Ubaitaba Urgente

Eunápolis: Corpo de agricultor é encontrado com mãos amarradas na zona rural

thumb_zoom (2)
No local foi encontrada uma cápsula de espingarda calibre 12.

O corpo do agricultor Eldenir Ferreira dos Santos, de 27 anos, foi encontrado no Projeto Maravilha, zona rural de Eunápolis, na manhã desta segunda-feira (23). Para a polícia, o lavrador pode ter sido morto há alguns dias, já que o corpo estava em adiantado estado de decomposição. Além disso, a vítima estava com as mãos amarradas para trás e apresentava uma grande perfuração na cabeça, provocada, possivelmente, por arma de grosso calibre. No local foi encontrada uma cápsula de espingarda calibre 12. A polícia abriu inquérito para apurar o homicídio e deve ouvir a família e pessoas próximas ao agricultor. Até o momento, não há indício que possa esclarecer o homicídio. Veja fotos da vítima clicando em leia mais.

Prado: Jovem de 18 anos sofre infarto e morre no banheiro de casa

aapre2

No início da tarde desta segunda-feira, 23 de novembro, familiares da jovem Raquel Felberg de Araújo, 18 anos de idade, natural de Prado/BA e, que reside na Rua Ricardo Valeriano, no Conjunto Antônio Barreto, foram surpreendidos quando encontraram a jovem caída no banheiro. Os familiares acionaram o socorro e a mesma foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas, não resistiu e morreu. O caso foi comunicado e registrado na Polícia Civil e apresentado à  delegada, Rosângela Sousa, que responde pelo Prado. A delegada realizou o levantamento cadavérico e, autorizou remoção e o corpo de Raquel foi encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas. A delegada solicitou um exame toxicológico, além do exame de necropsia. A primeira suspeita é que a jovem tenha sido vítima de um infarto. Segundo a delegada, não havia sinais de violência e a causa do possível infarto poderá ser confirmado com o resultado da necropsia. Segundo informações, Raquel residia no Prado, e estudava em Teixeira de Freitas e, a morte da jovem, além de abalar a cidade, trará grande comoção aos colegas de faculdade. (Liberdade News).

Brasil: PM mata o próprio filho após vê-lo agredindo a mãe em Praia Grande

armaa

Um policial militar matou o próprio filho a tiros em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (23), ao encontrá-lo agredindo a mãe e os irmãos mais novos. O crime aconteceu no bairro Guilhermina, por volta das 2h. Segundo informações da Polícia Civil, o policial, de 48 anos, baleou o filho, Vinicius Ferreira Lopes, de 20 anos, em legítima defesa após uma discussão. Ao chegar em casa, o rapaz, que tem um histórico de comportamento violento, começou a agredir a mãe e os outros irmãos. O pai, ao ver a cena, tentou contê-lo. Segundo depoimento do policial, o filho foi morto com três disparos após tentar tirar a arma dele. De acordo com informações da polícia, após o crime, o policial, que trabalha na ronda escolar da cidade, foi à orla da praia e tentou se matar. Porém, a arma falhou durante o disparo. Em seguida, o homem se apresentou na Delegacia Sede do Município e, após o registro da ocorrência, foi liberado. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Bruno Lázaro, o policial não cometeu um ato ilícito. “Na lei, ele cometeu um crime, mas nesse caso, houve um ato excludente, que é a legítima defesa. Esse rapaz consumia drogas e tinha um comportamento muito violento. O policial estava transtornado, pois foi uma atitude de pai desesperado”, afirmou. A Polícia Civil segue investigando o caso. A arma do policial também foi apreendida. (G1).

Teixeira: Mulher se desentende com vizinhos e fura 4 com tesoura

9240820151123135637_2

Uma discussão entre vizinhos no final da tarde desta segunda-feira, 23 de novembro, na Rua Ágata no bairro Tancredo Neves em Teixeira de Freitas,  deixou quatro feridos, entre elas, uma criança de apenas 9 anos. A autora das agressões foi identificada como Rosália da Costa de 32 anos, que foi presa em flagrante por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e conduzida para sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. Depois de se desentender com uma vizinha, Rosália furou com golpes de tesoura, quatro pessoas que estavam no momento da confusão. Uma das vítimas contou que Rosália tem um temperamento difícil e costuma espancar os filhos. Outra mulher atingida pelos golpes disse que o filho da acusada teria ido até sua casa e passado por cima dela quando estava sentada na calçada, depois questionar se ele não tinha educação,  Rosália se revoltou e começou a briga. Antes de sacar a tesoura, a acusada teria ido até sua casa e buscado um balde com água para jogar nas pessoas que estavam em frente da casa da vizinha. Após uma luta corporal com uma das vítimas, a acusada sacou a tesoura e desferiu os golpes. Segundo o site Sul Bahia News, Rosália está custodia na carceragem da Coorpin e será ouvida na noite desta segunda-feira. As vítimas foram levadas pela Polícia para o hospital onde receberam atendimento médico e foram liberadas.

Bahia: Morre ex-governador Lomanto Júnior

Lomanto-Junior

O ex-governador Lomanto Júnior faleceu nesta noite de segunda (23), no Hospital Português, em Salvador, de insuficiência renal,  aos 90 anos. Ele governou a Bahia no período de 1963 a 1967. Lomanto Júnior iniciou na política como vereador de Jequié, em 1947. Quatro anos depois, acabou eleito prefeito do município do sudoeste baiano. Em 1955, foi eleito deputado estadual e em 59 cumpriu novo mandato como prefeito de Jequié, saindo de lá para comandar o Estado em 63. O político jequieense cumpriu dois mandatos como deputado federal, na década de 70, e foi senador pela Bahia no período de 79 a 87. Em 1993, novamente assumiu a prefeitura de Jequié, encerrando a sua carreira política. Uma das obras inauguradas por Lomanto Júnior quando governava a Bahia foi a Ponte do Pontal, em Ilhéus. De acordo com familiares, o corpo de Lomanto Júnior será velado no Palácio da Aclamação, em Salvador, durante todo o dia de terça (24). Na quarta (25), o corpo será velado na Catedral de Santo Antônio, em Jequié. O corpo será enterrado às 17 horas de quarta, no Cemitério São João Batista, na sua cidade natal. Com informações do Pimenta.

Ubatã: PM prende Árbitro de Futebol acusado de tentativa de homicídio no Glória

20151123031035-e1448277757755

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã prendeu, por volta das 22h deste dominggo (22), no Bairro Glória, o Árbitro de Futebol Gilson Bernardo Souza, de 55 anos, acusado de tentativa de homicídio. Segundo informações da PM, Gilson chegou a sua residência e foi questionado por um vizinho identificado apenas pelo prenome de Zunilton sobre o porquê de ter ele dado supostamente veneno a um cachorro. Gilson então entrou em sua residência, pegou uma espingarda e atirou do lado direito do abdômem da vítima, que foi socorrida ao Hospital César Monteiro Pirajá e na sequência para o Hospital de Base, em Itabuna. Segundo informações da Equipe Médica, o estado de saúde da vítima é estável. A PM prendeu Gilson, que estava transtornado, e o conduziu à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece custodiado. O delegado Adelino Loyola investiga o crime. Com informações do Ubatã Notícias.

Tragédia: Lama de rejeitos de ferro avança no mar e deve superar 9 km de costa brasileira

size-lama-samarco-no-mar-2

A onda de lama da mineradora Samarco chegou com tudo ao oceano no domingo (22), formando uma enorme mancha marrom que se projetava quilômetros mar adentro desde a foz do rio Doce, em Linhares, no norte do Espírito Santo. Uma pluma inicial de água barrenta já havia atingido a costa no fim da tarde de sábado, mas o que se formou ontem foi uma mancha muito mais escura e densa, com aparência de leite achocolatado. A área afetada faz parte da Reserva Biológica de Comboios, uma área de proteção costeira usada para desova de tartarugas-marinhas, incluindo a tartaruga-de-couro, uma espécie criticamente ameaçada de extinção. O coordenador nacional do Centro Tamar-ICMBio, Joca Thome, sobrevoou a mancha ontem à tarde e voltou para terra visivelmente emocionado. “Nem sei o que falar. É terrível; uma calamidade”, disse, após sair do helicóptero. “Parece uma gelatina marrom se esparramando mar adentro.”A onda de lama percorreu 650 km de rio desde o rompimento da barragem de Mariana (MG), no dia 5. O desastre deixou 8 mortos identificados e 11 pessoas desaparecidas – há ainda quatro mortos não identificados – e chegou à costa capixaba no pico da época de desova das tartarugas. Equipes do Tamar vinham retirando diariamente da praia de Regência – distrito de Linhares – os ovos colocados pelas tartarugas, numa média de 40 ninhos por noite. O local continuará a ser monitorado, para ver como as tartarugas reagem à presença da lama. (G1)

Bahia: Para driblar baixa na arrecadação, governo quer aumentar ICMS no estado

icms

O Executivo encaminhou na última sexta-feira (20) um projeto de lei que reajusta em 1% a alíquota básica do ICMS nas vendas internas – a percentual sobe para 18%, caso o projeto seja acatado pela Assembleia Legislativa. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), “a proposta promove o alinhamento ao que já é praticado na maioria dos estados brasileiros, entre os quais São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul”. “A alteração tem sido adotada pelos estados em razão da necessidade de fazer frente ao atual cenário econômico”, sugere a Sefaz, por meio de nota. A estimativa é que haja uma ampliação de R$ 300 milhões por ano na arrecadação, com R$ 75 milhões repassados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A alteração na alíquota, no entanto, não reflete nos produtos da cesta básica, segundo a secretaria. A medida, pouco popular em tempos de crise, foi discutia no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e, apesar do questionamento do Bahia Notícias, a Sefaz não indicou um debate prévio com setores impactados pelo reajuste. Como justificativa, a secretaria indica ainda que “em São Paulo a alíquota básica adotada já é de 18% desde os anos 90 e o Rio de Janeiro adota a alíquota básica de 19% desde 2003”. O projeto propõe também a elevação da tributação de cigarros, cigarrilhas, charutos e fumos industrializados de 25% para 28%, além da revogação da não incidência do adicional do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza nas operações nesses produtos.

Pagos pela Câmara, servidores trabalham em ONG de Russomanno

BBnkO5W

Um dos principais candidatos a Prefeitura de São Paulo, com 34% das intenções de voto, o deputado Celso Russomanno (PRB) tem, segundo a Folha de S. Paulo, pelo menos cinco servidores trabalhando em sua ONG – pessoas que são registradas e pagas como funcionários de seu gabinete parlamentar.  Esses servidores estão na folha de pagamento da Câmara, mas trabalham cotidianamente no Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), entidade particular que existe desde 1995. Porém, Russomanno alega que eles realizam atividades que se relacionam com o funcionamento de seu escritório político em São Paulo. A ONG tem tem CNPJ e estatuto próprios. A reportagem do jornal foi ao local e constatou que a recepcionista e três advogados que dão orientação jurídica são funcionários públicos. Além disso, a faxineira é oficialmente pertencente ao gabinete do deputado. Os salários pagos pela Câmara variam de R$ 1.095 a R$ 2.595 por mês.

Fofocas: Ximbinha muda o nome e XCalypso vira meme na internet

BBnjbtC

Para não ter que enfrentar mais uma briga judicial com a ex-esposa, Joelma, Ximbinha (que antes adotava o “Ch” em seu nome) decidiu trocar a identidade de sua banda e agora quer emplacar a XCalypso. Após o anúncio da novidade, não demorou muito para que os internautas fizessem piada com o novo nome, neste domingo (22). Previsto para ser lançada em 3 de janeiro, o grupo agora tem uma nova gerência e terá um álbum lançado até janeiro, já com a nova vocalista, Thábata Mendes. “É uma nova etapa da minha vida, é uma mudança. Mudei até o nome. Troquei o CH pelo X. Agora sou Ximbinha. Troquei porque essa é uma nova fase da minha vida. Mas, o ritmo continua o mesmo”, garantiu o guitarrista ao jornal paraense “O Liberal”. “Vamos fazer o show baseados no disco novo. Ainda não tem um título para o disco, mas ele tem na capa o logo da XCalyso. Será o primeiro como XCalypso. Esse vai ser o diferencial do disco. Tudo no ritmo do calipso e tudo feito com muita dedicação”, explicou o artista. O assunto fez tanto sucesso no Twitter, que acabou entre os mais comentados do microblog. Confira algumas montagens nas páginas a seguir!

MP quer cassar licenças de rádio e TV de congressistas; baianos e Aécio estão na mira

IMAGEM_NOTICIA_5

Ações do Ministério Público Federal visam cassar licenças de rádio e TV de 32 deputados federais e oito senadores, que aparecem oficialmente como sócios de emissoras pelo país. Na lista, aparecem os deputados baianos, José Nunes (PSD), José Rocha (PR) e Félix Mendonça Júnior (PDT), além do ex-presidenciável Aécio Neves (MG).

Segundo reportagem da Folha, o rol ainda traz políticos influentes, como Edison Lobão (PMDB-­MA), José Agripino Maia (DEM-­RN), Fernando Collor de Mello (PTB­-AL), Jader Barbalho (PMDB-­PA) e Tasso Jereissati (PSDB-­CE).

A iniciativa inédita foi avalizada pelo procurador­-geral da República, Rodrigo Janot, e tem coautoria do Coletivo Intervozes. Ainda de acordo com o jornal, todos os citados aparecem como sócios de emissoras.

De acordo com dispositivo da Constituição, os congressistas ficam proibidos de “firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público” (Art. 54). A Procuradoria deve pedir a suspensão das concessões e condenação que obrigue a União a licitar novamente o serviço e se abster de dar novas outorgas aos citados.

Conquista: Moradores fecham BA em protesto contra falta de água

Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um protesto fechou os dois sentidos de um trecho da BA-262, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, entre o final da tarde e o início da noite deste sábado (21). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os moradores denunciavam falta de água em alguns bairros de Conquista há mais de dez dias.

Com o bloqueio da pista, foi formado um congestionamento de seis quilômetros. Conforme o G1, os manifestantes queimaram pneus e outros objetos para interditar a pista, que liga Conquista a Anagé.

Em nota emitida na sexta-feira (20), a Embasa afirmou que o abastecimento de água em Vitória da Conquista está em processo de regularização por conta de reparos nos equipamentos de bombeamento da barragem de Água Fria durante a segunda-feira (16). Segundo a empresa, por conta disso, alguns bairros ainda tiveram problemas com abastecimento.

Confusão, desmaios e queda de grade marcam início de show de Cláudia Leitte

claudia-leitte-se-emociona-ao-escolher-thalita-na-quinta-semifinal-do-the-voice-brasil-21212-1354470724832_615x470

O primeiro show de Cláudia Leitte em Salvador após o carnaval de 2015 teve contratempos por conta do excesso de público, neste domingo (22). O “Chá com Leitte”, que começou com uma hora de atraso, lotou o Alto do Andú de tal forma que a grade que separava o palco da pista vip caiu por cima dos fotógrafos que estavam na parte interna.

Com o acidente, houve um tumulto entre os fãs e seguranças, o que levou algumas pessoas que estavam no local a desmaiar. A cantora parou a apresentação quatro vezes para que o problema pudesse ser solucionado. “Por favor, gente. Não empurrem, não dá pra continuar assim. Parabéns ao pessoal lá de trás que está se comportando”, disse ela em uma das vezes.

Em outro momento, a carioca interrompeu a música “Largadinho” para reclamar e ajudar a segurança. “Gente, fudeu tudo aqui. Peraê, eu preciso que vocês se comportem pra fazer as quatro horas de show”, desabafou. Depois da quarta parada de Claudia, o problema foi solucionado e o show seguiu o curso. Alinne Rosa, Wanessa e Valesca fazem participação no evento.

Brasil: Acidente com carreta da dupla Jorge e Mateus deixa um morto

acidente_2

Um acidente envolvendo uma carreta com a logomarca da dupla Jorge e Mateus e uma motocicleta matou o jovem José da Silva Vidal, de 18 anos. O fato aconteceu por volta de 3h30 deste domingo (22), no Km 132 da BR-010, próximo a Estreito, no Maranhão, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, os dois veículos vinham em sentidos opostos e bateram de frente. O perito do Instituto de Criminalística (Icrim) que esteve no local, Fernando Alves de Andrade, concluiu que a colisão se deu na pista contrária a da motocicleta, que era conduzida pela vítima. A conclusão do Icrim indica que o jovem teria invadido a contramão e batido de frente com a carreta. O rapaz morreu na hora. A perícia também afirma que a vítima não possuía habilitação e que o corpo apresentava indícios de ingestão de bebida alcoólica. O motorista da carreta, identificado como Marcos Fabiano de Souza Silva, foi autuado por “homicídio culposo por acidente de trânsito”, conforme o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). De acordo com o site oficial da dupla, Jorge e Mateus fizeram um show em Santarém, no Pará, no sábado (21), e têm show marcado para este domingo, em Araguaína, no Tocantins. A reportagem tentou contato por telefone e -mail, às 10h30 (horário local), com a empresa Great Assessoria, em São Paulo, responsável pela assessoria de imprensa dos cantores. Até esta publicação, não houve retorno. (G1)

Assista: Policial reage a assalto e mata dois bandidos em Ilhéus

Capturar

Um assalto no Pontal, na tarde deste domingo (22), resultou na morte de dois bandidos: Sérgio e Douguinha. A ação aconteceu na passarela do álcool, Zona Sul de Ilhéus. De acordo com informações da Policia Militar, os dois elementos tentaram roubar o carro de um homem que se encontrava com a esposa e filha. Segundo a policia, o proprietário do veiculo, um policial da Rondesp à paisana, reagiu, sacando uma arma e matando os dois assaltantes. Um deles ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O outro tombou no local. Segundo o site Reclame Boca, Douguinha era investigado por homicídio no bairro Nelson Costa, e era considerado de alta periculosidade. Recentemente ele ganhou holofotes no Whatsapp, por fazer um Funk exaltando a bandidagem do Nelson Costa, nomeando a quadrilha como bonde da sopa e desafiando outro grupo de criminosos.

Veja vídeo feito no momento:

Jovem de 18 anos tem cabeça e braços arrancados após receber ameaça de amiga

001 (1)

Uma jovem de 18 anos teve a cabeça, braços e pernas arrancados após receber ameaças de amiga no Rio Negro, em Manaus, na última quarta-feira (4). De acordo com a polícia, o corpo foi encontrado boiando no Rio Negro. Segundo informações do jornal A Crítica, a jovem identificada como Ana Carolina Nascimento dos Santos que estava desaparecida desde o domingo, quando foi sequestrada. Familiares contaram que a vítima vinha sendo ameaçada de morte por uma pessoa que costumava ser sua amiga. O motivo das ameaças ainda é desconhecido. Até o momento, somente o tronco e um braço da jovem foram localizados. Ela foi reconhecida por uma tatuagem, mas um exame de DNA será feito antes da liberação do corpo. Ainda continuam as buscas pelas demais partes do corpo de Ana Carolina.

Jovem de 22 anos morre afogado durante batismo religioso em Vitória da Conquista

002

Um jovem de 22 anos morreu afogado durante um batismo religioso em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, o fato aconteceu na manhã deste domingo (22). Conforme informações do Correio, a vítima acompanhava o batismo da irmã, quando resolveu entrar na lagoa e se afogou. O nome do jovem não foi divulgado.  O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por perícia. Não há mais informações sobre as circunstâncias do afogamento.

Menina de 10 anos é estuprada e morta no município de Ruy Barbosa

001

Um crime bárbaro chocou a população da cidade de Ruy Barbosa, cerca de 320 quilômetros da capital baiana. Um menina de apenas 10 anos foi estuprada e morta na manhã deste domingo (22), na zona rural da cidade. De acordo com as primeiras informações da polícia, o corpo da criança foi encontrado por moradores da região, com sinais de abuso sexual. Populares afirmam que é o segundo crime da mesma natureza em uma semana na cidade. Ainda não há informações do autor do crime, que está sendo investigado. (Bocão News).

Nova Viçosa: Pistoleiro invade residência e mata jovem no sofá em Posto da Mata

revolverpostod-660x330

No final da noite da última sexta-feira, dia 20 de novembro, por volta das 22hs, um jovem identificado como Fernando Carmo da Conceição, de 22 anos, foi morto com um disparo de arma de fogo, na cabeça. Segundo o site Teixeira News, a vítima estava no sofá de sua casa, localizada na rua Manoel Zacarias, no bairro Campo Verde, em Posto da Mata, distrito do município de Nova Viçosa, quando um elemento desconhecido pulou o muro dos fundos da residência, efetuou o disparo à queima roupa e na sequência fugiu sem deixar pistas. Pela atitude do assassino, o alvo era mesmo Fernando, já que a esposa dele, que também estava no imóvel, sequer foi questionada sobre alguma coisa. Motivação e autoria do assassinato ainda estão sendo investigadas, apesar da polícia já possuir uma informação, dando conta que o rapaz morto, teria se envolvido numa confusão recente, após defender um familiar durante uma briga ocorrida no próprio distrito de Posto da Mata. O levantamento cadavérico foi realizado pela delegada Rosângela Santos. O inquérito policial instaurado deve ser repassado às mãos do delegado Samuel Martins, titular da Polícia Civil no município de Nova Viçosa, que terá a responsabilidade de apurar o homicídio, característico de execução.

Ubatã: Homem é morto a tiros no Bairro Dois de Julho

f4de198f-2c68-4993-9fd5-f999903871cf
O homem foi alvejado por pelo menos três tiros na região da costela.

Um homem identificado apenas pelo prenome de Crênio, aparentando ter cerca de 28 anos, foi morto na manhã deste sábado (21), no Bairro Dois de Julho, em Ubatã. O homem transitava num terreno baldio quando foi alvejado por pelo menos três tiros na região da costela. No local, vigora a lei do silêncio e ninguém deu maiores informações sobre o atirador e tampouco sobre as circunstâncias do crime. O 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã realizou diligências, mas não conseguiu prender o suspeito. Esse o segundo homicídio ocorrido em menos de 48 horas no município. Com o assassinato ocorrido neste sábado, Ubatã já registra 12 homicídios em 2015. A Polícia Civil não informou se Crênio possuia passagem. O delegado Adelino Loyola investiga o crime. (Ubatã Notícias)