Ubaitaba Urgente

Comerciante que armazenava munições de uso restrito é preso em Feira

Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

Um comerciante de Feira de Santana, Portal do Sertão, foi preso com diversas munições de uso restrito. Adailton Falcão de Oliveira, de 52 anos, foi preso detido em casa nesta quarta-feira (30), no bairro Queimadinha, por comércio ilegal de munições.

De acordo com o Acorda Cidade, policiais civis encontraram em posse de Adailton em torno de mil munições: 500 munições ponto 40; 240 de calibre 380; 50 de calibre 12; 25 de calibre 28; 100 de calibre 22 e 85 munições de diversos calibres. A prisão ocorreu depois de uma denúncia recebida pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/-Draco). Conforme a delegada Klaudine Passos, o comerciante foi autuado em flagrante.

Ele será encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana. A polícia apura agora a origem das munições e a possibilidade do envolvimento de outras pessoas no crime. Adailton tinha comércio no chamado Feiraguay, no centro da cidade.

Dilma cancela viagem a Barreiras; entrega de imóveis fica para próxima semana

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.l0HRPTWmpL
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria a Barreiras, na Bacia do Rio Grande, oeste do estado, nesta sexta-feira (2), onde entregaria unidades do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela assessoria da Presidência.

A justificativa apresentada foi de “ajustes na agenda”. Ainda segundo a assessoria, Dilma deve voltar a Barreiras na próxima semana, provavelmente na quarta-feira (7). Na cidade, a presidente entregaria em torno de 1.476 imóveis do residencial São Francisco, nas proximidades do Distrito Industrial de Barreiras.

Igrapiúna: Prefeito tem contas de 2014 rejeitadas por TCM

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Igrapiúna, no Baixo Sul do estado, Leandro Luis Ramos Santos, teve as contas rejeitas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), referente à gestão dele em 2014. Em sessão realizada nesta quarta-feira (30), o tribunal determinou a rejeição das contas por conta da abertura de créditos suplementares de R$ 3.689,74, decorrentes de superávit financeiro sem recursos disponíveis.

Na decisão, o conselheiro relator, Paolo Marconi, apontou ainda o fato de o gestor não ter adotado medidas para a recondução ao limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal dos gastos com pessoal em 2014.

Os outros três conselheiros que emitiram voto, no entanto, não consideram este item na manifestação pela rejeição, por entenderem que a punição máxima ao gestor só deveria ser aplicada no próximo ano, caso não corrija os gastos com pessoal.

Leandro Santos ainda terá de pagar multa de R$ 6 mil e R$ 39,6 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Maraú: Eleição para o Conselho Tutelar acontece neste domingo (04)

Vista-áerea-de-Marau
Maraú vai escolher 05 novos conselheiros neste domingo I Foto: Portal Maraú Hoje.

No dia 04 de outubro serão eleitos os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Maraú. A novidade é que desta vez a eleição será direta, ou seja, todos os cidadãos que possuírem título de eleitor poderão votar, escolhendo, dessa forma, o candidato da sua preferência. Cada eleitor terá o direito de escolher 03 conselheiros. O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil. O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família. Pra você que mora no município de Maraú e não sabe ainda onde votar confira a lista aqui. Locais de votação.

Ubaitaba: Técnicos do DNIT visitam local onde aconteceu acidente com passarela

_DSC0186

Uma equipe de técnicos da Diretoria de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve em Ubaitaba na manhã desta terça-feira (29/09) visitando o trevo da BR 101, na entrada da cidade e analisando o acidente que aconteceu na passarela do município. A equipe do UBAITABA URGENTE conversou com um dos técnicos que afirmou pra nossa reportagem que o causador do acidente foi mesmo a carreta da Empresa de Transportes Saraiva. Segundo o técnico do DNIT, a passarela tem 5 metros e 50 cm de altura, já a carga tem que ter no maximo 5 metros de altura, ao medir a carga que destruiu parte da passarela em Ubaitaba, a carga estava com 5 metros e 70 de altura, 20 centímetros a mais do permitido. O acidente aconteceu na última sexta feira (25/09), quando o carreta trasportando 01 tubo Tramo 1 de 5 metros e 70 centímetros de altura derrubou parte da passarela que liga dois bairros ao centro do municípios (veja matéria aqui). Os técnicos chegaram a conversar por telefone com o Secretário de Administração de Ubaitaba, Benhaim Correia, o popular Branco.  Benhaim Correia pediu agilidade ao DNIT, por conta do grande numero de alunos que se deslocam dos bairros Zitão e Armandão diariamente pra escolas do centro. Os técnicos prometeram decretar estado de emergência e dar inicio neste mês de outubro as obras de recuperação total da passarela. (Ubaitaba Urgente).

Ubaitaba: “Adélia Mendes” vai a câmara falar sobre a educação do município

_DSC0201
Adélia Mendes responde a questionamentos de vereadores.

A Secretária Municipal de Educação, Adélia Mendes esteve na câmara de Ubaitaba durante sessão ordinária nesta terça feira (29/09), e esclareceu vários assuntos relacionados à educação do município. Adélia foi questionada pelos vereadores a cerca de alguns problemas em sua pasta, e sabiamente respondeu a todos os questionamentos dos edis. Adélia estava bastante tranquila e aproveitou para fazer um balanço positivo dos seus trabalhos durante os quase três anos de governo. Professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação fizeram questão de acompanhar a secretária durante visita à câmara. (Ubaitaba Urgente).

_DSC0193
Professores e funcionários da educação acompanharam secretária.

Aurelino Leal: Jovem é encontrado morto às margens do Rio de Contas

bbbbddd-e1443563855667

Moisés Cesário de Sá foi encontrado morto, na tarde desta terça-feira (28), às margens do Rio de Contas, no município de Aurelino Leal. Segundo informações da Polícia, a vítima foi encontrada por populares.

O Corpo do ubatense foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e uma perícia deve apontar a causa da morte.

A Família afirma que a vítima sabia nadar, mas inicialmente a Polícia trabalha como a hipótese de afogamento, pois não havia perfurações aparentes no corpo.

Em tempo, o ubatense, residia na Rua Salgado Filho, em Ubatã, e teria ido a Aurelino Leal visitar parentes. (Ubatã Notícias)

Brasil: Jornalista da Rede Globo morre aos 32 anos vítima de “pneumonia”

RTEmagicC_ea65b8704e.jpg
Jornalista Priscilla Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (30). (Foto: Reprodução/TV Morena)

Aos 32 anos, a jornalista Priscilla Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (30), em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Segundo informações do site G1, Priscilla foi internada na manhã de segunda-feira (28) depois de reclamar de falta de ar. Diagnosticada com pneumonia, a jornalista não resistiu e morreu dois dias após dar entrada no hospital. De acordo com o G1, a causa da morte não foi divulgada.  Priscilla trabalhava na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, há 7 anos. Ela atuou como produtora, repórter e apresentadora. Atualmente, ela apresentava o MS Rural e a previsão do tempo no MSTV 2ª Edição. O sepultamento dela foi realizado no final da tarde desta quarta, no cemitério Jardim das Palmeiras, na avenida Tamandaré. A jornalista era casada e tinha um filho de 1 ano. Nas redes sociais, fãs, familiares e amigos de Priscilla lamentaram a sua morte. “Infelizmente você se foi. Deus precisou mais de você lá em cima do que nós aqui na Terra… É uma dor estranha, mas tenho certeza que você foi sentindo o quanto era amada e querida”, disse uma internauta. “Lutou bravamente e agora está nos braços de Deus! Sentiremos saudades”, escreveu outra. (G1).

Itabuna: Na “Unime” falta professores, espaço em salas de aula e até papel higiênico

bo
Foto: Vermelhinho.

Estudantes da Unime em Itabuna realizaram na noite desta terça feira (29/09), mais um protesto na porta da instituição. Desta vez, no  campos II. Os alunos queimaram pneus para bloquear a entrada da universidade. Quem chegava para estudar, só conseguia subir  se estivesse  a pé. Pois carros e motos ficaram impedidos de entrar no campos da Unime. O protesto provocou um congestionamento quilométrico na JS Pinheiro. O estudantes reivindicam, superlotação em sala de aula, falta de professores, banheiros sem portas, papel higiênico, entre outras problemas. Estudantes de variados cursos se uniram em prol da mesma causa. (Vermelhinho).

Assista:

‘Michael Jackson’ mata o irmão em briga por controle remoto

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.EIvpcBKG6b

Um jovem foi preso após matar o próprio irmão durante uma briga por causa de um controle retomo. O crime aconteceu em um povoado de Utinga, na Chapada Diamantina. O caso ocorreu na noite do último domingo (27/09). À Polícia Civil, o agressor, Michael Jackson, de 27 anos, disse que pediu o controle remoto da televisão à vítima, Alex Sandro Moreira da Silva, de 27 anos, para mudar de canal. Eles assistiam ao jogo entre São Paulo e Palmeiras. Com a recusa de Alex Sandro, Michael Jackson agrediu o irmão com um canivete. Durante a briga, o acusado afirmou que Alex Sandro teria tentado enforcá-lo. A vítima chegou a ser socorrida por vizinhos para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a polícia, os dois moravam juntos, com a mãe, mas não se davam bem. Conforme o G1, Michael Jackson foi preso em flagrante logo depois do crime, pela Guarda Municipal, e confessou o crime na delegacia. Um inquérito sobre as causas do crime deve ser enviado à Justiça até esta quinta (1º).

Brasil: Dilma demite Janine Ribeiro do ministério da Educação

Foto: José Cruz / Agência Brasil
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff informou na tarde desta quarta-feira (30) ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que ele sairá da pasta na reforma ministerial do governo, segundo informações do portal G1.

A assessoria da pasta afirmou que Dilma recebeu o ministro na tarde desta quarta no Palácio do Planalto e reconheceu e agradeceu o trabalho de Janine à frente da pasta.

Já estava sendo cogitada a substituição de Janine Ribeiro pelo atual ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Janine assumiu o cargo em abril deste ano, após Cid Gomes pedir demissão do cargo.

Enterrado menino encontrado morto em freezer de casa em São Paulo

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.NOYVsVdRyC
Foto: Paula Paiva/ G1

O garoto Ezra Lian Joshua Finck, de 7 anos, nascido na África, foi enterrado nesta terça-feira (29), apenas com uma coroa de flores com a frase “Descanse em paz”. A homenagem foi do Instituto Médico Legal (IML), onde o menino ficou por 25 dias após ser encontrado no freeze da casa onde morava, no Centro de São Paulo. As investigações apontam que sua mãe e seu padrasto são os autores do crime. Ezra foi enterrado no cemitério da Vila Formosa e seu túmulo estava sem identificação até a manhã desta quarta-feira, de acordo com o G1. O Serviço Funerário informou que a sepultura do garoto receberá uma placa e um jardim ainda nesta quarta e uma lápíde com seu nome deve ser instalada na próxima semana, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública. O corpo do garoto ficou 25 dias no necrotério do IML, enquanto aguardava a liberação por parte de algum parente próximo. Tais familiares, no entanto, vivem na África do Sul e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Brasília precisou encaminhar um pedido à embaixada daquele país para ajudar na localização desses familiares. O vice-cônsul sul-africano Thabo Sedibana informou, que as buscas não tiveram êxito e liberou o enterro do garoto. A SSP informou, por meio de nota, que depois da autorização do consulado decidiu tomar a iniciativa, já que “nenhum parente se comprometeu a se responsabilizar pelo corpo”. A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de São Paulo, a Arquidiocese e parentes distantes de Ezra constestam a versão da SSP e afirmam que pretendiam cuidar do sepultamento. Segundo eles, os ritos foram feitos sem o consentimento dos familiares. A Pastoral do Menor prometeu investigar a possível ilegalidade por parte do IML. “Fomos surpreendidos com a notícia. Queremos saber quem acompanhou o sepultamento. Ninguém foi avisado, nem mesmo a família. Mas isso não vai passar em branco”, disse Sueli Camargo, advogada da Arquidiocese de São Paulo e coordenadora da pastoral.

Santa Cruz Cabrália: Preso o acusado de matar uma mulher a pedradas

Jaldo Soares de Jesus, 31 anos, preso por meio de denúncia anônima.
Jaldo Soares de Jesus, 31 anos, preso por meio de denúncia anônima.

Um homem suspeito de assassinar uma mulher em Santa Cruz Cabrália confessou o crime na tarde de terça-feira (29). A polícia informou que conseguiu localizar Joaldo Soares de Jesus, 31 anos, por meio de denúncia anônima. Ainda segundo a informação, Joaldo foi preso em um bar, no centro de Porto Seguro. Encaminhado à delegacia da cidade, ele declarou que matou Valdeci Rodrigues de Souza, de 40 anos, a pedradas. O acusado afirmou ainda que não conhecia a vítima e teria praticado o crime por estar sob o efeito de drogas. A mulher foi encontrada morta na Rua Projetada, bairro Campinho, em Santa Cruz Cabrália, no dia 26 de agosto deste ano. Ela estava com o vestido rasgado e sem as peças íntimas, mas o acusado nega que tenha cometido estupro. Joaldo foi transferido para a delegacia de Santa Cruz Cabrália, onde permanece custodiado e irá responder pelo crime de homicídio. (Radar 64).

Dublador do Harry Potter, Caio César, morre no Rio de Janeiro

caio

O dublador do Harry Potter, Caio César, morreu nesta quarta-feira (30). Outros trabalhos conhecidos foram o Sokka em Avatar, Diego em Rebelde e T.K em Digimon Adventure. Ele também trabalhava como policial e foi baleado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Caio chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. (VcFazNet)

Fofocas: Vazam na internet fotos de nudez de Stênio Garcia com esposa

Fotos íntimas do casal circulam pelas redes sociais desde ontem.
Fotos íntimas do casal circulam pelas redes sociais desde ontem.

Aos 83 anos, o ator Stênio Garcia foi pego de surpresa no final da noite da terça-feira (29). É que duas fotos íntimas do global com a mulher, Marilene Saade, 47, vazaram nas redes sociais. O casal aparece nu e abraçado em uma imagem, e de frente para um espelho, posando para a câmera, em outro. As imagens se espalharam rapidamente pelas redes sociais, e o nome de Stênio ainda lidera os trendings topics, os assuntos mais comentados do Twitter, na manhã desta quarta-feira (30). Em uma entrevista ao Uol em março, Stênio comentou como cuida da saúde. “Faço pilates, ioga, estou sempre procurando uma atividade para não ficar parado. Não bebo, não fumo, só faço outras coisas. O segredo é gostar da vida”, disse. Veja fotos clicando no link abaixo.

Incêndio destrói Almoxarifado da Prefeitura de Ubatã

20150930000456

Um incêndio destruiu, por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (30), o Almoxarifado da Prefeitura de Ubatã. Em poucos minutos as chamas destruíram a infraestrutura do local, revestimentos de piso, cimento, material de expediente e diversos produtos inflamáveis, como tintas, pneus, tubos e conexões, fios e diversos materiais elétricos. O temor inicial era que o fogo atingisse prédios vizinhos ou outros departamentos da sede do poder executivo. Servidores públicos municipais derrubaram as portas do Almoxarifado e utilizaram baldes com areia e água para conter as chamas, que só foram debeladas por volta das 3h:30min da madrugada. O incidente, cujas chamas eram possíveis ver a quilômetros de distância, em alguns minutos reuniu diversos curiosos. Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã chegou a acionar o Corpo de Bombeiros do município de Jequié, mas o fogo foi controlado muitos antes do deslocamento dos Bombeiros. Segundo a gestão Siméia Queiroz, ainda nesta quarta o município fará um levantamento do prejuízo causado pelas chamas. Uma perícia deve apontar as causas do incêndio. O delegado Adelino Loyola investigará o caso. (Ubatã Notícias).

Conquista: Casal acusado de torturar e manter jovem em cárcere é preso

Eliana-e-Antônio

A Polícia Militar de Manoel Vitorino prendeu uma mulher acusada de torturar e manter em cárcere privado uma jovem, por cerca de dois anos, no bairro Pedrinhas, em Vitória da Conquista. Eliana Almeida de Araújo foi capturada na noite de segunda-feira (28), na casa do irmão de seu companheiro Antonio Bispo Santos, que conseguiu fugir. Antonio Bispo, o segundo acusado de participação no crime foi preso na tarde desta terça-feira (29). O acusado, também conhecido como ‘Toin Galinha’ foi capturado em Manoel Vitorino pela Polícia Militar. A polícia já está organizando a transferência dele para Vitória da Conquista, a fim de que ele possa também ser ouvido pela delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Dra. Delcimara Gonçalves. A companheira de Antonio, Eliana Almeida, já prestou depoimento na DEAM. A jovem de 22 anos foi mantida acorrentada por quase dois anos nos fundos da residência do casal. Durante esse período, Antônio abusava sexualmente da vítima, que passava a maior presa dentro de uma sala fechada com grades. A polícia chegou à residência após receber uma denúncia anônima. Os acusados confirmaram as torturas e Eliana alegou que agia por vingança, já que a jovem mantinha um caso com seu esposo. (Jequié Repórter).

Ubaitaba: Após 14 anos de trabalho Valdemar da “tchau” ao cargo do Detran

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: Jornal Tribuna da Região.

Foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de setembro, a Portaria que consta a exoneração do coordenador da IV-RETRAN, em Ubaitaba, Valdemar Ramos de Oliveira. Em sua vaga foi nomeada a jovem universitária Laiane Santana Cruz, filha do casal Lindoval e Maria do Socorro. Sua nomeação para o cargo foi uma indicação do Deputado Estadual Rosemberg Pinto (PT). Valdemar ocupou o cargo há mais de 14 anos. Seu trabalho sempre foi elogiado por motoristas, mototaxistas e proprietários de veículos que utilizam os serviços do DETRAN em Ubaitaba. Ele teve como auxiliar administrativo efetivo, Luis Raimundo Ramos, ambos buscavam atender com agilidade as transferências , emplacamento de veículos e outros serviços relacionado ao cargo. (Jornal Tribuna da Região).

Ibirapitanga: Audiência Pública avaliará cumprimento de Metas Fiscais

Câmara-de-Ibirapitanga

Audiência Pública realizada pela Prefeitura Municipal de Ibirapitanga na próxima quarta-feira (30) demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre deste ano.

A iniciativa ocorre em cumprimento ao que determina o § 4°, do art. 9°, da Lei Complementar n° 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

“É um evento importante e a comunidade precisa participar para poder acompanhar de perto como a administração municipal tem caminhado na questão fiscal”, disse o prefeito Isravan Barcelos (PSD). Em tempo, a audiência acontecerá na Câmara Municipal, a partir das 9h:30min. (Ubatã Notícias)