Ubaitaba Urgente

Ipiaú: Jovem ferido a golpes de facão pede socorro em Batalhão da PM

fundo_azul_c_pia

Um jovem de 21 anos ficou gravemente ferido após ser atingido por golpes de facão nas costas e na região do pescoço. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 14h desta quinta-feira (12) numa estrada próximo ao Rio de Contas, nos fundos do Posto de Combustíveis da empresa Petrobrás, na Avenida Lauro de Freitas. A vítima, identificada como Leirivam Santos de Oliveira, buscou socorro no Batalhão da PM. Uma Guarnição do PETO socorreu o rapaz até o Hospital Geral de Ipiaú. Ele contou aos policiais que estava andando quando foi atingido pelos golpes de facão. Ainda segundo Leirivam, o homem que tentou mata-lo é apelidado de “Malhado”. O suspeito não foi localizado pela PM. A motivação das agressões não foi esclarecida. O caso será investigado pela polícia civil. Com informações do Giro em Ipiaú.

Ubaitaba: PM apreende 22 tabletes de maconha em Travessão

Droga foi apreendida na tarde desta quarta-feira.
Droga foi apreendida na tarde desta quarta-feira.

Policiais Militares do SME (Setor de Missões Especiais) e do PETO da 61ª CIPM/Ubaitaba apreenderam na tarde desta quarta-feira (11) uma grande quantidade de drogas entre Ibirapitanga e o distrito de Travessão. Os policiais conseguiram apreender 22 tabletes de maconha pesando cerca de 22 kg, 33 buchas de maconha, 95g de crack, cerca de 215g de cocaína pura e 02 balanças de precisão. Um bandido que estaria na residência conseguiu fugir antes da chegada da PM. Todo material foi apresentado no Complexo Policial do Município. *Informações do blog Ocorrência Policial.

PSDB e PMDB acreditam que saída de Cunha pode ‘moralizar’ impeachment

BBmUORt

A aliança entre o PSDB e setores do PMDB, depois do agravamento da situação de Eduardo Cunha, parece chegar ao fim. Denunciado ao conselho de Ética da Câmara, os antes “amigos de primeira hora” já torcem pelo rápido afastamento de Eduardo Cunha. Com isso, o pedido de impeachment de Dilma Rousseff possa ser conduzido por alguém que, nas palavras de integrantes dos dois grupos, não “desmoralize” o processo de deposição da petista. “A vilã é ela. Você está deixando ela ser substituída nesse papel”, disse Carlos Sampaio a Cunha, segundo relatos da Folha de São Paulo.

O receio de dirigentes tucanos é o de que o sucessor do peemedebista seja alguém mais alinhado ao Planalto, que não dê andamento ao pedido na Casa. Reservadamente, Cunha avalia que será sacrificado pelos tucanos no minuto seguinte à deflagração do impeachment: “Eu não vou pagar com a minha cabeça para servir à estratégia política deles”.

Mais um indicativo de que a situação de Eduardo Cunha se deteriora a cada dia, José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética, disse a um importante parlamentar que, se houver empate no órgão, votará contra o peemedebista. Segundo a coluna Painel da Folha, a avaliação interna é a de que, na vitória ou na derrota, o placar no conselho será apertado.

Tragédia em Mariana: Dilma cria comitê para monitorar ações nas áreas atingidas

d8c155510032c0f779a00a2310434c79 (1)

A presidenta Dilma Rousseff vai sobrevoar hoje (12) a região atingida pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em Minas Gerais, na última quinta-feira (5). A onda de lama que se formou destruiu o distrito de Bento Rodrigues e chegou ao Espírito Santo. Dilma também determinou ontem (11) a criação de um comitê de gestão da crise que será formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e de Minas e Energia, pelos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo e pelo Ministério Público. O objetivo desse grupo, segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, é acompanhar as ações que vão ser estabelecidas pela mineradora Samarco, cobrar mais rapidez na solução dos problemas enfrentados pelas famílias atingidas, monitorar a situação dos municípios da calha do Rio Doce que estão com problemas de abastecimento de água, além do dano ambiental. A portaria que cria o grupo deverá ser publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União. Gilberto Occhi, informou que Dilma deve sair de Brasília às 8h45 e chegar a Belo Horizonte uma hora depois. Da capital mineira, ela sobrevoa de helicóptero os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, na região de Mariana. Em seguida, a presidenta vai a Governador Valadares, que está com a captação de água para abastecimento suspensa por causa da passagem de lama pelo Rio Doce. Dilma termina a viagem em Colatina, no Espírito Santo. Acompanham a presidenta no sobrevoo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro Occhi, os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e de Espírito Santo, Paulo Hartung, e o prefeito de Mariana, Duarte Júnior. Segundo o ministro, a presidenta falou por telefone na tarde de hoje com o CEO da BHP Billiton, Andrew Mackenzie, e com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, empresas que controlam a Samarco, e cobrou providências para a reparação dos danos às famílias atingidas e também solução para o impacto ambiental. (Agência Brasil)

Brasil: Rombo na Petrobrás pode chegar a R$ 42 bi, aponta laudo da PF

1c5bb5bb968404b24a384b4712d2bfc6
Edifício da Petrobrás, no Rio

Um novo laudo pericial da Polícia Federal aponta que os pagamentos indevidos feitos pela Petrobrás, entre 2004 e 2014, para 27 empresas alvos da Operação Lava Jato, podem atingir a cifra dos R$ 42 bilhões – até aqui o número máximo estimado era de R$ 20 bilhões, aproximadamente. O suposto esquema de cartel comandado pelas maiores empreiteiras do País agia em conluio com políticos do PT, PMDB e PP e agentes públicos fatiando obras e pagando propina. Este mesmo documento apontou pagamentos da empreiteira Odebrecht para o Instituto Fernando Henrique Cardoso e para o Instituto Lula e a LILS Palestras, Eventos e Publicações, ligadas ao ex-presidente petista. “Considerando que em ambiente cartelizado a competitividade fica praticamente descartada, estima-se que os percentuais de lucros excessivos aplicados pelas empreiteiras cartelizadas possam ter variado entre o mínimo de 3%, correspondente aos valores repassados a partidos políticos e aos ex-funcionários da Petrobrás, podendo chegar a até 20%”, informa o laudo 2311/2015. Os 20% seriam “um percentual conservadoramente considerado como máximo para a majoração indevida dos lucros decorrentes dos preços excessivos, aplicados em ambiente desprovido de livre concorrência”, registra o documento do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal, em Curitiba. O relatório elenca em uma tabela a origem dos pagamentos feitos pela Petrobrás para as 27 empresas apontadas como integrantes do cartel alvo da Lava Jato, num total de R$ 215,67 bilhões. Leia mais no Estadão.

Bahia: Rui Costa ainda não decidiu quem comandará Seagri

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) já teve seu nome avalizado pela bancada pedetista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL)
O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT).

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) já teve seu nome avalizado pela bancada pedetista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL) para substituir Paulo Câmera na Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), mas sua nomeação ainda depende da aprovação do governador Rui Costa (PT) que, até ontem, não havia dado nenhuma sinalização. Paulo Câmera pediu demissão na semana passada do cargo para tratar da saúde, mas deve retornar ao seu mandato no Legislativo baiano. Ele pediu licença do mandato de deputado estadual para assumir a Seagri em fevereiro deste ano, após demissão da ex-secretária Fernanda Mendonça, prima do presidente do PDT da Bahia, Félix Mendonça Jr. Atualmente, o deputado estadual Bira Corôa (PT), primeiro suplente da bancada governista, assumiu o mandato após afastamento de Câmera. Caso Vitor Bonfim assuma a Seagri, Bira Corôa permanece com seu mandato. Vitor Bonfim tem 34 anos e é filho do ex-deputado João Bonfim. O parlamentar ocupou por dois mandatos consecutivos o cargo de vereador de Guanambi, município do sudoeste baiano, antes de assumir uma das cadeiras do parlamento baiano. Vitor Bonfim foi eleito deputado estadual nas eleições do ano passado com 45,8 mil votos. O deputado não quis comentar sobre sua indicação, nem sobre a demora na decisão por parte do governo em bater o martelo. Por meio de sua assessoria, o pedetista afirmou apenas que “se sente honrado por ter sido escolhido pelos deputados do PDT, e entende que isso é reflexo do trabalho que ele tem feito na Assembleia Legislativa e na Comissão de Agricultura e Política Rural da Casa, apesar de poucos meses de mandato”.

Prefeito de Jitaúna repudia acusações de vereador: ‘Vereador utilizou-se de má fé’

Foto: Reprodução/ Iticuru Online
Foto: Reprodução/ Iticuru Online

O prefeito de Jitáuna, Edson Silva, repudiou as acusações feitas pelo vereador Gerlan César (PP), conhecido como Gerlan do Gás, sobre a contratação de empresas fantasma e nepotismo. Por meio de nota enviada ao Bahia Notícias na tarde desta quarta-feira, o gestor petista disse que não existe na atual administração a contratação de quaisquer empresas ou funcionários dessa natureza, “uma vez que empresa fantasma é aquela que não existe de fato, não prestando qualquer tipo de serviço, sendo utilizada tão somente para fraudar os cofres públicos”.

A referência feita é à empresa Caline Lima Coutinho, vencedora de duas licitações da prefeitura de Jitaúna, mas em cujo endereço cadastrado no CNPJ está localizado um prédio abandonado. O vereador Gerlan César disse que em nenhum momento encontrou a sede da empresa Caline Comércio e Representações aberta, nem funcionários, tampouco foi atendido em telefonemas para o número disponibilizado no sistema.

“Desde a contratação a empresa vem cumprindo rigorosamente o objeto do contrato firmado com a administração municipal, realizando, dentro do prazo estabelecido, a entrega de todos os gêneros alimentícios requisitados, tendo, até a presente data, recebido a importância total de R$ 74.499,81”, diz o texto da nota. O prefeito disse ainda que não coincide com a realidade o valor de R$ 1,1 milhão recebido pela empresa com os pregões.

Quanto à questão do funcionário fantasma apontado pelo vereador Gerlan, Cláudio Coutinho, a gestão municipal disse que o homem exerce suas atividades normalmente como diretor do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação, mas já ocupou em 2013 e 2014 a Secretaria de Administração e a Chefia de Gabinete.

“A atual administração, ao contrário de gestões passadas, as quais o vereador ora denunciante fazia parte, combate toda e qualquer forma de malversação dos recursos públicos, tendo suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, prezando sempre pela ética e pela transparência no gastos das verbas de quaisquer naturezas, chegando inclusive, a enviar a Câmara Municipal um projeto de lei que foi aprovado, dando origem a Lei nº 115 de 21 de maio de 2013, que regula o acesso a informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º, inciso II do §3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal”, conclui a nota.

Câmara aprova projeto de repatriação de recursos do exterior

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o texto-base do projeto que regulariza a repatriação de valores depositados por brasileiros no exterior, mediante pagamento de multa pela não declaração à Receita Federal. O projeto de lei enviado pelo Executivo é uma das medidas do ajuste fiscal do governo, mas ainda pode ser alterado após a apreciação de destaques feitos pelos parlamentares. No texto-base, fica estabelecido que para aderir ao programa é necessário declarar, voluntariamente, os recursos enviados para contas em outros países. Assim, contribuintes que praticaram crimes como sonegação fiscal ou evasão de divisas serão perdoados e pagarão apenas um porcentual de 30% sobre o valor “devolvido” ao país. O projeto também anistia os crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento, sonegação de contribuição previdenciária e operação de câmbio não autorizada, além de descaminho e lavagem de dinheiro – quando o objeto do crime for bem ou valor proveniente dos delitos citados acima. O perdão a delitos como associação criminosa e caixa 2 foram retirados da proposta pelo relator, deputado Manoel Junior (PMDB-PB).

Abandonado pelo PSDB, Cunha ganha apoio de 12 partidos da base governista

Foto: Lula Marques/ Agência PT
Foto: Lula Marques/ Agência PT

O PSDB formalizou nesta quarta-feira, 11, seu rompimento com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os dois representantes da sigla no Conselho de Ética dizem que votarão a favor da cassação do mandato do deputado acusado de ser beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras. Apesar do revés, Cunha recebeu o apoio de 13 partidos – 12 da base aliada e o Solidariedade -, que defenderem sua permanência no comando da Câmara. Pela primeira vez, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), subiu à tribuna para cobrar o afastamento de Cunha do cargo de presidente. Até então, entre idas e vindas, o partido havia apenas assinado uma nota sobre o assunto. Em reação ao pedido de afastamento defendido pelos tucanos, o líder do PSC na Câmara, André Moura (SE), leu em plenário uma nota de apoio Cunha. O documento foi assinado por 13 partidos que representam mais de 230 parlamentares. No documento, líderes de siglas como PR, PMDB, PSC, PP, PSD, PTB, Solidariedade, PEN, PMN, PRP, PHS, PTN e PT do B, dizem apoiar e ter total confiança na condução dos trabalhos de Cunha na presidência da Casa. “As denúncias apresentadas seguirão o curso do devido processo legal, onde haverá condição de defesa e julgamento por instâncias próprias e o princípio da presunção da inocência”, defendeu. Moura afirmou que ninguém pode ser condenado de forma antecipada e que o caso de Cunha não pode ser politizado. “Eventuais disputas políticas não podem prevalecer para paralisar o funcionamento da Casa no momento em que o país exige e espera que a Câmara dos Deputados delibere as matérias que o Brasil precisa para retomar o crescimento”, afirmou. Segundo Moura, o grupo procurou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), para que os petistas apoiassem o documento. Ele afirmou que a nota chegou a ser encaminhada a Guimarães, mas os petistas não haviam se posicionado até o final da noite de ontem. “Se o PT resolver assinar mais para frente, será ótimo”, disse.

Record abre o Mar Vermelho e afoga a audiência da Globo

Foto: Reprodução/Site Rede Record
Foto: Reprodução/Site Rede Record

Um dia histórico nos 62 anos da Record. A terça-feira, 10 de novembro, marcou a ressurreição definitiva da teledramaturgia da emissora após alguns anos de resultados insatisfatórios. O capítulo 167 de Os Dez Mandamentos apresentou a tão propagada sequência da abertura do Mar Vermelho, ponto épico do livro do Êxodo. Com quase 90 minutos de duração, o episódio especial da trama bíblica conquistou vitória inédita sobre a Globo, que no período — entre 20h30 e 21h58 — exibia o Jornal Nacional e o início da novela A Regra do Jogo. De acordo com dados prévios do Kantar Ibope, a produção da Record registrou 28 pontos de média contra 19 da concorrente. (Os números consolidados serão divulgados ao meio-dia.) Leia mais aqui.

Luto: Filho do jogador Keirrison morre aos dois anos no Paraná

001

Henri Lucas Buss Carneiro, 2 anos, morreu na noite da última terça-feira (11), no Hospital Vita, em Curitiba, por conta de um problema respiratório. O menino era filho do atacante Keirrison, do Coritiba.A informação foi confirmada pelo empresário do jogador, Marcos Malaquias, por meio das redes sociais. “É com muita tristeza que comunico o falecimento do filho do Keirrison”, escreveu o empresário. A criança será velada no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, na Região Metropolitana. O enterro está programado para às 17h desta quarta-feira (11). Henri era filho de Keirrison com Hevelin Buss, irmã do zagueiro Henrique, ex-Coritiba.  Por volta das 9h, o Coritiba soltou uma nota oficial em seu site lamentando a morte do menino. “A diretoria coxa-branca, em nome de atletas, comissão técnica e corpo funcional, transmite suas condolências à família de Keirrison e do pequeno Henri”.

Ubaitaba: Menor de 16 anos quase teve pescoço arrancado em Piraúna

ee586485da1d5bb22451cf029b71dfec

O menor Felipe Nascimento, 16 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça feira (10/11), na fazenda Pontal no Distrito de Piraúna, município de Ubaitaba. Felipe desapareceu na última segunda feira (09) quando saiu de casa por volta de meio dia dizendo que iria buscar jaca no mato.

Segundo a polícia Civil que esteve no local para realizar o levantamento cadavérico, Felipe foi morto com golpes de facão no pescoço. O corpo da vítima já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para necropsia. “O menor era acusado de pequenos furtos na localidade”, disse uma moradora. A PC vai investigar o crime

Ibirapitanga: PM prende homem que matou vendedor de gás em Itamarati

20151110105720
Manoel foi preso logo após matar vendedor de gás l Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente

Uma guarnição da Polícia Militar de Ibirapitanga prendeu, na tarde desta terça-feira (10), poucas horas após o crime, Manoel Costa Gomes, de 34 anos, acusado de matar, a golpes de facão, na zona rural do distrito de Itamarati, o vendedor de gás identificado como Ronaldo Cardoso dos Santos, funcionário da Itagás. O acusado confessou o crime brutal e em depoimento afirmou que a vítima supostamente o vinha ameaçando de morte. “Matei para não morrer”, teria dito Manoel.

201511101103131
Roberto foi morto a golpes de facão .

O acusado disse ainda que Ronaldo vinha ciumando de um suposto relacionamento dele com a ex-companheira da vítima, fato que segundo o assassino nunca teria ocorrido. O acusado foi levado rapidamente pela PM para a Delegacia Territorial de Ibirapitanga, isso porque havia o risco de ele ser linchado por populares. A morte de Roberto foi muito lamentada em Itamarati: “Era um grande menino, só anda rindo”, disse um amigo. Em tempo, as investigações serão conduzidas pelo delegado Paulo de Tarso. Com informações do Ubatã Notícias.

Jitaúna:Vereador denuncia prefeito do PT por contratar empresas fantasmas

GERLAN DO GÁS - Fanpage

O vereador da cidade de Jitaúna, conhecido como Gerlan do Gás (PP), enviou para a redação do UBAITABA URGENTE uma denúncia que acusa o prefeito da cidade, Edson do PT, de contratar várias empresas fantasmas para prestar serviços ao município, leia denúncia:

Meus amigos de Jitaúna, hoje trago para vocês mais um caso que comprova a má intenção do prefeito EDSON DO PT com o dinheiro público. Sabemos que essa gestão é campeã em contratos e licitações suspeitas. Tudo isso para alimentar os famintos bolsos do prefeito e alguns familiares que o cerca. No episódio de hoje, constatamos que além de funcionários fantasmas, a prefeitura de Jitaúna tem contratos milionários com empresas que levantam altas suspeitas pelas simples razões dos fatos. Cabe você caro jitaunense, ligar os pontos e ver que todo esse esquema se caracteriza apenas como um forma de desviar dinheiro dos cofres públicos para o prefeito EDSON DO PT e sua corja. Caline Lima Coutinho neste ano de 2015 trabalhou temporariamente como uma simples monitora do programa Mais Educação em uma escola municipal de Jitaúna, ganhando R$: 280,00 (Duzentos e oitenta reais) por mês, como mostrado neste cheque em seu nome assinado pela então diretora da escola.

IMG-20151105-WA0006

Ironicamente, Caline também é uma empresária e dona da Caline Comercio e Representações que somente em 2015 ganhou contratos que somados chegam a R$: R$: 1.136.252 (Hum milhão, cento e trinta e seis mil, duzentos e cinquenta e dois reais) em licitações de gêneros alimentícios da Prefeitura de Jitaúna.

01

Analisando esses papeis chamo a sua atenção para observar que a empresa Caline Comercio e Representações quando não ganha licitações sozinha, sempre tem o maior valor nos contratos se comparado a outras empresas do seguimento, como o Supermercado Giudice por exemplo.

 CHAMAMOS A SUA ATENÇÃO TAMBÉM PARA A SEDE DA EMPRESA

GERLAN DO GÁS - Fanpage2

A “empresa” está localizada na Rua Horminio Rios, n° 18, em um prédio abandonado do antigo restaurante Cheiro Verde em Jitaúna. Durante essa investigação, não encontrei em nenhum momento a sede da empresa Caline Comercio e Representações aberta, nem funcionários e muito menos atenderam aos telefonemas disponibilizado no CNPJ.

IMG_20151108_221238557

Povo de Jitaúna, não precisamos nem ir muito além, para ver que estamos tratando de mais um clássico esquema de corrupção onde uma Laranja (pessoa que intermedeia transações financeiras fraudulentas, emprestando seu nome) é usada para receber grandes quantidades de dinheiro vindo dos cofres da prefeitura na gestão de EDSON DO PT. Com uma empresa fantasma, com uma sede de fachada e uma proprietária que no mesmo ano estava trabalhando como monitora temporária de um programa educacional, qualquer pessoa em sã consciente com certeza irá perceber que essa é mais uma forma que o prefeito EDSON DO PT e alguns familiares usam para lesar mais uma vez os cofres da nossa prefeitura. Essa denúncia já está protocolada no Ministério Público e esperamos que a Justiça possa tomar medidas para impedir que mais absurdos como esses aconteçam em nossa cidade.

Ibirapitanga: Médico, prefeito Isravan ministra palestra sobre Câncer de Próstata

Prefeito Isravan ministra palestras sobre câncer de próstata (Foto: Divulgação)
Prefeito Isravan ministra palestras sobre câncer de próstata (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapitanga promoveu, na última sexta-feira (06), uma palestra sobre Câncer de Proposta para homens com idade acima de 40 anos. A palestra, que faz parte da programação do Novembro Azul, foi ministrada pelo prefeito Isravan Barcelos, que também é médico. Isravan destacou desde a importância da prevenção contra o câncer de próstata às formas de tratamento para quem convive com a doença. Participaram da palestra cerca de 50 homens, além dos profissionais da Saúde. “O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. É necessário quebrar o preconceito e fazer o exame”, defendeu Isravan, garantindo que ministrará outras palestras caso haja necessidade. (Ubatã Notícias)

Avião de pequeno porte cai em Goiás, diz site

CCdku1

Um avião de pequeno porte caiu agora à noite perto da cidade de Catalão, Goiás, de acordo com o site de notícias G1. Ainda não há informações sobre as vítimas. A aeronave caiu em uma fazenda perto da divisa com Minas Gerais, segundo a reportagem.

Uruçuca: Polícia Militar prende traficante armado com 38 na cintura

paulo_cesar_serra_grande
Paulo Cezar estava armado com um 38 na cintura.

Na manhã do último domingo (08/11), a guarnição de serviço em Serra Grande, da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, prendeu em flagrante a pessoa de Paulo Cezar Silva Santos, que estava no Bar de Gilson, portando na cintura um revólver calibre 38, marca Taurus, municiada com 06 (seis) cartuchos e mais 10 (dez) dentro do bolso da bermuda, todos intactos, mais 02 (duas) trouxas de maconha e R$ 54,05 em espécie.

drogas_serra_grande
Arma apreendida foi entrega na delegacia da cidade de Uruçuca.

Também foi apresentado João José Barbosa dos Santos e Marcos Alexandre Santos Sales, vulgo Xande, todos estavam juntos bebendo. Todos os envolvidos e o material foram apresentados na Delegacia de Uruçuca, onde foi lavrado o flagrante.

Salvador: Caminhoneiros realizam protesto e seguem na direção da Via Expressa

Os manifestantes pretendem impedir a entrada e saída de veículos no porto de Salvador
Os manifestantes pretendem impedir a entrada e saída de veículos no porto de Salvador

Na tarde desta terça-feira (10) cerca de 20 caminhoneiros do Comando Nacional do Transporte estão realizando uma carreata na Via Expressa, que liga a BR-324 ao porto de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação não está trazendo prejuízos ao trânsito, uma vez que os manifestantes estão ocupando apenas uma das faixas da via. A PRF informou também que os caminhoneiros estão sendo escoltados por viaturas policiais. Os motoristas saíram por volta das 14h do Supermercado Makro, seguiram até Simões Filho e, nesse momento, se dirigem no sentido do porto. De acordo com o motorista Denilson Ferreira, o plano inicial é bloquear a entrada e saída do porto por tempo indeterminado. Os transportadores pedem redução no preço do óleo diesel, uma tabela de preços mínimos para o frete e a saída da presidente da República, Dilma Rousseff, do poder. Os atos de protesto acontecem na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A greve ganhou o apoio de grupos como Movimento Brasil Livre e Vem pra Rua. Os líderes do movimento garantem já ter grande apoio também de caminhoneiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A expectativa é atingir pelo menos 70% do País inicialmente. Várias entidades que representam o setor se manifestaram contra esse movimento e veem interesses políticos por trás dessa paralisação. Para o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Bens no Estado do Pará (Sindicam-PA), a greve é organizada “por pessoas que não fazem parte da categoria e estão aproveitando o momento de dificuldade que o País passa”. Já a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) diz que “os problemas que afetam a categoria são muitos e que, para resolvê-los, é preciso coesão e sabedoria”. Entidades de Goiás e Tocantins também assinaram, juntos, um documento contra a greve. Principal alvo dos sindicatos, Ivar Schmidt tem 44 anos, mora em Mossoró (RN) e nega qualquer vínculo partidário. Caminhoneiro, ele começou a se destacar há um ano e, em 2015, criou o “Comando Nacional do Transporte”. (Correio).

Maraú: Prefeita tem encontro com governador em Ilhéus

IMG_8706

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), participou nesta segunda feira, 09 de novembro da assinatura da ordem de serviço para a obra de construção do Hospital da Costa do Cacau, no quilômetro 06 da Rodovia Ilhéus-Itabuna. Segundo o Governador Rui Costa (PT), o contrato é de 24 meses para conclusão, mas a construtora afirmou que pode entregar [em] 15 meses. A primeira etapa do hospital terá R$ 77,5 milhões em investimento, segundo o governo. Na segunda etapa, mais R$ 14 milhões serão empregados para expansão de leitos e estrutura do hospital, que terá capacidade para 179 leitos. Após a segunda etapa, o total de leitos chegará a 233, sendo 30 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda em Ilhéus, o governador autorizou processo para licitar a nova empresa para construir a ponte de Ilhéus. Rui também inaugurou o Gasoduto Itabuna-Ilhéus, obra de mais de R$ 55 milhões investidos pela Bahiagás. Segundo a prefeita Gracinha Viana, o Governador Rui Costa confirmou presença em Maraú para participar também da inauguração de vários obras adquiridas em seu governo.

Operação da PF: prefeito de Cansanção é acusado de desviar R$ 40 milhões

001 (1)

Quase 20 viaturas da Policia Federal e da Controladoria Geral da União chegaram por volta das 6h desta terça-feira (10), na cidade de Cansanção, no nordeste da Bahia e ocuparam a residência do prefeito municipal Ranulfo Gomes e de alguns secretários. A PF está em Cansanção para cumprir 21 mandados de busca e apreensão. O gestor é acusado de desvio de recursos e lavagem de dinheiro e estima-se que o desvio chegue a R$ 40 milhões. A operação contou com apoio de 13 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) e a participação de 80 policiais federais. A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Feira de Santana, um em Senhor do Bonfim, um em Monte Santo e 17 em Cansanção, incluindo a prefeitura da cidade. As empresas ligadas ao esquema, todas com sede na cidade investigada, alugavam veículos, forneciam combustíveis e lubrificantes, material didático, artigos de papelaria, material de informática, provimento de acesso a internet, alugavam máquinas pesadas e caminhões, terraplanagem e obras de construção civil.
Ranulfo teve as contas de 2014 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios na semana passada. Um dos motivos, a relatoria identificou que o gestor classificou indevidamente despesa com pessoal por contratações temporárias, no montante de R$1.223.878,24 e sem amparo na legislação orçamentária, como se fosse vencimentos e vantagens fixas.