Ubaitaba Urgente

Brasil: Vice assume cadeira de prefeita foragida no Maranhão

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.BR76kCSr1P
Lidiane Rocha continua foragida/Foto: Reprodução/Facebook

Amparada em um mandado de segurança, Malrinete Gralhada (PMDB), vice-prefeita do município de Bom Jardim, no interior do Maranhão, tomou posse nesta sexta-feira (28) no cargo de prefeita, que ficou vago desde quinta (20) quando a prefeita Lidiane Rocha (PP) fugiu da Operação Éden, da Polícia Federal. A posse de Malrinete foi dada no Fórum de Bom Jardim pelo magistrado da 2.ª Vara da Comarca, Cristóvão Sousa Barros, que acolheu o mandado de segurança da vice – ela alegou que a cidade não poderia permanecer sem comando no Executivo. A solenidade deveria ter ocorrido na sede do Legislativo municipal, mas o vereador que preside a Casa não foi localizado na cidade, a 275 quilômetros da capital e São Luís. A posse da vice pode devolver a normalidade administrativa à cidade, mas Bom Jardim continua envolta em um clima de tensão e angústia. A população quer saber o paradeiro de Lidiane. Vaidosa, 25 anos, Lidiane Leite – ou Lidiane Rocha, na Justiça Eleitoral – exibe nas redes sociais imagens de uma vida de alto padrão para uma cidade de 40 mil habitantes à beira da miséria, com um dos menores IDHs do Brasil. Bom Jardim fica no interior maranhense. A cidade vive um clima de revolta desde que surgiram as denúncias sobre a gestão e o comportamento de Lidiane. Carros de luxo, festas e preocupação com a beleza, o que inclui até cirurgia plástica, marcam o dia a dia da moça que candidatou-se pela coligação A esperança do povo. Desde o dia 20 ela está desaparecida – a Justiça Federal decretou sua prisão preventiva por supostos desvios de recursos da merenda escolar da rede pública de ensino de Bom Jardim. A Polícia Federal já pediu a inclusão de Lidiane na difusão vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados da Polícia Internacional, que mantém conexão com quase duzentos países ao redor do planeta. Nesta quinta-feira (27), o Ministério Público do Maranhão ajuizou duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedido de liminar, para indisponibilidade de bens e afastamento do cargo da prefeita. ( O Estadão).

Brasil: Câmara pode votar punição a quem fala mal de político na internet

3111207407_ea37525588_z

A Câmara discute a criação de um projeto de lei que permita a identificação e punição de pessoas que criem páginas ofensivas contra parlamentares na internet. A proposta do deputado federal Cláudio Cajado (DEM) também prevê a responsabilização criminal dos provedores, portais e redes sociais que hospedam o “crime”, e deve ser apresentada em setembro. O texto vai propor uma mudança no Marco Civil da Internet e punirá casos como postagens que falem mal dos deputados ou a criação dos perfis falsos, chamados fakes, no Facebook. Segundo Cajado, o objetivo da lei é obrigar os provedores a analisarem as denúncias feitas de forma mais célere. Caso o conteúdo ofensivo contra um deputado não fosse retirado do ar imediatamente, por exemplo, a empresa poderia responder por crime de injúria e difamação. “Às vezes, a pessoa faz um ‘fake’ ofensivo à honra de qualquer pessoa e essas empresas não têm nenhum tipo de controle sobre esses atos criminosos e permitem que eles sejam divulgados. A nossa tese é que quem pratica o crime tem de responder. E quem ajuda a divulgar esse crime tem de ser corresponsável”, explicou ao site Congresso em Foco, do UOL.O projeto terá caráter institucional e pode ser votado em regime de urgência pela Câmara.

Ubaitaba: Corpo de homem que caiu da ponte foi localizado e levado para o DPT

foto0032
Foto: Ubaitaba.com

Após dois dias desaparecido, populares encontraram no final da manhã desta sexta feira (28/08), o corpo de  Nivaldo Jonas de Oliveira, 55 anos, que era conhecido como “Miudo”. A vítima trabalhava como carregador no comercio de Ubaitaba, e desapareceu na última quarta feira (26), ao cair da ponte na BR 101, entre os municípios de Ubaitaba e Aurelino Leal.

IMG_6209
Areeiro remove corpo para margem do rio.

Populares contaram para o repórter Jackson Cristiano, que Miudo caiu da ponte por volta das 20hs, quando caminhava pelo local com destino a sua residência no Bairro Alto Bela Vista em Aurelino Leal. Segundo informações da polícia Civil, o corpo estava em uma pedra, próximo a margem do Rio de Contas, entre Ubaitaba e Faisqueira. Dois homens ajudaram a remover o corpo e colocá-lo nas margens do rio para que a polícia Civil realizasse o levantamento cadavérico. A polícia vai investigar e tentar descobrir o que provocou a queda do homem, se foi acidental ou se alguém passou e empurrou a vítima. De acordo com a Civil, algumas testemunhas serão localizadas e ouvidas nos próximos dias.(Ubaitaba Urgente).

Ubatã: Após sofrer AVC, ex prefeito se recupera em Salvador

11939099_1141824585832493_1517128308_n
Almenísio Braga Lopes

Vereador por quatro mandatos e prefeito de Ubatã por duas vezes, Almenísio Braga Lopes, o popular Miu, vem se recuperando bem após sofre AVC. Miu está passando por várias sessões de fisioterapia em Salvador. Segundo informações de Rita Santos, do Blog Ibira-online, o ex-prefeito de Ubatã, obteve uma significativa melhora, mas suas condições clínicas ainda são bastante delicadas.

miu_ubata
Miu, durante sessões de fisioterapia.

Almenísio Braga Lopes sempre abraçou a comunidade mais carente de sua cidade, e com isso acabou conquistando muita gente que hoje sofre ao saber que o mesmo anda doente. Na primeira gestão de seu governo, Miu construiu o Estádio Municipal Almenísio Braga Lopes, o Miuzão, que hoje está abandonado. Uma das maiores marcas de seu primeiro governo foi o esporte. (Rita Santos/Ibira-online).

Bahia: Professora acusada de estelionato é presa ao tentar sacar R$ 95 mil

Professora

Uma professora da rede municipal de ensino de Camaçari foi presa na manhã desta sexta-feira (28/8), acusada de estelionato. De acordo com policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 12ª Delegacia Territorial, do bairro de Itapuã, sob o comando do delegado ACM Santos, Maria Sirádia Coelho da Silva, de 55 anos, tentou sacar R$ 95 mil em uma agência do banco Itaú, no bairro de São Cristóvão, na capital baiana. Ainda de acordo com a polícia, a acusada que além de estelionato, responderá também pelos crimes de formação de quadrilha e uso de documentos falsos, utilizava a documentação com as mesmas características das donas das contas bancárias para realizar saques em altos valores. (Bocão News)

Brasil: Mulher assassinada presenteou o marido antes de morrer, diz irmã

Barbarena confessou morte da esposa e da filha
Barbarena confessou morte da esposa e da filha

Horas antes de ser assassinada pelo marido, na madrugada de 23 de agosto no litoral do Ceará, Adriana Pessoa chegou a presenteá-lo. Marcelo Barbarena completou 37 anos no dia 22 e a família foi até a casa de veraneio em Paracuru para comemorar o aniversário. Além de matar Adriana, Marcelo também assassinou a filha Jade, de apenas oito meses. As duas foram mortas a tiros. “Ela já tinha comprado os presentes e deu no aniversário dele. Estavam assinados (os presentes) ‘Adriana, Pietra e Jade’”, disse a irmã da vítima, Ana Paula Pessoa, mostrando as sacolas para a imprensa.  Adriana comprou para o marido uma bermuda, uma blusa e uma sunga. Barbarena chegou a receber os presentes da esposa. Ele confessou a autoria do crime um dia depois, após inicialmente afirmar que a casa teria sido invadida. “Ele destruiu nossa família. Acabou com nossos sonhos”, disse Ana Paula, lamentando a morte da irmã e da sobrinha.  Ela foi ouvida na delegacia na quinta-feira. A mãe de Adriana não conseguiu depor, bastante abalada com tudo. “Ela ainda está sem reação, é muita dor misturada com indignação. Nesse momento, nós apelamos para a justiça divina e dos homens para que ele tenha a punição que merece”, diz Ana Paula. A cunhada disse que tinha pouco contato com Barbarena, mas que ele não demonstrava ser uma pessoa violenta. “Nós tínhamos contato com ele por uma relação familiar, mas nunca tivemos amizade. Ele nunca aparentou ser violento, apenas muito frio, por isso, a gente nunca imaginou que ele fosse capaz de algo tão bárbaro”, afirma. Testemunhas ouvidas esta semana disseram à delegada Socorro Portela que viram Barbarena agredindo a mulher antes do crime. “Segundo uma testemunha, o casal brigou antes de anoitecer e Marcelo chegou até a agredir Adriana. Ontem, ele confessou novamente os crimes na presença do advogado e disse que houve realmente uma discussão entre eles. O avanço que consideramos foi porque ele apresentou a mesma versão na presença do advogado”, disse a delegada.(Correio).

Itabuna: ‘DRACO’ prende especialista em clonar cartão de crédito

20150828182322-2-500x395

Investigadores do Departamento de Repressão e Combate ao crime Organizado- DRACO prendeu por volta das 18 horas, desta sexta-feira (28) em Itabuna, o especialista em clonagem de cartão de crédito, o cearense Antonio José Abreu Santos. O golpista foi flagrado após uma denuncia por parte da segurança do Banco do Brasil, informando que dois criminosos haviam entrado na agência e instalado o conhecido “Chupa Cabra”, equipamento para obter dados dos clientes e tentar utilizar cartões clonados de clientes de outras cidades. A partir dessa informação, a equipe de investigação reproduziu a fotografia dos indivíduos e através das fotografias e da filmagem interna conseguiram localizar Antonio. Ele foi preso em um hotel da cidade de Itabuna com mais de 230 cartões de vitimas de diversas cidades, correntistas e aposentados, além dos cartões, a polícia apreendeu dois HDs, notebook contento o sistema de clonagem e dois equipamentos completos de chupa cabra. O outro homem que aparece nas filmagens foi identificado como Francisco Rufino, mas este conseguiu fugir. (Plantão Itabuna).

Teixeira de Freitas: Operação policial resulta em seis homens presos e armas apreendidas

bope

Uma operação de policiais civis e militares da região resultou na prisão de seis homens, na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com a polícia, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão por roubos e homicídios nas cidades de Eunápolis, Mucuri, Itamaraju e Teixeira de Freitas.Duas pistolas, quatro revolveres, munições, espingarda, veículos com restrição de roubo, peças de veículos desmanchados, cheques, promissórias, além de uniformes e distintivos da Polícia Civil foram apreendidos durante a operação intitulada “Lupercus”. Os presos foram: José Robson Dantas Meira (Robi), Milton José dos Santos Neves (Zú), Lindomar de Almeida Ramos (conhecido como Oreira, Matheus de Almeida Ramos (Boi Veio), Vivaldo Dantas Meira, e um homem identificado pelo prenome Adriano. Ainda segundo a polícia, a maioria eram ciganos. Os presos estão custodiados na delegacia de Teixeira de Freitas, onde vão aguardar remoção para o presídio. (Radar 64).

Itajuípe: Vice assume e exonera familiares de Gilka

Decreto-humberto2

O vice-prefeito de Itajuípe, Jorge Rodrigues Neto, o Jorjão (PTB), assumiu o comando do município, interinamente, e acionou a caneta para exonerar o filho e a nora da prefeita Gilka Badaró, respectivamente, Humberto Badaró e Cadja Soares. Até então à frente da Secretaria de Administração e Finanças, Humberto era quem mandava no governo e a esposa dele, Cadja Soares, era a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram exonerados na última quinta (27). Os atos de exoneração foram publicados, mas houve deslize na redação dos dois decretos. Os documentos informam que ambos foram exonerados pela “prefeita municipal”. Poderia ser Gilka, mas quem assina o ato é Jorjão, o prefeito em exercício.(Pimenta).

Ubaitaba: Após título mundial, Jesús tira holofote de Isaquias e exalta Erlon: “Campeão”

Isaquias e Erlon venceram os rivais estrangeiros e levaram ouro no C2 1000m
Isaquias e Erlon venceram os rivais estrangeiros e levaram ouro no C2 1000m

As seis medalhas mundiais e três pan-americanas fizeram de Isaquias Queiroz, de apenas 21 anos, a estrela do momento no mundo da canoagem. Mas, se no Mundial de Milão, disputado na semana passada, ele saiu com uma medalha dourada, deve grande parte disso ao conterrâneo Erlon de Souza, de 24 anos. Foi remando com ele que, no C2 1000m, o baiano garantiu não só o ouro, mas a vaga olímpica para o Brasil. Treinador da seleção, Jesús Morlán reconhece a importância de Isaquias e não poupa elogios, mas faz críticas à imprensa pelo fato de “esquecer” de Erlon. O espanhol lembrou que Erlon esteve nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ele remou ao lado de Ronilson Oliveira e terminou na 10ª colocação (2º lugar da final B) naquela ocasião. Além disso, Jesús vê o atleta mais experiente como um exemplo de disciplina e alguém que passa tranquilidade demais ao restante do grupo. O técnico disse que o baiano de Ubatã “não sente ciúmes” e “não se sente desprezado” e completou que, se Isaquias treinasse com ele sozinho, provavelmente não seria campeão do mundo no C2 1000m. Ler mais no Globo Esporte.

Compadre Washington é pré-candidato a vereador de São Paulo

RTEmagicC_a9896a7939.jpg

O músico Compadre Washington, famoso pelo É o Tchan, se tornou nesta sexta-feira (28) pré-candidato a vereador em São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

O cantor se encontrou com o presidente do partido, Campos Machado, que acompanhou sua filiação. A convenção da sigla deve confirmar a candidatura de Compadre Washington.

“Recebi uma das lendas vivas da música popular brasileira, um homem de família, um profissional exemplar com uma bela história de vida”, postou Machado, deputado estadual, nas redes sociais. “O Compadre Washington já é nosso pré-candidato a vereador na cidade de São Paulo para as eleições majoritárias de 2016.”

Não seria a primeira vez que Compadre Washington concorre a um cargo político. Em 2012, ele foi candidato a vereador em Salvador, recebendo no entanto apenas cerca de 400 votos, o que não foi suficiente para ele se eleger.

“Para toda nação petebista é uma honra receber um músico desse quilate. Tenho certeza que meu amigo Compadre fará muito bonito e será um orgulho para os paulistanos”, concluiu Machado.(Correio).

Maraú: Amigos realizam Festival de Acarajé Beneficente para jovem baleada em assalto

IMG_6144
Gina foi baleada na boca durante assalto na estrada de Ibiaçu.

Populares realizaram no distrito de Ibiaçu, município de Maraú, um Festival de Acarajé Beneficente em pró da popular “Gina”. A jovem foi baleada na boca durante um assalto praticado por vários elementos na estrada que liga Ubaitaba ao distrito de Ibiaçú. Gina voltava da feira de Ubaitaba na Kombi do marido a cerca de 15 dias atrás quando sofreu a tentativa de homicídio.

IMG_6155

A vítima foi levada de início para o Hospital São Vicente de Paulo e em seguida transferida para Itabuna, onde permanece internada no Hospital de Base. Gina passa bem e poderá obter alta nos próximos dias. Veja todas as fotos do evento.

Ubaitaba: Amigos dão adeus a “Zé de Peró”

IMG_6148
Zé era muito querido na comunidade.

Foi sepultado no final da tarde desta quinta feira (27/08), o corpo do idoso José Augusto dos Santos, 65 anos,  mais conhecido como Zé de Peró. Zé era membro da Igreja Católica de Ubaitaba e muito querido na cidade. Durante os enterros ele gostava de levar a capela do falecido, mesmo sem ter conhecido o morto. Romeiro de Bom Jesus da Lapa aciduo, Zé não perdia uma romaria. Zé era casado com Dona Albertina e juntos moravam há muitos anos no bairro Armandão.

IMG_6152
Zé em sua última Romaria em Bom Jesus da Lapa.

José Augusto dos Santos adoeceu logo após voltar de sua última Romaria de Bom Jesus da Lapa, em 07 de agosto deste ano. Internado com uma hemorragia interna, o popular Zé faleceu na madrugada de ontem no Hospital de Base em Itabuna, seu corpo foi velado no CAF e sepultado no final da tarde de ontem no cemitério local.(Ubaitaba Urgente).

Aurelino Leal: Município realiza V Conferência Municipal de Assistência Social

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A palestrante explicou a importância da Conferência

Com o Tema ”Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Secretaria de Assistência Social realizou na manhã da última quarta feira (26/08), a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve inicio às 08 horas e prosseguiu até às 17 horas e contou com a participação dos trabalhadores envolvidos na área de assistência social além de alunos da equipe do PROJOVEM, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. Para a Secretária Rosana Fontes, essa foi uma oportunidade que a população teve para expor as suas dificuldades e definir algumas metas a serem cumpridas. Nesse encontro foi discutido a pauta pela universalização do acesso da população brasileira aos Direitos sócio-assistenciais para mobilizar esforços da sociedade.(Jornal Tribuna da Região).

Ibirapitanga: Prefeitura toca obras de pavimentação no Cafezal, em Itamarati

Pavimentação melhoraram infraestrutura do Bairro do Cafezal (Foto: Divulgação)
Pavimentação melhoraram infraestrutura do Bairro do Cafezal (Foto: Divulgação)

A gestão Isravan Barcelos iniciou, na última semana, as obras de pavimentação do Bairro Cafezal, em Itamarati. As obras fazem parte de um pacote no valor de R$ 600 mil que vem pavimentando ruas em Ibirapitanga e também nos distritos de Camamuzinho, Novo Horizonte e Itamarati. “A nossa gestão trabalha em diversas frentes e há obras sendo tocadas em todos os cantos do município. Assumimos o compromisso de transformar a infraestrutura do município e acreditamos que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Isravan Barcelos, emendando que pacote de obras com valor superior a meio milhão de reais é tocada com recursos próprios. (Ubatã Notícias)

Maraú: Prefeita participa de inauguração da sede da Associação no Burizinho

IMG_6001

A Prefeita Gracinha Viana (PP), participou na última segunda (24/08), da inauguração da sede da Associação de Pequenos Agricultores do Burizinho e Região. A inauguração aconteceu na região do Burizinho e contou com a participação de associados, agricultores, Secretários Municipais, funcionários públicos e dos vereadores Neto de Aladim, Regis, Manasses e Dudu. Em seu discurso, a prefeita pediu a união de todos e falou do sonho que tinha em ver o crescimento da agricultura do município. Estamos investindo na agricultura de Maraú, temos que preparar e fortalecer nossa agricultura para o futuro. Durante a inauguração foi servido um delicioso café da manhã. Em seu discurso a Presidente da Associação, Lucila Nascimento agradeceu a parceria entre a Associação e o Governo Maraú Rumo ao Progresso para a realização deste sonho. Veja mais no Portal da Prefeitura de Maraú

Bahia: Sargento Euclides é o novo comandante da PM em Guaratinga

Sargento Neto Euclides comanda Guaratinga (Foto: Guaranet)
Sargento Neto Euclides comanda Guaratinga (Foto: Guaranet)

O Sargento da Polícia Militar Euclides Pereira Santos, o ubatense Neto Euclides, assumiu, há cerca de 03 meses, o comando da Polícia Militar no município de Guaratinga, no extremo sul do estado. Neto Euclides, que até 2013 pertencia à 61ª CIPM/Ubaitaba e já havia atuado em Ubatã, destacou os desafios da nova empreitada. “O trabalho da Policia Militar não se restringe apenas à cidade [de Guaratinga. São pelo menos quatro povoados, um distrito e quatro assentamentos que são atendidos pela PM. Para isso, seguimos um planejamento de trabalho, que nos permite concluir as nossas ações em um tempo hábil, dando respostas precisas aos munícipes.” Ainda segundo o Militar, nos últimos meses as ações mais intensificadas e o mais patrulamento mais ostensivo viabilizou a recuperação de motos e carros roubados além da prisão de meliantes envolvidos com a criminalidade. (Ubatã Notícias)

Jitaúna: Dois homens sofrem queimaduras de 2º grau ao tentar acender churrasqueira

queimados

Encontram-se internados no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, Silvinho Costa (funcionário da Prefeitura de Jitaúna) e Helton filho do vereador Bila da Palmeirinha-Aiquara. Eles passam bem apesar da gravidade dos ferimentos. De acordo com o blog Jitacity, ambos foram vítimas de queimaduras de segundo grau quando tentavam acender uma churrasqueira na noite da ultima quarta-feira, (26). Os pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos e não correm risco de morte.(Giro em Ipiaú).

Ilhéus: Traficante preso estava com camisa da Força Nacional

Capturar

Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira, 27, após uma denúncia anônima informando à polícia que o mesmo estaria comercializando drogas. Ao perceber a chegada da policia, Wellington tentou fugir pulando nas casas vizinhas, para se esconder dos policiais, mas foi encontrado e preso. Com o elemento, a polícia encontrou um revolver calibre 38, com três munições intactas, drogas, e uma camisa da Força Nacional de uso exclusivo da própria PM. Com passagens na delegacia, o acusado responde pelo crime de tráfico de drogas e tentativas de homicídio. (Fábio Roberto)

Bahia: PM é baleado após ter arma roubada por suspeito em abordagem

pm-baleado

Um policial militar foi baleado após ter a arma roubada por um suspeito durante abordagem na cidade de Ibotirama, região oeste da Bahia, nesta quarta-feira (26). Segundo informações da 28ª Companhia Independente da PM, o caso aconteceu no bairro Calumbi. Os PMs teriam avistado o homem em atitude suspeita e, ao abordá-lo, ele reagiu e conseguiu tomar a arma do policial. Em seguida, o rapaz atirou contra a guarnição. O PM baleado, identificado como Fábio, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Ibotirama, onde passou por uma cirurgia. Segundo a Polícia Militar, ele não corre risco de morrer. O suspeito fugiu em direção a um riacho. Outra viatura foi acionada e deslocada ao local para prestar apoio, mas o suspeito conseguiu escapar. Até a noite desta quarta-feira o homem não havia sido localizado. *Informações do G1.