Após três meses de investigações, o COE (Coordenadoria de Operações Especiais) deflagrou a operação “Bad Boy” que prendeu seis jovens envolvidos em operações bancárias fraudulentas, tráfico de entorpecentes, assaltos e roubo de veículos importados, nesta terça-feira (29).
As prisões ocorreram em alguns bairros de Salvador, em Vitória da Conquista e Eunápolis. Os agentes ainda recuperaram com a quadrilha, oito veículos importados, armas, drogas e aproximadamente 75 mil reais. Os suspeitos ainda não foram identificados. (Bocão News).
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) iriam julgar a prestação de contas de recursos repassados pela Prefeitura Municipal de Uruçuca, à Liga Uruçuquense de Futebol Amador, exercício de 2013.
Segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia, o processo estava na pauta do último dia 22, mas foi retirado de pauta pelo o relator, o conselheiro Plínio Carneiro Filho.
Em 2013, a prefeita Fernanda Silva (PT) repassou através de um convênio R$ 210 mil para a Liga Uruçuquense de Futebol Amador, justificado a participação da seleção no Campeonato Intermunicipal.
Parece mesmo que o ex-presidente Lula está se articulando nos bastidores para tentar reverter a crise no governo federal. Segundo a coluna de Monica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, o petista se reuniu com o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim há algumas semanas para discutir a crise política. Ainda de acordo com a publicação, Jobim avaliou que a chance do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa da presidente Dilma e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), é remota. Neste caso, seria feita uma eleição em 90 dias e Aécio Neves, senador pelo PSDB, seria o favorito, desfecho este que não interessaria a Geraldo Alckmin (PSDB). Já o impeachment ainda é improvável, já que Jobim não vê fundamento jurídico, enquanto Lula avalia que governo ainda tem força para garantir os 172 votos necessários para barrar o impeachment. E a renúncia, dado o perfil de Dilma, seria quase impossível. A conclusão que se tirou foi que Dilma tem que realizar uma reforma de envergadura em sua equipe. Jobim sugere nomear um ministro forte da Casa Civil, enquanto Dilma se dedicaria à política internacional. Contudo, a reforma da presidente aponta na direção inversa. (Metro 1).
Próximo de ser substituído no cargo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, criticou a gestão do governo federal e afirmou que o atendimento público de saúde pode entrar em colapso no próximo ano. “Estando eu à frente do Ministério da Saúde, ou qualquer outro gestor público, com mais ou menos experiência, com mais ou menos compromisso, o que se aponta é uma situação inadministrável”, declarou ele, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo publicada nesta terça-feira (29). De acordo com Chioro, caso seja aprovado o Projeto da Lei Orçamentária da forma como foi enviado ao Congresso, os recursos para pagar despesas hospitalares, ambulância e atendimentos médicos podem chegar ao fim em setembro de 2016, deixando três meses descobertos. Ainda segundo o ministro, na prática,as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs), Samus, hospitais, prontos-socorros, transplantes, serviços de hemodiálise, serviços de análises clínicas não terão recursos para funcionar. As Santas Casas, as prefeituras e os governos estaduais não terão condições de colocar em funcionamento a operação de serviços sem três meses de repasses. “Essa é uma situação que nunca foi vivida pelo Sistema Único de Saúde nos seus 25 anos. Ela aponta para um verdadeiro colapso na área”, afirmou Chioro, cotado para ser substituído por um nome do PMDB. (Agência Brasil).
Uma partida de futebol amador em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terminou em confusão neste fim de semana. A partida entre Amantes da bola e Brumadinho era válida pela Liga de Futebol Amador de Brumadinho. O árbitro foi agredido por um jogador e reagiu armado. Segundo o presidente da liga, Valdenir de Castro, reservas e o técnico do Amantes da Bola invadiram o campo para cobrar a expulsão de um jogador adversário, depois de uma jogada considerada violenta. Um jogador teria, então, agredido o juiz com um tapa e um chute. O árbitro Gabriel Murta, que segundo a Federação Mineira de Futebol (FMF) é policial militar, foi até o vestiário e pegou a arma. Ele aparece sendo contido pelos auxiliares. Com medo, o agressor fugiu e, como não havia policiamento na partida, ninguém foi preso. Segundo o chefe da comissão de arbitragem da FMF, Giuliano Bozzano, o árbitro Gabriel Murta disse que foi agredido, sentiu-se ameaçado e buscou a arma para se defender. Ele vai se reunir nesta terça-feira (29) com uma psicóloga da federação e pode ser punido. (G1).
Prepostos da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar de Itacaré, abordaram Edmilson Oliveira do Nascimento (Zé Lambada), no distrito de Taboquinhas. Ele havia roubado uma motocicleta na região de Queimadas no último dia 14, e estaria escondida em um sítio. No local, a polícia encontrou uma Sundown/Web 100, placa JRN-6380, cor prata, de Itabuna, e duas armas de fabricação artesanal. A mulher estava com 17 pedras de crack. Todos os envolvidos e o material foram apresentados ao Delegado Emanuel Ribeiro Matos, de Itacaré, para as providências cabíveis. Lambada é reincidente e já foi preso por tráfico. (Rede Brasil de Noticias).
Discussão entre o ex-vereador Bel e o funcionário público Tinquinho.
Muitas discussões e trocas de ofensas foram flagrados pela equipe UBAITABA URGENTE na sessão de ontem na Câmara Municipal de Ubaitaba durante sessão extraordinária para votação das contas do ex-prefeito Alexandre Almeida. Neste flagrante realizado pelo radialista Jackson Cristiano mostra um desentendimento entre o ex vereador Bel, esposa da vereadora Sueli Carneiro e o funcionário publico Tiquinho.
O pré -candidato a vereador Vado da Uva ficou irritado com saída de vereadores do plenário.
A polícia Militar foi acionada e chegou imediatamente na câmara para dar continuidade a sessão. Foi preciso o comando da PM em Ubaitaba deslocar duas viaturas com 08 policiais para que os vereadores pudessem continuar seus trabalhos.
“Tiquinho de Bêda”, como é bastante conhecido no município de Ubaitaba, entrou em desespero e danou a chorar ao ver de perto o vereador José Carlos Lona (PC do B), votar contra Bêda e a favor da oposição, rejeitando as contas do ex-prefeito Alexandre Almeida.
Tiquinho ficou tão nervoso que precisou se amparado pelo ex-vereador Nilton da Kombi. (Ubaitaba Urgente).
Zé Carlos diz que não se arrependeu em ter votado contra a família.
O vereador Zé Carlos (PC do B), foi chamado de “Judas” pelo vereador Binho Bonifácio (PDT), após votar contra as contas do ex-prefeito Alexandre Almeida na sessão extraordinária realizada nesta segunda feira (28/09). Para o vereador Binho Bonifácio, Zé Carlos traiu a família Almeida e foi ingrato com o ex-prefeito Alexandre.
Binho Bonifácio diz que Zé Carlos é um Judas traidor.
“No governo do ex-prefeito Alexandre você foi Beneficiado com cargo de confiança, sendo nomeado Secretário de Saúde, sua esposa também trabalhou, Alexandre foi um pai pra você e hoje você retribui dessa forma”, disse o vereador Binho. Outras pessoas que estavam na sessão também passaram a chamá-lo de Judas por várias vezes.
Zé Carlos faz desabafo e vota contra contas do primo.
Em uma sessão bastante tumultuada com xingamentos, ameaças, ofensas pessoais e até choro, o vereador José Carlos Lona (PC do B), votou contra e rejeitou as contas do ex-prefeito Alexandre Almeida o tornando inelegível por 08 anos. Alexandre também entra na lista dos políticos ficha suja e fica impedido de disputar qualquer cargo público.
Tiquinho chora com decisão de Zé Carlos.
A sessão foi realizada nesta segunda feira (29/09), e teve inicio às 16hs. Por varias vezes os vereadores da base deixaram seus lugares ameaçando acabar com a sessão. A PM foi acionada para conter os manifestos do povo contra a decisão do vereador Zé Carlos em votar contra Alexandre Almeida. Leia matéria completa daqui a pouco.
O vereador Capenga Maia (PRP), mostrou mesmo ser contra o esporte de Ubaitaba. O vereador é acusado de levar 24 pessoas para assistirem ao jogo da seleção local contra a seleção de Itabuna na laje de sua construção, localizada na Avenida Vasco Neto, em frente ao Estádio Municipal. “Enquanto o vereador de Ubaitaba não vai ao estádio e ainda causa prejuízos a Liga Ubaitabense de Futebol, a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade, pagou o ingresso dela e de mais 10 pessoas na portaria do campo”, disse uma fonte. (Ubaitaba Urgente).
Procurada há mais de um mês pela polícia, a prefeita de Bom Jardim – no Maranhão, entregou-se nesta segunda-feira (28) à Polícia Federal (PF). De acordo com a Exame, a “prefeita ostentação” é suspeita de desviar mais de R$ 15 milhões da educação municipal, enquanto as escolas da cidade estão sucateadas. A denúncia feita pelo Ministério Público contra a prefeita alega fraudes em licitações para compra de materiais de construção, mobiliário e merenda para escolas no ano passado. Em outubro, Lidiane reduziu os salários dos professores da rede municipal de ensino. Entre as pessoas com 15 anos ou mais que vivem em Bom Jardim, cerca de 32% não sabem ler ou escrever. A média no Brasil é 8,3%. No grupo de pessoas com mais de 60 anos, quase 70% é analfabeta. Sem qualquer vínculo com a política até 2012, Lidiane se candidatou para comandar a prefeitura da cidade depois que o então namorado Humberto Dantas dos Santos – conhecido como Beto Rocha – teve a sua candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa na chapa do PRB. Aos 22 anos, ela foi eleita com a promessa de que serviria ao parceiro na prefeitura, a quem designou como secretário de Assuntos Políticos. Desde 2002, Lidiane foi afastada três vezes do cargo suspeita de envolvimento em casos de corrupção. Há relatos de que ela comandava Bom Jardim por meio de um grupo no WhatsApp enquanto morava a 277 quilômetros de distância na capital, São Luís. No início do ano, ela rompeu o relacionamento com Rocha, que pediu demissão do cargo. Ele é acusado de liderar o esquema de desvios de recursos da Educação do município. Na última sexta, ele teve a prisão preventiva revogada.
A Polícia Militar realizou na manhã desta segunda feira (28/09), operação de rotina na entrada da cidade de Ubaitaba. Vários veículos que entravam na cidade foram parados e corrigidos.
De acordo com o Major Major PM Gilson Marinho, comandante da 61ª Cia de Policia de Ubaitaba, o intuito da PM é coibir a entrada de drogas e armas na cidade, além de punir infratores no trânsito e aprender veículos irregulares que circulam no município.
A resolução de problemas de abastecimento de água na zona rural de Maraú foi o tema da audiência ocorrida, na manhã da última quarta-feira (23/09), entre o deputado estadual Eduardo Salles, a prefeita Gracinha Viana e o presidente da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), Marcus Bulhões. O primeiro ponto debatido foi o abastecimento de água no distrito de Ibiaçu, que possui 3.000 moradores em seu entorno. “Fui ao local no último domingo (20), e a população reclamou e pediu que eu intercedesse”, explicou Eduardo Salles. Bulhões explicou que dois poços foram perfurados em Ibiaçu, mas o primeiro não tinha água e o segundo apresentou vazão de 6.000 litros de água por hora, o que insuficiente para o abastecimento. O presidente assumiu o compromisso de enviar ainda nesta semana uma equipa para realizar estudos sobre a possibilidade de captar água do rio Oricó, que fica a três quilômetros do distrito de Ibiaçu. “Mas seria necessário construir estação de bombeamento e de tratamento de água”, explicou Bulhões. Em relação ao povoado de Tabuleiro, o poço perfurado não funciona por problemas elétricos. Marcus Bulhões pediu à Coelba e a empresa garantiu finalizar a extensão da rede, enquanto a CERB se comprometeu a fazer a ligação e instalar o filtro em breve. O deputado e a prefeita pediram ainda melhorias nos poços dos povoados de Terra Verde, Minério e Barro Vermelho. “O presidente se comprometeu a mandar uma equipe para realizar as manutenções muito em breve”, disse Eduardo Salles.
Com o intuito de elucidar e trazer aos munícipes da região as mudanças ocorridas no cenário político brasileiro, o Rotary Club de Ubaitaba e a APLB Sindicato promoveram um importante debate sobre a Reforma Política e seus impactos na sociedade. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (25/09), na sede do Rotary de Ubaitaba, e reuniu membros da família rotária, sindicalistas da APLB, autoridades políticas, serventuários da Justiça e a sociedade civil organizada. Para tratar sobre a Reforma Política, o debate contou com a presença da deputada federal, Alice Portugal (PC do B), do presidente do Sindicato dos Bancários e membro da comissão de reforma política da OAB, Augusto Vasconcelos e do diretor de Organização da APLB Sindicato, Noildo Nascimento.
Jorquelia Botelho, Augusto Vasconcelos e Alice Portugal.
Cada palestrante, diante de suas visões acadêmicas, políticas e de militância, contextualizaram o percurso da política no Brasil, com seus avanços e retrocessos, para indicar de que maneira estas mudanças, já aprovadas, impactarão no cenário eleitoral atual. Fim do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais, impressão do voto na urna eletrônica, barateamento das campanhas e o tempo maior para as organizações dos partidos foram alguns dos temas abordados no debate. A importância da participação popular, assim como o seu auto-questionamento, diante das divulgações nos grandes meios de comunicação, também foram pautados. Os participantes puderam fazer perguntas e colocar seus posicionamentos após as explanações. O evento foi avaliado com grande positividade, tendo em vista que foi alcançado o objetivo de elucidar a sociedade sobre as transformações que o sistema político brasileiro vem sofrendo.Veja mais fotos clicando no link leia mais.
O PSB de Ubaitaba realizou na última sexta feira sua convenção e pose da executiva municipal do partido. O evento foi realizado na câmara municipal de vereadores e contou com as presenças da senadora Lídice da Mata, do deputado federal Bebeto Galvão e da deputada estadual Fabíola Mansur, todos do PSB. O evento contou também com as presenças de lideranças regionais, a exemplo do presidente da câmara de Ibirataia, vereador Caio Pina (PP) e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Ibirataia, Elmar Lopes.
Suka, Luciano Coelho e Bebeto.
O evento contou também com a presença do Presidente do CDL de Ubaitaba, Jailton Araújo e dos vereadores Catarino (PSDB) e Herbert Duarte (PSC). A vereadora Suka, aproveitou o momento para se filiar ao PSB, que tem agora como presidente o jovem Luciano Coelho. Em seu discurso o deputado Bebeto aproveitou para lançar o nome da vereadora Sueli Carneiro (Suka) na disputa pela prefeitura de Ubaitaba. Após participar do encontro em Ubaitaba, Bebeto viajou para Gandu, onde participou de evento com representantes do PSB local e lançou o nome do presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio Neto, como pré-candidato a prefeito do município. (Ubaitaba Urgente). Veja mais fotos clicando em leia mais.
Nenhum sortudo acertou os números do concurso 1.745 da Mega-Sena, realizado no último sábado (26), na cidade de Itaocara, no Rio de Janeiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulou e deve pagar cerca de R$ 38,5 milhões no próximo concurso, realizado na quarta-feira (30). Apesar de ninguém ter levado o prêmio principal, 128 apostas acertaram os números da Quina e levaram R$ 24.987,82 cada. Já na Quadra houve 6976 apostas ganhadoras, que receberão R$ 654,98 cada. Confira as dezenas sorteadas: 09 – 13 – 18 – 47 – 52 – 60
Conchinha, de 14 anos foi moro do bairro de Fátima.
Dois homicídios ocorreram em Itabuna entre o final da manhã e o início da tarde deste domingo (27). Uma das vítimas foi assassinada no Banco Raso. Levou seis tiros, disparados por homens que estavam em um Fiat Uno. O outro crime ocorreu no Bairro de Fátima. De acordo com a polícia militar, a vítima tinha 14 anos. Também foi morto a tiros, sendo identificada como João Victor Nascimento dos Santos. Ainda não há informações se as vítimas tinham envolvimento com ações criminosas. (Pimenta).
Acordo selado há alguns dias garantiu a união dos dois maiores opositores à campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. O PSDB do senador Aécio Neves (MG) e o PSB do falecido governador Eduardo Campos estão “fechados”, de acordo com informações do colunista Cláudio Humberto. Aécio será o candidato à Presidência e o PSB indicará o candidato à vice na mesma chapa. Estão cotados para a vaga a viúva de Campos, Renata, e o governador de pernambucano, Paulo Câmara. Para tucanos, uma possível saída de Dilma não muda as negociações com o PSB, se o vice-presidente Michel Temer virar presidente, o PMDB terá candidato próprio. O PSB define no próximo dia 15, na reunião da Executiva Nacional, o posicionamento oficial de oposição ao governo Dilma Rousseff. Álvaro Dias, que desembarca do PSDB, ouviu do PSB que o partido não pode garantir sua candidatura em 2018 em razão desse acordo. A saída de Marina Silva do PSB garantiu ao partido espaço para negociar com o PSDB. A ex-ministra de Lula, não engole tucanos. (Bocão News).
Muito carismática e popular, a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), esteve neste domingo (27/09), no Estádio de Futebol Felipe Miranda para prestigiar o jogo entre as seleções de Ubaitaba e Itabuna na disputa pelo Intermunicipal. A prefeita estava rodeada de eleitores e amigos que aproveitaram o momento para tirar algumas fotos. Questionada pela ausência da Seleção de Aurelino Leal no campeonato, a prefeita disse que a prefeitura não teve condições de patrocinar a seleção aurelinence por falta de recursos. “Os custos para manter uma seleção no Intermunicipal são altos e a prefeitura não tem condições, estou reformando o estádio de futebol para inaugurar ano que vem”, disse a prefeita. A seleção de Ubaitaba que tem o apoio da prefeitura Municipal derrotou a seleção de Itabuna pelo placar de 1 x 0. (Ubaitaba Urgente).