Ubaitaba Urgente

Maraú: Prefeitura constrói casas populares com recursos próprios e entrega a população

IMG_88531

A prefeita Gracinha Viana (PP), participou recentemente da entrega de mais uma casa construída com recursos próprios pela prefeitura municipal. Desta vez a casa foi entregue no Povoado de Tabuleiro. A casa foi completamente construída pela prefeitura. Dona Maria Conceição Ribeiro, 50 anos, mãe de 08 filhos, recebeu com muita alegria sua casa nova. Dona Maria é viúva e vive do Bolsa Família e pesca no rio para sustentar os filhos. A mulher ficou muito emocionada ao receber as chaves da casa nova das mãos da prefeita Gracinha Viana. A prefeitura informou ainda, que várias casas como essa estão sendo construídas no município. Leia mais no Portal da Prefeitura de Maraú.

Itacaré: TCM aprova contas da Câmara de Vereadores

nego-itacare_urgente-696x450
Presidente da Câmara, Edson Arante Santos Mendes (PPS), o popular Nego.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, aprovou, na tarde da última terça-feira (17/11), com ressalvas, as contas da Câmara de Vereadores de Itacaré, referente ao exercício 2014, sob responsabilidade do presidente Edson Arante Santos Mendes (PPS), o popular Nego. O Relator das Contas foi o Conselheiro Mário Negromonte. Vale ressaltar que as contas referentes ao exercício de 2013, também foram aprovadas pelo TCM. Com informações do Itacaré Urgente.

Almadina: Marido da prefeita já viajou quase três meses com diárias da prefeitura

val-chapéu-269x300

O secretário de governo de Almadina, Valtencir Pinto, que é esposo da prefeita Alba Gleide (PSD), viajou neste governo o equivalente há quase 03 meses. Pelas as viagens ele recebeu diárias pagas pela Prefeitura. Segundo um membro da oposição, cálculo é o seguinte, para cada ano, o secretário passa um mês viajando. Segundo o Blog Políticos do Sul da Bahia, suas diárias somam quase R$ 30 mil reais, somado ao custo total do Secretário de R$ 140.683,33 até setembro de 2015, resultado de um investimento muito alto, considerando o pífio resultado da administração da sua companheira. A oposição pretende acionar o Ministério Público para cobrar da prefeita informações sobre a “farra das diárias”.

Itacaré: Vereador Josimar Vasconcelos atende mais uma reivindicação da comunidade

12250000_781201382026652_7540792836812643326_n-696x450

O vereador Josimar Vasconcelos (PSC), esteve na comunidade da Ribeirinha, em Itacaré, ouvindo reivindicações dos moradores  sobre os transtornos e as péssimas condições da única rua de acesso ao Bairro, que já algum tempo não recebia manutenção. Diante do problema, o vereador providenciou através de amigos e parceiros a execução dos serviços de patrolamento da localidade fazendo o trabalho de alargamento, limpeza de ruas, tapamento de buracos e valetas, para que assim, seja possibilitado o livre tráfego e acesso de maneira confortável à população daquela localidade. Josimar Vasconcelos desacreditado por muitos no inicio, o vereador mais votado nas últimas eleições em Itacaré, hoje figura nos bastidores como um homem a ser batido nas próximas eleições. E no meio político, mostra que sua marca vem sendo construída em alicerces de respeito, competência e principalmente trabalho, o que o condecorou como o primeiro vereador da história do município por três anos consecutivos com a medalha Tiradentes “Colar de Ouro”, como o Legislador Mais Atuante do município, resultado obtido através de pesquisa de opinião popular em todo município. Com informações do Itacaré Urgente.

Ubatã: Polícia Civil prende homem por ameaçar companheira

Everaldo foi preso na rua da “Bosta” (Foto: Ubatã Notícias)
Everaldo foi preso na rua da “Bosta” (Foto: Ubatã Notícias)

Uma guarnição da Polícia Civil de Ubatã prendeu, no final da tarde desta segunda-feira (16), numa localidade conhecida como rua da Bosta, no Alto da Bela Vista, um homem identificado como Everaldo de Melo de Araújo, de 24 anos, acusado de ameaçar a companheira. Segundo a Polícia Civil, após a denúncia a guarnição se deslocou até o local e conseguiu prender o acusado nas intermediações de onde havia ocorrido a ameaça. Everaldo foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece à disposição das autoridades. O delegado Adelino Loyola investiga o caso. (Ubatã Notícias)

Rejeição à Dilma atinge 81% em Salvador, de acordo com Babesp

dilma-triste

A administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é avaliada como ruim ou péssima por 81% dos entrevistados por um levantamento realizado pelo Instituto Babesp. Para 47% dos 1.001 entrevistados, a presidente é considerada péssima e outros 34% apontam que a administração da petista é ruim. Apenas 1% avaliam a gestão de Dilma como ótima e 4% sugerem que a administração é boa. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro de 2015 e aponta que a gestão é considerada regular por 13% dos entrevistados; 2% não souberam responder.

Belmonte: Homem é morto pelo próprio sobrinho com golpe de facão na perna

IMG_8682-001
Florisvaldo da Silva Santos foi morto pelo sobriho, diz polícia

Um homem matou o tio com um golpe de facão no início da tarde da última segunda-feira (16), no bairro da Biela, em Belmonte. A polícia informou que após discussão, um indivíduo identificado até agora como ‘Niltinho’ acertou a perna do tio. Florisvaldo da Silva Santos, de 41 anos, ainda foi levado com vida para o hospital municipal, mas morreu pouco tempo depois.

golpe_perna
O ferimento pode ter atingido a artéria femoral.

 O corpo de Florisvaldo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Porto Seguro. O suspeito está foragido. O crime é investigado. (Radar 64).

Nova Viçosa: Jovens são presos traficando em Posto da Mata

92338quinzinhod-600x330

José Lucas Vargas, de 23 anos, e Wanderson dos Santos Farias, 31, foram presos na tarde de terça-feira, 17, com drogas, arma e dinheiro, no Centro de Posto da Mata, distrito pertencente ao município de Nova Viçosa. De acordo com policiais da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, esses dois já estavam sendo investigados por tráfico de drogas. Nesta tarde, a Polícia conseguiu flagrar eles carregando papelotes de cocaína e mais a quantia de R$ 92,00. Os rapazes estavam traficando dentro de uma caminhonete Chevrolet S-10, placa policial MTY9929, licenciada de Vitória-ES, a Polícia Militar ainda encontrou um revolver da marca Tauros, calibre 38, com três munições intactas. Eles ainda tinham notebook e celulares dentro do veículo, e a Polícia investiga se são produtos de roubo ou de troca por entorpecentes. Eles foram apresentados na subdelegacia de Posto de Mata, sob responsabilidade do delegado titular de Nova Viçosa, Samuel Martins.

Teixeira de Freitas: Homem é assassinado com dois tiros em frente à padaria onde trabalhava

IMG-20151117-WA0017-660x330

O homicídio com característica de execução aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 17 de novembro, na avenida Santos Dumont, bairro Nova América, na região leste de Teixeira de Freitas e a vítima foi Gilberto Monti Rocha, o “Betinho”, de 30 anos, abatido com dois disparos de arma de fogo, possivelmente revólver calibre 38, sendo um no ombro e o outro na nuca. No local onde aconteceu o crime, ninguém deu detalhes sobre o atirador e tampouco como o mesmo teria chegado, se a pé ou fazendo uso de algum veículo. Segundo a delegada Maria Luíza, de plantão na 8ª Coorpin e que abriu inquérito para apurar o caso, “Betinho”, que já tinha passagem por envolvimento com o tráfico de drogas, acabou morto bem em frente à Panificadora Gomes, onde trabalhava. Após a perícia de local foi autorizada a remoção do corpo do IML para exames de necropsia. Autoria e motivação do crimes seguem desconhecidas. (Por Tyago Ramos)

Esportes: Brasil vence o Peru por 3 a 0 na Arena Fonte Nova

RTEmagicC_brasilganha.jpg

O Brasil venceu o Peru por 3 a 0 na Arena Fonte Nova na noite desta terça-feira (17) e foi a 7 pontos pelas Eliminatórias da Copa, chegando ao terceiro lugar na tabela. Douglas Costa, Renato Augusto e Filipe Luís marcaram os gols da seleção canarinho em Salvador, diante de mais de 45 mil torcedores. O próximo desafio do Brasil é apenas no ano que vem, quando recebe, em março na Arena Pernambuco, o Uruguai.

Cantor Netinho de Paula tem mandato de vereador cassado por infidelidade partidária

Brasil, São Paulo, SP. 01/01/2009. Mais conhecido, como, Netinho de Paula, José de Paula Neto, é cantor, apresentador de televisão e político filiado ao PC do B. - Crédito:ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:47185
Foto: Ernesto Rodrigues/ESTADÃO

O vereador de São Paulo Netinho de Paula (PDT) foi cassado por infidelidade partidária em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a Câmara Municipal paulistana tem até 10 dias para empossar o suplente, o presidente do PCdoB da capital e ex-deputado estadual Jamil Murad. A ação que resultou na cassação foi ajuizada pelo PCdoB, partido pelo qual o cantor de pagode foi eleito em 2012 e do qual se desfiliou em abril deste ano. Nos argumentos da defesa de Netinho, ele deixou a sigla por ter sofrido discriminação política e boicote. A assessoria do vereador ainda não se manifestou sobre a cassação.

Dunga faz avaliação positiva de 2015 e aponta: ‘Estamos crescendo’

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Com a vitória sobre o Peru por 3 a 0 na noite desta terça-feira (17), na Arena Fonte Nova, a seleção brasileira encerrou a temporada de 2015. Comandante da equipe, Dunga fez um balanço do ano e avaliou positivamente os seus comandados. “O ponto positivo é nós insistirmos com a escola brasileira que é a do drible, criatividade.

A equipe aos poucos vai se encaixando. Mudamos alguns jogadores, mas a equipe continuou jogando bem e compacta”, analisou o treinador. Dunga, que exaltou a força da torcida baiana durante a entrevista coletiva, acrescentou que a tendência é a melhora do escrete canarinho.

“Todos nós falavamos da dificuldade que seriam as Eliminatórias e estamos crescendo. A tendência é melhorar e buscar a nossa classificação”. Com o triunfo, o Brasil chegou ao terceiro lugar do certame, com sete pontos. A próxima partida nas Eliminatórias será dentro de casa contra a seleção uruguaia, no dia 24 de março de 2016.

Mata de São João: Pré-candidato, jovem quer seguir caminho diferente de Gualberto

Foto: Jamile Amine / Bahia Notícas
Foto: Jamile Amine / Bahia Notícas

Com um discurso de combate ao desemprego em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o futuro advogado Rafael Pires (PSL) quer se tornar prefeito da cidade. O espelho dele não é o ex-gestor e atual deputado federal João Gualberto (PSDB), que surgiu na seara política pela cidade do Litoral Norte. “Imagino que Gualberto não seja horizonte para mim. João fez um bom trabalho nos primeiros dois anos na prefeitura, mas depois ocorreu um desgaste. Mata quer algo novo”, disse ao Bahia Notícias. Apesar dos poucos 22 anos de vida, Rafael disse que está preparado para o desafio de assumir o executivo local.

A geração de postos de trabalho seria o propósito maior e a bandeira de campanha, caso saia do posto de pré-candidato. “A primeira questão é a dificuldade de emprego. O comércio de Mata de São João está parado. Não se vê nenhuma possibilidade de renda além dos próprios empregos gerados pela prefeitura”, acrescenta. Ainda segundo o ainda estudante de direito, “falta” interesse da prefeitura na busca de alternativas, como a instalação de indústrias.

Para a empreitada, Rafael disse que conta com o apoio do PSB da senadora Lídice da Mata, além da deputada federal Moema Gramacho (PT), que chamou de “madrinha” da pré-candidatura. Segundo o próprio, entra no arco de apoios de Rafael Pires, o PRP e o PPS, além de Ronaldo Carletto (PP) e do correligionário e deputado estadual Nelson Leal. (Bahia Noticias).

Operação Aleteia: Áudios mostram supostos acordos para fraudar licitações na Bahia

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.CbXty7Uk3L

Áudios gravados pelos investigadores da Operação Aleteia mostram como os suspeitos atuavam no esquema de fraude em arrecadação de impostos e licitações públicas. As gravações foram liberadas nesta segunda-feira (16) pelo juiz André Dantas Vieira.

Segundo a polícia, o grupo criava empresas para participar de licitações para o fornecimento de material escolar, de escritório e até medicamentos. Além de combinar preços, os suspeitos também teriam discutido sobre como subornar funcionários públicos. A Operação Aleteia prendeu quatro pessoas no fim de semana em Salvador e São Paulo – entre elas, o filho e a nora do apresentador Casemiro Neto, Rafael Prado e Ariana Nasi.

Um dos áudios registra conversa entre Bruno Matos, que está foragido, e Rafael. De acordo com o G1, os dois teriam discutido a possibilidade de usar carros de luxo para vencer uma licitação do Programa Todos Pela Educação. “Um cara desse, se quiser, eu pego Ferrari, pego um Duster, deixo na garagem dele com DUT assinado, na garagem dele”, disse Bruno. Em outra, Rafael avisaria a Marcos, irmão de Bruno, que teriam vencido uma licitação em São Francisco do Conde. “Bruno me ligou.

Querendo dizer que a prefeitura de São Francisco do Conde vai ficar com a gente. Rapaz, ele falou: ‘Venha cá, Cabelo! Pode dar quanto pra ‘essa’ pessoa? Eu falei: ‘rapaz pode dar 20%'”, disse Rafael. Cinco dos nove suspeitos ainda estão foragidos. A ação contou com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Gaesf), do Ministério Público, a área de inteligência da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e a Polícia Civil. Os quatro presos foram ouvidos e transferidos para um presídio em Salvador.

Os advogados os acusados não foram encontrados para comentar o caso. Já a Secretaria Estadual de Educação (SEC) afirmou que o grupo venceu uma concorrência do Programa Todos Pela Educação em 2008 e chegou a pagar pelo material. Ao perceber que o material não estava em conformidade com o que deveria ser entregue, a secretaria abriu um processo para devolver o material e receber o dinheiro de volta. (Bahia Noticias).

Fofocas: Charlie Sheen confirma ter HIV e diz que foi extorquido em R$ 10 milhõe

RTEmagicC_da4b61d0c5.jpg

O ator Charlie Sheen confirmou nesta terça-feira (17) que é portador do vírus HIV. Em entrevista com Matta Lauer no programa de variedades ‘Today’, Sheen revelou como descobriu o seu diagnóstico e que foi extorquido por anos por ex-parceiras sexuais para manter o caso em segredo. “Eu estou aqui para admitir que, de fato, sou portador do vírus HIV. Foi a forma que eu encontrei de dar um fim aos inúmeros ataques e sub-verdades que estavam ameaçando a saúde de tantas pessoas”, disse o ator durante a entrevista. Charlie disse que foi diagnosticado há quatro anos. “Eu comecei a sentir dores de cabeças horríveis, enxaquecas horrorosas e suava muito dormindo. Acordei duas ou três noites seguidas completamente encharcado, e acabei sendo hospitalizado. Durante a internação, cheguei a pensar que tinha um tumor no cérebro, e que minha vida tinha acabado”, disse Sheen, que também passou por uma bateria de exames. O americano também revelou que diversas pessoas, incluindo ex-parceiras sexuais, exigiram dinheiro em troca de silêncio sobre sua condição. Um dos objetivos da entrevista, garantiu Charlie, era parar de viver com este tipo de ameaça. (Correio).

Brasil: Remédio para a cura do câncer terá teste finalizado em 7 meses

Fosfo

A fosfoetanolamina, substância que vem criando polêmica nos últimos meses por ter sido anunciada como cura para o câncer, terá sua primeira fase de testes pré-clínicos – aqueles feitos em cobaias, antes de a substância ser usada em humanos – concluída em sete meses. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, que explicou que os testes serão feitos a partir de duas amostras da molécula. Uma, que será requisitada à Universidade de São Paulo (USP), e outra, que será manufaturada com base na descrição do composto registrado no pedido de patente apresentado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).Segundo o MCTI, depois da primeira etapa de análises, estão previstas as fases seguintes do estudo em humanos. O composto gerou controvérsia após sua distribuição ter sido aprovada, por decisão judicial, para alguns pacientes em tratamento contra o câncer. No último dia 12, no entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu o fornecimento da substância, mas os debates em torno da eficácia da substância continuam. (Agência Brasil)

Salvador: Em nota, Polícia Militar lamenta morte da PFEM

001 (1)

A Polícia Militar do Estado da Bahia emitiu uma nota  lamentando a morte da policial militar Dulcineide Bernadete de Souza, de 44 anos. Ela foi morta com um tiro na cabeça, por volta das 9h de segubnda-feira (16). “É com imenso pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento da soldado Dulcineide Bernadete de Souza, de 44 anos, vítima de disparo de arma de fogo… três homens armados chegaram em um veículo modelo Ford Ka, de cor branca, entraram no posto de saúde de Pituaçu, renderam os dois policiais militares de serviço e roubaram as armas deles”. A PM informou ainda em nota que um dos criminosos efetuou um disparo contra a PM, que recebeu os primeiros socorros por uma equipe do SAMU e em seguida foi encaminhada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para o Hospital do Subúrbio, onde permaneceu internada em estado grave e faleceu por volta das 19h15. “O carro utilizado pelos criminosos tem restrição de roubo e foi subtraído na última sexta-feira (13), no bairro de Patamares.Guarnições da 39ª CIPM com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT – A)/ Rondesp Atlântico estão em em busca dos acusados”, diz a nota. (Bocão News).

Neto sugere a presidente do Bahia que se cerque de quem entende de futebol

001

O prefeito ACM Neto (DEM) reuniu à imprensa, na manhã desta terça-feira (17), para apresentar o 1º Festival Náutico de Salvador, mas, durante a coletiva, questionado sobre a permanência do Esporte Clube Bahia na Série B no próximo ano e o que achava da atuação do presidente do tricolor baiano, o gestor soteropolitano não resistiu e deu sua opinião. Para o democrata, que discordou da contratação do técnico Charles, o dirigente tricolor tem que estar cercado de profissionais. “Marcelo Santana é um sujeito bem intencionado, mas ele precisa se cercar de pessoas que entendam de fato de futebol. Gerir um clube de futebol não é como gerir uma empresa privada ou até mesmo uma prefeitura. Cada um tem à sua especificidade”, opinou. Segundo ACM Neto, que é torcedor do clube, a permanência do esquadrão de aço não foi por falta de avisos. “Todos alertaram que ele demorou demais para mudar o técnico. Depois fez uma escolha, que eu, particularmente, sendo fã de Charles, mas acho que Charles não estava preparado e com a devida maturidade como treinador para assumir o clube e deu no que deu”, opinou. O prefeito da capital baiana defende que o clube e seus dirigentes deem garantias ao torcedor que 2016 será um ano diferente. “Não dá para você estar um ano com o clube na Série A lutando para não cair e, no outro ano, lutando para subir. Não dá para sempre ficar nessa gangorra do futebol baiano. O futebol baiano precisa ser repensado como um todo, e isso vale para o Bahia, mas também para o Vitória”, disse.

FAB obriga avião a pousar e encontra 350 kg de cocaína

Foto: Reprodução/TV TEM
Foto: Reprodução/TV TEM

A Força Aérea Brasileira (FAB) apreendeu 350 quilos de cocaína após obrigar o avião a fazer um pouso forçado na região de Araçatuba, em São Paulo. De acordo com o órgão, a aeronave foi identificada quando sobrevoava Mato Grosso do Sul e acompanhada por caças até SP. Equipes da Polícia Federal participaram da ação e chegaram a atirar contra o avião, que fez o pouso forçado em uma oficina de aviões na zona rural. O piloto e um comerciantes foram presos. Segundo o delegado que cuida do caso, a dupla não informou a origem da pasta base de cocaína, avaliada em R$ 7 milhões. Os dois ganhariam, ao todo, R$ 150 mil pelo transporte da substância. Eles foram presos por tráfico internacional.

Lama de resíduos pode atingir bacia de Abrolhos, mas não chegará à Bahia

Segundo João Carlos Thomé, coordenador do projeto Tamar/ICMBio, volume de sedimentos não terá força para chegar ao arquipélago
Segundo João Carlos Thomé, coordenador do projeto Tamar/ICMBio, volume de sedimentos não terá força para chegar ao arquipélago

Não há indícios nem informações oficiais de que a lama proveniente do rompimento da Barragem da Samarco, em Minas Gerais, chegue ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Litoral Sul da Bahia. A informação é do chefe da reserva natural, o analista ambiental Fernando Repinaldo.

De acordo com Repinaldo, Abrolhos é uma bacia extensa da qual menos de 2% compõem o Parque localizado na Bahia. “Existe uma porção da camada continental chamada banco de Abrolhos. É uma área que se alarga muito e que vai da Foz do Rio Doce, no limite sul, até a foz do rio Jequitinhonha. O Parque corresponde a uma extensão de menos de 2% dessa área”, explicou.

Ainda de acordo com Repinaldo, a distância entre a foz do Rio Doce e o Parque Nacional de Abrolhos é superior a 200 km. “Ainda não temos confirmação, dados que dão a dimensão se a lama vai chegar, quando e como ela chegará na foz do Rio Doce. Mesmo assim, lá na foz já está sendo tomada uma série de medidas, como a retirada de animais que são daquela região, por exemplo”, disse.

O banco de Abrolhos, uma área mais rasa com recife de corais, estende-se por aproximadamente 400 km a partir da foz do rio Doce em direção ao Nordeste do país. Ele está distante cerca de 300 km do conhecido arquipélago dos Abrolhos, ao sul do litoral baiano, área pertencente ao parque nacional homônimo.

Segundo João Carlos Thomé, coordenador do projeto Tamar/ICMBio, dificilmente o volume de sedimentos terá força para chegar ao arquipélago, mas há risco de soterrar localmente trecho de recife de corais no banco de Abrolhos, que fica imediatamente depois da foz do rio Doce.

“A gente não tem condição de dizer qual será o impacto, porque não sabemos com qual concentração de sedimentos vai chegar [a lama], mas estamos nos preparando para o pior”, explicou.
Ainda de acordo com Thomé, caso chegue ao recife de Abrolhos, a lama provocará uma grande mortandade de toda a biodiversidade do estuário, considerada uma das principais zonas de reprodução de espécies marinhas do país, onde tartarugas-de-couro e tartarugas cabeçudas, espécies ameaçadas de extinção no mundo, reproduzem.

Em matéria publicada nesta segunda-feira (16) no jornal O Globo, ambientalistas relatam que, caso alcance os recifes de abrolhos, na região do Espirito Santo, os danos ao ecossistema local serão grandes. De acordo com o jornal, especialistas passaram a última semana em uma força-tarefa removendo golfinhos e tartarugas que vivem e se reproduzem apenas naquela região, na tentativa de minimizar os impactos, caso a lama chegue ao local, onde vivem mais de 500 espécies.