BRASIL: EVANGÉLICOS PROTESTAM CONTRA “SALVE JORGE” NA INTERNET

Mesmo antes da estreia na TV Globo, circulam na internet mensagens de repúdio a novela “Salve Jorge”. O movimento é organizado por fiéis da Igreja Universal que orientam todos os seus membros a não assistirem à novela de Glória Perez. O argumento principal do grupo é que a história é um veículo de adoração a Ogum, já que São Jorge é uma das representações do orixá no Brasil.

As manifestações começaram no blog “Exército Universal”, mantido por integrantes da igreja. Segundo os autores dos posts, o termo “salve”, incluído no título da novela, é uma saudação à entidade espiritual. O grupo argumenta que com a saudação diária a Ogum (Jorge) o “Espírito de Deus” se distanciará dos lares brasileiros. Além do blog, os fiéis mantém uma página no Facebook na qual divulgam ocasionalmente mensagens de repúdio à novela.

O “Exército Universal” ainda acusa “Salve Jorge” de promover “apologia ao lesbianismo” através das personagens de Vera Fischer e Tammy Gretchen, que se relacionarão com mulheres no decorrer da trama.

O grupo já conta com o apoio do líder da igreja, o bispo Edir Macedo. Em seu blog oficial, Macedo comparou a novela de Glória Perez com “Rei Davi”, minissérie da Rede Record que passou a ser reprisada desde a segunda-feira (22) no mesmo horário de “Salve Jorge”. “Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou o coração de Deus, ou Jorge, um Deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?”, escreveu o bispo.

COMPARTILHE