Usuários da Americanas e do Submarino relataram nas redes sociais dificuldades para acessar os sites de comércio eletrônico na manhã deste sábado (19).
O grupo que controla as duas empresas, Americanas SA, disse que as operações foram normalizadas à tarde.
“A Americanas informa que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste sábado (19/02), assim que identificou risco de acesso não autorizado. Os ambientes foram normalizados às 15h16 e não há evidência de comprometimento das bases de dados. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente”, afirmou, em nota.
Ainda neste domingo (20) os dois sites permanecem fora do ar. Ao acessar os endereços das plataformas os usuários e clientes se deparam com uma página dizendo que o serviço está indisponível e com falha de DNS (Domain Name System – Sistema de nome de domínio) .
No Downdetector, que reúne relatos de instabilidade, o Submarino teve pico de 71 reclamações entre usuários no Brasil às 8h59. Os problemas começaram a ser registrados na madrugada e permaneceram até o início da tarde.
A Americanas não aparece na lista de empresas monitoradas pelo Downdetector, mas muitos usuários relataram os problemas no Twitter. (G1 com adaptação do Ubaitaba Urgente)