O deputado Leur Lomanto Junior (PMDB) cobrou nesta segunda-feira (5) o acesso aos contratos firmados com as empresas autorizadas a fazer as vistorias veiculares periódicas para licenciamento anual de automóveis, suspensa pelo governador Rui Costa nesta segunda. Ele solicitou que o pedido de documentos, aprovado pela Mesa Diretora da AL-BA, seja votado em plenário para agilizar a prestação de contas do Detran. Por sugestão do deputado Herzem Gusmão (PMDB), a oposição pode ajuizar também uma ação para que o governo devolva as taxas pagas pelos condutores para que as vistorias fossem realizadas.
Dólar fecha em queda e chega aos R$ 3,90; Bolsa sobre 1,2%

Após sinalização de que os Estados Unidos pode aumentar suas taxas de juros somente em 2016, o dólar teve queda e fechou a R$ 3,916 (dólar a vista) e R$ 3,902 (comercial). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a bolsa brasileira também respondeu de forma positiva às informações divulgadas nesta segunda-feira (5) e subiu 1,20% para 47.598 pontos, o que representa um volume financeiro de R$ 5,717 bilhões. Essa foi a quinta alta consecutiva do Ibovespa, maior sequência positiva desde agosto de 2014.
Ubaitaba: PM prende grupo armado com pistola no bairro Conceição

A Policiais Militares sob o comando do Tenente Ezequiel realizou na tarde desta segunda feira (05/10), uma operação na Rua Edson Martins no Bairro da Conceição e prendeu três homens e uma mulher.

O grupo estava morando a cerca de três meses em uma residência alugada no local. Na operação a PM aprendeu uma pistola devidamente municiada e um veículo modelo Corola. Todos foram levados para a DP de Ubaitaba. Das quatro pessoas detidas, três foram liberadas e um ficou preso por porte ilegal de arma de fogo.
Ibirapitanga: Filho do vereador “Dinho Mecânico” provoca grave acidente na BR 101
Um grave acidente quase acaba em tragédia na tarde deste domingo (04) na BR-101, na altura da Copa 70, à cerca de 7km de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. Segundo informações de testemunhas, o veículo era pilotado por um adolescente de 13 anos que teria pego um veículo Fiat Uno de propriedade de seu pai, conhecido como “Dinho Mecânico”, vereador do município. Com o choque, o adolescente, que conduzia ao lado de outro jovem, sofreu fratura em uma das pernas e foi conduzido ao Hospital de Base, em Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. (Ubatã Noticias).
Assista vídeo:
Brasil: Metade do país acha que ‘bandido bom é bandido morto’, aponta pesquisa
Metade da população das grandes cidades brasileiras acredita que “bandido bom é bandido morto”. A constatação aparece em pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que reúne especialistas em violência urbana do país. O levantamento foi realizado no final de julho e fará parte do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta semana, conforme informou a Folha de S. Paulo. O instituto ouviu 1.307 pessoas em 84 cidades com mais de 100 mil habitantes. Para a pergunta se bandido bom é bandido morto, 50% disseram concordar, 45% discordaram e o restante não soube responder ou não concorda nem discorda. Para o sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, essa divisão no país é um bom sinal. “Como o copo está meio cheio e meio vazio, metade da população é contra (à afirmação), e isso pode ser visto com uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para a mudança”, afirma.
Fofocas: Luan Santana chega de mãos dadas com Jade Magalhães em show
Luan Santana chegou de mãos dadas com Jade Magalhães, para um show que aconteceu na madrugada deste domingo (04) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Durante a apresentação do sertanejo, a loira ficou em um lugar privilegiado, em cima do palco. O cantor reatou o namoro com a estudante e apareceram juntos, pela primeira vez, na gravação do DVD da dupla Jorge e Mateus, na madrugada da quinta-feira (1º), em São Paulo. A confirmação do retorno foi feita pela assessoria do cantor ao site ‘Ego’. “Sim, voltaram”, disse. Luan e Jade ficaram juntos por um ano e decidiram por fim no relacionamento no em novembro de 2013. Na época, o cantor disse que a distância atrapalhou a convivência e eles resolveram terminar de forma amigável. O artista até fez uma música em homenagem à amada, intitulada de ‘Raridade’. (Ego).
Ubaitaba: Prefeito Bêda visita obras de calçamento e esgotamento sanitário no bairro Zitão

O prefeito Bêda (PMDB), visitou recentemente a obra de esgotamento sanitário e calcamento do bairro Zitão, em Ubaitaba. Parte da obra está sendo tocada com recursos próprios e outra parte graças à emenda do Deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB). O prefeito estava acompanhado do Secretário de Obras do município, Eduardo Andrade. O prefeito percorreu algumas ruas do bairro para ver pessoalmente o trabalho.

“Vamos calçar todo o bairro Zitão, é um sonho desses moradores e automaticamente um sonho meu também, seria bom que os meus opositores, ao invés de ficar no rádio dizendo que eu não faço nada, viessem nos bairros ver de perto nossas obras em andamento, disse o prefeito ao repórter Leonardo Silva. O prefeito Bêda disse ainda que a obra esta demorando porque antes de calçar o bairro é preciso fazer as redes de esgoto, e isso já está sendo feito.

Bahia: Vistoria veicular periódica para licenciamento de automóveis é suspensa
Está suspensa a obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação do procedimento, determinada pelo governador Rui Costa, tem validade a partir desta segunda-feira (5). Além disso, também foi determinado que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do Governo do Estado sobre a questão. Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, na tarde deste domingo (4), Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão”, acrescentou o governador. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE. Ainda de acordo com a ordem do governador, continua obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros. De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”. Publicada em dezembro de 2012, a Portaria 2045/2012 tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.
Ubaitaba: Carro de vendedor ambulante cai em barranco no Zitão e atinge residência

Um veículo modelo Fiat Fiorino, de placas JLV-2710, licenciado em Ubaitaba, caiu em um barranco no final da manhã deste domingo (04/10), e atingiu uma residência no bairro Zitão em Ubaitaba. O carro pertence ao vendedor ambulante conhecido como “Buiu”. O proprietário não estava dirigindo o carro no momento do acidente, teria emprestado a outra pessoa. Ninguém ficou ferido. Segundo moradores, ouve apenas pequenos danos matérias no veículo. (Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente). Veja mais fotos clicando no link logo abaixo.
Aurelino Leal: Liu Andrade tem encontro com Governador João Leão

A prefeita Liu Andrade (PP), acompanhada da Secretária de Educação do Município, Janaína Tereza, estiveram em Salvador recentemente, onde participaram de uma audiência com o vice-governador João leão (PP). Na audiência a prefeita voltou a falar das dificuldades do município e aproveitou para cobra o andamento da obra de reforma da quadra do Colégio Normal 2 de Julho, recuperação do auditório e aproveitou para entregar um projeto para melhoria dos equipamentos da fanfarra do município. A prefeita Liu aproveitou para cobrar o inicio das obras do cais de Aurelino leal, segunda a prefeita, para a Caixa Econômica Federal liberar parte dos recursos, ela precisa de um documento chamado SPA.

Após encontro com João Leal, a prefeita se deslocou até a UPB – União dos Prefeitos da Bahia, onde a mesma pegou as últimas notificações do cais para anexar aos demais documentos e entregar na Caixa. Tudo indica que a obra de construção do cais começa no inicio de 2016. A prefeita Liu Andrade voltou satisfeita de seu encontro com João Leão em Salvador, já que o mesmo assumiu interinamente o governo do Estado. É a primeira vez que o pepista exerce a função em substituição ao líder baiano, que tomou posse em janeiro deste ano. Rui Costa embarcou na tarde deste domingo (4) rumo à Europa. O governador fará uma peregrinação pela Itália, Alemanha e Espanha até o próximo dia 17 de outubro.
Ubaitaba: Confira aqui o resultado da eleição para o Conselho Tutelar
Centenas de eleitores compareceram ás urnas para eleger os cinco Conselheiros Tutelares do município de Ubaitaba. A votação foi realizada no Colégio CEU, entre as 08 e 17hs deste domingo. A eleição para o Conselho Tutelar foi bastante disputada, parecia até eleição municipal. Segundo informações, tinha muito candidato fazendo boca de urna nas proximidades do CEU. A apuração já terminou. Ao todo foram 3.872 votos. Confira aqui o resultado:
ELEITOS
Jackson da Padaria (1051)
Mônica de Gabé (794)
Suza de Neto Ribeiro (689)
Arisangela Conselheira (768)
Daiana Reis (753)
SUPLENTES
Rose Bidú (654)
Ceilma Palafoz (640)
Elaine do Irmão Adelson (592)
Índia de Faisqueira (589)
Tarcila Caló (423)
OUTROS RESULTADOS
Professor Pablo (218)
Joelma (342)
Edson do Tabocas (312)
Laniele Chagas dos Santos (369)
Claudia fisioterapeuta (387)
Beatriz de Robson do Salão (250)
Pamela Gouveia (165)
Taty da Ruinha (396)
Janaina Figueiredo (366)
Campo Formoso: Jovem é morto a facadas por desconhecido

Bruno Silva, de 19 anos, morador de Tiquara, município de Campo Formoso, foi esfaqueado por um homem no povoado de Morrinhos. Segundo o site Tiquara News, um homem não identificado, chegou ao local sem falar nada e desferiu um golpe de faca na vítima. O assassino foi agredido a pedradas por populares mais conseguiu sobreviver. Bruno Silva foi socorrido para um hospital da cidade, mais não resistiu e morreu. O crime aconteceu neste sábado, dia 03 de outubro.
Macarani: Armando Porto foi eleito prefeito do município. Eleição aconteceu neste domingo (04)
Os eleitores da cidade de Macarani (BA) foram às urnas neste domingo (4) e escolheram Armando Porto e Miller Silva Ferraz (PSD- coligação Macarani com Responsabilidade) como novos prefeito e vice. Os eleitos obtiveram 5.873 votos (67,80%), no pleito em que houve 222 votos brancos (2,38%), 443 nulos (4,75%) e a abstenção de 29,62%. Uma nova eleição foi realizada na cidade que fica a 500 km de Salvador porque o prefeito e vice eleitos em 2012 tiveram os diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral, nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos TREs. (Políticos do Sul da Bahia).
Itamaraju: Homem é perseguido e morto a tiros dentro de uma vala

Valcleides Oliveira, de 43 anos, foi morto a tiros na manhã da última sexta feira (02/10), no bairro Fátima, região central de Itamaraju.Segundo o site Teixeira News, Valcleides foi surpreendida pelo assassino no interior de uma residência. Alvejado, Valcleides tentou correr, mas acabou não resistindo e veio a óbito dentro de uma vala aberta para esgotamento sanitário da via. O levantamento cadavérico foi realizado pela delegada Rosângela Santos, titular da Polícia Civil no município de Itamaraju e na sequência o corpo terminou sendo removido ao IML para exames de necropsia. Não há qualquer informação sobre o assassino, bem como a motivação do assassinato.
Ubaitaba empata em 1 x 1 com Ibirataia e se classifica para a 3ª fase do Campeonato
Foram 08 partidas com 04 vitórias, 03 empates e 01 derrota e a seleção de Ubaitaba acaba a 2ª fase do campeonato bastante entusiasmada com os resultados, entrando na 3ª fase na 13ª posição e com 14 gols marcados, tendo apenas 10 conseguido contra. As expectativas são grandes pois além de está em uma boa colocação a seleção tem 04 gols de saldo. O artilheiro do campeonato pela seleção é o novo contratado Ismaile jogador experiente, que já defendeu o vitória e está mostrando que vesti a camisa da seleção Ubaitabense. No próximo domingo (04) a seleção já vai disputar sua primeira partida na 3ª fase, contra Ibirataia e o jogo vai acontecer em casa. A torcida ubaitabense que também está sendo destaque nesse campeonato em todos os jogos, vai está novamente reunida no Estádio Filipe Miranda. (Ubaitaba.com).
VEJA OUTROS RESULTADOS:
Buerarema 1 x 0 Itororó
Coaraci 1 x 1 Ibicaraí
Itagibá 0 x 0 Uruçuca
Porto Seguro 1 x 1 Eunápolis
Cachoeira 2 x 2 Conceição do Coité
Cruz das Almas 0 x 2 Valença
Remanso 0 x 1 Itaberaba
Santo Antonio de Jesus 3 X 0 Sapeaçu
Nazaré 0 x 1 Itapetinga
Itabela 0 x 3 Feira de Santana
Crisópolis 0 x 0 Santo Amaro
Lauro de Freitas 3 x 0 Brumado
Luis Eduardo Magalhães 0 x 0 Itamaraju
Salinas da Margarida 2 x 3 Catu
Araçás 0 x 4 Euclides da Cunha
Brasil: Ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra morre aos 58 anos
Morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer. Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013). Nascido no Rio de Janeiro, Dutra foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador. Dutra foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. Ele deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012. Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE). (Correio 24 Horas).
Gandu: Criança morre após ser arremessada para fora de veículo

Uma criança de 6 anos morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente automobilístico no início da tarde deste domingo (4) em Gandu, no Sul da Bahia. Segundo informações do site Diário Paralelo, o motorista de um Gol perdeu o controle do veículo e capotou na Avenida Ibirataia, no Centro da cidade. Ainda de acordo com as informações, a criança, que estava sentada no colo de uma mulher no banco do carona, sem cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo e teve a cabeça atingida. Assim como o motorista e a carona que estava com a criança, uma segunda mulher que estava no banco de trás do carro também se feriu.
Bahia: Leão deixa o posto de vice e assume interinamente comando da Bahia
O vice-governador João Leão (PP) assumiu interinamente o governo do Estado. É a primeira vez que o pepista exerce a função em substituição ao líder baiano, que tomou posse em janeiro deste ano. Rui Costa embarcou na tarde deste domingo (4) rumo à Europa. O governador fará uma peregrinação pela Itália, Alemanha e Espanha até o próximo dia 17 de outubro. Segundo a assessoria do governador, Rui Costa se encontrará com empresários. “O foco principal da viagem, está a captação de empresas produtoras de medicamentos e equipamentos na área de saúde, desenvolvedoras de tecnologias ligadas a energias renováveis e inovações na educação, com a aproximação entre o ensino e o mercado”, diz a Secom. Citado na Operação Lava Jato, Leão terá como tarefa inicial comandar, às 14h30 desta segunda (5), na Governadoria, a reunião do Conselho Político. De acordo com informações do A Tarde, uma avaliação do governo e da participação dos partidos que integram a coalização, além de uma conversa sobre a estratégia eleitoral para 2016, estão na pauta do encontro político. Participarão presidentes dos partidos da base – PT, PCdoB, PP, PSD, PSB, PTB, PTN e outras legendas –, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (sem partido), e o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes. (A Tarde).
Mundo: Corpo de garoto é encontrado preso na chaminé. Ele estava desaparecido há 7 anos
Os restos mortais de um adolescente de 18 anos, que estava desaparecido havia 7 anos, foram encontrados na chaminé de uma casa abandonada no estado do Colorado, nos Estados Unidos.
O corpo de Joshua Vernon Maddux foi encontrado quando empreiteiros foram contratados pelo dono do imóvel para demolir o local. Segundo divulgou nesta semana a polícia de Woodland Park, o dono disse que não havia ido à cabana nos últimos dez anos. De acordo com o jornal Daily Mail, Maddux foi declarado desaparecido em maio de 2008. Não havia sinais de lesões nos restos mortais do adolescente. Autoridades suspeitam que ele morreu depois de ficar preso na chaminé ao tentar entrar na casa.
Familiares do adolescente disseram ter procurado o jovem durante todos os anos. Eles disseram que, apesar da triste notícia, ficaram aliviados de terem chegado ao fim do mistério que envolvia o sumiço de Joshua. (Correio)
Camacan: Homem é preso após violar túmulo da ex-prefeita “Ângela Castro”

Adeilton de Oliveira Silva, 27 anos, foi detido por uma guarnição da Polícia Militar por volta das 17h45 desta sexta-feira (2). De acordo com a PM, Adeilton é acusação de ter entrado no cemitério e ter violado o túmulo da ex-prefeita Ângela Castro. No momento que começou tirar as carneiras e retirava as coroas de flores, foi surpreendido por populares que imediatamente acionaram a polícia. Quando a guarnição chegou ao local, ele já estava do lado de fora do cemitério e, de posse de uma das coroas de flores, passava sobre o corpo de pedestres que caminhavam na calçada. Os policiais o conduziram ao plantão da Delegacia Circunscricional de Camacan, mas ele estava muito agitado. Perguntado se estava fazendo uso de alguma substância entorpecente, disse que apenas tinha fumado maconha. O homem estava aparentemente transtornado disse que tudo que fez foi por loucura. Com Adeilton, a polícia encontrou R$ 4 mil reais em notas de R$ 50 e R$ 100 reais. O dinheiro, segundo ele, pertencem à sua mãe. Algumas pessoas que presenciaram a ação inusitada e inédita na cidade, acreditam que o homem estava “possuído”, pois se deitava e rolava por cima da coroa que acabara de roubar do cemitério. Informações O Tempo Jornalismo.












