricardo Lins, responsável pelo acompanhamento e atendimento na unidade, dos demais secretários municipais, representantes de diversas associações, órgãos estaduais, comitiva do deputado estadual Rosemberg Pinto, que tem destinado projetos para o local, além da comunidade que foi conhecer a unidade e comemorar a realização de mais essa vitória para o Assentamento Pancada Grande.

Ex-prefeito de Ubatã e ex-deputado estadual Edson Neves prestigia posse de novos deputados na AL-BA

Edson Neves com o deputado Alencar (Foto: Divulgação)
Edson Neves com o deputado Alencar (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de Ubatã e ex-deputado estadual Edson Neves prestigiou, na última sexta-feira (1º), a posse dos novos deputados que compõem a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Edson Neves assumiu o mandato de deputado em substituição a Eduardo Alencar em Setembro de 1991 e seguiu até Fevereiro de 1992 pelo então PFL.

Na cerimonia Neves encontrou grandes amigos, como o Deputado Eduardo Alencar que nesta Sexta-feira tomou posse de seu mandato. Ainda na cerimônia, o ex-prefeito encontrou com o novo do Secretário do Planejamento (Seplan) no governo Rui Costa; Davidson Magalhães que ao lado de Edson Neves assistiu a solenidade que elegeu o deputado Nelson Leal como o novo presidente da ALBA. Conteúdo reproduzido do Ubatã Notícias

Botijão de gás fica mais caro a partir desta terça-feira (5)

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Foto: Reprodução/Ilustrativa

O preço do botijão de gás de 13 quilos subirá a partir desta terça-feira (5) nas refinarias da Petrobras, em sua quarta alta consecutiva. De R$ 22,13 em abril do ano passado, o botijão passa a R$ 25,33. Esse é o preço na refinaria, para as distribuidoras. A previsão do Sindigás é que o preço para as distribuidoras aumente de 0,5% a 1,4%, dependendo do local. Como a definição dos preços é livre, o sindicato diz não ter como estimar o impacto do aumento nas revendas. Segundo a Petrobras, o preço do botijão na refinaria corresponde a 37% do custo para o consumidor final.

A composição de preços ainda tem ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS/ Pasep e Confins. A participação da distribuição e da revenda corresponde a 44% do cobrado. Na semana passada, o preço médio do botijão de gás doméstico em São Paulo estava em R$ 67,58, segundo o levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), oscilando entre R$ 90 e R$ 50. Na capital paulista, a agência do governo encontrou revendedoras com botijão por R$ 50, nos locais mais baratos, até R$ 85, no mais caro.

Eduardo Salles é escolhido líder da bancada do PP, a maior da Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

Reeleito para o segundo mandato de deputado estadual com quase 90 mil votos, o quinto mais votado entre os 63 parlamentares, o deputado estadual Eduardo Salles foi escolhido para ser o líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa da Bahia, que, ao lado da do PT, é a maior da Casa, ambas com 10 deputados.

“No meu primeiro mandato pude presidir as comissões de Educação e posteriormente Agricultura, além da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, além de aprovar diversos projetos de leis. Foi um aprendizado muito grande que me preparou para assumir a responsabilidade de ser o líder da bancada”, diz Eduardo Salles.

Mulher é presa ao tentar manter companheira e filhos em cárcere privado no Japomirim

Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

Policiais Militares prenderam na tarde de segunda-feira, 04, por volta das 16h30, uma mulher acusada de tentar manter em cárcere privado a companheira e os quatro filhos dela. Uma Guarnição da PM foi ao local com uma equipe do Conselho Tutelar e constatou o denúncia.

A acusada, Cíntia Santos, chegou a proferir palavrões direcionados às autoridades que estavam em frente a sua casa. Ela acabou presa por desacato e conduzida à delegacia de Ipiaú. Conforme a denúncia, Cintia ameaçava de várias formas a sua companheira que queria deixar a casa juntamente com seus filhos.  Conteúdo reproduzido do Giro Ipiaú

Ônibus pega fogo em garagem de empresa no sudoeste da Bahia

 Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros

Um ônibus pegou fogo na garagem de uma empresa de transporte, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta segunda-feira (4). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou e um dos veículos que estavam no local, mas se estendeu para algumas partes da garagem. Segundo o G1, uma pessoa ficou ferida após pular do primeiro andar de um prédio que fica na mesma área.

A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade, informou o Corpo de Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O 7º Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado e participou do combate às chamas. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio.

Médico morre por complicações após ser submetido a lipoaspiração em Santa Casa

Foto: Reprodução EPTV
Foto: Reprodução EPTV

Um médico morreu por complicações depois de passar por um procedimento estético na Santa Casa de Perdões (MG). Eder Borges, de 36 anos, foi fazer uma lipoaspiração na última sexta-feira (1º) e, após sofrer uma parada cardiorrespiratória ao final da cirurgia, teve que ser transferido para outros hospitais. Dois dias depois, teve a morte cerebral constatada em Divinópolis (MG) devido a complicações neurológicas, segundo o Hospital João de Deus. A família informou ao portal G1 que registrou um boletim de ocorrência por suspeita de negligência. De acordo com familiares, o médico foi fazer o procedimento estético na Santa Casa de Perdões na sexta-feira e quando a cirurgia terminou, por volta de meio-dia, foi levado para o quarto.

No entanto, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 17h, conforme a unidade de saúde. Com a complicação, o paciente foi levado para fazer uma tomografia em Oliveira (MG) e depois transferido para Santo Antônio do Amparo (MG). Já no dia seguinte, foi encaminhado para Divinópolis, onde teve a morte encefálica constatada neste domingo (3), no Hospital João de Deus. O médico era de Bom Sucesso, mas o corpo foi velado durante a tarde desta segunda-feira (4) em Santo Antônio do Amparo, onde ele prestava atendimento como clínico-geral.

Casal é assassinado a tiros próximo a um bar na cidade de Camamu

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Valença.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Valença.

Um casal foi brutalmente executado a tiros, no último domingo (03), próximo a um bar em Conduru, em Camamu, município do sul da Bahia, na Costa do Dendê. Segundo informações da Polícia Militar (PM), as vítimas identificadas como sendo Adriele Santos da Silva e Moisés Cerqueira Fernandes foram alvejados a tiros, não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para Instituto Médico Legal (IML) de Valença, onde vão passar por exames de necropsia. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de identificar a autoria e motivação do crime. Ninguém foi preso até o momento. (Redação:Ubaitaba Urgente)

Leilson Oliveira é o mais novo Secretário de Administração de Ubaitaba

Leilson Oliveira de Ubaitaba
Leilson Oliveira II Foto: Jackson Cristiano

O vice-presidente CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ubaitaba e Aurelino Leal, Leilson Oliveira é o mais novo Secretário de Administração de Ubaitaba. Leilson Oliveira trabalhou por muitos anos como gerente administrativo da Barry Callebaut.

Leilson também já foi presidente do CDL. Leilson Oliveira foi convidado pela prefeita Suka (PSB), e prontamente aceitou o convite. Ele [Leilson] tomou posse nesta segunda-feira (04). (Redação: Ubaitaba Urgente)

Carlinhos Brown é flagrado em mototáxi sem capacete

Carlinhos Brown sem capaçete
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma cena inusitada chamou atenção de fãs e pessoas que seguiam para a festa de Iemanjá, na manhã do último sábado (2), em Salvador. O cantor Carlinhos Brown pegou um mototaxi para fugir do engarrafamento, na região do bairro Amaralina.  As pessoas que estavam no engarrafamento flagraram o momento em que o artista passou na moto, sem usar capacete. Conteúdo reproduzido do BNews

Prefeitura de Maraú está reformando escolas de Ibiaçú e Ponto do Café

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Maraú
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Maraú

A Escola Roberto Adami de Sá, na comunidade do Ponto do Café e a Escola Senhora Santana, no distrito de Ibiaçú estão passando por reformas para melhor receber os alunos para o início do ano letivo que tem início em março de 2019. As unidades de ensino estão passando por serviços de manutenção para proporcionar mais conforto para estudantes e professores.

Outra mediada tomada pela prefeita Gracinha Viana é realizar investimentos na qualificação dos recursos humanos, oferecendo acompanhamento pedagógico de qualidade e merenda escolar devidamente balanceada sob a supervisão de uma nutricionista. “Desta forma, a prefeita Gracinha Viana proporciona uma melhor qualidade de vida para os nossos estudantes, que terão um ambiente propício para o aprendizado efetivo com salas e ambiente reestruturado”, diz o secretário Municipal de Educação, Antônio Carlos. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Isaquias Queiroz fecha contrato com o Flamengo até Tóquio 2020

Foto: Divulgação/Flamengo
Foto: Divulgação/Flamengo

O canoísta Isaquias Queiroz é o novo atleta do Flamengo. O anúncio foi feito pelo clube nesta segunda-feira (4). Natual de Ubaitaba, o baiano fechou contrato com o Rubro-Negro carioca até Tóquio 2020 com possibilidade de prorrogação até Paris 2024. Aos 25 anos, ele é o principal nome do projeto “Flamengo Náutico”, que tem como objetivo trabalhar com atletas de referência em Remo e Canoagem, olímpico e paralímpico.

Isaquias Queiroz se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos. Em 2016, no Rio de Janeiro, ele abocanhou duas de prata (C-1 1000 e C-2 1000), e uma de bronze (C-1 200).  Isaquias Querioz já defendeu o Flamengo entre 2010 e 2013, porém a parceria daquele período não era remunerada, ao contrário desta vez. Antes do acerto com o Rubro-Negro, ele defendia o Paulistano, de São Paulo.

Deputado Targino Machado chama Rui Costa de mentiroso

Foto: Jornal Grande Bahia
Foto: Jornal Grande Bahia

Com o início do ano legislativo da AL-BA nesta segunda-feira (4), as farpas entre políticos de situação e oposição estão de volta. O líder da bancada de oposição na assembleia, Targino Machado (DEM), deu início às críticas ao governador Rui Costa (PT) após o discurso do petista na primeira sessão da 19ª Legislatura. “Eu tenho que tirar o chapéu pra ele porque ele é convincente. Ele tem mestrado, doutorado e pós-doutorado na arte da desfaçatez de mentir porque aqui hoje foi isso que nós ficamos submetidos durante 52 minutos”, atacou Machado em contato com a imprensa.

O deputado ironizou os atos do governo estadual, com citações a promessas não cumpridas, como a construção da ponte Salvador-Itaparica, e também ressaltou que não é possível enganar toda a população. “A ponte era pra ser inaugurada em 2013, a rodoviária idem no governo [Jaques] Wagner e hoje lançando o desafio… Ele não teve coragem de lançar o desafio e vestir saia se a ponte não sair porque talvez ele não goste ou não aceite vestir a saia”, afirmou o democrata, em referência à fala do governador no discurso.

Garoto de Jaguaquara é selecionado em penúltimo dia de audições do ‘The Voice Kids’

Foto: Reprodução/ TV Globo
Foto: Reprodução/ TV Globo

O baiano natural de Jaguaquara, Arthur Ferreira, foi selecionado no penúltimo dia de audições às cegas do “The Voice Kids” neste domingo (3). Se apresentando com a canção “Meio Caminho Andado”, o jovem ganhou a aprovação da cantora Claudia Leitte, que virou a sua cadeira e integrou o garoto em seu time. De acordo com o portal Isso é Ótimo, blog da região de Jaguaquara, Arthur canta desde os seus 3 anos de idade e tem sido motivo de orgulho para a população local.

Outra baiana selecionada para a próxima fase foi a jovem Lunna, filha do cantor Rubynho, vocalista da banda Oz Bambaz. Ela também vai fazer parte do time Claudia .  Por falar em Claudia Leitte, a cantora revelou durante o “Domingão do Faustão”, do último domingo (3) que está esperando o seu terceiro filho. Mãe de Rafael, de 6 anos, e Davi, de 10, Claudia será mãe de uma menina, que se chamará de Bela.

Auxiliar de enfermagem morre após moto colidir com cavalo em Poções

Um acidente entre uma moto e um cavalo, ocorrido no inicio da noite deste sábado (02), resultou na morte de uma mulher na Rodovia BA-262, em Poções. A colisão ocorreu próximo a cidade de Poções, em um trecho conhecido como curva da morte. Com o impacto, a moto  ficou parcialmente destruída e a condutora morreu no local do acidente.

Segundo o blog Portal Poções, a vítima identificada como Larissa Nogueira foi ex-coordenadora do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura Municipal de Poções. Ela era casada com um comerciante do ramo de frutas e verduras. A morte prematura da jovem abalou os moradores de Poções. Não foi informado se ela tinha filhos.

homem é morto a tiros e mulher baleada no pé em Itabuna

Rei foi morto com tiros de pistola em Itabuna.
Rei foi morto com tiros de pistola em Itabuna II Foto: WhatsApp

Reinaldo Gama Santos (Rei), 28 anos, residente na Rua Serrinha, Alto do Cuscuz, bairro Califórnia, foi executado a tiros no Alto Boa Vista, no mesmo bairro, na noite deste domingo (3). Diversas cápsulas de pistola de calibre 380 foram encontradas próximas ao corpo de Reinaldo. Segundo o blog Rede Brasil de Notícias, a autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A vítima tinha envolvimento no mundo do crime e já contava com diversas passagens pela polícia por trafico de drogas.

Uma bala perdida atingiu o pé de uma senhora, identificada como Aparecida. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu 192 para o Hospital de Base. De acordo com informações, o crime ocorreu no local conhecido como Bar de Nado. Foi o 10º homicídio em Itabuna em 2019, o 1º de fevereiro.

Ex-deputados baianos gastam mais de R$ 2 milhões após eleições, diz coluna

Foto : Jonas Pereira/ Agência Senado
Foto : Jonas Pereira/ Agência Senado

Os 15 deputados federais, que não foram reeleitos, gastaram R$ 2 milhões após as eleições com cota parlamentar, segundo levantamento do jornal Correio. De acordo com a publicação, em média, os ex-parlamentares gastaram R$ 44 mil por mês, valor acima do limite mensal de R$ 39 mil. Com R$ 278 mil, o campeão de gastos foi Fernando Torres (PSD), que decidiu não competir pela reeleição e é virtual candidato a prefeito de Feira de Santana em 2020.

Em seguida, Antonio Imbassahy (PSDB) com R$ 183,9 mil e Irmão Lázaro (PSC), com R$ 170,4 mil. Lúcio Vieira Lima (MDB), com R$ 30,6 mil, Jutahy Magalhães (PSDB), com R$ 55,3mil, e Paulo Magalhães (PSD) com R$ 98,1 mil, foram os que menos gastaram.

Ministro de Bolsonaro criou candidaturas laranjas para desviar recursos na eleição, diz jornal

Foto : Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), deputado federal mais votado em Minas Gerais, patrocinou um esquema de candidaturas laranjas no estado com o objetivo de direcionar verbas públicas de campanha para empresas ligadas ao seu gabinete na Câmara. As informações são da Folha de S. Paulo. Após indicação do PSL de Minas, à época presidido pelo próprio Álvaro Antônio, o comando nacional do partido do presidente Jair Bolsonaro repassou R$ 279 mil a quatro candidatas, valor que representa o porcentual mínimo exigido pela Justiça Eleitoral (30%) para destinação do fundo eleitoral a mulheres candidatas.

Embora figurem entre os 20 candidatos do PSL que mais receberam dinheiro público no país, elas tiveram desempenho insignificante. Juntas, receberam pouco mais de 2 mil votos, o que indica que são candidaturas de fachada. Dos R$ 279 mil repassados pelo PSL, ao menos R$ 85 mil foram parar oficialmente na conta de quatro empresas que são de assessores, parentes ou sócios de assessores do hoje ministro de Bolsonaro.

Crise financeira cancela Carnaval em Santa Cruz Cabrália, diz prefeito

 Foto: Reprodução/O Xarope
Foto: Reprodução/O Xarope

O prefeito Agnelo Silva Santos Júnior (PSD), de Santa Cruz Cabrália, Sul da Bahia, anunciou o cancelamento do Carnaval antecipado da cidade, que em outras épocas reuniu atrações nacionalmente reconhecidas. A festa aconteceria entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Por meio de vídeo publicado nas redes da prefeitura, o gestor municipal justificou que o motivo é financeiro. Acrescenta também que outros municípios foram afetados com a queda da arrecadação, diminuição e atraso de repasses de recursos do Governo Federal e do Estado, além das dificuldades enfrentadas devido à crise nacional.

A decisão foi tomada “após exaustivas reuniões”. “Não vai acontecer devido a vários fatores. Principalmente, financeiro. A nossa Saúde, a nossa Educação, os nossos servidores e os nossos fornecedores não podem ficar comprometidos durante o ano de 2019 por conta de uma festa que dura três dias. Sei da importância do nosso Carnaval antecipado. Mas, diante da situação financeira que o município atravessa, nós não queremos comprometer a vida financeira do Município”, disse o prefeito.

Entretanto, o gestor municipal garantiu que a população contará com uma festa menor. “O nosso Carnaval cultural está garantido, o Carnaval mais barato, mais em conta, e que guarda as tradições do nosso município. Esse sim, nós vamos apoiar. Com foliões e blocos antigos. Tradicional de muitos anos, afirmou. O prefeito acrescentou que apesar disso, nada impede a realização de uma grande festa em outro momento de melhor cenário econômico, como a Festa do Descobrimento, Tonhão, São João e aniversário da cidade.

Ativista que ajudou a denunciar João de Deus é encontrada morta na Espanha

Sabrina cometeu suicídio e deixou uma carta de despedida.
Sabrina cometeu suicídio e deixou uma carta de despedida.

Umas das ativistas que ajudou mulheres a desmascarar abusos sexuais do médium João de Deus e Prem Baba, além de ser responsável por ajudar a cantora Meloddy na carreira, Sabrina Bittencourt, 38 anos, foi encontrada morta neste sábado (2), na Espanha, onde morava. Em nota à imprensa, assinada por Maria do Carmo Santos, presidente da ONG Vitimas Unidas, com a qual Sabrina trabalhava, informou que Sabrina cometeu suicídio.  “O grupo Vítimas Unidas comunica com pesar o falecimento de Sabrina de Campos Bittencourt ocorrido por volta das 21h deste sábado, 02 de fevereiro, na cidade de Barcelona, na Espanha, onde vivia atualmente.

A ativista cometeu suicídio e deixou uma carta de despedida relatando os porquês de tirar sua própria vida…. A luta de Sabrina jamais será esquecida e continuaremos, com a mesma garra, defendendo as minorias, principalmente as mulheres que são vítimas diárias do machismo”, escreveu Maria do Carmo. Sabrina chegou a deixar uma carta aberta em seu Facebook, mas depois apagou. Nela, a ativista disse que fez o possível e que estaria se juntando à vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018.  “Sei no meu íntimo que todo menino nasceu puro e foi abusado, corrompido, machucado, moldado, castrado, calado, forçado a fazer coisas que não queria, até se converter talvez, cada um à sua maneira, em tiranos manipuladores (em maior ou menor grau) que ao não controlar os próprios impulsos, tentam controlar a quem consideram mais frágil e assim praticam estupros, pedofilia? Eu sei, eu sinto, eu vi.

Mas ainda assim, preferi sempre ficar do lado mais frágil nesta breve existência: mulheres, crianças, idosos, jovens, povos originários, afrodescendentes, refugiados, ciganos, imigrantes, migrantes, pessoas com deficiência, gays, pobres, lascados, fudidos, rebeldes e incompreendidos?”, dizia o desabafo.  Gabriel Baum, filho de Sabrina, também usou a rede social para pedir que as pessoas não permitam que a imagem da mãe seja manchada, afirmou que Sabrina lhe disse que seria “a próxima” depois de Marielle e que deixou um material organizado “com provas”. “Minha mãe lutou até o final, ela não desistiu. Ela só se libertou do inferno que estava vivendo”, escreveu.