Ubaitaba Urgente

Brasil: Família de “Luiz Argôlo” pede dinheiro para quitar dívidas, afirma colunista

noticias-0966c634f5

A prisão do ex-deputado Luiz Argôlo pela Operação Lava Jato abalou as finanças do mais rico e poderoso clã político do Nordeste baiano. Recentemente, familiares de Argôlo intensificaram pedidos de ajuda monetária a empresários e aliados nas cidades de Alagoinhas, Entre Rios e Cardeal da Silva. Segundo a coluna Satélite, do Correio, nos contatos, relatam dificuldades para quitar dívidas com advogados contratados para defender o ex-parlamentar, que responde a ação penal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Segundo amigos próximos aos Argôlo, os débitos com criminalistas e custos processuais ultrapassam a casa de R$ 1 milhão. Ex-prefeito de Entre Rios e dono de grandes fazendas de gado, Manoelito Argôlo, pai do ex-deputado, colocou propriedades e imóveis à venda, mas não achou compradores interessados em pagar o valor pedido.
Ainda conforme a Satélite, integrante da força-tarefa da Lava Jato confirmou as tentativas de Luiz Argôlo para fechar acordo de delação premiada com a Justiça Federal do Paraná, sede das investigações sobre o esquema de desvios e propinas na Petrobras. Para ganhar direito à prisão domiciliar e pena mais branda, Argôlo prometeu entregar tudo o que sabia sobre o envolvimento de políticos no escândalo. No entanto, esbarrou na recusa do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos. Responsável pelos inquéritos da operação em primeira instância, o juiz Moro teria achado de pouca valia a oferta feita por Luiz Argôlo. O que incluía, ainda de acordo com o investigador da Lava Jato, informações sobre repasses de propina para políticos baianos com foro privilegiado, mas sem qualquer prova documental. Algo que outros delatores já haviam fornecido aos procuradores da República e policiais federais destacados para esquadrinhar o esquema.Com informações da Satélite

Brasil: Reforma do tríplex de Lula foi paga por empreiteira do petrolão, diz revista Veja

Lula-STF

Bancar melhorias na Casa da Dinda, a casa de Fernando Collor, no lago sul, em Brasília, era uma das muitas maneiras de agradar o então presidente deposto do cargo por corrupção em 1992. Segundo a revista Veja, a mesma tática foi e está sendo usada por empreiteiras para demonstrar afeição ao ex-presidente Lula. Ainda segundo a Veja, em meados de 2014, depois de quase dez anos de espera, a ex-primeira-dama Marisa Letícia viajou à Praia de Astúrias, no Guarujá, para buscar as chaves do apartamento adquirido pela família. O refúgio dos Lula da Silva no litoral é um tríplex de 297 metros quadrados. São três quartos, suíte, cinco banheiros, dependência de empregada, sala de estar, sala de TV e área de festas com sauna e piscina na cobertura. Ah, sim, para um eventual panelaço das elites, o triplex de Lula tem varanda gourmet no primeiro andar. O plano de comemorar o réveillon no triplex foi adiado pela decisão de fazer uma reforma no imóvel. O porcelanato e os acabamentos de gesso foram refeitos, a planta interna foi modificada para abrigar um escritório e um elevador privativo, interligando os ambientes do primeiro andar com a ala dos quartos no segundo nível e a área de festas na cobertura. Acompanhada de perto por Dona Marisa, a obra não custou um centavo para a família do ex-presidente. Do primeiro parafuso ao último azulejo, tudo foi pago pela OAS, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras. VEJA teve acesso a documentos que detalham a reforma do triplex presidencial e mostram que os serviços foram contratados pela empreiteira. A obra foi executada pela Tallento Inteligência em Engenharia, uma empresa conhecida no mercado por executar obras de alto padrão e em prazos curtos – duas exigências dos contratantes – mas não a principal. A exigência maior era a discrição. As investigações da Lava-Jato mostrariam meses depois as razões disso. Iniciada no dia 1º de julho de 2014, a reforma transcorreu sob medidas de segurança incomuns. As fechaduras da porta de acesso eram trocada todas as semanas. A reforma da cobertura triplex chamou a atenção dos moradores do prédio. Leia matéria completa clicando no link abaixo.

Ubaitaba: Prefeito visita obra de calçamento e esgotamento sanitário do Bairro Soraia.

_DSC0215

O prefeito Bêda (PMDB), acompanhado do Secretário de Obras, Eduardo Andrade e lideranças local, visitou na manhã desta quinta feira (02/10), as obras de rede de esgoto e calçamento do Bairro Soraia em Faisqueira.

_DSC0235

“A rede de esgoto e o calçamento é um sonho que está sendo realizado na vida dos moradores do bairro, apesar da crise que nós estamos enfrentando no município com a queda de receita, a obra esta sendo tocada com recursos próprios”.

_DSC0219

Bêda disse ainda que a prefeitura está realizando obras em diversos bairros de Ubaitaba. “No Bairro Zitão, estamos fazendo toda a rede de esgoto e calçando ruas, já em Faisqueira, estamos construindo o muro e ampliando o cemitério, estamos também calçando todo o bairro Soraia, recuperando ruas, fazendo redes de esgoto, doamos recentemente terrenos para moradores, vamos reformar o clube social e reformar o campo de futebol. Na Ruinha, estamos reformando e ampliando o Posto de Saúde, que pretendemos entregar a população nesta segunda feira (05/10), completamente modificado, vamos agora com o sol e a mudança do tempo começar a recuperar todas as estradas do município,” disse o prefeito à reportagem do UBAITABA URGENTE.

Brasil: Dilma confirma Wagner na Casa Civil e corta 3 mil cargos e oito ministérios

1358942721

A presidente Dilma Rousseff anunciou há pouco as mudanças em seu governo com a redução do número de ministérios de 39 para 31 e corte de, pelo menos, 3 mil cargos comissionados. Também está previsto redução de salário de ministros. A Casa Civil terá como titular Jaques Wagner, que deixa a Defesa, onde entra Aldo Rebelo. Celso Pansera assumirá Ministério da Ciência e Tecnologia. O ex-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante volta a assumir o Ministério da Educação. Arthur Chioro foi exonerado do Ministério da Saúde, que será assumido pelo peemedebista Marcelo Castro. O ex-ministro das Comunicações Ricardo Berzoini será o novo secretário de Governo da Presidência da República. A secretaria de Governo foi criada e absorve as funções da Secretaria-Geral e do Ministério das Relações Institucionais. A antiga pasta de Berzoini será comandada por André Figueiredo. Com as mudanças, o PMDB passa a ter controle sobre sete ministérios, dentre eles o de maior orçamento, o da Saúde. O partido manteve, dentre outros postos, o Ministério dos Portos, agora tendo à frente Helder Barbalho. Uma baiana será a titular do Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos. A escolhida foi Nilma Lino. Com a reforma ministerial, a Bahia passa a ter representantes em três pastas. Além da poderosa Casa Civil, com Wagner, e do Ministério das Mulheres, com Nilma, Juca Ferreira já comandava Ministério da Cultura. (Pimenta).

Itabuna: Vane desiste da reeleição mas não define apoio a nenhum candidato

prefeito-vane3

Ele fez um balanço destes dois anos e meio, além de anunciar medidas para garantir a governabilidade. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), anunciou na sexta-feira que não será candidato à reeleição em 2016, mas vai trabalhar pelo consenso dos partidos que formam sua base.  Para decepção dos comunistas, Vane não anunciou apoio ao candidato do partido, mas disse que vai trabalhar para que haja apenas uma candidatura. Segundo Vane, motivos pessoais e o alto custo da campanha eleitoral o fizeram desistir da disputa. Sem explicar qual a diferença em custo para a campanha que fez em 2012, Vane preferiu dizer que será “prefeito até o último dia do meu mandato, para entregar à população uma cidade bem melhor do que a que encontrei”.  O prefeito lembrou que assumiu a prefeitura inviabilizada, com R$ 500 milhões em dívidas mas, usando “um plano de austeridade”, conseguiu que setores fundamentais da administração pública pudessem avançar nos 32 meses de governo.  “No ano passado chegamos a tocar simultaneamente 36 obras. Neste ano, estamos tocando mais 26”. Na Saúde e na Educação, além de ampliar e manter os investimentos, “vem realizando o maior programa de reforma e ampliação de unidades de saúde e escolas”. Na infraestrutura, Vane destacou a melhoria na mobilidade urbana, com ciclovias e recuperação asfáltica das principais vias do centro e dos bairros. “Além da parceria com o Estado, a Prefeitura, com recursos próprios, já aplicou mais de 30 mil toneladas de asfalto na cidade”. ( A Região).

Ilhéus: Prefeito deixa alunos sem salas de aula

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Os pais dos estudantes estão preocupados com o ano letivo da escola Nucleada Aritaguá 2/sala Almiro Vinhais, na zona rural de Ilhéus. Os prejudicados são os alunos da comunidade de Ponta do Ramo.

Parte do teto da escola caiu e o péssimo estado de conservação do prédio levou a Secretaria de Educação de Ilhéus a suspender as aulas no local. Os alunos ficaram sem ter um local decente para seguir com os estudos.

Um comerciante ficou sensibilizado com a situação e liberou parte do bar para a instalação provisória das salas. O lugar não era o mais adequado, mas foi o único onde cabiam as turmas do ensino fundamental.

Mas os alunos foram novamente despejados e estão há mais de 15 dias sem aulas. O dono do bar exigiu o espaço depois de terminado o prazo de 70 dias que a Secretaria de Educação pediu para recuperar a escola. (A Região).

Corpo de mais uma vítima do ‘serial killer’ de São Paulo é identificado

Foto: Reprodução/ R7
Foto: Reprodução/ R7

O corpo de mais uma vítima do serial killer de São Paulo, da favela Alba, foi identificado nesta sexta-feira (2). De acordo com o R7, a vítima é Natasha Silva Santos. O corpo dela foi reconhecido por meio de exames comparativos da arcada dentária.

Ela era usuária de drogas, mas, segundo a família, estava em processo de reabilitação. Natasha foi vista pela última vez, em julho, próxima a casa do assassino, o pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira.

Parentes de outra vítima estão se dirigindo neste momento para o IML Central com documentos e radiografias onde tentarão identificar mais um corpo.

O pintor já havia confessado ter matado um jovem de 19 anos, o Macabéa, identificado como Carlos Neto Alves de Matos Júnior. Nesta quinta-feira (1º), outra vítima foi identificada. Renata Christina Pedrosa Moreira foi reconhecida com o auxílio de uma radiografia fornecida por familiares.

Brasil: ‘Não caio antes dela’, garante Eduardo Cunha a amigos sobre Dilma Rousseff

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Envolvido em denúncias sobre contas na Suíça e com temor de cair da presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha pretende apontar sua metralhadora para a presidente Dilma Rousseff, a quem responsabiliza pela sua derrocada, nas próximas semanas. Cunha pretende uma ofensiva incisiva contra Dilma já a partir desta semana.

De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, o atual mandatário da Casa, vendo seu reinado começar a ruir, quer reunir todas as condições para a queda da presidente. Ele deve tentar criar uma comissão para analisar o pedido de impeachment proposto pelo jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT.

Cunha ainda se mobilizará para que a comissão apresente um relatório até o dia 21 de outubro. Para aprovar o pedido de impeachment, serão necessários dois terços dos votos na Casa, algo que ainda não tem. Se obtiver esta maioria, o próximo passo do rito para a queda de Dilma é seu afastamento da presidência até que ela seja julgada no Senado.

“Não caio antes dela”, garantiu o presidente da Câmara a amigos. Ainda de acordo com a publicação, a presidente já está ciente dos ataques que Cunha pretende desferir e planeja a melhor forma de se defender.

Para isto, Dilma deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), em uma forma de conter a manobra arquitetada por Eduardo Cunha.

Ilhéus: Dois homens foram mortos com mais de 20 tiros na Ponta do Ramo

assassinados_ilheus

Nesta sexta-feira (02/10), por volta das 5 horas da manhã, ocorreu um duplo homicídio no distrito de Ponta do Ramo, zona norte de Ilhéus. Conforme informações da polícia, dois homens, de identidade ignorada, foram assassinados com vários tiros dentro de uma residência. Até o momento, não se sabe as causas e a autoria da barbárie. Segundo os moradores, foram ouvidos mais de 20 disparos. O DPT (Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus) foi chamado para o levantamento cadavérico. Com informações do repórter Fabio Roberto.

Brasil: Prefeito do PSDB é assassinado no interior de São Paulo

prefeito-laercio-betarelli-morre-baleado-diz-policia562x392_71611aicitonp1a0keas9i10po1h7k1gqu8o111hd2

O prefeito de Elias Fausto (SP), Laércio Betarelli (PSDB), de 58 anos, foi assassinado com seis tiros na manhã desta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal. O crime aconteceu na Rua Amadeu Patelli, no bairro Carimã. Por volta das 11h45, o corpo foi removido do local e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba (SP). A área continua isolada, mas um grande grupo de pessoas se aglomerou em volta do cadáver. O delegado do município, Gillis Scrocca, afirmou que busca gravações de circuitos de segurança de comércios próximos ao local para tentar identificar os suspeitos. “Estamos trabalhando muito. Já tentamos as imagens, vamos aguardar os laudos da perícia e trabalhar forte na investigação”, disse. De acordo com a Guarda Municipal, Betarelli estava no bairro Carimã para visitar uma obra de canalização de um córrego quando uma caminhonete se aproximou e um suspeito fez os disparos.
O prefeito foi sozinho ao local, o que seria um hábito dele, também conforme informações da Guarda. A corporação informou ainda que maior parte do efetivo estava fora da cidade, em um curso na cidade de Capivari (SP).

Feira de Santana: Falso médico é preso na policlínica do distrito de Humildes

Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

Um homem foi preso na policlínica do distrito de Humildes, em Feira de Santana, Portal do Sertão, por exercer ilegalmente a profissão de médico. Dorean Christian Gomes dos Santos, de 40 anos, natural de Porto Velho, em Rondônia, usava o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de outro médico e foi preso em flagrante. De acordo com o Acorda Cidade, o caso foi descoberto pelo médico Juliano Queiroz, coordenador de plantão do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Segundo Queiroz, a desconfiança partiu depois de um pedido de regulação. O acusado usava um carimbo de um médico conhecido em Feira, que estava em viagem a Brasília. Dorean informou que é formado na Bolívia e atuava na unidade de saúde há mais de seis meses.

Saubara: Prefeito e presidente da Câmara têm contas rejeitadas pelo TCM

Prefeito 'Capitão Joelson' | Foto: Reprodução / Bahia no Ar
Prefeito ‘Capitão Joelson’ | Foto: Reprodução / Bahia no Ar

O prefeito de Saubara, no Recôncavo baiano, Joelson Silva das Virgens, o Capitão Joelson (PSB), e o presidente da Câmara de Vereadores local, Gecivaldo de Jesus Rocha, o “Gerson de Alzira” (PRB), tiveram as contas rejeitadas referentes a 2014. Em sessão desta quinta-feira (1°), o relator, conselheiro Raimundo Moreira, imputou multa de R$10 mil ao prefeito e determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$258.703,12, com recursos pessoais, sendo R$257.000,00, relativo à saída de recursos de contas bancárias sem documentos de despesas correspondentes, e R$1.703,12, decorrente da diferença verificada entre o termo de conferência de caixa e o saldo bancário registrado no balanço patrimonial. De acordo com o TCM, as contas de Capitão Joelson foram reprovadas por conta da não aplicação mínima de 25% dos recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino, vez que o percentual alcançado foi de 24,43%. O prefeito não cumpriu o índice mínimo de 60% de investimento dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais em efetivo exercício do magistério da educação básica – aplicou apenas 50,24%. O gestor também deixou de promover o recolhimento dos ressarcimentos que lhe foram imputados pelo TCM na análise de outras contas. Já o presidente da Câmara teve as contas rejeitadas pelo uso de recursos para pagamentos extraorçamentários sem que houvesse indicativos de sua existência. Gecivaldo também não comprovou a destinação de recursos financeiros, da ordem de R$57.998,77, decorrente de saldo remanescente da comparação entre transferências recebidas e despesas efetivadas. O gestor foi multado em R$3 mil e deverá restituir o valor de R$58.789,17 aos cofres municipais, com recursos pessoais. Ainda cabe recurso da decisão.

Bahia: Prefeito de São Gonçalo dos Campos é afastado do cargo

Foto: Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia.com
Foto: Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia.com

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, no Portal do Serão, Antonio Dessa Cardozo, foi afastado do cargo por 180 dias, de acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo o MP, o gestor foi afastado da gestão municipal por determinação do juiz José Brandão Netto, que deferiu o pedido cautelar apresentado pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Laise Carneiro. Uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi ajuizada pela promotora de Justiça contra o prefeito no ano de 2014 e, de acordo com ela, a manutenção do gestor no cargo trazia riscos à instrução deste processo. Além disso, Antonio Cardozo foi intimado pelo juiz para realizar perícia grafotécnica, mas não compareceu à delegacia. “Ele frustrou a necessidade probatória fixada pelo Juízo e está dificultado e tumultuando o curso do processo”, destaca o juiz, registrando que “o afastamento do agente de suas funções objetiva garantir o bom andamento da instrução processual na apuração das irregularidades apontadas”, afirmou. Na ação civil ajuizada no ano passado, a promotora de Justiça já havia solicitado o afastamento, mas o pedido não foi apreciado pelo juiz. “Ao despachar a petição inicial, o Juízo acatou o pedido de indisponibilidade de bens, mas deixou de apreciar o pedido de afastamento cautelar, o que foi feito agora”, explica Laise, assinalando que foi constatado também o risco do prefeito influenciar nos depoimentos das testemunhas. Conforme a ação, os atos de improbidade perpetrados por Antonio Cardozo decorrem da utilização de materiais de construção adquiridos pelo Município de São Gonçalo dos Campos em obras particulares (de propriedade do próprio prefeito), o que causou um dano de R$ 677.600,00 ao erário.

Uruçuca: Justiça manda prefeita “Fernanda Silva” contratar mil concursados

urrr (1)

Em período de crise financeira a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT) teve uma péssima notícia na semana passada. A justiça considerou válido dois concursos públicos realizados pela prefeitura em 2002 e 2006. No processo Nº 148-19.2010.805.0269, o juiz julgou procedente o pedido formulado pelo Ministério Público em ação civil pública, e determinou que o município nomeasse os aprovados em concurso realizado em 2002. Já no processo Nº 489-45.2010.805.0269, o juiz julgou improcedente o pedido formulado pelo ministério público para anular o concurso de 2006. Com as duas sentenças, a prefeitura terá que convocar os aprovados nos dois concursos, e o número pode chegar a mil. Segundo um membro do primeiro escalão do governo, se a decisão prevalecer, pode fechar as portas da prefeitura e decretar falência A procuradoria encontra-se analisando os casos e os efeitos da decisão podem ser catastróficos com relação ao orçamento e o limite de gasto com pessoal. “Ambas as decisões cabem recurso, recorremos da sentença e o magistrado vai julgar os dois embargos de declaração.”, declarou o advogado David Vilasboas. (Políticos do Sul da Bahia).

Maraú: Surfista morre atropelado ao pegar “ponga” em Barra Grande

kauai-e1443654926278-1
Jovem de 20 anos caiu da traseira de um ônibus escolar e em seguida foi atropelado.

Um jovem surfista de 20 anos, conhecido como Kauai, faleceu no início da noite dessa quarta-feira (30) em acidente na vila de Barra Grande, na península de Maraú. Segundo informações da Polícia Civil, o jovem estaria pegando carona na traseira de um ônibus escolar quando caiu e foi atropelado. Ele foi socorrido, mas já chegou ao pronto socorro sem vida. Kauai era morador do povoado de Taipús de Fora. Amigos e conhecidos estão em estado de choque com a notícia. (Maraú Notícias)

Bahia: Servidores estaduais podem ficar sem salário; recadastramento termina nesta sexta

sem-dinheiro

Quase dois mil servidores ativos do Estado podem ficar sem receber salário se não se recadastrarem até esta sexta-feira (2.out.15). Os servidores tiveram prazo de mais de 30 dias oferecido para que atualizem seus dados. A segunda fase do recadastramento começou em 26 de agosto para 48 órgãos estaduais. À exceção dos ocupantes de cargos efetivos nas Secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) contemplados no início do ano, devem se recadastrar, até amanhã, todos os servidores em atividade, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Também deve se recadastrar servidores em situação de férias, licença-médica, licença-prêmio, licença-maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); respondendo a processo administrativo; ou em readaptação funcional, além de estagiários e menores aprendizes. O recadastramento em dois órgãos, segunda a Sesab, se aplica quando ambos pertencem ao Poder Executivo do Estado. Se o servidor, por exemplo, pertence, originalmente, à Secretaria da Administração (Saeb), mas está lotado na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), ele precisa se recadastrar em cada uma das secretarias. Para servidores com situação à disposição dentro de órgãos de outros poderes, o recadastramento será feito uma vez, no local onde estão lotados. (A Tarde)

Fofocas: Acusada de manter caso com Chimbinha, Gina Lobrista é convidada para substituir Joelma na banda Calypso

AAePMSJ
Gina Lobrista pode ser a nova vocalista da Calypso

Gina Lobrista foi convidada para substituir Joelma na banda Calypso, mas ainda não confirmou se vai aceitar a vaga. Isso porque a cantora tem sido bastante criticada nas redes sociais e acredita que este passo em sua carreira profissional possa prejudicar tudo o que construiu até agora. “Não estou autorizada a falar nada sobre isso. Qualquer frase que tenha saído por aí não são minhas. A única coisa que posso dizer é que o convite é verdadeiro. Mas qualquer resposta minha sobre isso, não”, afirmou ao “Ego”. Ferreirinha, assessor da artista, explicou sua postura: “Os fãs começaram a desgastar Gina no Facebook, no Instagram. Isso está atrapalhando o trabalho dela, que sobrevive da música. O volume de gente que está indo aos shows dela é mais para deturpar, chamando a Gina do que ela não é. A Gina passou o dia inteiro em casa chorando ontem”. Além de não aceitarem uma nova vocalista no grupo, alguns fãs de Calypso têm apontado Gina como responsável pelo fim do casamento de Joelma e Chimbinha, por supostamente ter mantido um caso com o guitarrista. “Eu posso te garantir que ela nunca teve nada com Chimbinha. Daqui a pouco não podemos mais trabalhar”, desabafou o representante. “Vamos fazer show em outro canto para sair do foco.” Joelma anunciou recentemente que só ficará à frente da banda Calypso até dezembro deste ano, cumprindo a agenda de shows já contratados. A cantora decidiu seguir carreira solo após anunciar o fim de seu casamento com Chimbinha, em agosto.

Assista vídeo da cantora:

Coaraci: TCE reprova contas do Hospital Geral e multa gestora

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.vlzxGneodh

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) reprovou, por unanimidade, as contas do Hospital Geral de Coaraci referentes ao período da gestora Karla da Silva Rebouças e aplicou multa no valor de R$ 2 mil. De acordo com o parecer dado pelos conselheiros nesta quinta-feira (1), entre 1º de janeiro a 13 de maio de 2009, foram encontradas “graves infrações às normas legais e regulamentares de natureza financeira, operacional patrimonial e de licitação”. De acordo com o conselheiro relator do processo, Antonio Honorato de Castro Neto, foi acolhido o posicionamento dos auditores da 2ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE), do Ministério Público de Contas (MPC), da Assessoria Técnico Jurídica do TCE e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em seu voto, ele destacou que, entre as irregularidades, foi identificada a realização de despesas sem as correspondentes licitações, o pagamento antecipado a fornecedores de combustíveis e gêneros alimentícios perecíveis e a fragilidade dos controles de movimentação de bens de consumo e medicamentos. Na mesma sessão, foram aprovadas com ressalvas as contas do gestor Elivaldo Santos de Jesus, que dirigiu o hospital no período de 14 de maio a 31 de dezembro de 2009. Os conselheiros do TCE ainda aprovaram o encaminhamento de recomendações aos atuais gestores, para a adoção de providências necessárias ao saneamento das irregularidades e ao aprimoramento dos mecanismos de controles. (Metro 1).

Itabuna: Professor da Uesc leva calote da loja “Nanna Nenê”

nana-nenen-com-de-moveis-e-art-6130473587168056 (1)

O professor Antônio Figueiredo (Uesc) usou ontem (1º), o Facebook para reclamar da Nanna Nenê, loja de Itabuna que vende objetos para bebês. Ele comprou um berço e um colchão. Os produtos deveriam ter sido entregues no último dia 20, mas a empresa ainda não o fez. Antônio tentou  contato por telefone, sem sucesso. Foi à loja e constatou que ela está fechada. Uma pessoa que trabalha perto disse que outros clientes da Nanna Nenê também se depararam com as portas cerradas. O docente não conteve a auto-ironia ao resumir o prejuízo: “perdeu playboy!”, (Blog do Gusmão).

Itabuna: PM prende traficante “Hello Kitty” e mais dois comparsas no Pau Caído

IMG-20151001-WA0150-500x281

A Polícia Militar prendeu no final da tarde desta quinta-feira (1), no bairro Corbiniano Freire (Pau Caído), em Itabuna, quatro indivíduos, dois deles identificados como Mateus (Hello Kitty) e Robert Souza Avelino (Robertinho). Com eles foram encontrados drogas, dinheiro e celulares. Os quatro foram conduzidos ao Complexo Policial. Na delegacia a polícia atendeu o telefonema de alguém que ligou querendo comprar drogas para pagar no final de semana. Hello Kity ficou preso no Conjunto Penal de Itabuna por cerca de 2 anos e estava solto há 3 meses. (RBN).