Ubaitaba Urgente

PSDB reage à Cunha e diz que vai recorrer ao plenário da Câmara por impeachment de Dilma

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,psdb-reage-a-cunha-e-diz-que-vai-recorrer-ao-plenario-da-camara-por-impeachment-de-dilma,1672651
Cunha disse que rejeitará um eventual pedido de impeachment 

O PSDB reagiu à declaração feita pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sinalizando que rejeitará um eventual pedido de impeachment dos partidos de oposição com base nas “pedaladas fiscais”,  utilização de recursos de bancos públicos para inflar artificialmente os resultados fiscais e melhorar as contas da União.

Os tucanos garantem que, se o pedido de impedimento for arquivado, recorrerão ao plenário da Casa; “Se houver um pedido de impeachment pelas irregularidades no Tribunal de Contas da União e o presidente da Câmara confirmar a posição monocrática de arquivá-lo, nós recorreremos ao plenário. Isso é legal, regimental e há precedentes”, disse ao Estado o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da minoria na Câmara.

Os tucanos devem receber na quarta-feira uma série de pareceres jurídicos que podem fundamentar um pedido de impeachment dos partidos de oposição ao Palácio do Planalto. “Essa interpretação (do Eduardo Cunha) não faz bem ao exercício  da vida pública. Ela diz que o presidente pode fazer o que quiser se puder tomar posse em um segundo mandato, porque teria imunidade”, diz o parlamentar.

O tucano explica, ainda, que existem precedentes para essa decisão nos pedidos de impeachment assinados pelo PT  contra Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1999. “Na época houve indeferimento do então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Mas isso foi passível de recurso e levado ao plenário para apreciação. O plenário confirmou a decisão dele”, pontua o tucano.

O rito do impeachment, segundo o líder da minoria, começa com o acolhimento do pedido na Câmara. Em seguida é criada uma comissão. O parecer final é votado em plenário com quórum qualificado. Se aprovado, a presidente é afastada até que o Senado, presidido excepcionalmente pelo STF, proceda a decisão final.

Governo coloca em prática estratégia para tentar abafar tese do impeachment

AAbiCyz

O governo decidiu adotar nova estratégia para enfrentar o agravamento da crise política. Surpresa com o movimento da oposição para revestir de legalidade a tese do impeachment, a presidente Dilma Rousseff traçou um roteiro de emergência para tirar o governo das cordas. Além de forte ofensiva de marketing, com campanhas na TV para mostrar que o governo não está parado, a reação prevê a “pronta resposta”, em contraste com o silêncio dos primeiros meses do segundo mandato, e uma distância regulamentar do PT.

Dilma reuniu ministros no Palácio da Alvorada, na sexta-feira, e deu a senha para o contra-ataque. Na avaliação do governo, é preciso demonstrar a “total falta de amparo jurídico” no discurso do impeachment e, ao mesmo tempo, criar uma espécie de “cordão sanitário” em torno do Planalto, para proteger a presidente dos sucessivos escândalos de corrupção.

A preocupação dos conselheiros de Dilma é com as suspeitas, alimentadas pela Operação Lava Jato, de que o dinheiro arrecadado pelo então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, tenha chegado de alguma forma ao comitê da reeleição. Vaccari foi preso pela Polícia Federal e obrigado a se afastar do cargo.

“Todo o processo de arrecadação financeira foi coordenado por mim e se deu dentro da legalidade”, insistiu o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, que foi tesoureiro da campanha de Dilma, em 2014. “Não houve nada informal.”

Na última semana, o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, elevou o tom contra Dilma, aproveitando a prisão de Vaccari, acusado de desviar recursos da Petrobrás para abastecer o caixa do partido. Depois veio a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou irregulares as manobras fiscais feitas pelo governo, de 2013 a 2014. Foi outro prato cheio para a oposição, que tenta colar em Dilma o carimbo do “crime de responsabilidade”.

“O candidato derrotado na eleição presidencial está adotando um revanchismo despropositado”, disse ao Estado o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, numa referência a Aécio. “Falar em impeachment é mais uma tentativa de manter viva uma chama que não existe, porque não tem vela”, ironizou o titular da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams. Questionado sobre ações jurídicas para barrar pedidos com esse teor, Adams respondeu: “Não luto contra fantasmas”.

Propaganda

Para reagir à crise, o governo vai inaugurar, a partir de maio, a temporada de propagandas no rádio, na TV e na internet. Uma delas, com o mote “Ajustar para Avançar”, explicará as medidas do ajuste fiscal. Outra campanha, intitulada “Dialoga, Brasil”, incentivará a população a escolher as prioridades do governo no Plano Plurianual (PPA). Além disso, o Planalto lançará uma ofensiva regional para divulgar programas sociais bem avaliados, como Minha Casa, Minha Vida. “Queremos que a informação sobre nossas ações chegue sem ruídos, para que todos saibam onde o dinheiro dos impostos está sendo gasto”, disse Edinho Silva.

Em outra frente, o Planalto iniciará a distribuição dos cargos de segundo escalão aos aliados. Estão na lista cadeiras em estatais e agências reguladoras, como a Anvisa. A articulação política com o Congresso é coordenada pelo vice Michel Temer e será reforçada pelo novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

“Estou pronto para entrar em campo com chuteira, camisa e calção”, brincou Alves, que é amigo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A nomeação de Alves, que também comandou a Câmara, foi feita para agradar a Cunha, um desafeto do governo, mas acabou descontentando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Motivo: Vinícius Lages, afilhado de Renan, foi desalojado do Turismo. Na operação para apaziguar os ânimos no PMDB, Dilma jantou com Cunha na quinta-feira, no Alvorada. O diagnóstico do Planalto é que sua base de sustentação no Congresso está “instável” e propensa a traições. A força-tarefa para debelar a crise inclui o corpo a corpo no Senado, por onde passará a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fachin.

Menina faz parto de irmã após assistir a procedimento em série de TV

© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 Dee Culley, mãe de Trinity, diz estar "maravilhada" com atitude da filha
© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 Dee Culley, mãe de Trinity, diz estar “maravilhada” com atitude da filha

Uma menina britânica fez o parto de sua irmã depois de ver o procedimento explicado em uma série de TV. Trinity Culley, de 10 anos, pegou toalhas e ajudou sua mãe a dar a luz à sua irmã enquanto a família esperava uma ambulância para a maternidade. O caso ocorreu em Fringringhoe, em Essex, no sudeste da Inglaterra. Dee Culley, mãe de Trinity, diz ter ficado “maravilhada com a atitude da filha”, mas ao mesmo tempo “constrangida dela ter visto tudo”. “Nós certamente não vamos precisar ter o papo do tipo ‘de onde vêm os bebês’ depois disso”, brincou ela.

Dee, de 28 anos, contou que entrou em trabalho de parto duas semanas mais cedo do que o previsto, no último dia 31 de março. “Trinity desceu as escadas e pegou toalhas para me cobrir”, disse ela. “Ela disse apenas, ‘Está tudo bem, mãe, eu vi como se faz (o parto) no One Born Every Minute (série de TV)'”. A mãe afirmou estar “extremamente orgulhosa” depois que sua filha fez seu parto na casa da família.

Segundo Dee, Trinity não tinha a permissão de assistir à série de TV, mas vinha acompanhando o desenrolar do programa “secretamente” em seu quarto. Jasmin Elizabeth-Rose nasceu com 3,2 quilos. O parto durou aproximadamente “cinco minutos”. Culley disse que ela e seu marido, Terry, de 34 anos, estavam “extremamente orgulhosos” de sua filha mais velha.

Trinity recebeu um castigo por ter assistido à série na TV dentro de seu quarto que, de acordo com seus pais, “aquele tipo de coisa não era para ela”. “Ela (Trinity) virou-se para mim e disse, ‘Bem, mãe, se eu não tivesse assistido à série, eu não teria como saber o que fazer, certo?'”, contou Dee.

Porto Seguro: Carro bate em poste, pega fogo e deixa dois mortos

thumb_zoom
O condutor desceu uma ladeira e perdeu o controle da direção.

Um acidente deixou duas pessoas mortas e uma ferida grave, por volta das 6h10 da manhã deste domingo (19), em Porto Seguro. Um carro bateu em um poste na ladeira da Avenida do Trabalhador – via que liga a orla norte ao bairro Baianão, pelo Outeiro da Glória.  O impacto com o poste provocou um curto circuito na rede elétrica, que pode ter dado início ao incêndio no carro, um Ford Fiesta. Populares conseguiram retirar os ocupantes de dentro do veículo em meio ao fogo que se propagava muito rápido. Dois homens morreram no local e o terceiro foi levado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães com ferimentos e queimaduras graves, de acordo com o Samu. Segundo testemunhas, o condutor descia a ladeira e perdeu o controle da direção. Até o momento, informa a polícia, só foi identificado o corpo de Reginaldo Moreira Souza, 45 anos, que era o dono do carro, mas a polícia não sabe se ele estava dirigindo. A polícia pediu que a rua fosse interditada – pois há o risco de o poste cair. Por conta do acidente, a Coelba precisou desligar a rede elétrica, deixando a região sem energia. A companhia de eletricidade ainda não informou quando o serviço será reestabelecido. Com informações do Radar 64.

Conquista: Estuprou a filha, transmitiu doença venérea e não ficou preso

Capturar

Paulo Henrique Barreto dos Santos, de 33 anos, é suspeito de ter estuprado a filha de 7 anos de idade, em Conquista. De acordo com a família, ele violentou gravemente a garotinha e ainda teria transmitido doenças venéreas. Após alguns dias “desaparecido”, o suspeito foi localizado, na manhã desta sexta-feira, 17, por policiais militares e apresentado no Disep para averiguação. Apesar das provas que levam a possível confirmação de que o estupro foi praticado por Paulo, ele nega qualquer ação de violência de cunho sexual. Como não foi apreendido em flagrante o suposto estuprador foi liberado. Com informações do Blog Blitz Conquista.

Brasil: Oito morrem em chacina na sede de torcida organizada do Corinthians

Capturar (1)

Uma chacina na sede da torcida organizada Pavilhão Nove, do Corinthians, resultou na morte de oito pessoas na noite deste sábado (18), em São Paulo. O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Testemunhas disseram à polícia que pelo menos dois homens armados invadiram a quadra da torcida, que fica embaixo da ponte dos Remédios, próximo à Marginal Tietê, por volta das 23h. Segundo o DHPP, houve execução, já que as vítimas foram encontradas deitadas e próximas. Elas teriam sido obrigadas a se deitar pelos criminosos. Perto dos corpos foram encontradas cápsulas de pistola 9 mm. Policiais que participaram do registro da ocorrência afirmaram ao portal G1 que a principal hipótese para o crime é uma briga envolvendo tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham passagem por tráfico. Os policiais dizem acreditar, em uma primeira análise, que a motivação do crime não seria uma rixa entre torcidas, apesar do jogo entre Corinthians e Palmeiras marcado para a tarde deste domingo (19) na Arena Corinthians, em partida de semifinal do Campeonato Paulista.

Mucuri: presos morrem asfixiados dentro da custódia

Foto: Teixeira News
Foto: Teixeira News

Dois preso morreram asfixiados no ponto de apoio da Polícia Militar em Taquarinha, distrito de Mucuri, neste sábado (18), após um incêndio acontecer no local, que também serve como custódia provisória. De acordo com o Teixeira News, não haviam policiais no local no momento do início das chamas. Uma mulher identificada como Ilza Rodrigues de Matos, de 33 anos e um homem conhecido por “Jabuti”, morreram fruto de queimaduras e asfixia. As duas vítimas estavam presas por acusação de envolvimento com o tráfico de drogas. . Havia inicialmente a suspeita que uma outra presa teria provocado o incêndio ateando fogo em um colchão, mas essa hipótese foi descartada. O caso é investigado pelo Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) e pela Polícia Civil, além da instauração de um inquérito policial no 89ª CIPM de Itabatã, que responde pelos municípios de Mucuri e Nova Viçosa.

União Européia processa o Google por manipular resultados de busca

uniao-europeia

A Comissão Europeia processou o Google, acusando a empresa americana de usar sua posição privilegiada para manipular resultados de pesquisas na web.  Oficiais da União Europeia têm investigado o Google e mais de 20 outras empresas americanas e europeias desde 2010. Entre elas, se encontram a Microsoft e o Yelp.

Ubaitaba: Município está na mira do MP sobre gastos com festas juninas

s.-joao

O procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel, recomendou aos promotores que instaurem procedimentos preparatórios para verificar gastos suspeitos com festas populares como micaretas, São João e São Pedro nas prefeituras baianas. A recomendação foi publicada na edição da última quarta-feira (15/04), do Diário da Justiça Eletrônica. Os promotores também devem requisitar informações, dados e documentos e ficar atentos ao uso de verbas oriundas de patrocínios. A recomendação de Márcio Fahel foi expedida levando em consideração a queda de receita dos municípios e os elevados gastos com as festas, principalmente despesas em desacordo com a Lei de Licitações.Entre os municípios que devem ter os gastos com os festejos juninos monitorados pelo Ministério Público Estadual estão Ubaitaba, Uruçuca, Itororó, Ibicuí, Itacaré, Eunápolis e Porto Seguro. Com informações do Jornal A Região de Itabuna.

Cabrália: Há 15 dias sem água, moradores interditam rodovia

a
Foto: Radar 64.

Mais de 50 moradores de Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, interditaram a BA-001, na última sexta-feira (17/04). Eles protestaram contra a falta de água na localidade. De acordo com a comunidade, o fornecimento, que é feito por um sistema administrado pela própria prefeitura, foi interrompido há 15 dias. A água é retirada de um poço artesiano e armazenada em um reservatório de 40 mil litros. Depois é distribuída para a população de cerca de 800 pessoas. Segundo os moradores, a bomba hidráulica apresentou problema mecânico há 15 dias. ‘A prefeitura esteve aqui, retirou a bomba para fazer o reparo e até hoje, 15 dias depois, não trouxe ela de volta’, afirmou um morador. A comunidade também reclama da qualidade ruim da água. ‘A água recebe pouco ou quase nenhum tratamento. Tem a cor alaranjada e gosto de ferrugem’, disse outro morador.Com informações do Radar 64.

Jussari: Soldado da Polícia Militar morre após acidente de moto na BR-101

pm

Um soldado da Polícia Militar morreu na tarde deste sábado (18) após um acidente de moto na BR-101, km 558, no trevo da cidade de Jussari, região sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro que atravessava a pista bateu na motocicleta em que o PM estava. Ainda de acordo com a PRF, o carro pegou fogo e o motorista fugiu do local. O soldado, identificado como João Francisco da Silva Júnior, de 30 anos, chegou a ser atendido por uma ambulância do Samu, mas não resistiu. Até a publicação desta reportagem, o condutor do veículo não havia sido localizado. A assessoria da PM divulgou nota de pesar na noite deste sábado. Confira texto na íntegra: É com imenso pesar que a Polícia Militar lamenta a morte do soldado João Francisco da Silva Júnior, vítima de um acidente automobilístico no início da tarde deste sábado (18), na BR 101, cidade de Jussari. João, tinha 30 anos era lotado no 8º BPM/Porto Seguro e há 1 ano e 3 meses integrava o quadro funcional da Corporação. *Informações do G1.

Garota de programa é presa depois de armar cilada para taxista em Salvador

77512-3

A garota de programa Camila Rodeiro Pepe, de 19 anos, já se encontra no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, para onde foi conduzida, na quinta-feira (16), depois de confessar, na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), seu envolvimento na tentativa de homicídio contra o taxista Rubem Almeida dos Santos. O crime aconteceu, na terça-feira (14), após a vítima ser baleada no braço esquerdo, num suposto assalto, na Rótula do Abacaxi. Num primeiro momento, Camila foi ouvida na condição de testemunha, pois estava a bordo do veículo no momento do crime. Interrogada pela titular da DRFR, delegada Francineide Moura, a garota de programa disse que um conhecido, chamado Edmar Souza do Nascimento, lhe ofereceu a quantia de R$ 300 para pedir uma corrida no táxi da vítima até o local combinado, onde Edmar e um comparsa dariam um “susto” no taxista. Edmar e o comparsa estão sendo procurados. Mesmo ferido, Rubem dirigiu até a DRFR para pedir socorro, acompanhado da passageira. Ele foi socorrido pelos policiais ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia e permanece internado. O taxista será ouvido pela polícia assim que receber alta médica. Ainda, segundo Camila, o crime foi encomendado pela ex-companheira do taxista, que já foi ouvida na DRFR e negou a acusação.

Palocci recebeu R$ 12 milhões em campanha de Dilma, diz revista

AAbfSzE
BRASÍLIA – Documentos obtidos pela Revista Época indicam que o ex-ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, recebeu R$ 12 milhões de empresas em 2010, quando coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT). Entre as empresas das quais o petista recebeu pagamentos, mas não conseguiu comprovar o serviço de consultoria estão o supermercado Pão de Açúcar, através do escritório do criminalista Márcio Thomaz Bastos, a empresa do setor frigorífico JBS e a concessionária Caoa.
De acordo com a publicação divulgada neste sábado, 18, o ex-ministro recebeu R$ 5,5 milhões em 11 parcelas em pagamentos do escritório do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, morto no ano passado. A origem do dinheiro, segundo a reportagem, é o Grupo Pão de Açúcar, que negociava fusão com as Casas Bahia. Não foi identificado nenhum comprovante da prestação dos serviços da Projeto, consultoria de Palocci.
Os repasses, segundo a revista, foram feitos entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. A suspeita do Ministério Público Federal (MPF) se deve ao fato de, além de não haver contrato por escrito, o Pão de Açúcar dizer que Palocci não participou de nenhuma reunião com o ex-ministro da Casa Civil. Ele deixou o cargo depois de não conseguir explicar como multiplicou seu patrimônio por 20 em quatro anos. Antonio Palocci coordenou a campanha de Dilma Rousseff em 2010. Dida Sampaio/Estadão
A revista revela que há uma investigação sigilosa do MPF em torno de 30 empresas que pagaram a Palocci. O período em que coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010, teria sido o que mais prosperou financeiramente.
Na lista dos pagamentos suspeitos estão os valores repassados pela JBS, que buscava um sócio no mercado de frango nos Estados Unidos. Logo após a “consultoria”, a JBS recebeu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A JBS doou à campanha de Dilma R$ 13 milhões em 2010 e R$ 70 milhões em 2014. Segundo documentos obtidos pela revista, Palocci recebeu da JBS R$ 2 milhões entre 2009 e 2010. De acordo com o MPF, Palocci diz ter ajudado a JBS na busca pelo sócio norte-americano. A empresa, no entanto, diz que não o contratou.
Já a concessionária Caoa procurava um parceiro no mercado chinês e logo após os “serviços” de Palocci o Congresso teria aprovado um benefício fiscal que ajudou a empresa. O petista também não conseguiu comprovar os serviços prestados a esta empresa, o que reforça a tese de que a Projeto era uma consultoria de fachada. De acordo com a revista, Palocci recebeu R$ 4,5 milhões da empresa entre julho e dezembro de 2010. A Caoa também negou a consultoria.
“Afirmamos, categórica e peremptoriamente, que as atividades e recursos da Projeto não têm nem nunca tiveram qualquer relação com a referida campanha eleitoral ou com qualquer outra, como demonstra a documentação que se acha em poder do Ministério Público Federal, repita-se, desde o ano de 2011. Repudiamos, assim, com indignação, qualquer insinuação ou ilação gratuita nesse sentido”, disse a consultoria de Palocci em nota à publicação.

Uruçuca: Município ganha Distrito Integrado para reforçar a segurança

001

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia inaugurou, na manhã deste sábado (18), uma nova unidade do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Uruçuca, distante 282 quilômetros da capital baiana. Segundo o governo, a unidade teve investimento superior a R$ 3 milhões e integra as polícias Militar e Civil, além do serviço de emissão de carteira de identidade. O equipamento é o primeiro dos 34 a serem inaugurados na Bahia. “O distrito é uma forma de fazer a integração física e efetiva do trabalho das polícias Civil e Militar que, primeiro, oferece mais conforto para a população que recorre aos serviços e, segundo, proporciona melhores condições de trabalho para nossos profissionais de segurança”, disse o governador Rui Costa, durante a inauguração. Segundo a assessoria do governo, o Disep reúne as ações da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do 5º Pelotão da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, que integra o Comando do Policiamento da Região Sul.

002

A estrutura é dividida em três módulos e inclui área administrativa, atendimento ao público, salas de investigação, cartório, audiências, alojamentos para policiais e custódia de presos em flagrante. Um posto do Instituto Pedro Melo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) oferece o serviço de emissão de carreira de identidade. Para a professora Yonara da Silva, o Disep garante mais segurança e cidadania. “É muito importante poder tirar a identidade aqui, sem precisar viajar, sem falar na segurança maior para nossa cidade”. Segundo a assessoria do governo, outros quatro distritos integrados serão instalados em Capim Grosso, Bonito, Iguaí e Buritirama.Com informações do Bocão.

Maraú: Prefeita participa de reunião na AMURC para discutir implantação do Consórcio Público de Saúde

gracinha_juliana_amurc

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), e a Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Lemos Viana, participaram de uma reunião na Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC. O objetivo da reunião foi à participação do município de Maraú no Consórcio Público de Saúde que será implantado pelo Governo da Bahia. Segundo a proposta do governador da Bahia, apresentada no final do mês passado, os Consórcios Públicos de Saúde terão gestão compartilhada entre municípios e Estado. No curto prazo serão implantadas dez unidades nos territórios, de um total de 28 policlínicas, com 32 especialidades e equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. O evento contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde de municípios da região. “Defendemos a união dos municípios, vamos aprofundar as discussões antes de o projeto ser votado na Assembléia Legislativa”, disse a prefeita Gracinha. As discussões estão sendo conduzidas pelo presidente da AMURC e prefeito de Ibicaraí, Lenido Santana, com participação dos prefeitos de Pau Brasil, José Alberto dos Santos; Ilhéus, Jabes Ribeiro; Coaraci, Josefina Castro; Itajuípe, Gilka Badaró e Maraú, Maria das Graça Viana.

Presidente da Fundação Casa diz ser contra à redução da maioridade penal

AAbfj3h

A presidenta da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) de São Paulo, Berenice Giannella, criticou a proposta em debate no Congresso Nacional de redução da maioridade penal no país. Para ela, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que diminui a responsabilização penal de 18 para 16 anos, não cabe uma vez que as alterações na legislação penal, nos últimos anos, já penaliza mais os adolescentes que adultos, em alguns casos .

“Com todas as modificações que ocorreram na lei penal nos últimos anos, eu ouso dizer que o adolescente hoje já é mais punido, muitas vezes, do que o adulto”, disse em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nessa semana, que colhe informações e dados para a bancada paulista na Câmara dos Deputados.

A presidenta da fundação comparou as penas a que são submetidos adultos e jovens que, por exemplo, tenham roubado um carro. “Minimamente, os jovens vão ficar presos por 45 dias, que é o tempo de internação provisória até aguardar o julgamento. Provavelmente, ele vai receber uma medida de internação, em São Paulo, em média, de dez a 11 meses”.

“Se esse crime tivesse sido praticado por adulto, ele teria provavelmente uma pena menor do que quatro anos e, portanto, sairia em liberdade [para cumprir penas alternativas]. O adolescente iria ficar privado de liberdade por muito mais tempo do que o adulto. Isso é uma realidade”, acrescentou Berenice Gianella.

Apresentando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, ela ressaltou que os adolescentes praticam muito menos crimes do que os adultos. Ao menos 12% dos presos em flagrante são menores e não estão ligados a crimes gravíssimos. A presidenta acrescentou que 2,8% dos internos da fundação cometeram crimes hediondos. “São ainda pessoas em formação e, portanto, merecem tratamento diferenciado”, disse.

A presidenta ressalvou que deve ser analisada a possibilidade de aumento do tempo de internação para os jovens que praticam crimes hediondos. Hoje, o tempo máximo de reclusão na Fundação Casa é três anos. “É uma maneira de você ter um tempo maior de resposta do Estado. Essa seria uma alternativa de dar resposta efetiva a sociedade”, destacou.

O jurista Dalmo Dallari, que também participou da audiência pública, disse que a PEC 171 é claramente inconstitucional e não poderia sequer ser proposta no Congresso Nacional. Segundo ele, a proposta agride uma cláusula pétrea da Constituição porque propõe a eliminação de direitos e garantias constitucionais de indivíduos com idade entre 16 e 18 anos.

“A barreira é intransponível, ela já existe, ela consta expressamente da Constituição. Eu diria, como jurista, que basta este argumento. É impossível propor a redução da idade de responsabilidade penal porque a Constituição não permite proposta de emenda em tal sentido”.

A tese do jurista foi questionada pelo presidente da Associação Paulista dos Magistrados, Jayme Fonseca. Segundo ele, pelo perfil dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF) é possível fazer um prognóstico desfavorável aos que são contra à redução da maioridade penal.

“Com todo o respeito, [quanto] a tese da inconstitucionalidade defendida pelo professor Dalmo, eu entendo que dificilmente essa tese vingue no Supremo. É uma tese que tem defensores ardorosos de um lado, mas tem também críticos de outro. Pelo que eu posso olhar para o STF hoje, acho que no Supremo a tese não resiste”, disse. “Resta mesmo o trabalho de convencimento”, acrescentou.

Para o advogado e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, as consequências da redução da maioridade penal serão desastrosas. Segundo ele, tornar um jovem de 16 anos “maior de idade” terá implicações em outras áreas, como no combate à exploração sexual e às drogas.

“A partir do momento que se reduzir a maioridade penal quem tem 16 anos poderá beber à vontade. Quem vai impedir, ele é maior de idade. Necessariamente ele vai ter esse direito também. Vai ter direito de dirigir veículo, porque o Código de Trânsito é bem claro, tem de ser imputável” ressaltou o advogado.

Ariel ressaltou que o crime de exploração sexual “de vulnerável” será afetado. A seu ver, todos os jovens com menos de 16 anos poderão ser explorados sexualmente. “Na proteção ao trabalho também poderão trabalhar à noite, em serviços perigosos, insalubres, porque eles também já são maiores de idade”, acrescentou.

Editor Marcos Chagas

Carinhanha: Viatura da Civil se envolve em acidente na BR-030; dois jovens ficam feridos

Foto: Reprodução | Folha do Vale
Foto: Reprodução | Folha do Vale

Dois jovens ficaram gravemente feridos numa colisão entre motocicleta e uma viatura da Polícia Civil, na BR-030, trecho de Carinhanha. As vítimas foram identificadas pelos prenomes Warlei Marcio Luiz, ambos de Malhada, foram encaminhados ao Hospital Regional de Guanambi. Segundo o site Folha do Vale, o condutor da caminhonete, o delegado Adir Pinheiro Junior, tentou o desvio, mas a moto acabou colidindo frontalmente. Pinheiro Júnior acredita que os dois estavam distraídos olhando para um animal morto às margens da pista. *Informações do blog Folha do Vale.

Operação resgata chineses que trabalhavam em regime de escravidão no Rio

AAbeTcA

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro resgatou, nesta sexta-feira (17), dois trabalhadores chineses, que viviam em regime de trabalho análogo à escravidão em uma pastelaria da Rua Camerino, no centro da capital fluminense.

O resgate foi resultado da Operação Yulin, feita por fiscais do Trabalho e do Procon-Rio  em pastelarias do Rio, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com o objetivo de combater o trabalho escravo urbano e o tráfico de pessoas, além de verificar a procedência da carne servida aos consumidores.

A pastelaria, de acordo com filmagens da equipe de auditores-fiscais, não tem condições de dar vida digna aos trabalhadores que lá habitam. Além disso, o comunicado da superintendência destaca a “visível degradação” do ambiente de trabalho.

De acordo com a auditora-fiscal do Trabalho, Márcia Albernaz, constatou-se um caso típico de tráfico de pessoas, de acordo com o Protocolo de Palermo, ratificado pelo Brasil, pois trata-se de pessoas duplamente vulneráveis – por razões econômicas e geográficas –, “cuja mão de obra é facilmente explorada pelo fato de terem sido alojados, ainda que tenham vindo voluntariamente para o país”.

O comunicado diz ainda que o resgate foi motivado pelas condições degradantes de trabalho e alojamento, além de servidão por dívida, envolvendo famílias que ficaram na China, e jornadas de trabalho superiores a 16 horas por dia. Editor Stênio Ribeiro

Novo tesoureiro do PT recebeu doação de empreiteira alvo da operação Lava Jato

AAbdVvj

Escolhido nesta sexta-feira, 17, por unanimidade como novo tesoureiro do PT, o ex-deputado federal Márcio Macedo (SE) recebeu uma doação R$ 95 mil da empreiteira Andrade Gutierrez na eleição de 2014. A empresa é alvo da Operação Lava Jato.

O valor corresponde a quase 20% dos recursos que a campanha Macedo arrecadou, R$ 493 mil no total. O repasse foi feito via Diretório Nacional do PT, cujo responsável pelas finanças era, até ser preso esta semana pela Lava Jato, João Vaccari Neto.Eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 com 58.782 votos – número expressivo para o Estado, após ter sido secretário do ex-governador Marcelo Déda, que morreu em dezembro de 2013, Macêdo, contudo, não conseguiu se reeleger ano passado. Obteve 40.814 votos, ficando na suplência para a Câmara.

A Andrade Gutierrez aparece nas investigações da Polícia Federal como uma das construtoras que se envolveram no esquema de corrupção da Petrobrás. Em uma das delações premiadas, o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa listou a Andrade Gutierrez junto com outras três construtoras como responsáveis pela doação de R$ 21 milhões ao PT em 2013.

Segundo Costa, o repasse ao partido seria propina paga por contratos obtidos em obras na Petrobrás. A empreiteira é uma das construtoras alvo de processos administrativos abertos pela Controladoria-Geral da União em razão das investigações da Lava Jato.

Enfrentamento

O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou que a doação não é “problema” para a chegada do novo tesoureiro do partido. “Isso (a doação da construtora) não é problema nenhum. Daqui a pouco vão dizer que doação legal é crime? Qual deputado não recebeu recurso legal de alguma dessas empresas (da Operação Lava Jato)?”, disse.

Guimarães ressaltou que o novo tesoureiro do PT foi eleito por unanimidade pelo diretório nacional para um momento de “enfrentamento” de crise. “É um nome novo, mas preparado para a nova missão de enfrentamento”, afirmou. O vice-presidente petista disse também que o tesoureiro tem “trânsito” tanto na bancada na Câmara como no partido, o que deve facilitar o trabalho dele. “Foi uma indicação certa para a hora certa”, disse.

Em nota, a Andrade Gutierrez informou que “todas as doações eleitorais realizadas pela empresa seguem rigorosamente a legislação brasileira vigente sobre o assunto, são sempre direcionadas para os diretórios nacionais dos partidos políticos e 100% registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A definição das candidaturas que receberão esses recursos é feita pelos partidos, sem qualquer interferência e conhecimento da empresa e sem obrigatoriedade das legendas informarem a quem o recurso foi doado.”

Governo mente quando diz que combate a corrupção, diz Joaquim Barbosa

AAb95Fq

SÃO PAULO – O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) mente quando diz que combate a corrupção. De acordo com ele, quem faz esse trabalho é a Polícia Federal, o Ministério Público e o sistema judiciário. Em palestra sobre ética e administração no centro de convenções Centrosul, Barbosa foi efusivamente aplaudido nos momentos em que falou sobre a corrupção e o PT. Ele rebateu o argumento amplamente explorado pela presidente em seus discursos de que nunca se combateu tanto a corrupção e que se os escândalos hoje aparecem é porque não são varridos para debaixo do tapete como ela alega que ocorria nos tempos do predecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).