Se alguém no governo nutriu alguma esperança de armistício com o PMDB pelo fato de o partido ter adiado desta terça-feira para março o desembarque do governo Dilma Rousseff, ela deve ser dissipada pelos discursos no congresso do partido. A mudança de cronograma é apenas tática. Nesta terça, o partido já lançará a base “teórica” para justificar o divórcio que não passa de março. Até lá, o partido vai: 1) usufruir um pouco mais dos novos nacos de poder conquistados com a reforma ministerial; 2) esperar a deterioração do ambiente político e econômico que justifique o rompimento e 3) esperar que esse ápice da crise fomente o impeachment de Dilma Rousseff, adiado pelo ocaso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O documento que será aprovado no congresso desta terça tem o objetivo de credenciar o vice, Michel Temer, junto ao empresariado e ao mercado, protagonistas essenciais para levar adiante uma proposta de impeachment. O partido quer soar “confiável” do ponto de vista fiscal e da capacidade de superar a recessão. O timing do congresso foi feito de modo a que Temer discurse já novamente como vice, e não como presidente em exercício, uma vez que Dilma volta nesta terça pela manhã. (Vera Magalhães)
Crise nos shoppings: lojas fechadas e demissões mobilizam parlamentares
Com o objetivo de encontrar uma saída para reverter os prejuízos dos lojistas dos shopping centers de Salvador, além de buscar alternativas para a situação dos comerciários que laboram no local e estão sendo penalizados com a cobrança de estacionamento, nesta segunda-feira (16) o vereador Everaldo Augusto, o deputado estadual Bobô (ambos do PCdoB), lojistas e representantes de associações se reuniram com o senador Otto Alencar (PSD/BA). Segundo informações dos lojistas, 30 lojas do shopping Paralela já foram fechadas devido a queda nas vendas. Já no Salvador Shopping, várias estão com ordem de despejo e grandes marcas como: Burger King, Insinuante, Blue Man, King Market e Toulon têm fechado as portas ou passam por dificuldades financeiras. Sem contar o número de colaboradores que já perderam o emprego. Segundo Everaldo, é preciso que haja uma intervenção do governador. “Viemos aqui expor esta situação e pedir ao senador que interceda junto ao governador no sentido de socorrer os lojistas e consequentemente a manutenção dos postos de trabalho. O senador compreendeu o problema e informou que vai se empenhar em marcar uma audiência com o governador porque o desemprego está crescente nestes centros e nós não podemos deixar que aconteça um apagão nestas lojas”, pontuou. (Bocão News).
Salvador: Morre PM baleada em assalto a posto de saúde em Pituaçu
A policial militar Dulcineide Bernadete de Souza, baleada na testa na tarde desta segunda-feira (16) durante um assalto na Unidade Básica de Saúde de Pituaçu, em Salvador, morreu no início da noite, por volta das 18h27. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital do Subúrbio, para onde ela foi socorrida, ela não resistiu após dar entrada na unidade em estado gravíssimo, e o quadro de saúde, crítico, não permitiu muitas intervenções cirúrgicas. A quadrilha responsável pelo assalto chegou ao posto em um Ford K branco. Três homens entraram na unidade e renderam um soldado identificado como Edmilson, que também trabalha no posto. Ele foi algemado e levado para a sala de vacinação anti-rábica. Dulcineide foi baleada ao sair do banheiro da recepção, onde estava quando o grupo entrou no local. Em nota de pesar, a PM informou que os criminosos renderam os dois policiais militares de serviço e roubaram suas armas. “Um dos criminosos efetuou um disparo contra a PM, que recebeu os primeiros socorros por uma equipe do SAMU e em seguida foi encaminhada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para o Hospital do Subúrbio, onde permaneceu internada em estado grave”, explica. Ainda de acordo com a PM, o carro usado pelos criminosos foi roubado na última sexta-feira (13), no bairro de Patamares. Equipes da 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (39ª CIPM), com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT – A)/ Rondesp Atlântico realizam buscas para localizar os acusados. (Bahia Notícias).
Brasil: Luiz Argôlo é condenado a 11 anos de prisão por envolvimento na Lava Jato
O ex-deputado federal pela Bahia, Luiz Argôlo, foi condenado a 11 anos de prisão por sua participação nos desvios da Petrobras. De acordo com o G1, a Justiça Federal do Paraná decidiu nesta segunda-feira (16) por condenar Argôlo. Ainda segundo a, publicação, o ex-parlamentar é o terceiro político a ser condenado, após as condenações de André Vargas e Pedro Corrêa. Argôlo foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na mesma sentença, Moro deixou de condenar o doleiro Alberto Youssef e Carlos Alberto Pereira da Costa por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o juiz, eles já foram condenados pelos mesmos fatos criminosos em outros processos que já tiveram a tramitação encerrada.
Quinze prefeituras do Oeste da Bahia param por falta de verbas
A crise bateu à porta das prefeituras do Oeste da Bahia. Nesta segunda-feira (16), de acordo com a União de Municípios do Oeste da Bahia (Umob), 15 prefeituras pararam suas atividades administrativas por falta de recursos. De acordo com o G1, a paralisação deve acontecer até quinta-feira (19). “Os pequenos municípios estão sem capacidade de pagar as contas”, diz Érica Seixas, coordenadora da Umob. Ela diz que quinze cidades vinculadas à Umob estão paradas: Angical, Baianópolis, Barra, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Muquém de São Francisco, Riachão das Neves, Santa Rita de CÁssia, São Desiderio e Vanderlei. Ainda conforme a coordenadora da Umob, a paralisação deve atingir setores internos e da administração dos municípios, sendo mantidos serviços essenciais. Érica Seixas também informa que a mobilização conta com apoio da Assosciação de Municípios do Vale do São Francisco (Amavale) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Mais de 80 cidades da Bahia já demitiram este ano para cortar custos, diz UPB

Mais de 80 municípios na Bahia já demitiram servidores, este ano, para cortas gastos. A estimativa é da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB). Para Quitéria, o número pode aumentar com a chegada do 13º salário – que representa um gasto a mais para as pequenas cidades. “Não queríamos estar passando por essa situação, muitos municípios demitiram gente. Isso acaba tornando os prefeitos impopulares”, constatou. Para a presidente, 2015 é “o pior ano fiscal para os municípios”. “Os gastos só aumentam, com os aumentos de salários, mas os repasses do governo federal diminuem. Ou a gente reconquista essa ajuda do governo federal ou não tem como se manter até o final do ano”, previu. Em agosto deste ano, ainda segundo a presidente da UPB, os municípios perderam 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com os cortes, a expectativa é que em 2016 aconteça uma “chuva” de reprovação de contas dos gestores. “A gente tem que fazer um debate com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pois os índices de investimentos constitucionais continuam, mesmo com a perda das nossas receitas”, indicou. Com a situação caótica, a presidente da UPB afirmou que, no final do mês, as prefeituras baianas decidirão se irão paralisar as atividades administrativas por alguns dias, em forma de protesto e economia.
Itabela: Traficante morre em confronto com a polícia Militar
Jean Ricardo Damascena Santos, 19 anos, morreu após trocar tiros com a Polícia Militar na tarde deste domingo (15), no bairro Bandeirantes, próximo ao campo do peladão, em Itabela. Segundo informações, a guarnição fazia patrulhamento no local quando foi surpreendida por tiros. Os policiais revidaram o jovem foi atingido. Ele foi encaminhado para o Hospital Frei Ricardo, mas não resistiu ao ferimento. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola calibre ponto 40 e 35 buchas de maconha. De acordo com a polícia, o jovem tinha passagem pela polícia. Ele é suspeito de ser membro uma facção criminosa que vem agindo na cidade. O corpo foi encaminhado ao IML de Eunápolis. (Bahia Dia a Dia).
Poções: Lutador e professor de MMA comete suicídio com tiro na cabeça
Uma tragédia abalou os atletas das artes marciais da região Sudoeste do Estado da Bahia neste domingo (15). O caso aconteceu em Poções onde o lutador de MMA e professor de Muai Thai, Tiago Alves Souza, de apenas 31 anos, foi encontrado morto em sua casa. Segundo informações ainda em processo de investigação policial, Tiago havia almoçado com a família e posteriormente entrou para o quarto, onde usou uma arma artesanal e atirou contra sua cabeça. Ele era professor de artes marciais na academia Gomes Fight Tean em Poções e ainda também na cidade de Boa Nova onde prestava o serviço para a prefeitura. Tiago ainda trabalhava como guarda noturno em uma empresa de segurança de Poções e era bastante querido na cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) foi acionado juntamente com a Polícia Militar que chegando ao local constatou o óbito. Até fechamento desta matéria, o corpo de Tiago aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para investigar o local do crime e conduzir o corpo para o Instituto Medico Legal (IML) de Vitoria da Conquista. (Itarantim Online).
Brasil: Repórter da Record sofre AVC e é socorrida por cinegrafista
Uma das principais repórteres do “Cidade Alerta”, da Record, Leniza Krauss sofreu um AVC quando gravava uma matéria para o programa, na última quarta-feira (11) e foi socorrida pelo cinegrafista que a acompanhava, conhecido como Gringo. No momento em que a profissional passou mal, o rapaz rapidamente a pegou no colo, colocou dentro do carro da reportagem e a levou rapidamente a um hospital. “Depois que ela foi atendida, os médicos chamaram o cinegrafista e falaram que ele salvou a vida dela”, contou um profissional da atração, que pediu para não ser identificado, ao “Notícias da TV”. A moça passou dois dias internada na UTI do hospital São Camilo do Ipiranga, na zona sul de São Paulo mas já passa bem. (Bahia sem Máscara)
Nova Viçosa: Preso em flagrante após surrar esposa com fio elétrico
Um homem foi preso após uma crise de ciúme ter surrado a própria esposa fazendo usso de um pedaço de fio. De acordo com informações da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itabatã, responsável pelos municípios de Mucuri e Nova Viçosa, deslocaram-se à casa do casal, à rua Cuiabá, nº 90, no bairro Aparecida, em Posto da Mata, distrito do município de Nova Viçosa, logo após terem recebido uma denúncia anônima, dando conta que a mulher gritava muita e pedia socorro. Ao chegarem na residência encontraram Reginaldo Pereira Rodrigues, de 38 anos, bastante exaltado com um pedaço de fio grosso numa das mães e a vítima Valdenice dos Santos Pereira, 39 anos, chorando muito e apresentado lesões nas costas e outras partes do corpo. O marido agressor foi conduzido para 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, onde permanece preso à disposição da Justiça. (Rastro 101)
Aurelino Leal: Veículo de Auto Escola cai em barranco e fica abandonado na estrada da Laje
Um veículo Fiat Uno pertencente a uma Auto Escola foi encontrado abandonado na noite deste domingo (15/11), na estrada de Laje do Banco, município de Aurelino Leal. O Uno foi encontrado caído em um barranco. Segundo informações de populares, um casal foi visto dentro do carro no momento do acidente. Até o fechamento da matéria a redação do UBAITABA URGENTE não tinha identificado os proprietários do carro.
Itacaré: “PETO 72” prende traficante com grande quantidade de droga sintética

Na noite deste sábado (14), dando continuidade à intensificação do policiamento e abordagens em toda a área que compreende a 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Major Rocha, uma guarnição do PETO realizou a abordagem e busca pessoal em Yan Silva Reis, 22 anos e um menor de idade, na rua da Pituba II, no município de Itacaré, encontrando com eles certa quantidade de maconha.
Dando continuidade à diligência, a guarnição deslocou para a pousada onde eles estavam hospedados, encontrando no local várias cartelas contendo ácido, totalizando 4.680 quadrados de ácido, 05 (cinco) papelotes contendo outro tipo de ácido, conhecido como NBOMe, um pacote de alucinógeno tipo cogumelos cubensis, além de material para cortar e embalar a droga e R$ 200,50 (duzentos reais e cinquenta centavos) em espécie. Os envolvidos e todo o material foram apresentados na Delegacia de Ilhéus, onde foi lavrado o flagrante. (Ubaitaba Urgente).
Mulher foi queimada viva em Ibirapitanga. Veja fotos do “achado macabro”
A PM prendeu na manhã deste sábado (14/11), o ajudante de pedreiro, Jocimar Rodrigues dos Santos, 26 anos, residente na Rua Dom Pedro II,Centro de Ibirapitanga. O elemento é suspeito de participar de um crime brutal contra uma senhora de 62 anos, que chegou recentemente de São Paulo. O autor do crime é o próprio marido da vítima, Caíque Lima de Souza, 25 anos, que está foragido. Segundo informações, Caíque e Jocimar tramaram a morte de Terezinha no decorrer da semana e terminaram consumando o fato na última sexta feira (13/11). Eles teriam utilizado pneus velhos para queimar o corpo da vítima.

O corpo de dona Terezinha Aparecida Barbosa, 62 anos foi encontrado em um bambuzal, na região dos Dois Riachões, no mesmo município. Terezinha teria desaparecido na tarde da última sexta feira, quando foi vista pela última vez na companhia do próprio marido em seu veículo, um Corsa Sedan cinza escuro, que foi apreendido pela polícia Militar. Caíque, que é de Ibirapitanga, estava morando em SP, lá ele conheceu Terezinha e foram morar juntos como marido e mulher.

Há dez dias eles estavam na cidade a passeio. Segundo a PM, o plano de Caíque era matar a esposa, dar fim no corpo e depois dizer para sua família em Ibirapitanga que a mulher tinha se zangado e voltado para São Paulo. O padrasto de Caíque, que não teve o nome revelado, ficou desconfiado quando o enteado chegou em casa nervoso a procura de alguns pneus velhos e da roupa da mulher. Para tentar driblar os pais, Caíque disse que Terezinha resolveu voltar para São Paulo e que a mesma já estaria hospedada em uma pousada da cidade para viajar no outro dia de madrugada. No dia seguinte populares acharam um corpo queimado na zona rural, apenas com um dos pés intactos e acionaram a polícia. Assim que soube da notícia do aparecimento de um corpo queimado, o padrasto de Caíque suspeitou e chamou a polícia dizendo que aquele corpo poderia ser de Terezinha. Rapidamente a PM entrou em ação, investigou, chegou ao Jocimar e em seguida foi em busca de Caíque que conseguiu fugir sem levar o carro. Jocimar assumiu a participação no crime mais não disse por que Caíque matou a mulher.
Ubaitaba: Acidente na estrada de Faisqueira deixa três gravemente feridos

Um jovem identificado como sendo Uellison Matos, conhecido como “PM”, residente no bairro Telebahia está internado em estado grave no Hospital de Base em Itabuna com traumatismo craniano, vítima de um acidente de moto ocorrido na madrugada deste domingo (15), na estrada de Faisqueira, município de Ubaitaba. PM voltava da festa do cantor “Binho Alves”, como carona em uma moto quando ocorreu o acidente. Segundo testemunhas, A moto em que PM viajava como carona atropelou um ciclista. O ciclista atropelado foi identificado apenas como Gazão, que reside na Avenida Valter Passos, centro de Ubaitaba. O piloto da moto, o carona [PM] e o ciclista foram socorridos em estado grave para Itabuna.
Atualizado as 23hs – Apesar dos boatos que circulam nas redes sociais sobre sua morte, familiares comunicam a todos que PM continua vivo e pede oração aos amigos.

Assista: Vídeo mostra momento do ataque terrorista no Bataclan em Paris
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o início do ataque terrorista na casa de shows Bataclan, em Paris, onde mais 80 pessoas foram executadas na noite de sexta-feira (13). É possível ouvir os tiros enquanto a banda americana Eagles of Death Metal se apresentava. Nenhum músico foi ferido. A polícia identificou um francês como um dos terroristas. O Estado Islâmico reivindicou os ataques e a França prometeu manter ações contra o grupo radical.
Assista:
Esportes: Holly Holm massacra Ronda Rousey e fatura cinturão dos galos feminino no UFC
Pela luta principal do UFC 193, realizado na cidade australiana de Melbourne, a norte-americana Holly Holm não tomou conhecimento da compatriota Ronda Rousey e faturou o cinturão dos galos femininos. Com o resultado, a lenda do boxe, campeã mundial 18 vezes em três categorias distintas, fatura o título mundial no Ultimate Fighting. Depois de um primeiro round onde conseguiu anular as investidas da adversária e acertar alguns socos estratégicos na oponente, Holm dominou completamente o segundo round e nocauteou Rousey aos 59s, faturando o inédito título na sua carreira.“Eu não sei, estou tentando absorver isso, mas é muita loucura! Eu cheguei aqui e recebi tanto amor e carinho, que não poderia fazer nada além de retribuir”, celebrou.
Veja os melhores momentos da luta:
Bahia: Dono de chácara instala aviso em que trata ladrões de “excelências”
O ex-vereador Marialvo Barreto, que possui uma chácara no distrito de Matinha, em Feira de Santana, colocou uma faixa no portão de sua propriedade para “avisar” aos ladrões que não possui mais animais para serem roubados.
Cansado dos constantes furtos de sua criação de carneiros, ele comunicou o fato à polícia, mas também resolveu fazer sua parte. “Atenção senhores ladrões: informo a ‘vossas excelências’ que todos os carneiros gordos já foram roubados.
Atenciosamente, o proprietário”, escreveu.Em entrevista ao site Acorda Cidade, o ex-vereador afirmou que há uma “indústria de roubo de animais” na cidade baiana, que inviabiliza a criação de pequenos caprinos e bovinos na região.
A situação é de calamidade porque a população que sempre foi criadora naquela região está abandonando as criações porque não sustentam a roubalheira. Um vizinho meu perdeu mais de 20 cabeças e eu este ano já perdi várias.
A gente dá queixa e não acontece nada. Hoje eu não tenho coragem de dormir na minha propriedade rural”, disse ele ao site. A polícia civil investiga os furtos. Denúncias do tipo no município podem ser feitas pelo telefone 181.
Assista: Vereador aponta que violência em Baixa Grande acontece pois ‘Deus cismou’ com a cidade

A cidade de Baixa Grande, na Bahia, está violenta por conta do município ter esquecido Deus. Esta, pela menos, é a tese defendida pelo vereador Elias (PR). Em pronunciamento na Câmara Municipal da Cidade, Elias diz que o prefeito Pedro Lima Neto (PT) “esqueceu que a alegria do povo não é a micareta, é a graça de Deus”.
“Sem Deus, em vão vigia a polícia militar. Se deus mandou maldição para essa cidade, ninguém volta atrás. Abandonaram Deus no aniversário da cidade. É isso que está acontecendo. É que agora Deus cismou com Baixa Grande”, concluiu o edil.
Ainda segundo ele, “não adianta fazer audiência pública sobre segurança se não buscar a Deus. Do jeito que estamos vivendo, só a misericórdia de Deus para buscar o rumo de nossa cidade”. Em um vídeo na internet, o vereador aparece pagando uma promessa por conta da sua eleição em 2012. Confira:
Mulher usa pênis de plástico para se passar por homem e é condenada a 8 anos de prisão

Uma mulher foi condenada na última quinta-feira (11) a oito anos de prisão por se passar por homem para fazer sexo com outra mulher. De acordo com informações do site Yahoo Notícias, a britânica Gayle Newland, de 25 anos, utilizou o nome masculino Kye Fortune no Facebook para os primeiros contatos com a vítima.
Algum tempo depois, elas passaram a se falar por telefone e concordaram em se encontrar em 2013, quando já eram “namorados”. Durante os encontros, Newland insistiu que a vítima permanecesse vendada. As duas tiveram relações sexuais cerca de dez vezes, até que a vítima decidiu tirar a venda e percebeu que Newland usava uma prótese de pênis.
Durante o julgamento, Newland alegou que a vítima sempre soube que ela fingia ser homem em jogos sexuais. Além disso, também negou que tenha forçado a namorada a usar vendas ou qualquer forma de esconder o rosto. O juiz a descreveu como “uma mulher mentirosa, intrigante e muito determinada”.
“A senhora manteve esta linha de conduta durante um longo período de tempo no qual brincou com sentimentos, agindo unicamente para sua própria satisfação sexual sem levar em conta o impacto devastador que a descoberta da verdade teria na vítima”, afirmou o juiz.
Gongogi: prefeito da cidade será interrogado por juiz criminal
O desembargador Jefferson Alves de Assis determinou uma Carta de Ordem para que o Juiz criminal competente da Comarca de Ubaitaba faça o interrogatório do prefeito de Gongogi, Altamirando Santos (PDT). De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, o desembargador também notificou a prefeitura para apresentar o processo de pagamento nº. 2263/2010, sob pena de busca e apreensão. O gestor é réu em uma ação Improbidade Administrativa e por ser prefeito, tem foro privilegiado e é julgado pelo Tribunal de Justiça. (Bocão).



























