Mais de dez viaturas e vários agentes cumpriram mandados de busca e apreensão.
O prefeito de Cansanção, Ranulfo da Silva Gomes (PSD), foi o alvo de uma mega operação realizada pela Polícia Federal no nordeste baiano. De acordo com informações de blogs locais, mais de dez viaturas e vários agentes cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos na casa do prefeito e em suas empresas.
A prefeitura da cidade foi invadida pela PF.
Secretários e assessores ”laranjas” também tiveram suas casas vasculhadas pela Polícia Federal. Ranulfo é acusado de montar um esquema na prefeitura usando familiares como laranjas com objetivo de desviar milhões dos cofres municipais, segundo informam os denunciantes. Participam da operação a Policia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). (Bog Walterley Kuhim)
O vendedor de gás Ronaldo Cardoso dos Santos, funcionário da Itagás, foi morto na manhã desta terça feira (10/11), com golpes de arma branca em Itamarati, município de Ibirapitanga.
O crime aconteceu na fazenda São Rafael, região da Cajazeira. Segundo informações da PM, um desconhecido ligou para a empresa solicitando um gás.
Ronaldo foi ao local levar o referido gás quando foi surpreendido pelo assassino que desferiu vários golpes de facão na vítima. A polícia Militar não soube informar se foi facão ou faca. O DPT já foi assassinado.
A polícia Civil vai investigar o crime. Policiais Militares informaram ao UBAITABA URGENTE, que no local ninguém quis informar os motivos do crime. Assassino é desconhecido.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) multe e, caso necessário, use a força para liberar as rodovias bloqueadas por caminhoneiros do Comando Nacional do Transporte. Relatório divulgado pela PRF nesta terça-feira (10) aponta bloqueios parciais em 22 trechos de 21 rodovias federais nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Tocantins e Ceará. Segundo O Globo, o ministério avalia a adesão como baixa, mas defende que não pode tolerar “bloqueios e arruaças”. Os manifestantes pedem a deposição da presidente Dilma Rousseff e esperam que, com as manifestações, provoquem o desabastecimento de alguns produtos em algumas regiões e desestabilizar o governo. Segundo Cardozo, os caminhoneiros que tentarem impedir o direito de ir e vir serão multados em mais de R$ 1,9 mil. Para ele, os líderes do ato não têm reivindicações, mas uma “pauta política”. Associações ligadas à categoria não apoiam o movimento. A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) classificou como imoral “qualquer mobilização que se utiliza da boa-fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país”.
“Com o Tema “Coragem pra Lutar” em defesa da democracia e dos direitos sociais,aconteceu a Conferência Municipal do PC do B, em Ubaitaba. Na oportunidade foi reeleito na manhã deste domingo (08) o vereador José Carlos Lona Almeida, presidente do PC do B de Ubaitaba. O comunista, que foi eleito por unanimidade, comandará a legenda no município nos próximos dois anos e será também Delegado à Convenção Estadual, que ocorrerá entre os dias 14 e 15 de novembro, em Salvador. A eleição ocorreu durante a Conferência do Partido, na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de importantes lideranças políticas de Ubaitaba e região, entre as quais destacamos, o deputado Federal Davidson Magalhães além de presidentes de outros partidos.
Zé Carlos e Davidson Magalhaes.
Também participaram do evento, os lideres dos partidos de oposição ao governo municipal, a exemplo dos vereadores, Catarino Atanásio (PSDB) Suely Carneiro (PROS), Ismaile Mota (PTC), a suplente de vereador, Marilene Cerqueira, dos pré-candidatos a prefeito Jorge Loyola (PT), do presidente da CDL, Jaílton Araujo (PR), além da sindicalista Jorquélia Botelho, presidente da APLB-Ubaitaba que se filiou ao PC do B. e demais membros do Diretório. Durante o encontro foi lançada a pré-candidatura do vereador, a prefeito de Ubaitaba. Na avaliação de Zé Carlo, a reeleição é o reconhecimento da militância ao trabalho desenvolvido a frente da legenda. ” A gente conseguiu democratizar o partido e reforçar a base” destacou. Zé Carlos informou à nossa reportagem que a meta do PC do B na eleição municipal de 2016 é eleger Davidson Magalhães para prefeitura de Itabuna. (Jornal Tribuna da Região).
Posto São Paulo é o único com combustível no município (Foto: Ubatã Notícias)
A alta procura pela gasolina em Ubatã já apresenta os seus efeitos. Uma fila bastante considerável foi formada no final da tarde desta segunda-feira (09), no Posto São Paulo, às margens da BR-330. O São Paulo está comercializando a gasolina a R$ 3,99 na compra em dinheiro e R$ 4,090 no cartão de crédito. Os demais postos do município, o Brasil e o Samarino, já não possuem combustível desde as primeiras horas da tarde desta segunda. A falta de combustível nos postos ocorre em virtude da greve dos Petroleiros da Petobrás, que reivindicam aumento. É bastante provável que, caso não seja normalizado o serviço de abastecimento dos postos nos próximos dias, muitos ubatenses serão obrigados a deixar os carros na garagem. Em tempo, Petrobras e os petroleiros se reúnem nesta segunda (9) para conversar pela primeira vez depois de iniciada a greve. (Ubatã Notícias)
O dia do Evangélico em Ubaitaba foi comemorado neste domingo, 08 de novembro. O evento foi produzido pela Ordem de Pastores de Ubaitaba, que tem como atual presidente o Pastor Evanilton Querino. O dia do Evangélico em Ubaitaba teve inicio às 08 horas da manhã com uma grande ação social na Praça Cultural com o apoio de igrejas evangélicas, e das Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. À noite, para fechar o evento com “chave de ouro”, tivemos a apresentação das bandas Igor Bidú & Banda, “Banda Unidos”, Santo Groove e Daniel Diau, ex-vocalista da banda Calcinha Preta. Já a ministração da palavra ficou por conta do Pastor Luciano da Igreja Santuário da Oração. Segundo o Presidente da Ordem dos Pastores, Evanilton Quirino, o apoio da prefeitura de Ubaitaba foi fundamental para realização do evento no município.
Adelício foi preso na Praça Cultural de Ubaitaba l Foto: Ubatã Notícias.
Uma guarnição da Polícia Militar de Ubaitaba prendeu, neste domingo (08), na Praça Cultural, circuito onde estava acontecendo o Dia do Evangélico do município, um homem identificado como Adelício Santos Ramos, de 32 anos, acusado de furtar um aparelho de celular de uma transeunte. Segundo informações do próprio bandido, a vítima passava com uma mochila no circuito da festa com um compartimento onde havia o celular. Ainda de acordo com o relato do meliante, o celular dizia “me pega, me pega”. Ele então pegou e se deu mal, isso porque a ação foi percebida por populares, que o agrediram com socos e pontapés. O justiçamento só foi finalizado com a chegada da PM, que conduziu o acusado ao Complexo Policial de Ubaitaba. Com informações do Ubatã Notícias.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta segunda-feira (9) que até as 17 horas havia 47 manifestações de caminhoneiros, sendo cinco delas com interdição total da via e 22 bloqueios parciais. Os protestos ocorriam em 10 Estados: Bahia, com 4 pontos de protesto, Espírito Santo (1), Goiás (5), Minas Gerais (4), Mato Grosso do Sul (2), Pernambuco (1), Paraná (8), Rio Grande do Sul (16), Santa Catarina (5) e Tocantins (1). A PRF informou, ainda, que nos locais onde os bloqueios são parciais apenas os caminhões estão sendo retidos – ônibus, veículos de passeio e ambulâncias tinham trânsito livre. Os protestos realizados por caminhoneiros autônomos ganharam novos adeptos ao longo desta segunda-feira, primeiro dia de mobilização. No Rio Grande do Sul, o número de pontos de concentração aumentou durante a tarde para 16 – sendo 13 em rodovias federais e três em estaduais. De acordo com a PRF e o Comando Rodoviário da Brigada Militar, os grupos que optaram por parar as atividades estão se reunindo em postos de combustíveis ou acostamentos. Veículos de passeio, motos, ambulâncias e ônibus têm a passagem liberada. Os manifestantes abordam pacificamente outros motoristas de caminhão para tentar convencê-los a parar. Aqueles caminhoneiros que levam cargas perecíveis e suprimentos para hospitais são liberados a seguir viagem. Dentre os pontos onde ocorrem os protestos no Rio Grande do Sul estão a BR-116 (um trecho na altura de Vacaria e outro na região de Pelotas), BR-472 (Santa Rosa), BR-386 (Soledade) e RS-122 (Farroupilha). Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do porto de Rio Grande informou que, por enquanto, não houve impacto nas operações nos terminais. Como o porto fica no extremo sul do Estado, e os protestos se concentram principalmente no centro e no norte, a tendência é de que os efeitos comecem a aparecer a partir desta terça-feira. Os protestos são organizados pelo grupo intitulado Comando Nacional do Transporte (CNT), que defende melhorias nas condições das estradas, o estabelecimento de valores mínimos para o frete e a redução do preço do diesel, além de exigir a saída da presidente Dilma Rousseff do governo. A paralisação não é reconhecida pelas principais entidades que representam a categoria dos caminhoneiros no país.
Um brasileiro de 35 anos, identificado como Bernardo Albaz, desapareceu no mar das Bahamas após cair de um navio de cruzeiro, na última sexta-feira (6). A guarda costeira americana encerrou as buscas e enviou condolências à família, mas o corpo do homem não foi encontrado. Uma passageira gravou o momento em que Albaz cai do navio. As imagens mostram o rapaz agarrado a uma parte externa do navio e, quando pega impulso para tentar subir, ele acaba caindo no mar. O acidente aconteceu quando o navio passava próximo às ilhas Turks and Caicos, no Caribe.
Segundo a Royal Caribbean, empresa que opera o cruzeiro, a guarda costeira americana encerrou as buscas no sábado (7). De acordo com o G1, o advogado do marido de Bernardo disse que seu cliente foi vítima de preconceito da tripulação do navio por ser gay. Albaz teria ficado nervoso e acabou caindo da sacada da cabine onde estava hospedado, quando bateu nos botes salva-vidas. Por outro lado, a versão do Royal Caribbean diz que o acidente aconteceu depois que Albaz e seu marido discutiram.
O secretário de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Helmut Schwarzer, estima que 1 milhão de baianos voltariam à pobreza extrema caso aconteçam cortes no orçamento do Bolsa Família, como propõe do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Relator-geral do Orçamento de 2016, o parlamentar quer tirar R$ 10 bilhões do programa social no ano que vem.
“Um corte como esse, no caso da Bahia, por exemplo, é um milhão de pessoas que voltam para a pobreza extrema. Significa pessoas que já não têm mais renda para comprar a comida. É um milhão de baianos que voltariam a passar fome”, constatou Schwarzer em entrevista ao jornal Correio.
Segundo o governo federal, 23 milhões de pessoas – o equivalente a 11,35% da população do país – deixariam de ser beneficiadas e 250,7 mil crianças e adolescentes deixariam as escolas no ano que vem. O Bolsa Família atualmente atende 47,8 milhões de pessoas e perderia mais beneficiários no estado de São Paulo, onde 2,9 milhões deveriam ser desligados.
Minas Gerais e Bahia aparecem na sequência como os estados mais prejudicados. “Num momento como este, os beneficiários precisam de políticas que sejam um colchão, que amorteçam o impacto social e não que aprofundem as dificuldades”, afirmou Schwarzer, que também é o responsável por administrar o programa, em entrevista ao Estadão. Os números levantados pelo Planalto foram enviados para Ricardo Barros como forma de pressionar o deputado a não seguir adiante com a proposta de corte
A consulta ao sexto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015) será aberta nesta terça-feira (10). Segundo informações da Agência Brasil, o pagamento será feito na próxima segunda-feira (16). Os dois últimos lotes regulares estão programados para novembro e dezembro, como ocorre em todos os anos.
Se o contribuinte ficou fora das duas listas é um indício de que sua declaração caiu na malha fina por erros ou omissões no documento.
Para verificar se uma declaração está nesta situação, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Um passo a passo para quem não é cadastrado foi disponibilizado na página do órgão.
A consulta ao lote de restituição pode ser feita no site da Receita, pelo Receitafone (146), ou ainda pelo aplicativo do Fisco para tablets e smartphones. A restituição fica disponível durante um ano.
Caso o resgate não seja feito no prazo, o cidadão precisará solicitá-lo por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço “extrato de processamento”.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira (9) que os caminhoneiros que interditarem as estradas serão multados em R$ 1.915,00. A categoria deflagrou greve para protestar contra o governo e pedir a saída da presidente Dilma Rousseff. “Esse é um movimento com um viés claramente político”, disse Cardozo. “Não tem pauta de reivindicações e isso fez com que a maior parte dos caminhoneiros do País não aderisse à manifestação”. Além de aplicar a multa de R$ 1.915,00, a Polícia Rodoviária Federal também foi orientada a desobstruir as estradas e garantir a segurança dos caminhoneiros que quiserem trabalhar. A greve atingiu 11 Estados e, de acordo com balanço do governo, interditou totalmente cinco rodovias, provocando obstruções parciais em outras 22. “Foi um movimento pulverizado, sem apoio das entidades tradicionais de classe, o que tirou a intensidade da manifestação”, argumentou Cardozo. O ministro participou, nesta segunda-feira, de uma videoconferência com a Polícia Rodoviária Federal para fazer um balanço da greve e transmitir as orientações do governo. A paralisação causou preocupação no Palácio do Planalto por ressuscitar a onda de protestos num momento em que a presidente Dilma sofre ameaça de impeachment.
Manifestantes ocuparam a Avenida Paulista na tarde deste domingo (8) pedindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Segundo a Polícia Militar, cerca de 600 pessoas, compareceram ao ato de lançamento da Frente Povo Sem Medo, que também protestou contra o ajuste fiscal. Representantes de 27 movimentos sociais fizeram discursos em cima de um trio elétrico, antes de iniciar uma marcha rumo ao Parque Ibirapuera. Várias viaturas e motocicletas da PM estavam de prontidão nas proximidades, mas o ato seguiu pacífico. Já em Brasília, cerca de 100 manifestantes ocuparam parte do gramado em frente ao Congresso Nacional. Eles também reivindicam a saída de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados e protestam contra o ajuste fiscal do governo. Informações da Agência Brasil
Uma mulher de 50 anos e a filha dela, de 30, foram mortas a tiros após uma discussão com uma vizinha, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime ocorreu na Rua do Bem Te Vi, Loteamento São José, na noite da última sexta-feira (6). Um suposto traficante da região é o suspeito de cometer o crime. Segundo a Central de Polícia, Magna Pereira Barbosa dos Santos teria discutido com a vizinha há uns 20 dias. O suspeito do crime, de prenome Israel, seria irmão da vizinha. Magna foi atingida com dois tiros na lateral da cabeça, e morreu na hora. Já a filha dela, identificada como Letícia Barbosa de Jesus, tentou defender a mãe e também levou um tiro na cabeça. Ainda segundo a Polícia, Letícia foi levada para o Hospital de Simões filho e depois transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu e veio a óbito. *Bahia Notícias.
A greve dos petroleiros da Petrobras, iniciada no dia 29 de outubro, em todo o país, já afeta postos de combustíveis em várias cidades baianas, inclusive Ipiaú. Neste domingo (08), a reportagem do GIRO constatou a falta de combustíveis em dois postos da cidade. Os proprietários de veículos também enfrentam elevação nos preços. O aumento foi repassado aos consumidores na tarde de sexta-feira (06). O valor da gasolina comum, que era de R$3,75, passou para R$ 3,85. De acordo com o Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis (Sindicombustíveis), o aumento resulta de um reajuste estabelecido pela Petrobras, que teria aumentado os preços da gasolina e do diesel sem divulgar à sociedade. Apesar de vários registros da falta de combustíveis, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes garantiu que não haverá falta de gasolina nos postos do país. (Giro em Ipiaú)
José Ferreira Ribeiro Filho, irmão do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, foi preso comprando drogas na Boca de Fumo de Gil Dentão no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade. José Ribeiro foi atuado em flagrante pela Companhia da Policia Militar (Peto 69), neste sábado (7). Ribeiro foi conduzido para delegacia da 7ª Coorpin para depor. Ele disse ao delegado Pedro Amorim que é viciado em maconha e crack e estava comprando drogas para o consumo próprio. (Reclame Boca)
Na madrugada deste sábado (7), mais um jovem foi morto a tiros na cidade de Belmonte no Bar do Sapo, bairro da Biela. Jobson da Conceição, 20 anos, teria sido alvejado à queima roupa por um homem de prenome Erick, que, segundo informações de populares, tinha rixa com a vitima. Segundo vizinhos, Jobson teria ameaçado Erick de morte em função do relacionamento mal resolvido com a ex, atual esposa da vitima. Erick teria chegado ao local acompanhando por Jirlan Santos Souza, mais conhecido como Dê No Que Dé, que tem varias passagens pela policia. Ao avistar a vitima, Jirlan passou a arma para Erick que efetuou os disparos que tiraram a vida de Jobson. (Itapebí Notícias)
Depois de vencer a luta contra Dan Henderson na noite deste sábado (7) no UFC Rio 6, Vitor Belfort resolveu se manifestar politicamente contra o governo federal. Ainda no octógono, Belfort mandou o recado. “Queria agradecer a todos vocês que vieram aqui de madrugada, que estão sofrendo com essa corrupção. Fora, governo corrupto! Consciência, Brasil”, disse Belfort, inflamando a multidão para também vaiar a presidenta Dilma Rousseff. Em seu discurso, Vitor Belfort também agradeceu a todas as pessoas que esperaram até às 4h da madrugada para vê-lo lutar.
O prefeito de Mariana, cidade mineira atingida nos últimos dias pelo rompimento de duas barragens, foi internado na manhã deste domingo (8) por conta de um princípio de infarto. Duarte Júnior, de 35 anos, está internado no Hospital Monsenhor Horta, mas seu estado de saúde é estável. “Foi constatada alteração no exame de eletrocardiograma nos primeiros atendimentos feitos na Policlínica Municipal”, informa boletim médico divulgado pela prefeitura. De acordo com o G1, a mulher do prefeito, Regiane Oliveira, informou um segundo exame já não apontou mais alterações. Ela ainda afirmou que o seu marido está sem dormir desde o rompimento das barragens da mineradora Samarco, na tarde da última quinta-feira (5). O acidente provocou uma enxurrada de lama em Mariana, em especial no distrito de Bento Rodrigues, onde casas foram destruídas e carros foram arrastados. Até o momento, duas mortes foram confirmadas e 28 pessoas seguem desaparecidas: 13 funcionários da empresa Samarco e 15 moradores da cidade mineira.
Uma jovem identificada pelo prenome de Mayse, conhecida como “Viúva Negra”, foi assassinada na madrugada deste domingo (8), no bairro da Mata Escura, em Salvador. O corpo foi encontrado com ferimentos feitos por disparos de arma de fogo em via pública. Ela teria sofrido ameaças de suspeitos do bairro da Fazenda Grande.
Mayse deixa uma filha. Populares contaram à polícia que pelo menos dois ex-namorados da garota foram assassinados. Um deles, identificado como Gilnato, foi morto no mês de julho. Ainda segundo as informações, outro rapaz que se envolveu com Mayse, apelidado como “Nato”, foi assassinado em 17 de outubro.
Por estes motivos, a jovem recebeu o apelido de “Viúva Negra”. As informações dão conta, ainda, de que ela seria suspeita de se relacionar com homens envolvidos com a criminalidade. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (Bocão News).