Ubaitaba Urgente

Teolândia: Tentativa de assalto termina em morte de comerciante na zona rural

Comerciante teria reagido ao assalto (Foto;Reprodução/PTN News)
Comerciante teria reagido ao assalto I Foto: PTN News

No início do da noite desta quinta feira, 08, um homem de 55 anos de foi assassinado na zona rual do município de Teolândia. De acordo com as informações do blog PTN News, a vítima, o dono de uma pequena mercearia, usando um facão tentou reagir ao assalto, e acabou sendo atingido por tiros disparados por um dos bandidos. A criminoso e o seu comparsa fugiram numa motocicleta. A polícia Militar foi acionada e fez diligência na tentativa de identificar e prender os responsáveis, mas até o fechamento desta matéria ninguém tinha sido preso. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML. O sepultamento deve acontecer nesta sexta-feira. O caso está sendo investigado.

Oposição decide dar quórum para votação de vetos presidenciais na próxima semana

Foto: Marcela Moura Mattos/VEJA.com
Foto: Marcela Moura Mattos/VEJA.com

Deputados federais dos principais partidos de oposição – DEM, PSDB, Solidariedade e PPS -, além de dissidentes do PMDB se reuniram nesta quinta-feira (8) e decidiram dar quórum para votação dos vetos presidenciais a projetos da pauta-bomba, marcada para a próxima semana. De acordo com o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da minoria na Câmara dos Deputados, a oposição que ajudou a obstruir a sessão do Congresso por duas vezes já cumpriu a missão de mostrar que pode derrotar o governo. Segundo disse à Folha, os parlamentares estarão no plenário na próxima semana em número suficiente, de modo que a sessão a ser marcada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), seja realizada. A previsão é que a Câmara derrube os vetos e que o Senado garanta a vitória do governo. Mas para que os vetos sejam mantidos, basta apenas que uma das casas aprove-os.

Conceição do Jacuípe: Júnior Paredão foi morto a tiros em seu depósito de reciclagem

00078787878078
Junior Paredão tinha 35 anos de idade I Foto: Berimbau Noticias.

O proprietário de uma aparelhagem de som (paredão) foi executado com diversos tiros na última quinta-feira (08), por volta das 12 h, dentro do seu depósito de reciclagem na localidade do Deiró, zona rural de Conceição do Jacuípe. Júnior Paredão como era conhecido na cidade, completou 35 anos no último dia 02 de outubro. Segundo informações de testemunhas, 4 elementos encapuzados e fortemente armados chegaram ao depósito em um veículo Fiat Punto de cor verde e placa não anotada, rendendo os funcionários e clientes e deflagrando diversos tiros a queima roupa, atingindo principalmente o rosto de Júnior. Ainda segundo informações preliminares, roubaram apenas o celular da vítima, constatando-se assim que o alvo era a execução do mesmo. (Berimbau Notícias)

Almadina: TCM adia julgamentos das contas da prefeita “Alba Gleide”

Gleide-careta-e1420665802440 (1)
Prefeita Alba Gleide.

Nesta quarta-feira (7) estava previsto para pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apreciar as contas da prefeita de Almadina, Alba Gleide (PSD).Mas o Conselheiro relator, Plínio  Carneiro Filho, retirou o processo da pauta desta quarta-feira. A assessoria de imprensa do TCM não revelou o motivo da retirada. Segundo informações, a defesa da prefeita solicitou mais tempo para apresentar a defesa dos “pepinos”. (Politicos do Sul da Bahia)

Ubaitaba: Sem passarela, moradores reclamam de riscos para atravessar BR-101

carreta-2
Carreta derrubou parte da passarela na BR 101 I Foto: Jackson Cristiano.

A passarela que foi derrubada há mais de dez dias por uma carreta na BR-101, no trecho em frente ao município de Ubaitaba continua interditada e preocupa moradores da região. Pedestres têm se arriscado para atravessar a pista e motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho da rodovia. O acidente ocorreu no dia 25 de setembro. Sem passarela, moradores improvisam. Primeiro, eles passaram por cima da proteção da pista, atravessam e saltam outra proteção, do canteiro central. Em seguida, passam correndo por mais duas pistas da BR-101 até chegar do outro lado. “Difícil…É perigoso, né? A gente fica atravessando, mas atravessa com medo”, disse a massagista Simara Pereira, que trabalha no centro de Ubaitaba e todo dia precisa fazer esse trajeto. No trecho tem radar e a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Além da falta da passarela, não há faixa de pedestre e à noite o risco é ainda maior. “É escuro e fica muito difícil passar. É bom que faça logo isso aqui [a passarela]”, reclama a empregada doméstica Elenice de Souza. “Tem que tomar providência e fazer logo essa passarela porque está uma vergonha essa situação aqui. Várias pessoas já foram atropeladas e à noite é pior ainda”, disse o eletricista Marcos Antônio Rodrigues. Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que não há prazo para começar a obra na passarela porque ainda está sendo elaborado o orçamento para licitação. Enquanto isso, o Dnit informou que vai colocar sinalização horizontal e vertical, com faixa de pedestres, e reduzir a velocidade do radar, mas também não informou quando isso vai ser realizado. *Informações do G1.

Bahia: Na Alemanha, Rui Costa visita escola profissionalizante

Rui visita escola profissionalizante que funciona nos moldes do Senac
Rui visita escola profissionalizante que funciona nos moldes do Senac I foto: GOVBA.

A escola profissionalizante Hoppenlau, que funciona nos moldes do Senac, e existe desde 1926 instalada na cidade de Stuttgart, na Alemanha, recebeu a visita do governador Rui Costa, no início da manhã desta quinta-feira (8). Na escola, Rui foi conhecer a experiência de uma das mais avançadas economias do mundo na área de ensino profissionalizante, a fim de buscar soluções que possam ser replicadas nas escolas técnicas estaduais da Bahia. Logo em seguida, o governador baiano se reuniu com representantes e empresários da Câmara de Indústria e Comércio de Stuttgart, que representa o interesse de aproximadamente 155 mil empresas associadas. A CCI da região de Stuttgart é uma das 80 Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria. A entidade coopera estreitamente com as Câmaras Alemãs de Comércio Exterior, bem como representantes do comércio alemão em mais de 90 países. Os compromissos do governador nesta quinta-feira (8) foram encerrados com uma visita à empresa alemã Erbe Elektromedizin GMBH, fundada em 1851, e produtora de dispositivos médicos. O objetivo foi prospectar novos negócios e atrair investimentos na área de saúde para o estado baiano, sobretudo para compor o pólo farmaquímico, biotecnológico e de produtos do segmento. Especializada na produção de aparelhos e acessórios médicos para diversas especialidades da medicina, a tecnologia médica da Erbe é aplicada no mundo todo por cirurgiões, equipes de operação e pacientes. Os aparelhos e instrumentos cirúrgicos são utilizados em praticamente todas as disciplinas médicas. O governador se encontra na Europa em viagem de negócios e percorrerá cidades da Itália, Alemanha e Espanha entre os dias 4 e 17 de outubro com o objetivo de atrair novos empreendimentos nas áreas de energia solar e indústria farmacêutica, dentre outros segmentos, para a Bahia.

Brasil: OAB cria comissão para avaliar impeachment de Dilma

Presidente Dilma Rousseff
Presidente Dilma Rousseff

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou uma comissão para decidir se apresenta ao Congresso pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff a partir da recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) pela rejeição das contas de 2014 do governo. Nesta quarta, a Corte de Contas por unanimidade reprovou o balanço contábil apresentado pela União por apurar a existência de irregularidades, entre elas as “pedaladas fiscais”. “É indiscutível a gravidade da situação consistente no parecer do TCU pela rejeição das contas da presidente da República por alegado descumprimento à Constituição federal e às leis que regem os gastos públicos. A OAB, como voz constitucional do cidadão, analisará todos os aspectos jurídicos da matéria e a existência ou não de crime praticado pela presidente da República e a sua implicação no atual mandato presidencial”, afirmou em nota o presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. O grupo terá duração máxima de 30 dias para fazer estudos “técnicos” e avaliar se há embasamento jurídico para pedir a saída de Dilma. Um parecer elaborado pela comissão será entregue ao Conselho Federal da entidade, que ficará responsável pela decisão final sobre o tema. Se os conselheiros da OAB entenderem, com base no parecer feito pela comissão, que há responsabilidade da presidente Dilma nas irregularidades apresentadas nas contas do governo podem apresentar o pedido de impeachment. Ontem, depois da rejeição das contas da presidente no TCU líderes da oposição disseram que o resultado do julgamento reforça os argumentos para viabilizar o impeachment da presidente. Para eles, existe a partir da decisão da Corte de Contas o parecer técnico que faltava para fundamentar o pleito. Nesta manhã, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que o partido se colocará a favor do impeachment, caso o pedido seja posto em discussão no Congresso.

Agerba realiza operação especial no feriado; mais de 200 mil saem da capital

Foto: Divulgação / Agerba
Foto: Divulgação / Agerba

Mais de 200 mil pessoas saírão de Salvador no feriado do Dia de Nossa Senhora de Aparecida (12), segundo estimativa da Agerba. Para atender a demanda, o terminal rodoviário vai operar com 300 horários extras, além dos 540 já existentes. A previsão é de que 60 mil pessoas passaram pelo terminal. Entre os destinos mais procurados são Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras e Chapada Diamantina. No Terminal Marítimo de São Joaquim, oito embarcações operam o sistema ferry-boat durante todo o feriado, atendendo a aproximadamente 18 mil veículos e 121 mil usuários que devem usar o serviço pra chegar às ilhas da Baía de Todos os Santos e ao arquipélago de Cairu. No Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, que também interliga a capital à ilha de Itaparica, 13 lanchas farão a travessia, com saídas a cada 30 minutos. A Agerba disponibilizará, na Rodoviária, equipes que atuarão em regime de 24 horas na fiscalização dos ônibus e no atendimento aos usuários. Reclamações podem ser feitas nos postos de atendimento da Agerba localizados nos terminais, ou por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800-071-0080, das 7 às 19 horas, de segunda a sábado. O órgão também realizará operações de fiscalização nas rodovias baianas em parceria com as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Suíça bloqueia US$ 2,4 milhões das contas secretas de Cunha

AAfemqM

Autoridades da Suiça bloquearam US$ 2,4 milhões, o equivalente a R$ 9,6 milhões, em contas secretas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e de familiares dele, segundo disse nesta quinta-feira ao GLOBO uma fonte que acompanha o caso de perto. Os extratos com o registro do saldo nas contas foram enviados pelo Ministério Público suíço e chegaram ontem à tarde na Procuradoria-Geral da República. Caberá agora ao procurador-geral Rodrigo Janot decidir se pede abertura de um novo inquérito ou se apresenta nova denúncia contra Cunha, que insiste em negar ser correntista no país europeu e que ‘não há hipótese de renunciar à presidência da Casa. Ontem, o site do GLOBO revelou que Cunha usou empresas offshore para movimentar contas bancárias na Suíça. As contas foram descobertas em abril deste ano e desde então o presidente da Câmara vinha sendo investigado na Suíça por corrupção passiva e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras. Cunha é suspeito de receber propina numa transação relacionada vazamento de informação privilegiada e venda, para a Petrobras, de um campo de petróleo no Benin. O presidente da Câmara foi denunciado, em agosto, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Cunha foi acusado de receber US$ 5 milhões em propina para facilitar a compra de dois navios-sondas da Samsung Heavy Industries, pela Petrobras, um negócio de US$ 1,2 bilhão. O negócio teria resultado em propina no valor total de US$ 40 milhões. Outros dois acusados no caso, o lobista Fernando Soares, o Baiano, e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró já foram condenados por Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Gandu: Vereador corrige provas durante sessão na câmara

provas
Foto: Reprodução/Blog do Zebrão.

Na última segunda-feira (05/10), foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara Municipal da cidade de Gandu, município localizado na região Baixo Sul, no interior da Bahia, e um fato chamou a atenção da imprensa local, o vereador Wendel Reis (PCdoB), que forma a Base de apoio ao prefeito Ivo Peixoto estava corrigindo provas enquanto a Sessão era realizada. Segundo o blog Amarelinho 10, o Presidente da casa, José Antônio Reis, foi informado da situação e não tomou nenhum tipo de providências.

Maraú: Polícia prende casal de traficantes com drogas, dinheiro e revolver

casal do trafico
Casal foi preso em flagrante.

Em Maraú, Lindoneta de Fátima Inácio Ferreira (Rasta) e Ricardo Souza Mello (Ricardinho), foram flagrados com 535 gramas de maconha, cocaína, crack, revólver calibre 38 municiado e a quantia de R$ 1.671.65, proveniente da venda de entorpecentes. A dupla foi apresentada na delegacia de Maraú ficando presos a disposição das autoridades. Se forem condenados, irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. (Rede Brasil de Noticias).

Itabuna: Aposentado infarta e morre em frente ao Bradesco do centro

Capturar

Rosivaldo de Souza, 66 anos, foi vítima de infarto fulminante, morrendo na manhã desta quinta feira (8), em frente a agência Bradesco da praça Adami, em Itabuna. A esposa dele, Eunice Sampaio de Souza, 55 anos, em estado de choque, precisou ser atendida pelo Samu 192 e foi encaminhada ao Hospital de Base. Eunice, desesperada, repetia que o marido dela não estava morto. A unidade avançada do Samu 192 ainda tentou salvar a vida de Rosivaldo, mas ele não reagiu Os dois moram na rua Violeta no bairro Jorge Amado.

Camacan: Presa pela PM ao chamar Promotora de Justiça de “sacaninha”

 

GEDSC DIGITAL CAMERA
Elizana chamou a Promotora de “sacaninha”.

Elizana Santos da Silva, 30 anos, foi presa por ter chamado a Promotora de Justiça de Camacan, Catharine Rodrigues, de “sacaninha”. A mulher estava nas dependências do Colégio Polivalente, pois teria ido votar na eleição do Conselheiro Tutelar. Ao ver uma mulher tomar uma topada, disse: “Cuidado para você não cair, sacaninha” e ainda a chamou de bebê. A conduzida disse que não tinha conhecimento que estava se dirigindo a uma Promotora de Justiça e, que se soubesse, jamais teria se dirigido a ela daquele forma. Elizana recebeu voz de prisão, mesmo se desculpando. “Sou solteira e mãe de três filhos menores de dois, cinco e seis anos, e o mais novo, ainda está sendo amamentado”, lamentou. A promotora disse que esta conduta caracterizava desacato. Elizana foi autuada em flagrante por ter infringido os artigos, 147, 329, 330 e 331 do Código Penal Brasileiro. O delegado Francesco Denis da Silva Santana, arbitrou uma fiança de R$ 7 mil, mas o valor caiu para R$ 2.500. Familiares e amigos de Elizana, estão arrecadando dinheiro entre amigos e parentes para tirá-la da cadeia. (O Tempo Jornalismo)

Ilhéus: Quadrilha é presa com drogas e arma no bairro Nelson Costa

IMG-20151008-WA0008-320x240

Uma guarnição do Peto 69, durante ronda ostensiva na manhã desta quinta-feira (8), prendeu uma quadrilha composta por quatro pessoas, na travessa Senhor dos Passos, bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus. Em poder dos suspeitos, a polícia encontrou 30 petecas de pó, 10 pedras de crack e um revólver calibre 38 municiado. Foram conduzidos, Marcos; Roberto (Caboclo); Pedro e William, todos moradores do Nelson Costa. Diante dos fatos, os envolvidos foram apresentados na sede da 7ª Coorpin ao delegado plantonista e, posteriormente, ficando presos à disposição da Justiça. (Fábio Roberto)

Procuradoria do Estado pede prisão de 22 meses para Lionel Messi por fraude fiscal

AAfeTSq

Dois dias depois de a promotoria da Espanha pedir a prisão do pai de Lionel Messi, Jorge Horacio, e solicitar arquivamento das denúncias contra o astro do Barcelona pela fraude fiscal de 4,1 milhões de euros (R$ 18 milhões), o Procurador do Estado manteve acusação contra o jogador argentino. A procuradoria pediu, nesta quinta-feira, que Lionel Messi seja condenado a 22 meses e meio de prisão por três delitos contra a Fazenda cometidos entre 2007 e 2009. A alegação é de que Messi é “coautor” da fraude fiscal e “não pode ignorar” que boa parte de sua renda vinda de direitos de imagens veio por meio de empresas localizadas em paraísos fiscais, como Uruguai e Belice. O juiz que investiga o caso já abriu processo contra Messi e seu pai depois de ter recebido uma carata da Receita Federal. A acusação, por outro lado, aponta somente Jorge Horacio, considerando que foi ele quem organizou a fraude e que o craque do Barça não se envolveu em questões ficais, tendo acreditado em tudo que seu pai dizia.

Bahia: PF cumpre mandados de busca e apreensão por desvios de verbas

Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias
Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias

Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre 13 mandados de busca e apreensão na cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, e em Salvador, na manhã desta quinta-feira (8). Intitulada de “Cabeças”, a ação investiga desvios de verbas da ordem de R$ 500 mil da conta do Fundeb [Fundo para a Educação Básica] da prefeitura local em abril de 2013. Segundo a PF, o valor foi pago a uma empresa do setor de construção e serviços sediada em Alagoinhas, no agreste do estado, sem licitação. A operação busca apurar a notícia de que uma organização criminosa, composta por dez empresas com a participação de técnicos e polítcos, esteja por trás do crime. Ainda são apuradas irregularidades em verbas da saúde. Agentes da PF estão na prefeitura de Governador Mangabeira e nas duas residências da prefeita, Domingas da Paixão, uma na cidade do Recôncavo e outra na capital baiana. Cerca de 40 pessoas estão sendo convocadas em mais cinco cidades: Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Maragogipe e Feira de Santana. Ainda segundo a PF, não há mandados de prisão.

Amargosa: Frigorífico desativado da rede Friboi é alvo de ataque

Foto: Reprodução / Recôncavo Notícias
Foto: Reprodução / Recôncavo Notícias

O frigorífico da JBS, gigante brasileira e líder mundial em processamento de carne, em Amargosa, no Vale do Jiquiriça, foi alvo de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (7). O estabelecimento foi desativado antes das festas de São João deste ano, provocando a demissão de mais de 200 trabalhadores. Segundo informações da Delegacia Territorial, os acusados atearam fogo em um veículo, estacionado no pátio da empresa, e arrombaram portas do depósito. Ainda segundo a polícia, nenhum pertence da companhia foi levado. Outro episódio de vandalismo foi verificado no estabelecimento, mas sem registro na delegacia. O abandono das atividades do frigorífico em Amargosa foi criticado na época pelo governador Rui Costa, um dos candidados em todo país que receberam aporte da JBS nas eleições de 2014. O delegado Adílson Bezerra de Freitas investiga as causas do incidente.

Ubaitaba: Prefeito visita PSF da Ruinha antes de sua inauguração nesta sexta (09)

_DSC0410
Prefeito Bêda visita PSF na Ruinha I Foto: Leonardo Silva

O prefeito Bêda (PMDB), visitou recentemente o PSF da Ruinha antes de sua inauguração que está prevista para amanhã, dia 09. O prefeito percorreu todas as dependências do prédio verificando a qualidade do trabalho para que seja entregue a população. “O PSF do bairro da Ruinha foi completamente reformado e ampliado para dar mais conforto e segurança a população”, disse Bêda.

_DSC0399
Prédio foi completamente modificado I Foto: Leonardo Silva

A inauguração está prevista para sexta feira, dia 09 de outubro, as 08hs da manhã, com a presença do prefeito Bêda, da secretária de Saúde, Iolanda Carneiro, a primeira-dama Soraia Almeida, vereadores e secretários. A população também está sendo convidada para ver de perto as grandes transformações realizadas no local.

Ubaitaba: O desabafo de “Mc Pierre”

IMG-20150409-WA0164_resized

Sou um cara de sorte, pois fui privilegiado por Deus com os dons de cantar, tocar e compor alguns canções e através delas convidar as pessoas a pensar e discutir sobre os problemas refletidos em nossa sociedade. E a corrupção é um desses problemas, na verdade a corrupção é a tônica de todos os problemas. Já que ela se caracteriza nos atos ilícitos que tem como fins obter vantagens pra si.

Dessa forma, podemos afirmar que corrupção é injustiça, é mentira, é uma droga  que nos faz perder a sobriedade e por consequência enterrar o valor do nosso caráter. Corrupção é uma desgraça, uma praga que se alastrou em nossos corações e injetou em nossas mentes a ideia de que todos nós somos frutos perdidos cultivados na terra da impunidade. E esse pensamento gera os motivos que nos fazem acreditar que mudança já não é mais possível.

No entanto, precisamos nos conscientizar que ao sustentarmos essa realidade, estamos renegando os nossos princípios e valores. Haja  vista que a corrupção não é uma herança divina e nem se encontra nos mandamentos de Deus, corrupção é fruto do homem, o homem a inventou, o homem a sustenta com suas práticas e atitudes. Portanto, a decisão de combatê-la, compete a nós mesmos.

Não apenas acredito no mundo melhor, como eu também pratico ações para que isso se torne possível. Através da minha arte, educo, ensino princípios e valores as crianças e  jovens que atualmente são o futuro de Belo Horizonte sobre a minha responsabilidade. Isso é bom, mas quero voltar para casa e contribuir com a juventude do meu lugar.

Porque em Ubaitaba está a minha história, nesse lugar aprendi a lutar contra as injustiças e desigualdades, portanto, é na sua história que eu quero deixar a minha marca, consciente de que o homem que tem fé em Deus e amor pelo próximo, nenhum dinheiro  é capaz de manipular suas ações e nem corromper seus valores, pois a maior riqueza de um homem consciente se revela na  virtude de um bom caráter. Sendo assim, é com esse pensamento que eu espero o ano de 2016. (Mc. Pierre)

Na história do Brasil apenas Dilma e Getúlio Vargas tiveram contas rejeitadas

001 (1)

Até a data desta quarta-feira, 7 de outubro, o ex-presidente Getúlio Vargas era o único chefe de estado que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em 27 de abril de 1937, as contas de Vargas foram rejeitadas pelo órgão fiscalizador , mais de 70 anos depois foi a vez da presidente Dilma Rousseff (PT), que teve suas contas rejeitadas, por unanimidade, na noite desta quarta. O relator, ministro Augusto Nardes, fez a leitura das conclusões do relatório recomendando a rejeição das contas. Os demais ministros seguiram o parecer do relator. Na década de 30, foi Francisco Thompson Flores, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), constatava o desrespeito às leis orçamentárias cometido pela Contadoria Central da República, responsável na época por organizar as contas federais no Ministério da Fazenda. A indicação do TCU segue para votação no Congresso. A Comissão Mista de Orçamento na Câmara apreciará o relatório. Informações do O Globo.